Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Clio0 24/03/2021

Um dos meus livros preferidos da série Vagalume.

Meninos Sem Pátria busca retratar as dificuldades de adaptação que os filhos dos exilados durante a Ditadura Militar passaram no exterior. Embora haja um certo cunho político, o autor tenta ao máximo poupar a sensibilidade da criança ao não entrar em muitos detalhes sobre a violência as famílias dos perseguidos políticos sofreram.

Mas o livro não é inteiramente dramático, o autor toma o cuidado de mostrar as vantagens e diferenças culturais aos quais essas crianças, vividas na pele de Marcão e Ricardo (e mais tarde de Pablo, o irmão que nasceu no exílio) foram expostas.

É uma ótima leitura cujo tema foge da realidade das crianças pós-regime. Recomendo.
Portilho 24/03/2021minha estante
Essa série é tão boa...marcou tanto minha vida!

Everton Vidal 26/03/2021minha estante
Eu tive esse livro, emprestei antes de ler e não me devolveram. A mesma capa. Até bateu saudade. Valeu pela resenha. Vou colocar na lista de novo.

Idolatria aos livros 31/03/2021minha estante
Da minha época. Coleção vagalume.

Raquel 07/01/2024

Dei cinco estrelas por causa da memória afetiva. E será assim com quase todos os livros da Coleção Vaga-lume que eu ler esse ano (minha meta é reler todos os livros da adolescência)

Gosto do jeito que o autor tratou os terríveis anos da Ditadura Militar no Brasil e América do Sul. E deu uma pincelada na vida dos exilados políticos e as consequências para suas famílias. Recomendo a (re)leitura.

Nalia 25/06/2021

A obra relata a vida de crianças exiladas do Brasil com suas famílias durante a ditadura militar, abordando épocas, contextos e presidentes que atuaram no campo político do país.
É de fato uma leitura muito interessante por remeter as consequências da falta de nacionalidade congruentes a uma vida de fuga política na vida das vítimas, mas se torna superficial em relação a temas que poderiam ser melhores explorados, como a morte de Vladimir Herzog.
Entretanto, se trata de uma leitura exitante e curiosamente munida de boas pautas sociais.

Alcarinquë 21/01/2009

Esta série é ótima porque não subestimam a inteligência de seus leitores.
Deveria ser obrigatório os professores apresentarem estes livros a seus alunos...
Juliana 25/09/2012minha estante
Concordo.Eu li muitos deles na época do colégio.

Ciceli 15/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?

William LGZ 10/08/2023

Ótimo enredo com um final maravilhoso
Uma emocionante história baseada em acontecimentos reais que muito me surpreendeu por ter uma pegada diferente dos outros livros da coleção vagalume, trazendo um maior drama e personagens bem mais aprofundados do que de costume.

Mesmo tendo certos trechos que foram desinteressantes para mim, as reflexões atiçadas pela leitura e sua perfeita conclusão me agradaram demais. Recomendo sem pensar duas vezes pois vale total a pena!

Aline.Rodrigues 12/05/2021

Livro que fala sobre a ditadura
Aqui temos a história de Marcos e sua família,em 1964,o seu pai era Jornalista numa cidade do Interior de Minas Gerais.Ele denunciava as irregularidades da prefeitura da cidade e então as autoridades começaram a ficar de olho nele e em sua família.
Para fugir da ditadura da época,ele e sua família fogem para o Chile e posteriormente para Paris,na França,onde eles vão morar durante muitos anos.
A história fala sobre a dificuldade da família em se adaptar a um novo Pais,a uma nova língua,as saudades da família e a vida adolescente de Marcos.
Me lembro de ler esse livro na adolescência e ficar maravilhada deles irem pra França,nem toquei na época que eles estavam em época de ditadura.
Livro muito bom,fico feliz por ter lido ele na adolescência.

