Minha Vida com Boris

Minha Vida com Boris Thays Martinez

Resenhas - Minha Vida com Boris

1 | 2 | 3 | 4

Alyssa 01/09/2016

Recomendo a leitura a TODOS, seja você amante de cachorros ou não.
Thays é autora do livro "Minha Vida Com Boris" o qual eu recomendo a leitura a TODOS, seja você amante de cachorros ou não. Na verdade é uma leitura onde basta amar a vida. No livro, Thays conta sua admirável trajetória de superação dia após dia após perder a visão aos 4 anos de idade e conta todos os detalhes dos inesquecíveis momentos que teve ao lado de seu primeiro e incrível cão guia Boris.
Foi um livro que eu devorei, que me tocou muito, que me fez chorar, que me ensinou e abriu meus olhos sobre o termo "ir a luta", não desanimar e ir sempre na direção de vencer os obstáculos, sejam grandes ou pequenos, que aparecem dia após dia. Sempre da para achar força e ir em frente, lutando pelo que acreditamos.
Thays Martinez, obrigada por ter assinado meu livro e por essa belíssima foto ao lado de vocês. Eu gostaria de te encontrar novamente, na vida afora só para poder te dar um abraço e te agradecer por essa leitura. Você é uma mulher incrível, admirável e muito forte. Parabéns e obrigada por essa obra maravilhosa, por nos inspirar e por dividir com a gente todos esses seus momentos e lutas. Parabéns também pelos maravilhosos companheiros que você tem ao seu lado, me apaixonei pelo Boris e pelo Diesel

Ana Ira! 18/07/2017

Maravilhoso!
Minha Vida com Boris é um relato emocionante e encantador da advogada brasileira Thays Martinez. Thays, que ficou cega na infância devido a infecções da caxumba que teve, é, sem dúvida, uma mulher extremamente forte e corajosa, que apesar de ter perdido a visão, não deixou de lutar nem sonhar, conquistando a profissão de seus sonhos, como também, lutando por uma vida mais justa e ampla para todos os deficientes visuais do Brasil.

Thays relata sua vida com Boris, um cão-guia que mudou sua vida. Sendo seu amigo, seus olhos, seu companheiro de todas as horas, além de ajuda-la a mudar o Brasil.

Quando Thays estava com 26 anos, foi para os EUA receber o Boris, pois aqui no BR ainda não tinha treinamento de cães guias. Ao retornar ao BR, Thays recebeu muitas recusas em lugares públicos, como o metrô, para continuar a ser acompanhada por um cão. Mesmo ele sendo guia, mesmo ela tendo autorizações legalizadas, ainda assim, houve diversas recusas e infortúnios. E, juntos, Thays e Boris conseguiram autorizações e até criações de leis de inclusão social.

Um livro curto e rápido de ler, com uma história de amor, luta, perseverança e veracidade impressionantes!

Me apaixonei pelo Boris, um labrador engraçadíssimo!
A Thays explica também como é importante o cão-guia ser treinado, já que, um cão normal (como os de estimação que ela teve na infância), não estão prontos ainda para auxiliar pessoas com deficiência visual, e nem para compreender os comandos de seu dono.

Me encantei também com a força de vontade e garra da Thays. Que apesar dos problemas, não se limitou, não aceitou nada menos do que sonhava e junto com Boris, seus amigos e familiares, conseguiu superar barreiras e realizar-se grandemente. Adorei ela, uma pessoa excepcional!

Livro maravilhoso! Todo mundo tem que ler! Incrível!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/07/resenha-minha-vida-com-boris-thays.html

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 21/07/2017

Me apaixonei pelo Boris, um labrador engraçadíssimo!

Livro maravilhoso! Todo mundo tem que ler! Incrível!

Julhiane 12/12/2017

Encantador
Esse livro narra a história de Thays Martinez, jovem de 26 anos, advogada que perdeu a visão como sequela de uma caxumba adquirida na infância.
Thays, nos mostra as dificuldades enfrentadas por ela a começar em um direito civil básico, o de ir e vir. Após muita luta, o direito é assegurado e Bóris, seu amado cão guia, a direciona em suas atividades diarias.
Infelizmente, nada é para sempre.. e, um dia Bóris precisa partir.
Linda lição de vida, que nos mostra nossa ingratidão e, as vezes o fato de não termos coragem de lutar pelos nossos direitos. O amor e lealdade do amigo de 4 patas, nos emociona o tempo.
Esse é um livro simples, com várias lições. Todos deveriam ler..

