Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito

Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito Marc Levy

Resenhas - Tudo aquilo que nunca foi dito

Luana 14/09/2011

Resenha - Tudo aquilo que nunca foi dito, de Marc Levy
Sabe aquele livro que te prende nos primeiros parágrafos? É o caso de "Tudo aquilo que nunca foi dito", o novo romance do francês Marc Levy. Quando li a sinopse achei que ele tinha um quê de "PS. Eu te amo", de Cecelia Ahern. A obra conta a história de Julia Wash, uma desenhista que dias antes do seu casamento, recebe a notícia da morte de seu ausente pai. Obrigada a adiar o casamento, Julia vê sua vida mudar ao receber no dia seguinte ao enterro do pai um caixote gigante em seu apartamento. Não negue, lembra "PS. Eu te amo" sim.

Mas a história vai muito além do romance de Holly e Gerry. Não vou contar para vocês o que tem dentro da caixa, mas adianto que Julia ganha um tempo para conhecer Anthony Wash e descobre em seis dias, que ele não era tão ausente quanto ela pensava e muito menos o responsável por todas as desgraças de sua vida.

No decorrer da história, você viaja junto com Julia por Montreal, Nova York, Paris e Berlim; conhece Stanley, seu melhor amigo e confidente (desculpe a redundância!)e autor dos diálogos ácidos, bem humorados e inteligentes do livro.

A relação complicada entre pai e filha é pano de fundo para um romance que Julia deixou no passado (ou enterrou?) e que permeia boa parte do livro. Levy caprichou nos diálogos apaixonados.

Sim, é um romance de tirar o fôlego e, como falei no início desta resenha, te prende logo nas primeiras linhas. Cá entre nós, façanha digna de Marc Levy.

Fica aqui um conselho amigo: O lenço é um ótimo parceiro de leitura. Não abra mão dele!

@luasoares
Carla Buffolo Altoé 19/09/2011minha estante
Ai!!!! E o meu que não chega...tô louca para ler...

Brunna.Cassales 23/09/2011minha estante
Concordo plenamente. É um livro maravilhoso, com uma narrativa ao mesmo tempo doce, comovente e divertida. Eu adorei (e devorei) Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito!

Marcia 24/01/2012minha estante
Olá.... acabei de ler o livro no último fim de semana e gostei muito!!!!!

késsia 02/07/2012minha estante
OI LUANA,ADOREI SUA RESENHA DO LIVRO:TUDO AQUILO QUE NUNCA FOI DITO.QUERO LER É CLARO.kkkk.OBRIGADA PELA DICA

Pati 11/01/2013minha estante
O livro é lindo, Marc Levy arraso como sempre e sim usei o lenço rsrs.

Érika dos Anjos 02/01/2014minha estante
:-)

Me convenceu, Lu!

Thaismansour 04/06/2023minha estante
Eu amei a mensagem que o livro passa, mas juro que tô extremamente confusa com o final!

Eliane443 27/07/2021

Incrível!
Não julgue um livro pela capa pois você pode surpreender-se.
Esse é um livro de muita sensibilidade e que vai te emocionar certamente.
Amei a escrita, os personagens e todo enredo(mesmo que tenha partes fantasiosas). O que vale é a mensagem que ele deixa e as emoções que desperta.
O livro é simplesmente lindo!

Nana 30/10/2011

Emocionante!
Ameiii o livro!! Já tinha lido outros títulos do Marc Levy e gostado. Mas este foi especial! A estória é linda, emociona e nos faz refletir.
Gostei dos personagens, principalmente Anthony (pai de Julia) que é inteligente e tem um ótimo humor. E Stanley (o amigo gay ) que é divertidíssimo. Aquele amigo de todas as horas, que estava sempre dando força e dizendo as verdades a ela.
Além de tratar da relação difícil entre pai e filha, ainda resgata uma linda estória de amor do passado.
Um romance comovente sem ser meloso. Eu gostaria de ter tido a mesma sorte de Julia de estar por mais um tempo com algumas pessoas que já se foram, e ter a chance de dizer coisas que acabamos deixando passar e depois pode ser tarde demais.
Léia Viana 23/11/2011minha estante
Marquei esse livro como desejado, gostei muito dos comentários que eu li a respeito.

