Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

15/04/2024

Ela reúne 100 crônicas de diversos temas relacionados a mulher.
E é assim que se desenrola o livro. Aviso logo aos leitores desse texto que se você não curte tais temas nem ouse pegar esse livro (a menos que goste de desafios), porque até para quem gosta (eu no caso e mais alguns tantos) encontrei certa dificuldade em prosseguir, sabe? Porque a gente se acostuma tanto a um ritmo de leitura, que conta capitulo por capitulo seguindo o mesmo tema, que quando lemos algo assim temos esse problema de ter a vontade de continuar sem saber qual vai ser o próximo tema.

Porém, o que ajuda nessas horas são os títulos dos mesmos. Sim, eles fazem o gancho que te puxa para continuar, pois você quer saber sobre o que ela vai falar. Mas, como eu disse, a leitura pra mim foi algo meio arrastado e demorado. Apesar disso, eu gosto muito dos temas que ela abordou e me identifiquei bastante. Mesmo que eu e ela tenhamos vidas bem diferentes (ela casada e com filhos) pude ver que nossas opiniões ?batiam? em certos casos. E sim, as crônicas são basicamente as opiniões dela, o ponto de vista dela sobre assuntos da vida.

eupoetizo 22/01/2024

Meu primeiro livro lido da Martha, gostei de adentrar nas suas crônicas, e por vezes, sentindo-me representada pelas suas palavras.

Daniela 21/01/2024

Doidas e Santas
Crônicas que falam direto ao coração, as alegrias e as desilusões da vida adulta de uma forma leve e ao mesmo tempo reflexiva .

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2023

Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525417961

Julia Romão 10/09/2023

Gosto de ler crônicas, de conhecer determinado recorte do tempo através da fluidez das ideias e opiniões.
Algumas crônicas eu achei atemporal e me fisgaram; marquei-as para ler no futuro.
Outras achei que envelheceram bem mal e ainda bem, porque assim mostra o quanto mudamos.
Já em outras, as que falavam das relações através e com a tecnologia, foram nostálgicas, pois relatam tempos onde podíamos estar realmente offline (assim que desligava o computador!).
Vale a leitura, mas vai com a mente aberta e consciente que era assim que muitos pensavam na época de 2005 a 2008.

(Leitura: agosto e setembro, 2023)

Julia5751 06/09/2023

“tudo que precisamos: solidão, arte e amor”
Primeiro livro de crônicas que eu li e já adorei!
Alguns contos me tocaram profundamente, abordando algumas questões comuns a mim, tratando da mulher e suas dúvidas a partir dos 20 e poucos anos. Além disso, é super interessante observar um recorte da sociedade alguns anos atrás, perspectivas e aflições.
E uma das frases do livro que mais me pegou: “tudo que precisamos: solidão, arte e amor”.

Amanda 01/05/2023

É um livro de crônicas que tem reflexão e ao mesmo tempo são espirituosas, mas os temas acabam se repetindo muito. Além disso algumas opiniões da autora são um pouco machistas, mas podemos dar um desconto por serem do começo dos anos 2000 quando esse tema não era tão discutido quanto hoje.

Marcia 28/04/2023

Quem gosta de crônicas? Eu adoro e hoje venho lhes contar sobre esse livro que amei:
" Doidas e Santas" da Martha Medeiros.
Leitura deliciosa, a gente se diverte e sente um aconchego ao começar a leitura. Com sua escrita leve Martha nos fala de assuntos importantes do nosso dia-a-dia, das preocupações, dramas e emoções. Uma das crônicas ela chama atenção para escrita errada de um comerciante que anunciou: " Vende frango-se." Achei a abordagem dela nesse tema fabulosa , e finaliza sua crônicas assim: "... vale o que está escrito, e do jeito que está escrito, uma vez que entender todos entenderam. "
Ela não defende a escrita errada, mas o respeito àquele que não teve oportunidade de estudo mas consegue passar a mensagem.
O livro tem 231 páginas com cem crônicas que a gente lê rápido e cada uma delas nos encanta.
Gostei demais e deixo aqui minha sugestão de leitura.
Vale a pena!

Isabelle.Jaguszewski 28/04/2023

Um compilado de crônicas da MM que precisa ser lido deixando de lado o anacrônico e se concentrando no que ainda pode ser utilizado por nós.
de forma bem humorada, apesar de muitas vezes se apresentar m4chista e rápida na hora de julgar a própria classe, Martha fala sobre todos os temas possíveis de acordo com o que ela pensa, características claras de uma crônica que ela escreve como ninguém.

duas em especial retratam, pra mim, a maturidade da escritora: ?povoar a solidão? e ?precisamos falar sobre tudo?. este, aborda ?precisamos falar sobre kevin?, um livro (que eu só assisti o filme) incrível e que traz um tema tão atual que semana passada dominou as redes sociais: massacres em colégios.

seja como for, e ainda que ache que não é feminista o suficiente, Martha Medeiros é uma das maiores vozes da literatura brasileira e empoderar outras -como eu- a continuarem criando e explorando seus próprios sentimentos. que viagem gostosa que foi ler esse livro! ??

