Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Ivan 14/07/2011

Achei este livro essencial. As crônicas passam por vários assuntos de nosso cotidiano e ainda comentam livros, peças, filmes. A inteligência e sensibilidade de Martha é impressionante. Todo mundo tem que ler.

Mariana 08/07/2011

Chronicles of life and death and everything between
Retirada do blog Cult Me, Please.!
Link: http://cultmeplease.blogspot.com/2011/07/chronicles-of-life-and-death-and.html

Calma, não é um post super ultrapassado sobre o álbum do Good Charlotte, é sobre as crônicas de Martha Medeiros que resolvi definir com mais um título bem criativo.
Não sei muito como caracterizar o que li em "Doidas e Santas" , título que diga-se de passagem não tem muito a ver com o livro no geral, que é um apanhando de verdades sobre o nosso dia-a-dia e o mundo em que vivemos. Colocaram esse nome como as vezes nomeiam algum CD, pegam o nome de uma música e pronto, acho que foi isso, pegaram o título de uma das crônicas mais conhecidas, por ter sido adaptada ao teatro e colocaram no livro.
Joguei "Martha Medeiros" no google, entrei no Wikipédia, mas acabou que não achei nada do que queria daquela história de que quase que ela nem publica seus textos, porque Martha sempre foi publicitária e sem querer querendo acabou nesse mundo das palavras. O Wikipédia ainda a define como feminista, coisa que ela cansa de dizer em suas crônicas que está longe de ser, mas tudo bem, gente, ainda dá pra fazer trabalho escolar baseado no que qualquer um pode editar.

Pelo tempo em que fiquei lendo o seu livro no metrô de manhãzinha, eu era a única pessoa que abria um sorriso, era como uma alienígena no planeta dos mal-humorados, era só fechar o livro para tentar descer na minha estação que eu já ficava irritada, ou por alguém sem simancol que não dava licença e queria barrar minha passagem, ou por alguém que não respeita a "mão" que deve ser seguida nas escadas das estações, enfim, temos bilhões de motivos para nos estressar no transporte público de São Paulo.
Mas assim que reabria o livro após fazer baldeação minha covinhas reapareciam, e olha, as palavras de Martha Medeiros tem muito poder, porque eu sou a pessoa mais mal humorada de manhã, me imagino em várias cenas de homicídio antes que a aura matinal passe. Sabe quando você acha que um personagem de filme está extravasando o stress que chegou no pico, mas no fim era só imaginação dele? Então, eu sempre me imagino empurrando alguém nos trilhos do metrô, colocando o pé para alguém rolar escada rolante abaixo, enfim, uma psicopata mora em minha mente, vai ver por isso gosto tanto do Dexter.
Os motivos de meus sorrisos espontâneos eram muitos, rola muita identificação, afinal são crônicas, né, e é impossível não se encaixar em uma sequer. Eu me vi em muitas das situações descritas e ficava ainda mais contente quando conhecia o artista ou o livro do qual ela estava falando em alguns dos textos dedicados a discutir tal obra, ou tal cantor, como por exemplo no texto "Precisamos Falar Sobre Tudo", que citava, adivinha?! Precisamos Falar Sobre Kevin.! Assim que li o título fiquei super animada, é essa alegria boba de quando a gente pega alguma referência. Quando eu não conhecia também não ficava perdida, ela misturava uma resenha com uma discussão sobre algo que todos entendemos, além de deixar a vontade de conhecer mais sobre o motivo da discussão. Para deixar com vontade eu ia colocar algum trecho, mas vocês conhecem o google e conhecem livrarias, não é queridos leitores imaginários ?

Eu sei que faço isso em vão, mas ainda peço que comentem e mandem sugestões do que falta, do que incomoda, do que eu poderia postar.. de tudo.

