A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada

A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada Gabriel García Márquez

Resenhas - A INCRIVEL E TRISTE HISTORIA DA CANDIDA ERENDIRA E SUA AVO DESALMADA

Nil 03/10/2020

O livro é composto de 7 contos, sendo 6 muito bons e um bom, que tiveram o poder de fazer com que se desfizesse a má impressão que eu tinha tido do Gabo contista depois de ler Olhos de cão azul. Em todos eles, o Gabo escritor de realismo fantástico aparece com força e com maestria.
O conto que dá nome ao livro é gigante, mas é um dos melhores.

OssosDePapel - Instagram 10/08/2022

Os livros do Gabo são contos de fadas para adultos. Enquanto os leio, sinto a magia me envolvendo, e quando terminam, fico nostálgico. Eles me remetem às sensações que eu tinha, quando criança, nas noites de Natal.

Essa obra é composta por sete contos que, embora sejam independentes, acabam se entrelaçando subjetivamente. Esta sutileza proporciona agradáveis surpresas.

García Márquez, não por acaso, é o meu autor favorito e por isso me dói admitir que não gostei de um conto, mas foi unzinho só: "Blacaman, o bom vendedor de milagres". Este, na minha humilde opinião, não estava à altura dos outros.

Fora esse probleminha e o fato de que o livro é menor do que eu gostaria, a leitura está recomendadíssima.

lia 09/02/2022

contos
não sou tão fã de contos fantasiosos, prefiro coisas mais realistas. porém, é impossível negar a genialidade do autor e sua criatividade.

LG 24/04/2018

Gabo, com uma escrita primorosa, cruza todas os pequenos contos deste livro e traz um desfecho inusitado para a historia de Cândida. So lendo para saber e entender os acontecimentos.

Rafael 10/09/2023

Um convite a sonhar
O realismo fantástico de Gabo é um bálsamo em tempos ainda conturbados. Quem dera pudéssemos vivenciar realidades mágicas para superar as incongruências do nosso sistema político e social. Nesta obra, chama atenção a conexão criada por García Márquez com o mar, personagem coadjuvante em todos os contos e que ganha até uma justa comparação com o deserto, pois ambos são, em certo aspecto, idênticos, ou seja, um tem "só" areia, o outro "só" água. Interessante, também, foi a conexão entre os contos que compõem o livro com aquele que lhe dá o título e é, por assim dizer, o principal do conjunto. Personagens que nos divertiram ou espantaram nos outros contos habitam o universo de Cândida Erêndira e sua presença implica em alguma significação para a estória. Assim como em "Cem anos de solidão", Gabo nos brinda com o seu melhor nessa deliciosa coletânea. Recomendo a leitura, pois não é todo dia que temos a oportunidade de conhecer uma mulher que queria ser enterrada viva para ter certeza de que seu destino final seria esse em vez de ter o seu corpo morto lançado no mar; ou nos depararmos com Estevão, que na sua individualidade expansiva cativa pessoas que sequer conhecia depois de sua morte; e não se pode olvidar de Blacaman em suas duas versões, a boa e a má; enfim, aventure-se.