Rodrigues 26/09/2020

Livro que fala sobre a ditadura
Esse aqui é um dos livros que eu mais gosto da série Vaga-lume.Nele vemos a história da família de Marcos.Seu pai é um Jornalista no Interior de Minas Gerais,e escreve artigos denunciando os mais tratos a Jornalistas e pessoas da época.
A história se passa em 1964 e a trama começa a evoluir quando a família de Marcos precisa fugir do País senão serão assassinados.
A princípio veles vão morar um tempo no Chile e depois na França.O livro conta a dificuldade de adaptação da família,as dificuldades de falar outro idioma e a evolução das personagens.
O livro é muito bem escrito,de uma forma simples e fácil.Eu gostei bastante do personagem principal.
Assim como a maioria dos livros dessa série,o li na adolescência e gostei muito.

Larissa 06/03/2020

Não é sobre comunismo é sobre ditadura.
História ambientada no período da ditadura militar brasileira, que acompanhamos uma família que acaba por procurar exílio. Não é uma história sobre o comunismo ou que incentiva a tal, é sobre a ditadura, como a política interfere sim na nossa vida, nossas opiniões divergentes podem resultar. Uma das coisas mais interessantes é o drama das crianças que crescem em outro país que não aquele de sua naturalidade e acabam por não conhecer ou esquecer da sua própria cultura.

André Almeida 28/12/2020

Resenha do livro
Um ótimo livro para quem quer ser introduzido no período da Ditadura Militar brasileiro por meio da litaratura criativa e não pelos livros de história. Pode ser lido por crianças e por quem tem receio de cenas fortes como a tortura física por exemplo, que muitas vezes é retratada em obras desse tema, já que o livro não aborda esse assunto de forma explicita.
Recomendo que os professores fação fichas literárias aos seus alunos sobre esse livro, pois sua leitura é relativamente simples e fácil. Não à apologia a nenhuma ideologia, o autor somente retrata fatos.

Samira 28/12/2020

Necessário!
Importante. A obra é um clássico e retrata algumas das realidades das famílias brasileiras vivenciadas no período da ditadura civil e militar. Uma ótima pedida para trabalhar o tema também com alunos dos anos finais do fundamental.

Bru 14/06/2020

Li para a escola, muitos anos atrás. No início foi uma leitura forçada, porém me apaixonei pelo livro e pela maneira que ele demonstra como foi sofrida a vida daqueles que foram atingidos pela ditadura.
Eu gostei da maneira diferente que é contada a história e como realmente a vida das crianças/ adolescente foi afetada. Como era impossível se sentir ?em casa? fora de casa e
nunca sentir que tem uma vida estável.

fefe62 19/04/2023

Resenha Meninos sem Pátria
Meninos sem pátria é um livro que retrata de forma muito sucinta o que foi e como aconteceu a época de ditadura militar no Brasil. É escrito de uma forma leve e emocionante, não abordando só esse período turbulento, como problemas que uma pessoa que está refugiada e que passou por 3 países pode ter, como o preconceito, mas também o amor.

Márcio Luís 15/08/2012

Inesquecível!
Do alto dos meus 32 anos, digo que esse livro foi o primeiro que me fez chorar!
Comovente, lindo e emocionante!
Embora seja uma literatura infanto-juvenil!
Super recomendo!
Suicune 31/01/2013minha estante
Bom saber que não fui o único que quase chorou!!! XD

Loryys 07/04/2022

Mt bom
Tive que ler por causa de uma prova de Português, mas confesso que gostei do Livro. Retrata um momento que o Brasil sofreu muito, um tempo em que as pessoas não podiam discordar. Gosto de que msm eles tendo q se mudar toda vez, o Marcão, ainda procura saber sobre o próprio país, sem nunca esquece-lo.
Um livro mt bom, só n gosto da escrita antiga (?? N sei como fala) acho meio chatinho as palavras que usam, mas n é tão ruim.
Enf, uma boa leitura e bem rápida.