Dand 28/12/2011minha estante
amei esse livro

Lorena 27/11/2020

Bagunçado !
O Livro tinha tudo para dar certo, mas a história é bagunçada.
Sinceramente até agora não entendi o por quê da presença do Robô.
Se é que houve de fato um Robô, ao final do livro fiquei confusa sobre isso.
A pergunta que me faço é: Antony era um Robô ou um pai se fingindo de Robô?

Acredito que se o autor contasse a história de forma a mostrar que o pai arrependeu-se e resolveu voltar a conviver com a filha, teria sido muito melhor do quê simplesmente tacar o Robô na história.
Para mim foi uma bagunça!
Também não sentir simpatia pela protagonista Júlia. Sim, há muitos motivos para sentir-se magoada com o pai, mas não há motivos para ela achar que Adam é uma peça em seu jogo !!
No mais eu gostei da história. Posso dizer que foi LEGALZINHO ler o livro!

Marcia 25/01/2012

"O mundo é grande, mas a amizade é imensa"
Terminei o livro sem palavras suficientes para descrevê-lo. Me deixou de queixo caído literalmente, estava com saudades de um livro assim, que desperta um turbilhão de emoções em tão poucas páginas.

Foi o terceiro livro de Marc Levy que li e ele absolutamente deu show nesse livro. Nem em meus sonhos mais loucos iria descobrir o que havia dentro daquela caixa entregue na casa de Júlia um dia após a morte do pai, e por mais surreal que posso parecer a viagem do autor, foi fascinante!

No meio do reencontro entre um pai ausente e uma filha rebelde, acompanhamos uma relação conflituosa, cheia de culpas, palavras não ditas, e podemos viver um pouco do ponto de vista de ambos os lados.

Com humor, muito humor e lágrimas (sem melodrama), ora em Nova York, Montreal, Paris ou Berlim, acontecia uma aventura cheia de reviravoltas, de encontros e desencontros, falando de um amor do passado, de um tempo perdido e a necessidade de enxergar o valor que a vida tem.

O final deixou algumas dúvidas, algumas pontas soltas a critério da imaginação do leitor. Só queria que tivesse mais páginas, algum epílogo, senti falta de mais.

E o destaque para Stanley o melhor amigo (gay) super sincero, que toda mulher precisava ter!!

Terminei com vontade de ler de novo, não preciso dizer mais nada né? leitura obrigatória!

Alguns trechos que vale a pena registrar:

“A memória é uma artista estranha, refaz as cores da vida, apaga o medíocre, guarda só os traços bonitos, as linhas mais tocantes.”

“ A gente encontra um monte de bons motivos para não amar, medo de sofrer, de ser abandonado um dia. No entanto, amamos a vida, mesmo sabendo que ela vai nos deixar um dia.”

- “...dizem que o amor dura sete anos (...) Você seria capaz, por sete anos, de se oferecer a alguém sem reservas, sem se conter, sem apreensão nem dúvida, sabendo que essa pessoa que você ama mais do que qualquer outra coisa no mundo vai esquecer quase tudo do que vocês viveram juntos? (...) Mesmo sabendo que tudo isso é inevitável, teria ainda força para se levantar no meio da noite se a pessoa amada estivesse com sede ou simplesmente tivesse tido um pesadelo? Vai ter vontade de diariamente, pela manhã, preparar o café para essa pessoa, se esforçar para estar presente no dia dela, diverti-la, contar histórias se ela se entediar, cantar para ela, sair para que ela tome um pouco de ar, mesmo que lá fora faça um frio glacial, e depois, à noite, ignoraria o cansaço, viria à cama dela para sossegá-la falar de um futura que ela necessariamente vai viver longe de você? Se a resposta para cada uma dessas perguntas for afirmativa (...) você realmente sabe o que é amar.
- É da mamãe que você está falando?
- Não querida, é de você.

