Sabor de Sangue e Chocolate

Sabor de Sangue e Chocolate Helena Gomes

Resenhas - Sabor de Sangue e Chocolate

Camis 18/10/2012

Adorei!
Sabor de Sangue e Chocolate, publicado pela Editora Escrita Fina, foi tudo o que eu esperava. Intenso, eletrizante, misterioso, emocionante e sexy. Embora a capa não tenha me chamado a atenção, o título fez o trabalho sozinho e já me conquistou. Afinal, o que pode ser mais delicioso e perigoso que a mistura de sangue e chocolate?

Alex, um adolescente de 17 anos, sentia-se “a ovelha negra da família”. O pai pouco se importava com ele, e a mãe não se importava nem se quer um pouco. Mesmo tendo dinheiro e um bom status social, Alex sempre sentiu que faltava algo em sua vida: amor.

Esse era o único problema de Alex, até o dia em que presenciou um assalto e de alguma forma certas habilidades foram despertas no garoto: velocidade e visão fora do comum, olfato apurado, e vontade de beber sangue.

Com medo da reação dos pais, Alex esconde o assunto. Mas como se não bastasse isso, o jovem garoto começa a ter certas alucinações com uma garota atraente e gentil, mas que pra ele não passa de uma alucinação que reforça a ideia de que ele está ficando louco.

Devido ao trauma do assalto os pais de Alex o enviam para uma viagem com o motorista da família até Nova Guanaja, uma cidadezinha no interior do Rio Grande Sul, bastante popular graças aos seus deliciosos chocolates.

O que eram pra ser férias relaxantes se tornaram um filme de terror quando uma série de assassinatos começa a ocorrer na cidade. Pessoas decapitadas e peladas, mulheres estupradas e sem nenhuma gota de sangue em seus corpos. E claro, secretamente isso tudo tem a ver com um grupo de garotas irresponsáveis fazendo rituais de bruxaria no meio do bosque à meia-noite.

Alex irá descobrir mais sobre si em Nova Guanaja e irá enfrentar as mudanças de seu corpo. Mas ele também terá uma missão ainda mais difícil nessa história: salvar Nova Guanaja de quem quer que seja que está aterrorizando essa cidade. Ou melhor, o QUE quer que seja.

Um livro, como eu disse, eletrizante. Li Sabor de Sangue e Chocolate em apenas um dia, porque simplesmente não conseguia desgrudar. No início me sentia muito confusa, mas à medida que a narrativa vai fluindo o leitor vai desvendando os mistérios que cercam Alex. Um detalhe que adorei do livro foi a textura das páginas: são grossas! Sexy, envolvente e recomendadíssimo!

"Ela perdeu o fôlego, as pernas bambas.
Sabia o que ele mais desejava.
Sangue. (Página 32)"

"- A magia pode ser comparada à tecnologia – filosofou a chocolateira. – Tu tem a escolha de usá-la tanto para o bem quanto para o mal. (Página 208)"

Karenina 02/02/2013minha estante
Adorei sua resenha!!
Quando vi o nome do livro achei meio estranho,e lendo a resenha eu entendi do q se tratava...
Adoro livros assim,meio "macabros" e misteriosos!
Com certeza lerei!!

Domino 03/02/2013minha estante
Suas Resenhas são sempre maravilhosas e sempre desejam ler o livro como faz um tempinho que desejo ler-lo, :) agora me deixaste com mais vontade!

Kelry 03/02/2013minha estante
Adorei a resenha, eu não conheçia o livro mas me apaixonei.

Nara May 03/02/2013minha estante
Por que livros assim não são muito divulgados? É o gênero por qual mais eu sou apaixonada, atualmente! A capa, o pequeno trecho... Preciso ler!

Jhelp 04/02/2013minha estante
Já conhecia o livro e adorei muito sua resenha... Ele deve ser simplesmente perfeito, não vejo a hora de ler!!

