Saga animal

Saga animal Índigo

Resenhas - Saga Animal

naniedias 05/08/2010

Saga Anima, Índigo
"[...]Existe um momento na vida de toda criança em que é preciso lutar contra os nãos que os adultos dizem para a gente. Comecei minha batalha contra as autoridades quando fui proibido de ter um bicho de estimação."
Ígor queria ter um cachorrinho, um animal de estimação. E dessa vez ele não aceitaria o não dos pais como resposta. A primeira ação dele foi visitar sua avó, e complice, Vó Úrsula.
A vó disse que ele deveria rezar para conseguir o que queria.
"'Câmbio. Deus, aqui quem fala é o Ígor, filho da Bia com o Pedrão, nascido em treza de junho, neto da Vó Úrsula. Meu pedido é: um cachorrinhoo, dálmata, macho e sem pulgas. É só. Obrigado, Ígor. Câmbio e desligo.'"
E durante um bom tempo ele rezou. Até que um dia o pai o chamou para contar a novidade: a mãe estava grávida. Em um primeiro momento ele não conseguiu acreditar - ele tinha sido tão especifico. Como Deus poderia ter errado desse jeito. Mas depois ele entendeu. Deus havia mandado um irmão-cachorro para ele. Na inocência da infância, isso "Era totalmente possível!".
Só ele sabia da verdade. E durante meses ele esperou o nascimento do seu cãozinho. Mas, então, veio a surpresa. Ele tinha sido enganado. A mãe tivera um bebê - e o pior, uma menina.
"Aquele bebê passou a viver conosco. Levaram-na para casa no mesmo dia, com a maior naturalidade do mundo, como se nada tivesse acontecido. [..] Obviamente eu fui enganado."
Mas Ígor não iria desistir de ter um animalzinho de estimação tão facilmente, mesmo que ele tivesse que tentar com outros animais.

O que eu achei do livro:
O livro é super fofo! Eu amei! Ígor é um gato muito decidido, não desiste das suas ideias. Mas ele também é uma criança, e como tal é muito inocente. Enxergar o mundo através dos olhos de Ígor foi muito interessante - as convicções do garoto são engraçadas e surpreendentes.
A história ainda é contada com muito alto astral, porque o narrador - Ígor - é muito confiante. Com muito bom humor, Índigo escreveu uma história de encher os olhos.
Eu passei muito tempo sem ler história infanto-juvenis. E depois de ler "A Caixa de Surpresas", de Ana Cristina Melo e agora "Saga Animal" eu vejo como esses livros fazem falta. Essa inocência, que é uma característica inerente à infância e o descobrimento do mundo, que acontece nessa fase da vida, dão um toque muito especial aos livros voltados à esse público. Começo a sentir que esse tipo de história não só me deixa mais leve como trás de volta o brilho aos meus sonhos - tudo não apenas parece possível, parace claramente real e tangível!
Sinceramente, eu recomendo! Mas apenas para crianças de 8 meses à 888 anos! Se você estiver fora dessa faixa etária, existe uma pequena possibilidade de não gostar do livro. Mas se encaixar aí - tenho certeza de que vai adorar, se divertir muito e rir bastante!
Pelo bem de sua alma e leveza de seu espírito, leia livros infanto-juvenis de vez em quando. E Saga Animal é um ótimo livro para se ler!!!!
PS: Eu ri muito com as ideias do Ígor - ele é realmente hilário.

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 3

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Carol 13/04/2023

Tava precisando de um livro assim
Eu sei que é um livro para crianças, ali pelos 10 anos de idade, mas é incrivelmente bom. Essa autora nunca me decepciona, ela escreve de uma maneira muito fluida e divertida. Fui lendo aos poucos no intervalo do trabalho, mas acredito que com o meu ritmo de leitura eu conseguiria terminar em um dia. Sobre o conteúdo do livro: ao mesmo tempo que pode parecer frívolo o plot (os conflitos internos de uma criança de 10 anos sobre seu animal de estimação), eu puder perceber entrelinhas muito bem construidas na história. Por exemplo quando o Igor começa a se questionar sobre os animais que são criados para consumo e por que eles são tratados diferente comparado aos outros animais. Enfim, eu estava sem tempo para ler qualquer coisa, e consegui me movimentar um pouco com esse livro. Já comecei a continuação e to adorando.

Lacerda 23/05/2012

Não imaginei que alguém pudesse narrar tão bem a complicação que de ser criança. A saga para se ter um animal de estimação é divertida e ainda traz alguns questionamentos sobre os bichos que tentamos humanizar, preservação, cumplicidade e por aí vai.

Fabiana.Perez 29/07/2015

Confira resenha no meu blog www.linguaeliteratura.com.br

site: www.linguaeliteratura.com.br

padwuan 27/05/2016

Saga Animal.
Eu gostei muito da história!
Eu acho que o Igor é muito parecido comigo por eu ser um adorador de bichos e sinceramente eu me imaginei sendo o Igor.
Conta a história de Igor que é um menino que quer muito ter um cachorro,mas sua mãe o proíbe e impõe uma regra de 24 horas para devolver o animal.
Essa história tem muito romance , divertimento , feminismo e muito mais.
SUPER RECOMENDO!

Matt 01/09/2016

Saga Animal
O livro conta a história de um garoto muito persistente, que nunca desiste do que quer e não para até conseguir apesar de todos os "nãos" que sempre recebe de todos

Alline 14/12/2022

Esse livro me faz lembrar muito que minha nunca me deixou ter um animal de estimação.
Ele basicamente retrata isso, um menino que quer ter um animal.