Amanda Jordão 02/01/2018

Emocionante!!!

maiconguareschi 04/08/2022

Chorei.
O livro conta a história real de Thays Martinez, mulher cuja a qual adquiriu quando criança, cegueira.
O livro conta o processo de adoção de Boris, o cão-guia, e as lutas para que Boris pudesse circular livremente por São Paulo.
A obra cria uma conexão imensa entre você e Boris, do começo ao fim.
O final é emocionante.

Suemi.Oliveira 03/02/2018

Minha Vida com Boris - Alegria de Leitora
Em uma narrativa autobiográfica, Thays revela a súbita perda de visão oriunda da caxumba, ainda na infância. Porém, na década de 1970 os recursos eram escassos. A demora de sete anos em descobrir a origem da deficiência revelou-se mínima em comparação à dificuldade de encontrar uma escola que se adaptasse às suas necessidades especiais de aprendizagem, por exemplo.

Por ter consciência de suas limitações, o sonho da autora sempre foi encontrar um modo que lhe permitisse viver com independência; vontade que despertou com ainda mais intensidade na adolescência, ao constatar dia após dia a incômoda dependência de terceiros para realizar as tarefas cotidianas. Ela narra como foi frustrante a tentativa de aprender a andar com a bengala e o quanto essa tarefa ressaltou as suas restrições.

Mas Thays não é o tipo de mulher que desiste fácil. Ela entrou na faculdade de Direito, foi aprovada no concurso para escrevente do extinto Tribunal de Alçada Civil e ainda nessa época, tomou uma decisão importante: era hora de ter o seu cão-guia.

A saga começou em 1997. O primeiro foi Otelo, um labrador preto. Ocorre que a Polícia Militar, responsável pelo treinamento do cachorro, ainda não dispunha do conhecimento necessário para arcar com tamanha responsabilidade, apesar do engajamento dos policiais. E por outras razões, Thays precisou desfazer o seu vínculo com Otelo e, mesmo com o coração partido, entregou-o a uma colega de trabalho, que dispunha de boas condições para criá-lo.

O desejo de ter um cão-guia não se apagou no coração de Thays. Ao encontrar a Leader Dogs for The Blind, em 1999, e ser aprovada na demorada seleção de candidatos com a ajuda do instrutor brasileiro Moisés Vieira, Thays teve a oportunidade de vivenciar um treinamento profissional entre deficientes e seus cães-guias. Foi durante esse processo, em 2000, que ela conheceu o seu primeiro cão-guia (de fato), ora protagonista de sua obra: Boris.

Quanto a esta parte da história, vou me limitar a dizer que só quem lê-la será capaz de compreender, ou mais do que isso, sentir o vínculo entre ambos. Boris não apenas se tornou o seu cão-guia, mas também o seu melhor amigo. Aquele que compreendia as suas necessidades e se preocupava em atendê-las indo muito além do que um cão "comum" conseguiria fazer.

Foi Boris quem esteve presente na luta aparentemente infindável entre Thays e a justiça brasileira. Cão-guia no metrô? Nem pensar. Cão-guia no metrô com autorização judicial? Também não. Cão-guia no shopping? Aonde já se viu? Cão-guia autorizado a transitar pelas dependências públicas? Aquele mesmo cão-guia que saiu na mídia e se tornou o xodó dos repórteres? Não, nem pensar.

Thays traça um paralelo ultrajante e vergonhoso entre as conquistas pelos seus direitos, que contribuíram para que muitas portas fossem abertas aos deficientes e à ignorância humana. Aquelas mesmas pessoas que deveriam comemorar suas vitórias e respeitar os avanços feitos por decisões judiciais e edições legislativas revelaram-se obstáculos muito maiores do que os que Boris fora treinado para evitar.

Concomitantemente, ela encaixa os seus progressos pessoais na histórias. A vaga conquistada no Banco Real, a realização de ir morar sozinha (leia-se: com Boris), a conclusão do curso de MBA, a sua dedicação à Fundação Iris, entre outros.

A última fase, particularmente, acompanha o ponto mais tocante do livro: a aposentadoria de Boris, no ano de 2008, seguida por uma nova viagem aos Estados Unidos, também em companhia da Leader Dogs for The Blind. A viagem que lhe trouxe Diesel, seu mais novo cão-guia.

A aposentadoria de Boris e a chegada de Diesel colocaram os sentimentos da autora em constante conflito. De comportamentos e naturezas completamente opostas, Thays se flagrava pensando que Boris jamais poderia ser substituído. E ela estava certa.

Só posso dizer que tanto a obra quanto a autora ganharam o meu coração, minha admiração e algumas lágrimas também.

site: https://alegriadeleitora.wixsite.com/alegriadeleitora

Daniela Colaci 11/03/2018

Maravilhoso, envolvente e super emocionante
Preciso começar essa resenha dizendo que por vezes ler biografias é algo muito enriquecedor! Eu não fazia ideia da história de vida da Thays e por pura sorte esse livro caiu nas minhas mãos! Como uma grande fã de cachorros, fiquei particularmente feliz em conhecer a história do Bóris e como seu trabalho como cão-guia mudou a vida da advogada Thays Martinez.