Carla Buffolo Altoé 26/01/2012minha estante
Este livro é incrível mesmo! Amei a sua resenha!

Marcia 26/01/2012minha estante
Oi Carla, obrigada! Eu realmente amei o livro, e foi por resenhas como a sua, que me animei a pegá-lo pra ler! Valeu! beijinhos

Dessa 06/08/2013minha estante
Fiquei como você, querendo um epílogo. Por duas vezes no livro eu achei que o Marc correu com a história e o final infelizmente foi um deles =/ Deu pra entender o que aconteceu, foi muito bem bolado mas a gente fica o livro inteiro esperando pelo final feliz e quando vê faltam 2 páginas pra acabar e não vai dar tempo de acontecer tudo ou pelo menos da gente curtir com eles. Enfim, eu dei 4 estrelas porque eu achei o final muito corrido. Eu AMEI o livro mas o final me decepcionou um pouquinho. Não custava nada ter um epílogo :(

vithoria 23/04/2022

Esse é um daqueles livros que tinham tudo para dar certo e acabam sendo péssimos. Eu esperava uma relação profunda de pai e filha mas só recebi uma história muito bagunçada.
Julia está prestes a se casar quando recebe a notícia da morte de seu pai, Anthony. Sua relação com Anthony sempre foi de um pai ausente e que sempre estragava a vida dela. Ela recebe na sua casa um "robô" idêntico ao sei pai, inclusive com a memória dele. Que a convida a passar alguns dias com ele para dizer o que nunca foi dito.
Eu simplesmente não comprei essa ideia de robô, achei estranha desde o início. Não vi progresso nenhum na relação de Julia e Anthony (que era oque eu esperava o livro inteiro). Não teve explicação do porque Anthony era tão ausente e nem "culpa" dele por isso. Senti que o autor tentou focar tanto no romance principal como na relação de pai e filha, e não conseguiu sucesso em nenhum dos dois. O que salvou um pouco nesse livro foi a história da mãe falecida da Julia. Mas minha experiência com esse livro foi com certeza, negativa.

Rfgaugustin 05/06/2021

Maravilhoso!
Virou favorito!
Chorei igual uma cachoeira. Nunca marquei tanto um livro na vida. Grifei muitas partes.
O texto é muito bom! É um livro muito intenso. Achei que se daria mais na pegada pai e filha e a relação estremecida entre eles, com muita mágoa e ressentimento e me surpreendi por bom humor e um romance ressurgente do passado. O texto é lindo.

Detalhe: Retoma as questões da queda do muro de Berlim.

Recomendo demais!!

Psychobooks 28/01/2012

Vou falar do segundo livro do Marc Levy que resenho aqui para o blog. O primeiro que li dele foi "E se fosse Verdade". Lembro de ter pensado: "Por que esse cara mudou tanto o modo da fluência de texto do meio para o final??". Será que dessa vez minha opinião foi diferente? Bora lá descobrir:

