Mundo Cinzento

Mundo Cinzento Rafael Vidal

Resenhas - A Miquelina e o Crumélio

Vivi 21/10/2011

Miquelina é uma menina de 10 anos com um amigo imaginário e problemas de comunicação e sociabilização. Ou pelo menos é o que os adultos acham.....

Vamos recomeçar? Miquelina é uma menina de 10 anos com um amigo imaginário incrível, o Crumélio. Um gato super alto-astral que a ajuda a suportar as maldades do mundo, encarando com bom humor todas as situações.

A mãe de Miquelina acha que sua filha tem problemas de saúde, por que a menina é desligada, não tem amigos (só um, além do Crumélio é claro) e vive falando sozinha. Foi tanto Crumélio pra cá, Crumélio pra lá que ela resolveu levar a menina para uma psicóloga, que diga-se de passagem, nunca conseguiu "curar" Miquelina de seu distúrbio...

Além do Crumélio Miquelina só tem um amigo, o Gabriel que prefere ser chamado de Gabola. Gabola tem um blog onde relata suas experiências cientificas, esqueci de falar! O Gabola é um cientista (ou pelo menos um projeto de) tudo bem que nenhuma de suas experiências foi bem sucedida até hoje, mas é errando que se aprende né?

Até aí, as vidinhas desses dois correm tranquilamente (pelo menos sob o ponto de vista dos dois) mas suas mães não concordam com isso. Desesperada com a falta de vida social de Miquelina, sua mãe resolve pedir a ajuda da Mege... Ahn... Diretora do colégio a integrar a Mique e os outros alunos. A Diretora por sua vez resolve matar dois coelhos com uma pancada só, e chama sua aluna queridinha para ajudar. E é aí que Cordélia entra...

Cordélia, mesmo aos 10 anos já é um projeto de celebridade-mirim, por onde passa arrebata as multidões com sua beleza estonteante e sorriso encantador, pelo menos essa é sua visão de si mesma. Já deu pra perceber que a modéstia não é lá uma de suas qualidades mais aparentes.

Então super satisfeita por receber uma tarefa tão importante da sua querida Diretora (Leia-se: Possessa de raiva) Cordélia tenta sua primeira aproximação dos dois esquisi... Ops... futuros amigos indo a uma das reuniões semanais onde o Gabola e a Miquelina testam seus experimentos.
Quando chega lá, algo super estranho acontece, a invenção do Gabola funciona!! Não do jeito que ele havia previsto, mas funciona (confesso que nessa parte lembrei do filme do Frankenstein: Ele está vivo!! Está Vivo!!!) só que após todo o estardalhaço provocado pelo TARUGO (esse é o nome do aparelho maluco) a Miquelina descobre que o Crumélio sumiu!!

A partir daí (um pouquinho mais a frente na estória) esse trio irá viver uma grande aventura para tentar descobrir o paradeiro do Crumélio. Conhecer um mundo inteiramente novo, lutar contra os espectros será com certeza uma experiência no mínimo enriquecedora (bem.. se não for enriquecedora pode colocar na conta das assustadoras mesmo).

"O Crumélio olhou então pra mim, sorriu e enrolou um pouquinho. O danado sabia que a curiosidade me dava mais aflição que barata escalando a perna dentro da calça." Pág 9

"Por isso, esperamos um pouco mais para soltar. E aí, outro pouquinho mais. E o último pouquinho, até que de repente o chão sumiu.
E eu devo ter feito uma bela cara de besta quando me dei conta: aquele último pouquinho havia sido uma grande burrice." Pág 53

Bjokas!!!

Swan 03/02/2012

Miquelina é o tipo de criança antissocial, ela não se enturma com as outras crianças na escola, mas também não incomoda-se com isso. Seus melhores [e únicos] amigos são o Crumélio, um gato falante que só ela consegue ver, e Gabola, um garoto nerd que adora passar o tempo em seu laboratório inventando alguma engenhoca e que, como a própria Miquelina, não tem outros amigos.
Preocupadas com o comportamento das crianças, as mães de Miquelina e Gabola pedem ajuda à diretora Alamanda, que resolve 'convocar' Cordélia, a sua aluna preferida que status de estrela mirim, na esperança de que, juntando os três, a popularidade da garota possa resolver o problema dos outros dois esquisitos.
Cordélia faz de tudo para se aproximar e, depois do sumiço repentino do Crumélio, os três partem para um estranho mundo em busca do amigo felino da Miquelina. Eles só não imaginam o quão perigosa essa aventura pode ser.

