Tratado Secreto de Magia

Tratado Secreto de Magia Rodolfo Santos...

Resenhas - Tratado Secreto de Magia

ricardo_22 19/01/2012

Resenha para o blog OverShock
Tratado Secreto de Magia – Volume II, Chico Anes e Ricardo Ragazzo (organizadores), 1ª Edição, São Paulo-SP: Andross Editora, 2011, 159 páginas

Lançado em novembro de 2011, Tratado Secreto de Magia – Volume II é, ao lado de Dias Contados – Volume 2 (resenha aqui), uma das cinco últimas antologias da Andross Editora, que como sempre, aposta e dá a chance de novos autores divulgarem seus trabalhos e assim iniciar suas carreiras literárias. “E com um sorriso sarcástico ela jogou todo o peso do corpo sobre um de seus saltos que já não tocava mais a plataforma, sumindo no misto de sombras e luzes que era a noite nova-iorquina. (pág. 17: Empire State – Ariel Paiva)”.
Com 32 contos, de 29 diferentes autores, a antologia foi organizada por Chico Anes, membro-fundador da República dos Escritores e que já publicou outros livros pela Andross; e por Ricardo Ragazzo, nosso parceiro e que publicou no último ano o livro 72 Horas para Morrer (resenha aqui), pela editora Novo Século. É com um texto dos organizadores que o livro tem inicio, explicando ao leitor o motivo de existir a palavra Secreto no título da antologia. “É preciso saber para ousar. É preciso ousar para querer. É preciso querer para ter o Império. E para reinar, é preciso calar. (pág. 11 – organizadores)”.
Logo após a apresentação escrita por Anes e Ragazzo, os mais diversos contos referentes a magia são expostos de forma bem organizada e divida entre os mais diversos estilos, para que a leitora não seja cansativa. A jovem autora Ariel Paiva é que tem a responsabilidade de abrir o livro com o simples, mas bem escrito, conto Empire State. Em seguida é Schetûr, escrito por O. A. Secatto, co-autor de Dias Contados – Volume 2, e que novamente surpreende com sua história, como já acontecera na antologia citada. Surpreendente também é Os Sete Anjos, um dos melhores contos, escrito por Kathia Brienza, que faz referências ao mestre Leonardo da Vinci e conta uma história muito bem trabalhada, se tornando também o maior conto de todo o livro, com nove páginas. “Por mais genial que isso, pois ele era realmente talentoso, eu não poderia conviver com aquele tormento. Eu não poderia transforma-me em uma marionete de um defunto (pág. 32: Os Sete Anjos – Kathia Brienza)”.
Se tratando de magia, não poderiam faltar histórias inspiradas em Harry Potter, e encontramos isso em Um Novo Mundo, da jovem Julia Fernandes. Em seu conto, a autora narra a história de Melany, garota que está prestes a entrar em uma escola de magia. Outro tema que não poderia faltar é a maldição, tão usada na literatura fantástica. Dentre os contos que envolvem algum tipo de maldição, o destaque fica para A Filha da Lua, de Lívia Stevaux; A Ceifadora do Inferno, de Carla Witch Princess; e A Maldição de Quira, da querida M. C. Dadalt. Alguns contos engraçados também foram colocados na antologia, e o responsável por isso foi Luiz Carlos Dias, paulistano que escreveu os contos Agatha e o Exército das Ervilhas Mutantes e Fred, o Rico, conto sensacional e que, apesar de apenas duas páginas, conseguiu ser muito engraçado e ao mesmo tempo inovador, se destacando entre os demais. Além de O. A. Secatto, alguns co-autores de Dias Contados, ou de outras antologias, também participam de Tratado Secreto de Magia, como por exemplo a querida L. E. Haubert, que com dois contos mostrou que tem talento e um futuro promissor. “Algo despertou em sua alma: era sim a mesma pessoa! Em outra forma, mas a mesma pessoa por dentro. Tocou a pele de veludo, e todas as inseguranças que teve sobre seus sentimentos por Júlia se esvaíram. É claro que a amava. (pág. 142: A Maldição de Quita – M. C. Dadalt)”.

Mais em: overshock.blogspot.com/2012/01/resenha-65-tratado-secreto-de-magia.html (Leia e comente)