Ai, ai Marc Levy...
Tenho uma relação conturbada com o autor... Fico sempre perdida entre a fluência de seu texto e a confusão de suas ideias.
Em "Tudo aquilo que nunca foi dito", Marc conta a história de Julia, que a apenas quatro dias de seu casamento descobre que seu pai, o poderoso Anthony Walsh, morreu. Para piorar a situação, seu enterro será no mesmo dia de seu casamento. Com seus planos arruinados, Julia se vê responsável por enterrar o pai com quem não conversava há mais de um ano e no mesmo dia recebe uma grande surpresa: a chance de reatar uma relação que sempre foi conturbada.
Vamos lá, aí começa toda a ideia mirabolante de Marc Levy, que adora colocar em seus enredos uma pontinha de fantasia. Não vou entrar no mérito da dita surpresa do livro. Ela acontece logo no começo e não me conquistou nem um pouco... Pelo contrário. Fiquei com o sentimento de "ai, que forçado" o tempo todo.
A narrativa é em terceira pessoa, mas na maior parte livro é a visão de Júlia e sua história que acompanhamos. Adam - o noivo de Julia - também ganha sua versão dos fatos, mas apenas em alguns momentos e sem grande acréscimo ao enredo.
E mais uma vez fico perdida num conflito de emoções: a história, o enredo em si, não é bom. Não me agradou em nada. Mas, por outro lado, me vi presa à leitura. Li o livro rapidamente - em questão de horas. A fluência é boa, a leitura corre bem, mas a história, não. Complicado, né? Acho que nunca me compliquei tanto em uma resenha. Como avaliar um livro que me deixou tão dividida?
Ponderei muito e cheguei a uma conclusão: não basta ter uma boa escrita, construir bem os personagens, se a história simplesmente não convence. Havia tantas outras maneiras de apresentar o enredo. Tantas outras formas de reconstruir a relação de pai e filha... Acredito que mais uma vez, Marc Levy se perdeu em suas ideias, perdeu mesmo a mão em seu enredo e o resultado não foi dos melhores.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/12/tudoaquiloquenuncafoidito.html
Tati 02/02/2012minha estante
Sua resenha é exatamente o que estou sentindo no momento. Ainda estou lendo, na pagina 77, mas já descobri a "surpresa" que veio na caixa e a minha opinião na hora que li também foi de "ai, que forçado". Tomara que no final eu goste!

Alessandra 07/10/2012minha estante
Estou relutante em ler este livro,pois já tive 3 experiências com Marc Levy e não mexeram comigo,achei maçante.

Drii 18/06/2020

Confesso que o início não me chamou muita atenção e comecei a ler ?forçadamente?, porém com o decorrer da leitura fui me surpreendendo com o desenrolar da história.
Então, início meio diferenciado, mas finalizou com muitas surpresas!

Li 01/05/2022

Inacreditável, previsível, decepcionante
Sinto um mix de emoções ao fazer a resenha deste livro...
Cada vez que vou falar sobre um livro, me sinto culpada caso não tenha gostado... Porque penso em todo o trabalho do autor e em como se sente quando lê críticas. Mas também me sinto na obrigação de expor minha opinião sincera e, no caso deste livro, não é das boas.
Quando se lê na contracapa que ela recebe um pacote, nunca se imaginaria que pudesse ser um robô. Ainda que pudesse ou não ser verdade, este fato tornou o livro todo chato e sem sentido. Por várias vezes tive vontade de abandonar a leitura... Só não o fazendo ppr teimosia. O final, então, fez menos sentido ainda. Por que? Por que? Me desculpe o autor, mas um pai que quer realmente fazer parte da vida da filha, simplesmente o faz... E não termina como terminou. Os personagens também são antipáticos e hostis. O livro e a história não me cativaram.

Carla Buffolo Altoé 01/10/2011

É muito difícil fazer resenha para os livros do Marc Levy, todos os livros dele que eu li, eu sempre imagino como será o livro e no fim acabo tendo uma história completamente diferente do imaginado, mas o melhor de tudo é que acaba sendo muito melhor e eu não posso falar muito do livro se não acaba com a surpresa para quem ainda não leu....
Tudo Aquilo que Nunca Foi Dito não fugiu à regra acima, uma história belíssima, cheia de encontros e desencontros, misturas de personagens de outros livros do Marc (coisa que eu sempre achei muito legal) e no fim....diferente do que eu imaginava...
Nota 1000 para o autor mais uma vez!
Recomendadíssimo!!!!!!

“ A memória é uma artista estranha, refaz as cores da vida, apaga o medíocre, guarda só os traços mais bonitos, as linhas mais tocantes.”

