De volta à vida

De volta à vida Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - De volta à vida

Juliana 06/12/2010

De volta à vida
O livro conta sobre uma adolscente chamada Alandra que tem um drama familiar, o seu pai chamado Otávio bebe muito e é alcoólotra, Alandra tem uma mãe chamada Clarissa, que protege seus filhos do comportamento do pai, Alandra é muito tímida na escola por causa de seus problemas familiares e os professores a ajudam ,porém o seu irmão mais novo, Cássio é o mais afetado, mas no decorrer da história seu pai procura ajuda aos A.A (Alcoólicos Anônimos)e se liberta do vício. Achei o livro muito bom pois conta uma história de superação.

Mah 18/01/2010

Nicolelis aborda um assunto que é comum em muitas famílias: o Alcoolismo. Uma doença, antes de mais nada é uma doença mesmo, que destroi pessoas e famílias de formas devastadoras. Nesse caso, a autora conta uma história com final feliz em que depois de trazer muito sofrimento as pessoas amadas, Otávio decide se tratar e aceitar que está doente de verdade. Aqueles que conhecem pessoas com esse problema, se indentificam bastante com os personagens e a história. é um livro que pode ajudar a abrir os olhos daqueles que ainda não querem perceber que estão doentes.

Yeda 26/05/2012

Uma história de superação. Ao ler, ficava imaginando como deve ser dificil ter alguém na família alcoolatra, sabendo que esta realidade nem sempre está não distante da gente.

flavinhaa.domingos 27/01/2021

Aah que saudade dos meus 12/13 anos quando li esse livro obrigada pela história!
Claro, é um livro para pré adolescentes e li como se ainda fosse uma. Trata de um assunto muito importante que é o alcoolismo e como isso afeta as pessoas, muito bom! Por mais que achei o livro meio infantil (mas é claro, o livro não é pra minha idade), foi muito legal, parece um conto de fadas mas com a realidade que muitas pessoas vivem. Mas achei alguns defeitos como: se para resolver alguns problemas na adolescência precisa de cirurgia plástica ou de um namorado que aparece do nada e irá mudar sua vida. Acredito que se isso fosse importante pra alguém na pré-adolescência seria um gatilho para pensar que somente assim seria feliz e tal tal tal! Mas é um livro com assunto importante e ao mesmo tempo leve, reli em um dia, muito bom!

Pedro 26/01/2023

Eles tinha a faca e o queijo na mão, mas...
Li a Sinopse desse livro, me interessei e decidi lê-lo. A proposta dele é muito interessante, apesar de ter sido publicado nos anos 90, o seu tema continua sendo muito importante. O alcoolismo é um problema muito sério, uma doença que destrói vidas ao redor do mundo. Então comecei a ler e me surpreendi (de forma negativa). A escrita não me prendeu, os personagens são mal desenvolvidos, tramas previsíveis, diálogos genéricos, cenas desnecessárias, etc. O Edu por exemplo, é um personagem completamente raso, só está ali por estar. A Alandra, personagem principal, é muito insensível e só pensa em si mesma, tem atitudes irracionais e injustificáveis, mesmo estando em um momento péssimo da sua vida. Enfim, detestei esse livro e só terminei para cumprir a meta. O tema abordado é muito legal, só que infelizmente foi abordado de uma péssima maneira, não recomendo.

abner 06/08/2012

Gostei muito porque ele fala sobre um assunto polemico da atualidade

DannyelBR 09/02/2018

Livro de lições
Uma família totalmente prejudicada por causa do álcool. A família era bem sucedida, até que Otávio, o pai da família, começa a beber e passa a ser dependente do álcool. Perde emprego e então a vida financeira de todos cai. Otávio age de forma vergonhosa e horrível em casa, nas ruas e até no trabalho de sua esposa. Alandra, a filha mais velha, se torna depressiva e passa a ter ódio do pai por ela ser motivo de piada em sua escola. Até ela conhecer o Edu, um garoto com quem ela se apaixona e faz com que ela pense do jeito certo de seu pai, que ele está doente e precisa de sua família. Cássio, o filho mais novo, ainda é uma criança para ter problemas reais com a situação, mas mesmo assim sente pena do pai. E finalmante a Clarissa, a mãe da família, ela, dentre todos, foi a que mais sofreu. Ela teve que se esforçar no trabalho para manter as coisas da família e quando chega em casa cansada, é obrigada a aturar o marido bêbado estragando sua vida.
Ao longo do livro, recebemos lições e aprendemos que o alcoolismo é uma doença incurável, basta você se esforçar, mas antes de tudo, deixar Deus agir em sua vida.
Realmente é difícil relaxar sem saber o que acontece capítulo após capítulo. Bem, este é um livro pequeno, mas com um enorme valor sentimental. Vale a pena ler.

Ana 14/02/2018

Vício em família
Lido por mim pela primeira vez em 1997, esse foi um dos primeiros livros com um ''tema sério'' com o qual me deparei, e logo se tornou o meu favorito, pois o sofrimento da família da história mexeu demais com minha mente.
O livro conta a história de Alandra e sua família, que está passando por um momento muito delicado.
Alandra até pouco tempo atrás era muito alegre e dedicada aos estudos, porém as professoras de sua escola vem percebendo uma mudança brusca em seu jeito de ser.
Chamada para conversar com a coordenadora e uma professora, ela conta tudo o que estava entalado em sua garganta, a contragosto inicialmente, mas depois vai se soltando.
O responsável pela sua mudança de estado de espírito e pela baixa em suas notas é o alcoolismo de seu pai, Otávio, que antes era um sujeito bonito, com uma carreira brilhante, mas que se deixou levar pelo vício.
Toda a família está sofrendo com o alcoolismo do pai de Alandra. O que fazer para ajudá-los, e acima de tudo, ajudar Otávio?

Bruce 15/02/2018

Este livro mostra os problemas de uma família comum, mostrando a os problemas do alcoolismo e as formas de superá-lo. Recomendo para todos, ainda mais para aqueles que acham que seus problemas não tem solução.

Daneyxans 03/03/2024

Interessante
Foi interessante de certa forma. Porém eu esperava mais do final. O livro é breve e passa a mensagem, mas poderia ter sido mais bem trabalhado alguns pontos. Uma leitura para uma tarde tranquila.
Recomendo para quem gosta de refletir e para quem estiver passando por momentos como a família de Alandra. O alcoolismo é algo sério e deveria ser mais falado, pois o preconceito ainda é muito grande.