LaPetiteHobbit 25/06/2011

O livro é formado por cem crônicas escritas de forma divertida, profunda, tocante, sincera. É um livro leve que deve ser saboreado ao poucos e que fala direto ao nosso coração. Cada crônica retrata um pouco do dia-a-dia de pessoas comuns como eu, você... que temos momento de alegria, desilusões, neurose. As crônicas são textos tão gostosos de ler, que quando você menos espera o livro chega ao fim e você fica com aquela vontade de ler mais e mais.
P.s.: E já era adorava a Martha antes de ler Doidas e Santas, mas depois o li fiquei mais fã dela, se isso for possível. :)

Giro Letra 04/06/2011

Doidas e santas
Excelente o livro "Doidas e Santas", de Martha Medeiros. São 99 crônicas escritas numa linguagem interessante e cheia de charme. Marta é uma escritora gaúcha, colunista dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e O Globo, do Rio de Janeiro. Seus livros têm tido uma grande repercussão, certamente em função de um modo de escrever fluido, generoso, que os torna extremamente prazerosos para quem lê. Martha Medeiros é uma mulher do seu tempo - o tempo presente -, e trata de forma lúcida das angústias, perdas e dores, bem como dos anseios, prazeres e amores do ser humano - esse complexo e estranho ser -, e de suas relações vinculares.

Neste livro, a autora traz à tona questões que são próprias de sua geração, mas que, ao mesmo tempo, se constituem como universais e atemporais, abordadas com muita lucidez e convidando-nos a realizar uma reflexão sobre nós mesmos e sobre a condição humana, num dialogismo engendrado pela interdiscursividade própria da linguagem e fomentado pelo convite permanente, ainda que tácito, ao mergulho filosófico no processo de construção de sentido de seus leitores. Adocicados por um humor delicioso, os textos de Martha trazem cenas do cotidiano, que nos enredam na tessitura de suas teias discursivas, com a simplicidade do prosaísmo e a delicadeza da poesia. A cada crônica, somos brindados com um texto delicado que dispara em nós sentimentos diversos, que nos mobiliza, e que nos faz, sobretudo, desejar mais da nossa vida. Doidas e Santas é um livro para ficar na cabeceira da cama, ou mesmo dentro da bolsa, sempre à mão quando dele se precisar. Muitos dos seus textos são quase um mantra e nos conduzem a uma viagem, como diria Drummond, de nós a nós mesmos.

As histórias presentes na obra também serviram como pano de fundo para a produção de uma peça homônima, uma comédia romântica, que fala sobre relacionamentos, de forma leve e divertida. A redação final da peça é de Regiana Antonini, ensejando uma costura sofisticada de algumas crônicas de Martha presentes neste livro e compondo uma história que faz um recorte da vida comum, que é ao mesmo tempo singular e plural. O que é mais interessante é o reconhecimento que fazemos de nós mesmos - é a nossa história sendo contada - situações absolutamente verossímeis e críveis - que acontecem todos os dias, conosco e com as pessoas de nossa realidade referencial. A peça teve sua estreia em Porto Alegre, cidade natal da autora, e contou no elenco com nomes como Josie Antello, Guiseppe Oristânio e Cissa Guimarães (que faz sua estreia como produtora).

Ana Paula Sobreira

Thaís Menezes 13/05/2011

Livro excelente!
Crônicas rápidas e que prendem o leitor.
A cada página se extrai uma frase para levar para a vida.
Como a própria Martha escreveu se referindo a um livro de Francisco Bosco, "daqueles livros que nos mantém grudados até a última página e que abandonamos sob protestos".
Termino a leitura sob irresignação de ter simplesmente terminado.
Martha Medeiros faz bem à alma!

GLAUCE 01/02/2011

AS CRONICAS DA MARTHA SÃO MARAVILHOSASSSS!!!

Lizzie 14/01/2011

Há um bom tempo, já nem lembro quando, estava andando sozinha meio triste e resolvi comprar a mim mesma um presente como forma de consolo, como fazem muitos pais ao vacinarem seus filhos. Não pensei duas vezes, entrei na livraria do shopping e deixei meus olhos vagarem pelas estantes em busca daquele que mais me agradasse pois, de fato, me agrado de quase todos.

