Sentimento do Mundo

Sentimento do Mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimento do Mundo

Mayara945 18/06/2020

Sobre a esperança e a melancolia
Terceiro livro publicado por Drummond, Sentimento do mundo é um livro de poesias cheio de ambiguidades e controvérsias.

Não são textos de leitura muito fácil. A maioria eu fiz em voz alta, lendo lentamente...

Apesar de poesia não ser um gênero que estou habituada, acredito ter conseguido absorver os vários sentimentos expressos nos textos: desilusão, melancolia, medo, tristeza, mas no fundo também esperança.

O posfácio do livro também é muito explicativo e após a leitura dele acredito que vale a pena fazer uma releitura dos poemas sob um novo prisma.

Katia Rodrigues 21/11/2021

"Não serei poeta de um mundo caduco"
Nas palavras do próprio Drummond: "Meu primeiro livro, Alguma poesia (1930), traduz uma grande inexperiência do sofrimento e uma deleitação ingênua com o próprio indivíduo. Já em Brejo das almas (1934), alguma coisa se compôs, se organizou; o individualismo será mais exacerbado, mas há também uma consciência crescente de sua precariedade e uma desaprovação tácita da conduta (ou falta de conduta) espiritual do autor. Penso ter resolvido as contradições elementares de minha poesia num terceiro volume, Sentimento do mundo"

"Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."

"Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor."

"Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus
Tempo de absoluta depuração
Tempo em que nao se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, nao abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo, prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação."
Cleber 21/11/2021minha estante
??????

RafaelM 22/11/2021minha estante
????

Felipe.Camargo 20/07/2021

É Drummond, não tem o que falar...
Meu poeta brasileiro predileto, em um de seus livros mais sombrios, cujo pano de fundo é a segunda guerra Mundial e a (des)esperança crônica em relação ao amanhã... A edição possui um pósfacio maravilhoso de Murilo Marcondes de Moura.

Alê | @alexandrejjr 20/01/2021

O impasse da inquietude

Após terminar a leitura e tirar um tempo para refletir sobre “Sentimento do mundo”, arrisco dizer que o Drummond presente neste livro é o do poeta contrastante. Era uma fase conturbada, para ele e para todos. Temos aqui, como muito estudado e apontado pela crítica especializada, um momento de amadurecimento em nível pessoal e social, dando início ao seu engajamento político. Aliás, guarde essa informação.

Para entender gente graúda como Drummond, não há escapatória: se você deseja guiar a sua viagem somente pelas linhas do verso, perderá - e muito - o que as entrelinhas têm a oferecer. É verdade que é necessário um esforço, mas o resultado dificilmente é negativo.

Curtíssimo em extensão, “Sentimento do mundo” é o florescimento do poeta para o que está ao seu redor. E isso começa logo no poema homônimo ao título, que apresenta um Drummond diametralmente oposto àquele do início da carreira, presente no magnífico “Alguma poesia”, onde era mais introvertido, centrado em si mesmo.

É possível verificar também o desespero do poeta diante dos tempos sombrios que se anunciavam, visto os clássicos “Poema da necessidade” e “Congresso Internacional do Medo”; há também uma crítica voraz àqueles que não dão o devido valor ao que é importante em sua época, presente em “Privilégio do mar”, “Inocentes do Leblon” e “Canção de berço”; e, para não citar todos os poemas de uma vez, falo por último do impressionante “Os ombros suportam o mundo”, que é de uma atualidade assustadora, e da urgência do belíssimo “Mundo grande”, onde o poeta surdamente declara a sua insignificância ao leitor, o que pode ser comprovado com as repetições do substantivo "mundo" ao longo do livro, rompendo assim o furo imposto pelo silêncio.

Portanto, “Sentimento do mundo” é o impasse criativo de um poeta inquieto. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas tudo se ajusta, principalmente se você tiver a oportunidade de ler na mesma edição que li, esta da Cia. das Letras, que traz informações preciosas sobre um dos maiores nomes da língua portuguesa.

Amy 23/01/2021

Amei a maioria dos poemas. Assertivo e cirúrgico em cada sentimento passado.

Cicera Evila 04/09/2022

Drummond em seu melhor
Poesias tristes e existenciais? Temos.
Mas mais do que isso vemos um Drummond amadurecido pensando e refletindo sobre o mundo e sobre si mesmo como um agente nesse mundo tão caótico, dolorido e cinza.
É Drummond pintando em cores vivas as dilacerantes dores produzidas pelo mundo em seu pior e encontrando na poesia a razão de existir e agir.