Minha opinião? Uma estória leve e divertida de leitura fácil e rápida. A narrativa, ora em primeira pessoa, ora em terceira pessoa, mostra os acontecimentos sob o ponto de vista dos três personagens principais, cada um de uma forma diferente: Miquelina narra de forma livre, Gabola faz postagens em seu blog e Cordélia escreve em seu romance autobiográfico. Gostei muito do cuidado do cuidado com a linguagem utilizada (clara e direta) e com a diagramação, bem como as ilustrações. O autor esbanja criatividade e muito tato ao escrever uma história para o público infanto-juvenil. Ótimo livro!

Vanessa Vieira 29/12/2012

A Miquelina e o Crumélio_Rafael Vidal
O livro A Miquelina e o Crumélio, de Rafael Vidal, nos conta a história da garota Miquelina. Bastante introspectiva, ela só conta com a amizade do blogueiro e "cientista" Gabriel, e do seu gato, Crumélio, com o qual conversa abertamente, por mais que ninguém acredite. Porém, durante um dos experimentos malucos de Gabola, seu gatinho acaba desaparecendo, o que lhe provoca bastante agonia.

Cordélia, colega de escola dos garotos e queridíssima da diretora do colégio, recebe a missão de se aproximar dos amigos e ajudá-los a ampliar o seu círculo de amizades. O que ela não sabia é que iria embarcar em uma aventura de tirar o fôlego na busca por Crumélio ao lados dos dois.

A jornada dos três é cheia de perigos e de criaturas exóticas e apavorantes. Eles enfrentarão muitos desafios na busca por Crumélio e precisarão de imensa força de vontade e perseverança para concluírem seu objetivo.

A Miquelina e o Crumélio se trata de um livro infantojuvenil, com um enredo muito gostoso e empolgante. Narrado em primeira pessoa pelos três garotos, apresenta o ponto de vista alternado de cada um, fazendo com que vivenciemos a história de vários ângulos. Percebemos também que o autor quis nos passar uma mensagem sobre o comportamento de crianças quietas, caladas e que não se enturmam com facilidade, sendo uma leitura muito indicada para esse público, como também para seus pais e responsáveis.

Miquelina se isola de tudo e todos. Os seus únicos amigos são Gabola e o seu gato Crumélio, com que ela tem altos papos. Muitos afirmam que o gato é uma espécie de amigo imaginário, uma válvula de escape com quem ela compartilha seus medos e anseios, já que é uma garota bem introspectiva e solitária. Outros, como até mesmo sua mãe, acreditam que ela possui algum tipo de doença, como esquizofrenia.

Gabriel, por sua vez, é um verdadeiro nerd, e assim como Miquelina, também é um garoto isolado, que tem como hobbies blogar e fazer experiências extraordinárias, tendo uma delas culminado com o desaparecimento de Crumélio. Ele é bem descuidado quanto sua higiene pessoal e também possui muita baixo-estima.

Cordélia é uma espécie de miss perfeição, e só aceita ajudar os dois amigos porque ganhará pontos com a diretora e pode se tornar uma espécie de celebridade pelo colégio. Porém, a aventura acaba causando grande impacto na garota, e por mais que não seja tão visível, percebe-se um certo clima entre ela e Gabola.

A Miquelina e o Crumélio é uma aventura bem desenvolvida e com uma narrativa fluída. Por possuir poucas páginas, pode ser lido em algumas horas e nos proporciona uma história bem fluida e gostosa. A capa e todas as ilustrações contidas no livro, muito bonitas por sinal, foram feitas pelo próprio autor, Rafael Vidal. A diagramação da obra também está bem caprichada, com letras em um tamanho ideal e sem erros de ortografia. A continuação do livro A Miquelina e o Crumélio - Cama de Gato, já foi lançado pela Rai Editora e pretendo lê-lo em breve. Recomendo =)

Crys 25/03/2013

Resenha pelo Diários de um piquenique
Crumélio é o gato imaginário (e melhor amigo) de Miquelina. Gabola é um menino super nerd que adora descobrir sobre a ciência. O que eles têm em comum? Simples. Aquela velha história de escola: exclusão.
E ai, surgi a Cordélia, a aluna exemplar; presidente de classe; mais bonita do colégio, para tentar dar um jeito nesses dois anti-sociais. Então já imaginou ne? A tímida, o nerd e a metida: confusões e risadas das boas.
E numa dessas confusões, eles se lascam de verdade! O gato de Miquelina, o Crumélio, some misteriosamente depois de uma tentativa científica de Gabola. Para onde será que foi aquele gato que só a Mique poderia ver? E a resposta estava no buraco que o nerd fez em sua garagem...