Aline Juliany 10/11/2020

O começo do livro é meio arrastado, porém do meio para o final é bem empolgante.
Só não dei mais estrelas porque o final deixou um pouco a desejar na minha opinião.

Eli Coelho 25/02/2013

A capa engana, perdi o interesse...
O que dizer de um livro no qual a capa dá um entendimento totalmente equivocado da obra? Certo, não se deve julgar um livro pela capa. Ok.

Após ler 20% da obra e me deparar com uma protagonista antipática (a primeira impressão), desisti quando a narrativa tomou ares de ficção cientifica. A redenção da filha ou o perdão do pai falecido deveria vir através de cartas, não. Pelo menos isso que imaginei ao ver essa capa.

Enfim, pareceu-me um trabalho da editora para enganar o leitor. ABANDONADO E SEM REMORSO.
Li 20/04/2022minha estante
Estou na metade do livro e já pensei em desistir várias vezes... Começou na página onde revela que o fundido da caixa era o robô do pai dela. Falo isso aqui porque eu queria que alguém tivesse me contado isso antes de comprar o livro. Não gosto de fantasia... E agora sinto que tenho que terminar o livro para não desperdiçar o investimento. Mas a plot é sofrível!

Thyanne.Ribeiro 22/12/2022

Tudo funciona muito bem. A leitura é fluida, os fatos são barrados de forma extremamente direta e envolvente, coadjuvantes que aparecem rápido e mto mto mto bem. O desenrolar do relacionamento entre pai e filha é feito de forma realista, sem romantização nem caindo na tentação de apelar ao ?sangue?, e isso faz com que se alcance verdade e amor de um jeito que eu não esperava pela narrativa. Agora, caros amigos, o plot do final me deixou embasbacada, eu realmente acreditei na história do Anthony kkkkkkk meus neurônios deram zoom, que Autor sem vergonha kkkkkkkkkkkk

P.S: estava com esse livro há meses (acho que ano até) na biblioteca, não estava na lista de prioridades e do nada resolvi ler ? acabo de descobrir que virou uma série da Lionsgate que estreou semana passada com um dos meus atores favoritos (Jean Reno), os astros estão dando sinais ?

House of Chick 10/09/2012

Desde que esse livro foi lançado eu estava doida para ler. O nome do autor que está escrito na capa do livro influenciou bastante nesta minha decisão, até porque estava doida para ler um livro do Marc Levy já que todo mundo fala tão bem. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de concluir esta obra, pois é incrível como esse livro é muito bem escrito e bastante movimentado. O imaginário do autor aguça nossa curiosidade e idealizações por sonhos que muitas vezes gostaríamos que fosse verdade.

A história gira em torno de Julia, uma bem sucedida desenhista que estava prestes a se casar, mas que vivia sempre afastada de seu pai, o empresário bem sucedido Anthony Walsh, com quem tinha uma relação difícil. Com a ausência dele em momentos importantes da sua vida, quem estava sempre próximo a ela era seu melhor amigo e confidente Stanley (que nos proporciona boas risadas).

Pouco antes da cerimônia de seu casamento, Julia recebeu um telefonema do secretário de seu pai avisando que ele não poderia comparecer, e desta vez por um motivo que não tem nem como ficar chateada, pois ele acabara de morrer e seu corpo iria chegar justamente no dia do casório. E, por este motivo, nossa protagonista deveria ir até o aeroporto para buscá-lo. Com isso, ela se vê obrigada a adiar a data da cerimônia.

Após adiar seu casamento, mesmo ficando chateada achando que seu pai encontrou mais um jeito de atrapalhar seus planos só para irritá-la, e realizar o funeral do pai, ela recebe um pacote em sua casa que vai mudar toda a sua vida. E é a partir dele que começa a grande oportunidade de pai e filha se falarem, de dizerem tudo aquilo que nunca foi dito. Através do conteúdo desta caixa, Julia vai entrar em uma jornada por vários locais dos EUA e da Europa e é nesse período que vamos conhecendo um pouco mais da história desses dois.