Thays nasceu com a visão perfeita, mas devido a uma questão de saúde, acabou ficando cega aos 4 anos de idade. Na idade adulta, teve a oportunidade de ter um cão-guia, que a ajudaria a ter uma vida mais independente, coisa que sempre foi um grande desejo. Thays era moradora da cidade de São Paulo e usava o metrô para se locomover. Até que em maio de 2000, foi barrada de entrar nas dependências do metrô com Bóris, porque animais não eram permitidos por ali.

Sentindo-se profundamente desrespeitada do seu direito de ir e vir, Thays foi à luta para garantir os direitos de acessibilidade e de autonomia das pessoas com deficiência visual. É bastante chocante saber que foi necessário uma batalha judicial para garantir o óbvio, mas é incrível acompanhar toda a luta da advogada por uma questão tão importante!

Thays é uma excelente contadora de histórias! Sua escrita fluida aproxima o leitor de sua trajetória e é impossível não se envolver com sua luta e torcer muito pelas suas conquistas. Fiquei muito encantada com o Bóris e bastante impressionada com sua inteligência! Sem falar da amizade entre eles, que é a coisa mais linda de se ver!

Nos anos 2000, Thays e Bóris foram a vários programas de TV para contar a história deles e talvez você os conheça dessa época! Mas caso não tenha tido a oportunidade, aproveite para conhecer essa incrível história por meio desse livro! Eu garanto que valerá muito a pena!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao

Vivi 13/02/2022

Envolvente e esclarecedor
Animais de estimação são tão importantes para quem de fato se conecta com eles! Eles são capazes de transformar vidas, de curar feridas da alma, de dar sentido aos nossos dias.

Mas a relação de Thays e Boris contem mais um elemento transformador. Boris é também o seu cão guia e isso significa muito mais do que uma companhia, significa descobrir a liberdade mesmo com a deficiência visual, de se redescobrir como alguém que pode conquistar seus sonhos, de se permitir ser uma mulher independente.

Eu adorei conhecer mais sobre a jornada que Thays corajosamente trilhou. A luta dela foi fundamental para que o Brasil pudesse dispor de instrumentos legais que garantem o direito de pessoas com deficiência adentrarem em qualquer espaço com seus animais guias. Atualmente já se garante até os animais de suporte emocional.

É inspirador, embora indignarem em muitos momentos, acompanhar essa história de superação que mostra Thays como uma mulher forte, mas sensível e sujeita a todos os tipos de sentimentos assim como todos nós.

Acredito que o livro também contribui bastante para refletirmos sobre como tratamos diferente as pessoas com deficiência , mesmo que não intencionalmente, levando-as a um extremo desconforto.

O livro traz todas essas questões com o plus de falar da relação entre uma mulher e seu cachorro. Eu que amo as minhas gatinhas, entendi muito bem as dores e as felicidades relatadas desse tio de relação.

Milenna.Stefanin 04/03/2019

Um amor que vai alem
Assim como algumas outras histórias sobre a relação entre humano e animal, (seja ele qual for) a história da Thays e Boris mexe com nossos corações e sentimentos. É tão prazeroso ver quanto o amor foi recíproco, de como um precisava do outro independente de suas necessidades . É inspirador e nos faz perceber que apesar das dificuldades e obstáculos nós sempre podemos fazer nosso melhor. Fiquei de coração partido com o fim de Boris e como deve ter sido difícil pra Thays tomar a decisão que tomou ,mas pude compreender assim como a Thays que às vezes na vida nos precisamos tomar decisões que mesmo que não pareçam boas são as melhores e as mais sensatas. É uma história linda.

Williane 07/01/2022

Minha Vida com Boris
Gostei muito de conhecer essa história, o Boris e o Diesel, durante todo o enredo foi muito tranquilo de ler, fiquei com receio de ler o livro por achar que ficaria triste, mas foi tudo bem, foi legal também conhecer um pouco uma realidade diferente que é a da Thays.
Só comecei a ficar triste a partir do momento da aposentadoria do Boris, a fraqueza e a sua partida, mas ele foi maravilhoso durante toda a sua vida, me emocionei muito com ele, o único ponto que eu não gostei é o fato da Thays diminuir o Diesel, ele é bom a sua maneira, e como ela mesma cita, não é bom essas comparações, fiquei um pouco triste por isso também, por ela pensar em devolver ele. O Boris e o Diesel são animais incríveis, e estou muito grata por ter conhecido as suas histórias.

1 | 2 | 3 | 4