Para ler a resenha completa, acesse: http://www.diariosdeumpiquenique.com/2013/03/a-miquelina-e-o-crumelio-mundo-cinzento.html

Karini.Couto 24/08/2013

"Os adultos dizem que o mundo é enorme e que na vida
não dá para ter certeza de nada. Eu não concordo. Pois,
aconteça o que acontecer, o mundo vai ser sempre mágico
e cheio de surpresas, porque sempre terei comigo o meu
melhor amigo. O meu Crumélio.
Miquelina e Crumélio: dois amigos indeparáveis."
(pág.10)

Rafael Vidal autor de A Miquelina e o Crumélio conquistou não só meu filho de dez anos, como eu mesma e até minha pequena filha de apenas 3 anos de idade, para quem adoro ler histórias. Seu livro apesar de voltado para o público infantil conseguiu entrar para os meus favoritos.

Vamos conhecer alguns dos principais personagens da história:

Miquelina > uma menininha que acredita em um amigo imaginário e vista como uma jovenzinha com problemas por este motivo.

Crumélio > amigo imaginário de Miquelina

Gabola > menino muito inteligente e melhor amigo de Miquelina

Cordélia > garota que tem sonhos de se tornar uma celebridade, um tanto quanto convencida e que fica incumbida de auxiliar Miquelina a se "misturar" aos amigos reais.

Miquelina é muito inocente apesar de seus dez anos e engraçada; ela conversa a todo instante com seu amigo Crumélio e as pessoas a sua volta não entendem o que se passa com ela.
Mique frequenta uma psicóloga em um esforço de seus pais para que ela seja normal, mas o que é normal para quem está ao seu redor, não é a realidade de Miquelina. Mesmo assim, sua mãe está muito preocupada com sua condição.

"Tudo perfeito. Até que o telefone tocou na sala
da diretora Alamanda. Era a mãe da Miquelina,
querendo ajuda para resolver o problema da filha.

- Blá blá blá amigo imaginário, blá blá blá esquizofrenia,
blá blá blá remédio tarja preta diluído no suco.
Daí, blá blá blá sentimento de perda, blá blá blá socialização e
blá blá blá, pelo amor de Deus.

E era isso. A menina precisava de amigos."
(pág.15)

"Irritante, pensou ela..
Parecia regra: sempre tinha que ter um cupim
que não conseguia achar seu lugar no formigueiro..
Mas aquilo era tudo muito aborrecido. Tanta coisa
importante, eventos internacionais e torneios esportivos,
e ela tinha que perder tempo se preocupando com um par
de esquesitos."
(pensamento da diretora Alamanda após ligação
da mãe de Miquelina - pág.15)

A diretora da escola, Alamanda é uma mulher meio que cruél em seus pensamentos.. Na verdade a psicóloga também, parece que os adultos se enchem com os problemas das crianças como se fossem absurdos e tivessem mais o que fazer. Na verdade, é exatamente assim que pensam essas duas personagens!

"Por trás dos óculos da Doutora:
- Pobrezinha. Maluquinha, maluquinha! Mas o que seria
de mim se não fossem essas criancinhas egoístas
que deixam suas famílias mais esfareladas que paçocas
no fund da bolsa?"
(pensamento da Dra. Schadenfreude
após consultar Miquelina - pág.12)

"Puxa, foi só uma risadinha.
- Desculpe. É que eu e o Crumélio...
- E QUANTAS VEZES PRECISO DIZER:
NÃO EXISTE DROGA NENHUMA DE CRUMÉLIO"
(diálogo entre Miquelina e a Doutora após Miquelina rir por
ter apostado com Crumélio quem conseguiria encarar
a Doutora por mais tempos sem rir)

Gabriel (Gabola) é um menino de onze anos e vive escrevendo em seu blog como em um diário, pois acredita que ninguém lê seu blog mesmo, então o usa para relatar seus dias. Assim como Miquelina, Gabola é um menino que não se importa em ter amigos.. Ele vive cercado por suas invenções.

"Péssimas notícias. Péssimas!
Minha mãe falou que eu estou fedido e com bafo.
Lógico. Troquei o sabonete pela calculadora e a
escova de dente pela chave de fenda. Isso por dois dias."

Cordélia é uma figura, aliás.. Todos os personagens o são.. Ela tem sonhos ambiciosos e em sua lista de pendências, constam: "ganhar o Oscar, ser Miss Universo, ganhar Prêmio Nobel entre outros".

