Tentação

Resenhas - Tentação

Daniel 21/02/2020

O último romance de Adolfo Caminha
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2020/02/tentacao-de-adolfo-caminha-resenha-123.html

Sr Estevam 20/08/2022

Isso realmente foi uma "tentação"?
Bom, fui obrigado a ler por conta da escola, e até que não é um livro de todo ruim, mas em minha opinião, seria uma ótima novela das 17/18, já que, esse último romance de Adolfo Caminha e extremamente leve, sinto que ele precisava de algo assim depois de escrever um título como "o bom criolo" por exemplo, mas enfim, de tentador não tem praticamente nada muito expressivo, como comparado aos acontecimentos de "o cortiço" por exemplo, o livro acaba tendo muita demora nos seus acontecimentos e o quer colocar um plod twist bem nos 45 do segundo tempo, oq o torna decepcionante.
Os personagens são bem característicos e promove uma relação muito agradável com o leitor e uma boa empatia em forma de imersão na história entre os personagens, até por isso vendo uma caracterização em forma televisiva seria muito boa.
Sem dúvidas não é um livro de todo ruim, mas sinto que poderia ter mais páginas para ter um bom desfecho.

Aline 08/08/2013

Já li melhores!
Bacharel Evaristo fora convidado por seu amigo Luís Furtunato, que li prometera um emprego, para morar no Rio de Janeiro, então Evaristo foi com sua esposa Adelaide para o Rio.
Luís Furtunato tinha otimas relações no Rio, inclusive cinecera a familia Imperial. Ele vivia muito bem com sua esposa, porem adorava corteja mulheres de belo rosto e foi assim que admirou Adelaide... ai começa a tentação!

Iva 17/01/2016

Narrativa delicada
Não conhecia Adolfo Caminha, achei o livro por acaso, baixei (não é esta edição que li, mas não a encontrei em nenhum lugar para registrar - a obra já é de domínio público), e gostei muito da narrativa delicada, psicológica, de uma época imperial brasileira, mas muito atual nas emoções e sentimentos de pessoas que são deslocadas, voluntariamente ou não de suas raízes e se deparam com dilemas éticos e morais para os quais não estão preparados. É quase uma crônica de costumes.

Nena 04/07/2016

Evaristo de Holanda é um ambicioso bacharel de direito q almeja frequentar a corte no Rio de Janeiro, junto com sua recatada esposa Adelaide. Arruma emprego no Banco Industrial através de seu amigo Furtado e imediatamente parte da cidadezinha de Coqueiros, no sertão, em busca de vida nova e mais próspera na cidade grande. Furtado é casado com dona Branca, uma mulher extravagante, nos modos e nos luxos. Evaristo e sua esposa ficam hospedados na casa do amigo, onde participam de festas e toda vida social aristocrática, porém, tanta disposição de Furtado em ajudar o recém chegado Evaristo, deve-se a seu interesse por sua jovem e bela esposa, Adelaide. A história aborda os costumes da sociedade da época, traição, adultério, hipocrisia, política, monarquia, república, lealdade, fidelidade, amor, amizade. Uma história agradável, levinha e curtinha.
Samara 26/05/2019minha estante
Esse livro só tem uma edição. Deve ser raro encontrá-lo