A narrativa é em terceira pessoa, porém encontramos os pensamentos de Julia em alguns momentos, o que fez com que entendêssemos melhor a história de acordo com a sua visão. O motivo de a protagonista ser como é, etc. Também encontramos um pouco da visão de Adam, seu noivo.
Thais 11/09/2012minha estante
Adorei a temática do livro e principalmente a forma como ele foi escrito.
Muitas vezes ficamos pensando em algo que deveríamos ter feito ou ter dito a determinada pessoa e não fizemos. Então acho que é possível a qualquer um se encaixar nesse livro, se identificar com os personagens.
Espero que a segunda chance deles tenha sido boa... que a sensação do "não cumprido" tenha se resolvido.
Fiquei com bastante vontade de ler.

Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

Gih 11/09/2012minha estante
É nessas horas que entendemos a importancia de uma boa resenha, pois este é um livro que não compraria nem pelo titulo e nem pela capa, sei lah parece simples demais e eu sou daquelas que quer uma historia épica cheia de misterios e aventuras, com seres sobrenaturais.

Mas é ai que a resenha entra, pra mostrar o quanto estamos enganados a julgar um livro pela capa ou até mesmo pelo titulo, e ver o quanto a história vale a pena.

Acho interessante este tipo de historia, onde a protagonista tem a oportunidade de rever a sua vida, de mudar coisas passadas e de repensar as suas escolhas, sempre tem um final muito lindo.

Obrigada pela resenha, agora quero comprar :p

Beijusssss

glnemcl@hotmail.com

Lorrany 14/09/2012minha estante
Como comentei no House, eu ADOREI esse livro. Achei a capa tranquila e passa um quê de nostalgia, e a resenha foi ÓTIMA! Me deu mais vontade ainda de ler. E adorei que a "surpresa" não foi clichê. ^^
Lorrany Rodrigues

MauMau 14/09/2012minha estante
Olá, eu ainda não li esse livro mas, é dele...
Marc Levy!!! O que dizer desse fabuloso autor que escreveu uma das minhas histórias favoritas E se fosse verdade^^ Aquela história é sem dúvida única e perfeita junto com a continuação Encontrar você!!! Estou louco pelo próximo livro dele!

Meninas que de mais eu adorei essa resenhas, primeiro pelo fato de ter a surpresa do pai que ela quase não falava morrer e o corpo chegar bem no casamento. E pelo fato de ter esse suspense da caixa de como o autor conduziu o texto para criar uma conversa entre os dois. No mínimo deve ser perfeito. Fiquei super curioso para saber se ela se casou depois ou não! kkkk

Mas enfim deve ser muito bom,adoro aprender exemplos de vida para reflexão própria. Amei, meninas parabéns!!!

Grande Bj!
Mauricio Dias
maumauz@live.com

Andressa1202 19/09/2012minha estante
Olá!
Ainda não tive a oportunidade de ler nada desse autor, vejo algumas pessoas falando muito bem do livro e já vejo outras que não gostam tanto e acabo ficando dividida.
A sua resenha me deixou mais curiosa para ler, quando eu tiver a oportunidade vou dar uma chance à este autor.
Parabéns pela resenha
Beijos!

Vanilda 21/09/2012minha estante
Pelo autor, já valeria a pena ler o livro, porque ele escreve muito bem e os enredos são cativantes! Lendo sua resenha tive certeza de que esse é um livro que não pode mesmo faltar na lista de leitura, porque quando pensamos que será apenas "mais do mesmo" tem essa reviravolta com a morte do pai da protagonista e o que achei mais importante: esse "pacote" cheio de surpresas que a levará a reflexões e descobertas. Adorei o enredo e concordo plenamente com a ideia de repensar nossas escolhas e dar a nós mesmos uma segunda chance.