Cordélia acredita que em breve estará realizando suas pendências e que muitas pessoas irão idolatrá-la e segui-la. Ela não é nada humilde e se acha a pessoa mais importante do mundo. rs

Como ela é encarregada da missão de fazer Miquelina e Gabola se socializarem com as demais crianças, mesmo irritada com tal tarefa.. Cordélia acredita que se for possível o milagre de ajudar esses dois "esquisitos" poderá iniciar um cessar fogo com o pé nas costas e ganhar o Nobel da Paz. kkkkkkkkkkk

A aventura desse trio tem inicio com o desaparecimento de Crumélio após a tentativa de Miquelina e Cordélia ajudarem Gabola com uma de suas invenções (Gabola vive criando invenções científicas).
Na busca por encontrar Crumélio esse trio se mete em várias situações inusitadas e divertidas.

Rafael Vidal escreve de forma simples, pois se trata de um livro infantil e o intuito é que as crianças possam compreender facilmente o enredo e que possam até mesmo se identificar em uma ou outra situação; como a de não ser uma criança tão sociável como a maioria ou até mesmo de possuir um amigo imaginário, entre outras questões.

Com uma leitura leve e divertida pude palpar através dos personagens nada comuns o valor da amizade e sentir a emoção e sinceridade dos personagens com os fatos narrados.

O livro é recheado de surpresas engraçadas e muita aventura onde realidade e imaginação se misturam e realmente se confundem nos transportando para um mundo onde as coisas são vistas de acordo com cada olhar atendo que há ao redor e com sentimento pessoal que vai de cada um.

A Miquelina e o Crumélio possui ilustrações muito bem feitas que dão um colorido especial à obra, fora isso toda a diagramação está caprichada tornando a leitura ainda mais atraente aos olhos do leitor. A narrativa sofre mudanças que ficaram muito bem empregadas nessa história. Ora por parte de Miquelina, ora pelas escritas de Gabola em seu blog, ora pela visão da convencida e sonhadora Cordélia..

O livro como um todo é lindo! Fiquei verdadeiramente encantada com a história.

Um livro para se ler em família e se dar boas risadas ao lado de nossos filhos e com uma abordagem simples e diferente onde torna fácil conversar algumas questões do cotidiano com nossos pequenos.

Não pensem que o livro só pode ser lido por uma "mãe" ou "pai", o livro pode e deve ser lido por qualquer pessoa que se identifique com fantasia, aventuras e uma pequena dose de realidade!

Essa história contará ainda com mais um livro e aqui em casa estamos ansiosos pela continuação!

site: http://www.mixliterario.com/2012/08/resenha-miquelina-e-o-crumelio-mundo.html

Glazi 12/02/2020

História divertida
É uma leitura facil e divertida, em que improváveis amizades ocorrem...gostei do livro.

Vivi 19/06/2021

Está história é bem fluída.
É bom, mas não consegui me manter na história.
Tem uns assuntos bem complexos que na minha opinião é a causa da história.
(Se eu dizer mais do que isso posso dar Expoiler)
Queria falar mais sobre o livro.
Soube no final do livro que tem uma continuação.
Em geral o livro é muito bonitinho

sentilivros 25/03/2013

resenha de A Miquelina e o Crumélio
A resenha de hoje é de um livro Infanto Juvenil muito bacana. Escrito e ilustrado por autor nacional.
Conheçam um pouquinho de A Miquelina e o Crumélio - Mundo Cinzento - Rafael Vidal

Como disse acima, esse livro é m Infanto-Juvenil que eu solicitei a Rai Editora e pelo qual fui fisgada.

O livro, em sua maioria, é narrado pela Miquelina. Uma menina pré-adolescente que tinha um gato, o Crumélio, como amigo imaginário. Mesmo com essa "esquisitice", tem um melhor amigo, o Gabola e juntos com Cordélia que nem é tão amiga assim, partem em busca de Crumélio que sumiu.

Uma aventura com certo "q" de sombrio, mas também é divertida, seja pela amizade/inimizade, pela confiança/desconfiança e o mundo que se abre para eles.

Como eu disse anteriormente, o livro é em sua maior parte narrado pela Miquelina, mas há momentos em que ficamos sabendo a perspectiva do Gabola, através de seu blog. Isso esmo, no meio da história, aparece uma página como se fosse a página de um blog. E ainda, podemos contar com as páginas do "Romance Autobiográfico: Córdelia cor de Camélia", onde a própria Córdelia conta sua versão dos fatos.

Nos capítulos finais ainda contamos com o diário do Crumélio para elucidar um pouco as coisas e nos prepararmos para a próxima aventura que é A Miquelina e o Crumélio - Cama de Gato. Eu com certeza quero ler *-*.

As ilustrações, em preto e branco, do livro são todas feitas pelo próprio autor e são ótimas.

Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2013/03/a-miquelina-e-o-crumelio-mundo-cinzento.html