Ritielly Gripa 04/02/2013minha estante
Eu já queria o livro, agora que li sua resenha fiquei louca por ele. Necessito de lê-lo. ^^

Marília 05/02/2013minha estante
eu já estava interessada em ler o livro, dpois da resenha eu necessito

Jess 05/02/2013minha estante
A capa do livro realmente nao saria nada pra ele mas ate que o enredo da historia me prendeu a atenção a narrativa tambem me parece ser interessante.

Aline 05/02/2013minha estante
Adorei a temática e a forma como história foi contada. Parabéns pela resenha, quero muito ler esse livro!!!

Lari 05/02/2013minha estante
Eu amo desse gênero! Sua resenha ficou demais! Parabéns =)

Maristela 07/02/2013minha estante
Estou com vontade de ler esse livro já faz um tempinho, desde que ganhei um livreto com o primeiro capitulo da história. Sua resenha está muito boa.

Amanda.Fernandes 07/02/2013minha estante
Amei sua resenha! Parabéns! Ansiosa para ler o livro *-*

Michelle Ladisl 08/02/2013minha estante
Sua resenha ficou maravilhosa !!Bjus

Gy 08/02/2013minha estante
Amei a resenha... Parece ser bem legal o livro... Estou super curiosa para ler essa historia...

Elileudo 09/02/2013minha estante
A resenha ta muito boa e convidativa, vou lê-lo o mais rápido possível ;D

Genilda Silva 12/02/2013minha estante
Vou ler! :D

Rosiclecia 12/02/2013minha estante
Como eu já tinha falado antes... O livro me parece ter um narrativa mas "americana"... Com sua dinâmica e contexto, pois não é "normal" autores brasileiros utilizarem esta temática... No entanto, eu creio que seja a que mais chama os leitores novos : mistério (ocultismo).

Nâna 14/02/2013minha estante
Sangue e chocolate... Hummm
Curiosa quanto ao que ele é o que vai enfrentar.

Bjus!

DomDom 16/02/2013minha estante
Eu até que gostei da capa, e do título também.
Achei a trama bem interessante, pois tem essa pegada de mistério que me prende absurdamente. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Aline Cristina 22/02/2013minha estante
Adorei a resenha!!
A história parece ser bem interessante,
Agora fiquei curiosa, quero muuito lê-lo..

Thicy 28/02/2013minha estante
Não conhecia o livro, mas ele parece ser muito bom!!
Adorei sua resenha!!

Flavia 17/02/2013

Alex é um garoto de 17 anos que se sente deslocado em casa. Apesar de todo o conforto e mordomia que tem, sua família parece sempre estar ocupada com outros assuntos e o deixando em segundo plano, o que o deixa bastante incomodado e infeliz. Até que um dia Alex e seu irmãos mais novo, Gabriel, presenciam um assalto perto da escola onde estudam, e durante a confusão, Alex se joga sobre o irmão para protege-lo de uma bala perdida. Nenhum dos dois sai ferido gravemente, mas a partir daí, Alex começa a mudar... Ele passa a sentir uma fome absurda, e a única maneira de saciá-la é com sangue... Seus sentidos também passam a ficar muito mais aguçados. Diante dessas mudanças, de algumas alucinações que acredita ter e do descaso de seus pais, principalmente de sua mãe, Alex passa a se perguntar se ele não teria sido adotado e se não estaria ficando louco.
Brandão, o motorista da família, recebe a notícia de que sua neta está doente e precisa de cuidados, e aproveitando que teria que ir visitá-la, tenta ajudar Alex o levando para a cidade de Nova Guanuja, no Rio Grande do Sul. Nova Guanuja é uma cidade misteriosa, envolta por uma cultura cheia de misticismo e bastante famosa por seu delicioso chocolate, mas que anda sendo aterrorizada por alguma coisa... A neta de Brandão é uma jovem bruxa e andou invocando seres malignos que agora estão assolando a cidade, matando os moradores, sugando o sangue deles até a morte.
E é nesse cenário delicioso que nos envolvemos na história, pois Alex irá começar a se descobrir e embarcará numa missão onde terá que desvender quem, ou o que, está por trás de todo aquele terror...

Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e confesso que fiquei em cima do muro, pois algumas eram muito positivas e outras nem tanto... Então, resolvi ler pra tirar minhas próprias conclusões.
"Sabor de Sangue e Chocolate" é um livro envolvente, em que a leitura é rápida e fácil devido a narrativa, que é em terceira pessoa, que flui muito bem. A história é cheia de ação e é aquele tipo de livro que não dá vontade de largar.
Um ponto que achei extremamente interessante é que, como a história se passa numa cidadezinha do sul do país, os personagens conseguem demonstrar sua cultura, seus costumes e até mesmo o sotaque nos diálogos, então realmente dá a impressão de que a história se passa num lugar onde as pessoas conservam essas características, fazendo o leitor a imaginar aquela região e reforçando a ideia de que o Brasil é um país com bastante diversidade cultural. Pensem encontrar o termo "bah" num diálogo. Impossível pensar que se passa em outro lugar que não seja o sul hehehe. Outro ponto bem bacana foram trechos de músicas do David Bowe e Queen, que refletem bem a situação vivida por Alex, e a mistura de vários seres sobrenaturais, como bruxas, anjos, demônios e etc, que combinaram bem com o misticismo da cidade.
Os personagens são bem descritos, mas pouco aprofundados e nem todos despertam a simpatia e cativam o leitor. Acho que justamente devido a isso não nos afeiçoamos a eles e eu não me identifiquei com nenhum. Alex muitas vezes demonstra ser muito inconstante, e por mais que seja incompreendido na história, também foi incompreendido por mim mesma. Encarei isso como um conflito pessoal durante essa fase de sua vida, que mesclou a própria adolescência com todas as descobertas que ele fez sobre si mesmo.
A história muitas vezes, talvez pelo ritmo acelerado da narrativa, deixou algumas pontas soltas, como se tivesse ficado devendo explicações. Fiquei pensando de onde e por que motivo surgiu o romance da história, ou por que um dos seres malignos "coincidentemente" foi invocado pela bruxa, dentre todos os outros que poderiam ter sido.
Eu também não gostei muito da capa do livro, mas a diagramação e a revisão são impecáveis! As páginas são grossas e bem resistentes.
Enfim, apesar do que apontei como sendo pontos que não me agradaram muito, a história é muito boa mesmo, e pra quem gosta de um enredo bem original, com uma pitada de cultura sulista, cheia de ação e mistério, com uma narrativa super envolvente e com um delicioso toque de chocolate, não pode deixar de conferir essa história!

Rayra Mirelem 10/12/2011

Resenha: Sabor de Sangue e Chocolate - Helena Gomes
Confiram a resenha completa desse livro maravilhoso, em:

Natalia.Eiras 14/10/2012

História pra quem é fã de seres sobrenaturais e místicos
Se você gosta de seres sobrenaturais e místicos, esse livro traz todos eles, ou pelo menos a maioria.

No livro, Alex, um adolescente até então comum, depois de passar por uma situação de stress, passa a sentir uma fome incontrolável, e que por mais que ele assalte a geladeira, não consegue sacia-la.

Na cantina do colégio, ele conhece Isla, e enquanto a garota esta cuidando dos afazeres da cozinha, ela se corta acidentalmente, e de repente, Alex voa pra cima da menina e prensa ela contra a parede.

Nesse momento você pensa: "Legal! vai rolar uns amassos."

Errado.

Ele voou porque sentiu o cheiro do sangue dela e precisava provar um pouquinho. Neste momento, ele percebe que sua fome estava saciada, com apenas umas gotas de sangue...

Ai você pensa: "Ele é um vampiro."

Errado de novo.

Na verdade, ele não pode ser um vampiro pois não é dada a informação no livro de que ele tenha sido mordido em algum momento da vida; logo, ele não sabe o que ele é... legal né?