Atenasis 13/04/2023

?O prazer está na invenção da própria alegria?
"Você tem um olhar de quem estaria disposta a cometer loucuras? Tem que ter."

Acho desagradável o fato de que sempre que leio algum livro de Martha Medeiros meus post-its acabam. Tenho muito o que falar desse livro, ou melhor, compilado de crônicas que muitas vezes quebraram minha cabeça. Para começar comprei esse livro num sebo por cinco reais. Primeiro, pois a capa me chamou atenção, não, não sou tarada, mas sim curiosa, já que um livro com a capa sendo uma mulher seminua com o título de "Doidas e Santas" é, no mínimo, intrigante. Acabei levando e esses dias me senti deveras culpada por comprar compulsivamente livros no sebo e não lê-los.
Quando abri este livro fiquei um pouco chateada ao perceber que eram crônicas e não uma história linear. Pensei que não seria capaz de terminá-lo. Mal eu sabia que acabaria por devorá-lo. Li em média 33 crônicas por dia (foram 3 dias), o que significa que talvez não tenha aproveitado direito, mas era impossível parar de ler. Embora eu me veja muito na escrita de Martha é frustrante saber que temos pensamentos políticos tão diferentes, isso me deixa com um pé atrás em elogiá-la.
Bom, pelo que entendi são crônicas que ela escrevia e postava no jornal todo final de semana, isso acabava formando certa linearidade. As melhores eram aquelas que contavam algo que aconteceram na vida da autora, talvez ela própria me criticasse por conta da busca incessante de fatos da vida alheia, mas não tive como me conter. Lembro especificamente daquela a qual ela conta que possuía um "crush" num garoto e ele acabou escrevendo uma carta de amor para ela, essa que nunca pensou que poderia ser realmente dele e, quando o bendito cujo perguntou sobre a carta a qual ela pensava incansavelmente, ela respondeu "que carta?".
Momentos cotidianos do qual nos arrependemos, mas nunca saberemos como teria sido se tivéssemos feito escolhas diferentes, tanto na crônica onde ela fala sobre a fórmula da felicidade. São tantas que passo meus dias escutando coisas e relacionando com uma das 100 crônicas que li.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro é a hipocrisia e ironia da autora. Como assim? Você me pergunta. Eu digo simplesmente que todos no fundo somos hipócritas e assumir isso é só um exemplo de maturidade. Beleza, ela não assume com essas palavras, mas desenvolve um ponto de vista por duas páginas apenas para, nas últimas duas linhas refutar e dizer que não concorda com seu argumento. (Aconteceu na crônica sobre cabelos grisalhos e em algumas sobre a morte). Já a ironia se apresenta desde a capa do livro, pois como uma mulher seminua pode ser chamada de santa? Me peguei pensando várias vezes sobre o porquê da capa ser do jeito que é. No início não gostava, quando as pessoas perguntavam o que eu estava lendo, ficava com vergonha por acharem que se tratava de algo bom? "não apropriado". Entretanto, com o tempo passei a apreciar a quebra de expectativa ao as pessoas saberem do que realmente se tratava. Martha Medeiros embora critique muitas vezes a imagem da mulher sexualizada tem um na capa de seu livro, mas é engraçado pensar que é isso que faz com que as pessoas fiquem curiosas para lê-lo. É isso que incita a vontade de saber o porquê daquela capa para um livro de excertos jornalísticos. Genial.
Poderia passar muito mais tempo falando e comentando sobre todas as crônicas que marquei (quase todas), mas prefiro apenas recomendar e esperar que você leia e tire suas próprias conclusões sobre a visão de mundo e pensamentos, críticas, sobre a rotina em que vivemos.
5 de 5 favoritado. Não vejo a hora de relê-lo.

?O mundo já caiu, baby. Só nos resta dançar sobre os destroços.?

Paulinha 20/01/2023

Martinha
Pessoas com vidas interessantes não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Inte- ressam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.
Gersyane.JacaAna 20/01/2023minha estante
Eu gostaria de ser exatamente assim

mariforeverswiftie 16/01/2023

primeiro livro de crônicas que eu li e me apaixonei pela escrita da Martha, as crônicas me fizeram querer ler mais e mais enquanto refletia sobre vários assuntos, mesmo sendo um livro que tem minha idade foi divertido ver os pensamentos de anos atrás, as vezes também tinha vontade de conversar com a autora só pra ir mais fundo sobre tal coisa.

Kazane 27/12/2022

Esperava mais
No geral é um bom livro, mas nada demais! Confesso que fui com muita sede ao pote, mas vale a leitura!

Karine.Godoy 10/12/2022

Adorei.
Martha tem uma forma de falar sobre o trivial q me encanta. Sua crônicas me fazem refletir sobre questões cotidianas com a importância que elas têm. O título não reflete o conteúdo do livro, mas isso não me incomodou. Textos atuais mesmo escritos entre 2005 e 2008.

Simone Pagliari 19/11/2022

Doidas e Santas
São crônicas tratam de diversos assuntos. Trazem indicações de filmes, livros, séries e isso tudo mesclado com assuntos do cotidiano, como relacionamento a dois, amizade, autoestima, maternidade. Enfim, uma leitura que rendeu boas reflexões!!!