Nada me atraía muito até que vi um exemplar de Doidas e Santas, escrito por uma tal Martha Medeiros. Eu já tinha ouvido aquele nome... Não eram dela aqueles texto que vi na internet e gostei tanto? Sim, eram. “De quê se trata o livro?”, me perguntei. Não havia ânimo o suficiente para ler o texto na parte de trás, mas resolvi levá-lo assim mesmo, tenho esta mania de fazer coisas meio às cegas, adoro surpresas.

E qual não foi minha surpresa ao me apaixonar pelo livro? No começo não gostei muito do estilo, confesso, apenas um monte de colunas soltas? Coisa mais esquisita... Então percebi que era exatamente este o motivo de ser um ótimo livro. Não fala sobre nada em específico, tem um pouco de tudo. A autora inunda a escrita com seu bom humor e uma percepção do mundo que é alcançada por muito poucos. Ela colocou em palavras tudo aquilo que eu pensava (com algumas discordâncias, claro), alterou minha visão sobre alguns assuntos, fez comparações óbvias que eu jamais havia pensado e me deu ótimas recomendações de livros, filmes e documentários, parecia uma amiga próxima. Mas o aspecto que mais me impressionou na leitura é que, embora não se encaixe neste gênero, foi o melhor auto-ajuda que já li! Recomendo a pessoas de todos os sexos, etnias e idades, mas principalmente à mulheres, este levanta completamente nossa auto-estima e nos faz aceitar que somos assim: doidas. Não há escapatória, mas quem disse que é ruim?

Martha Medeiros fala da vida em diversos aspectos em suas colunas e, através de Doidas e Santas, tais colunas se desprenderam de jornais locais e alcancem o Brasil. Acho que pegarei mais livros aleatórios nas livrarias de hoje em diante, pode ser que eu me decepcione, mas qual seria a graça de acertar sempre?

Mari Doroteu 04/12/2010

eu achei excelente!
as crônicas são muuito divertidas, bem escritas, engraçadas, e até mesmo comoventes.
é ótimo pra passar o tempo e refletir.
muito bom meesmo

Nica 01/12/2010

Acabei de ler Doidas e Santas de Marta Medeiros, é um livro muito bom, bem divertido. É a primeira vez que leio algo desta autora, e aconselho a todos a lerem.
O livro é uma compilação de 100 crônicas escritas para os jornais O Globo e Zero Hora que Mata Medeiros escreveu entre outubro de 2005 e julho de 2008. Inegavelmente esta gaucha é uma excelente cronista, utiliza sua linguagem para nos passar o cotidiano de todos nós, não apenas mulheres, como pensam muitos, mas todos nós leitores, seres humanos. O seu olhar feminino se transforma em emoção e varia de acordo com seus sentimentos: “Se eu disser pra vocês que hoje eu acordei triste, que foi difícil sair da cama ... “ todos nós já nos sentimos assim algumas vezes na vida não é? E essa cumplicidade com o leitor atrai cada vez mais a atenção mutua, ela ao leitor e o leitor a ela. Qualquer assunto ou falta e assunto é tema para que Marta Medeiro traga algo para nos dizer, seja em poesia ou em conto, pois é assim que suas crônicas se apresentam a nós ou como poética ou como histórias, pois nós a vivenciamos e a sentimos. Exemplo de uma crônica que nos remete ao conto é Dando a Impressão, pois ao dar ênfase ao não-eu, provoca o distanciamento e nos leva a ele, assim: nós vivenciamos aquilo que é relatado ao distanciamento. Ao nos identificarmos com o disparate que nos impõe os aeroportos na hora dos embarques e desembarques, nós remetemos a uma história de viagem, que muitas vezes compartilhamos.
Já a crônica que nos traduz poesia, posso citar Obrigada por Existir, um verdadeiro poema à gratidão. Mas a maioria deles tem esta característica, pois o lirismo está presente, como um monólogo interior: “Afeto, na verdade, é uma palavra soft, amor é mais contundente” ou ainda : “E um belo dia nos damos conta de que não possuímos mais a leveza necessária para apreciar o que é simplesmente belo, simplesmente inusitado, simplesmente espontâneo, simplesmente sem sentido”.Ou ainda, achei lindo: “Um cabelo branco, todinho branco, e bem curtinho, acho um charme total. Funciona porque branco é cor. Grisalho é o quê? Cansaço?” Isto é lirismo puro, isto é poesia embora a cronista foque a realidade de nossas vidas, a realidade dos fatos.