A trama se desenvolve e descobrimos que ele é um meio íncubo, ou seja, a versão masculina de um súcubo, um ser à margem da criação (o que é um ser à margem da criação? Não sei. Não me foi explicado...) que se alimenta da energia sexual de suas vítimas enquanto elas estão dormindo.

Ele faz uma viagem com o motorista da família e descobre que a neta dele é uma jovem bruxa e que ela é a responsável por trazer alguns íncubos malvados para a pequena cidade de Nova Guanaja, no Rio Grande do Sul, e que esses seres estão matando algumas pessoas, pois eles não se alimentam apenas da energia sexual, mas sugam o seu sangue até à morte.

Para combater esse mal que esta assolando a cidade, teremos a ajuda de um caçador de demônios (no melhor estilo Van Helsing, com sobretudo, bota, espada...) e um anjo.

A história é bem legal e prende a nossa atenção, principalmente até conseguirmos descobrir o que Alex realmente é.

Essa é a história sem entrar em muitos detalhes e estragar o final. Agora vamos aos por quês da nota 3:
1. A impressão que eu tive é que se tratava de uma feira de convenções de seres místicos, pois em um livro você tem a presença de íncubos, bruxas, demônios, anjos, caçadores.... só ficou faltando o lobisomem! (A minha parceira no blog, diz que isso é o sonho de consumo dos fãs de fantasia, mas eu sinceramente, achei muita mistura...)
2. O anjo esta ao lado dele desde o acidente que ocorre no início do livro em Santos e segue ele até o Rio Grande do Sul; no meio dos pensamentos dela, ela diz que esta ao lado dele pois o ama. Mas em nenhum momento é apresentado um por quê desse amor, sabe? Não rola aquele momento fofo em que eles se conhecem, ficam amigos e se apaixonam. Na verdade, o Alex só vai saber sobre o anjo quase no final do livro! Amor platônico total!
3. O Íncubo que esta matando todo mundo na cidade já tinha aparecido na Itália há alguns anos atrás e tem uma relação com o protagonista da história (que eu não vou contar, pra não estragar). Eis que o mesmo íncubo aparece na cidadezinha de Nova Guanaja, sem saber de sua relação com o menino... é muita coincidência, não? Só existe ele de íncubo? A bruxa invoca um íncubo e só ele que poderia atender o chamado? (desculpem, mas eu não acredito em coincidências...)
4. O protagonista passa o livro inteiro demonstrando ser um menino centrado e reservado, e tem plena consciência que, como um íncubo, ele é um perigo para as outras pessoas, mas no final ele parece mudar de opinião. Ele deixou de ser um perigo? Quando isso aconteceu que eu não li nada disso no livro?

Por esses buracos na história a minha nota é 3.

Natália 16/05/2020

Feira livre de seres sobrenaturais.
Sabor de Sangue e Chocolate, é um livro da escritora nacional Helena Gomes, que já havia uns 4 anos que eu desejava ler. Gostei de ver o desfile de seres sobrenaturais contidos nessa história. E que poderiam ter sido mais desenvolvidos.
Não vou dizer que o livro é ruim, porque não é! Excelente escrita, narrativa dinâmica, mantém a curiosidade por desvendar os mistérios do livro, e surpreende em mostrar como vilões seres sobrenaturais pouco explorados na literatura desse gênero: Íncubos.
Eu realmente gostei da trama e como as peças foram se encaixando, porém os enredos da história, em minha opinião, foram mostrados de forma superficial, quer dizer, um pouco resumida. Sabe aquelas histórias com potencial para muito mais? Esse livro é um deles! Poderia ter mais 200 páginas tranquilamente, onde nessas páginas poderiam desenvolver com mais detalhes (sem ser exagerado ) as histórias pessoais de cada personagem, especialmente dos principais Alex e Indiana ( anjo Isla ), e claro, da Cláudia.
O final também deixou um pouco a dever, novamente porque poderia ser mais detalhado. Mas gostei da indicação de continuação da história do Alex e da Indiana.
É uma boa leitura!