Rogéria Martins 05/08/2023

Realidade/Melancolia
Sentimento do mundo foi, para mim, um livro carregado de sentimentos realistas e melancólicos. Como bem disseram: a realidade é melancólica.

Fiquei encantada pela forma como o Drummond dispôs os poemas aqui, justamente por eles conseguimos perceber a antinomia entre a realidade de interior com a cidade grande. Não é por acaso que os poemas estão nesta ordem.
Carolina165 05/08/2023minha estante
????????

ana clara 02/11/2020

a poesia que me fez ler poesia
Li O Sentimento do Mundo quando estava no ensino médio e ele acabou completamente com a minha ladainha de "não gosto de poesia". Acho que nós leitores que iniciamos nossa vida literária no infanto-juvenil temos certo receio inicialmente de ser tão experimental com a leitura a ponto de chegar nos famigerados clássicos e também na poesia. Eu não sei de foi pelo timing, mas esse livro foi um soco no meu estômago e eu amei muito, acho que é uma dica muito boa para os (pré) adolescentes de plantão, pois, é uma escrita muito clara e os poemas pertencem a recortes de tempo muito específicos, se não entender algo, uma rápida pesquisa na internet te diz tudo o que precisa saber e quando entender a mensagem dos poemas você se apaixona e se emociona também.

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Cansativo
Esse eu somente li porque era o único livro na época que não tinha lido em casa porém graças a deus agora tenho condições de comprar livros novos, ai agora posso ler somente o que eu quero kkkk

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Evy 20/01/2011

O Sentimento do Mundo!
Eu adoro Drummond. Suas poesias são cheia de "Sentimento do Mundo" e não falo só deste livro. Tudo que já li de Drummond até hoje traz como marca registrada muito sentimento. Este livro, além disso, é um livro contemporâneo, moderno e com várias críticas a sociedade, ao modo melancólico e um pouco sonhador de Drummond! O livro é dividido em três partes:

Alguma poesia, com poemas sobre o cotidiano, política, críticas a sociedade e algumas culturas que importamos para o Brasil. Confesso que esta foi a parte que menos gostei. Daqui destaco os poemas "Toada do Amor", "Poema que Aconteceu" e "O Sobrevivente".

Brejo das Almas, ainda sobre o cotidiano porém mais romântico, embora com toques de realidade. Destaco desta parte, "Soneto da Perdida Esperança", "Segredo" e "Convite Triste".

Sentimento do Mundo, a parte que mais gostei do livro. Emoção, cotidiano, crítica e romance tudo junto. O sentimento do mundo literalmente. Destaco "Sentimento do Mundo", "Os ombros suportam o mundo", "Mãos Dadas" e "Mundo Grande". Deste último poema citado, segue um dos trechos mais lindos de Drummond, em minha opinião:

"Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar".

Leitura recomendada!

DeboraCatanante 14/01/2021

Drummond é genial
Sou fascinada pelo modernismo e Drummond é o, talvez, o meu modernista favorito.

Juliana.Rissardi 02/07/2020

Em meio aos versos, críticas ao fascismo e seu contexto em plena Segunda Guerra Mundial...
Suzanie 02/07/2020minha estante
Amo esse livro! ?

Juliana.Rissardi 02/07/2020minha estante
Tem dias que a poesia se faz necessária ?

Polly 07/04/2021

Sentimento do Mundo: será? (#162)
Não é novidade para quem já me segue a algum tempo que eu tenho um pouco de dificuldade com poesias. Exigem demais de mim, eu geralmente leio este gênero de forma arrastada e preguiçosa. No entanto, Sentimento do Mundo me conquistou. Com linguagem fácil e bastante reflexão social e existencial, Carlos Drummond de Andrade me pescou o coração. Acho que, talvez, eu deva ter encontrado a poesia em que me encaixo. Só preciso ler mais um livro do Drummond para ter certeza. Quando o fizer, volto aqui e conto para vocês. Por hora, fiquem com minha indicação de Sentimento do Mundo.

Bia.Ribeiro 12/01/2021

3/10
Comparados a outros poemas que li do autor , esses até que fazem bem mais sentido. Nenhum me tocou realmente , as palavras contam histórias mais concretas mas não consigo pegar uma moral ou um sentido maior em nenhuma.

Ka 20/04/2021

Querido Drummond...
O mundo está estranho. Está caduco - aqui peço licença para citar suas palavras na carta.

Drummond sempre foi e continua sendo extraordinário. Recomendo muito e é super de ler, entender e relacionar com os dias de hoje.