Nanda Mello 13/08/2010

Histórias do cotidiano
O livro reúne crônicas da Martha Medeiros que retratam diversas situações que toda mulher passa ou um dia vai passar.

Como está escrito na próprio sinopse,"Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados.." E desta maneira você vai lendo, se vendo e certas situações e refletindo. Afinal, tem coisa mais interessante que ler sobre sua vida?

edilson 27/07/2010

Deliciosas crônicas sobre o cotidiano.
Martha reúne no livro suas melhores crônicas e mostra o porquê de ser tão aclamada pelo público e mídia. Suas estorinhas são leves, inteligentes e mesmo quando fala algo mais denso, ela empresta uma delicadeza ímpar ao seu texto. Livro superelogiado pela crítica por ser contemporâneo e agradável. Òtima pedida

Victor 26/05/2010

Sou como um estranho no ninho
Ganhei o livro numa promoção feita (aliás, muito bem feita) pela L&PM no Twitter. Confesso minha ignorância ao dizer que jamais havia ouvido falar em Martha Medeiros e por isso escolhi "Doidas e Santas" para descobri-la.
Trata-se de um compilado de 100 crônicas escritas para os jornais "O Globo" e "Zero Hora" entre outubro de 2005 e julho de 2008 que deslizam entre a justificativa do amor, anseios femininos, a brevidade da vida e a necessidade de se redescobrir. É claramente uma antologia direcionada às mulheres e isso com certeza tornou as coisas mais interessantes pra mim (ao contrário do que possa parecer). Não que eu tenha me travestido... me mantive homem e aprendi a me enxergar do outro lado da calçada.
Em muitos momentos - ou melhor, em quase todos - concordei com os pontos de vista da autora. Sua escrita é leve e não carrega aquele ar arrogante de quem tem algo a ensinar. Ela se oferece para debater, aconselhar e expor suas ideias. No entanto, pela exaustão inescapável que é consequência da resposta a uma infinidade de e-mails semanais, Martha pisa em ovos e é extremamente cautelosa em uma série de afirmações. É uma espécie de "safety zone", um mecanismo utilizado para fugir de polêmicas - e assim acaba se contradizendo um pouquinho ("manter-se fiel à nossa verdade já é meio caminho andado", em suas próprias palavras). Talvez seja esse o único porém desta coletânea de crônicas.
Isabelle.Lima 28/12/2016minha estante
Você tem idéia do quanto é raro um homem ler Martha Medeiros? Adorei ler sua resenha aqui! :)

Gabs 20/04/2010

Confesso que nunca tinha lido um livro de crônicas, foi a Marta que inaugurou esse novo gênero para mim. As histórias se adaptam exatamente ao nosso cotidiano, nos faz pensar, rir, chorar. As crônicas dela são sempre diferentes, com muita opinião, sobre assuntos diversos: filmes, teatros, livros, situações. Não é aquela velha opinião formada sobre tudo, muito pelo contrário, até uma frase é motivo para ela conseguir criar uma crônica excelente. A linguagem é de fácil entendimento, e as histórias são curtinhas. Recomendadíssimo.

Beatriz Almeida 17/04/2010

Para mulheres urbanas...
Martha Medeiros retrata bem o dia a dia das mulheres das grandes cidades. Seus anseios, suas queixas, seus medos, de forma agradável e bem humorada as crônicas são gostosas de ler e rendem muitas risadas.