Victor 23/01/2012

Resenha: Sabor de Sangue Chocolate
Helena Gomes sempre me surpreendeu com seus romances. Sangue de Lobo me impressionou demais e as aventuras de Conexão Magia foram nada menos que fantásticas. Porém, Sabor de Sangue e Chocolate me decepcionou muito. O livro não me agradou, apesar de sua proposta interessantíssima e das reviravoltas de sua trama. Fiquei um bom tempo tentando entender o porquê de me sentir incomodado toda vez que inciava um novo capítulo até que, já para a metade, a resposta se mostrou clara: a narrativa se desenrola de forma muito rápida. Eu sabia que tinha algo a ver com o desenrolar da história e que o problema não era o texto, pois este estava ótimo como sempre. Já sei que a autora escreve bem por outras obras que li dela e isso não mudou em nada desta vez. Foi aí que reparei no ritmo. Não é um suspense onde as coisas se revelam muito rápido. É um suspense sobrenatural onde os acontecimentos ocorrem sempre muito rápido e, por vezes, logo em sequência. Acho que se a autora explorasse mais as cenas de ação ou onde algo de importante ou interessante se passa – além de poder desenvolver melhor cada personagem – poderíamos dividir o livro em dois volumes – e ótimos volumes! Esse problema também faz com que nós deixemos de realmente conhecer os personagens. Alex tem um humor bastante variado durante trama, sendo por horas muito bondoso, preocupado e heroico e por outras revoltado e negligente. Todos os personagens poderiam ser melhor tratados, mas creio que ele é quem mais não é possível compreender.

Continue a ler a resenha no Blog das Resenhas: http://mestredasresenhas.wordpress.com/2012/01/23/resenha-sabor-de-sangue-e-chocolate/

patyalgayer 26/01/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sabor-de-sangue-e-chocolate-de-helena-gomes/

Um livro maravilhoso, instigante, regado a muito sangue e chocolate. É assim que defino o livro “Sabor de Sangue e Chocolate”, mais uma obra-prima da autora nacional Helena Gomes, publicada pela editora Escrita Fina. O livro é uma mistura perfeita de ficção, thriller, um pouco de romance… e muito, muuuito chocolate!
Embora o nome do livro possa levar a esta conclusão, a história não trata de vampiros. Desta vez, são outros seres, muito sexys e mortais, que assombram a pequena cidade de Nova Guanaja, na serra gaúcha. Aliás, este ambiente foi uma surpresa muto agradável pra mim, já que, como a maioria de vocês sabem, sou gaúcha… é muito interessante ler um livro cuja história se passa perto de onde moramos! =) Todos os aspectos foram lembrados pela autora, como a fabricação de chocolate (tão comum na região da Serra), o frio característico desta região e, claro, o sotaque (que achei as vezes até um pouco exagerado, mas como fui pouco à Serra, não tenho certeza se estes meus conterrâneos não falam assim mesmo… o.O). A fabricação do chocolate e a culinária em si são bastante utilizados na história, já que Alex, nosso mocinho, é filho de uma chef paulista, o próprio tem uma grande tendência à culinária e, claro, vai parar em uma chocolateria, então… meninas que estão de dieta, muito cuidado com este livro! =P
Toda a trama é muito bem estruturada, e a história do livro te prende do início ao fim. Li todas as 282 páginas do livro em menos de dois dias! Só não recomendo para menores de 14 anos, já que tem algumas cenas um pouco “picantes”, e muitos assassinatos… Não creio que seja uma boa pedida para crianças e pré-adolescentes! rsrs Os personagens são muito bem descritos, e em cada um deles você sente um misto de emoções totalmente diferentes. Senti muita pena de Alex, um garoto essencialmente bom mas que nunca consegue qualquer tipo de aprovação da família… além dele, temos muitos personagens cativantes, como Brandão, Miranda, a doce Indiana, além de alguns bastante desprezíveis, como a mãe do Alex (que vontade de esganar aquela mulherzinha! ¬¬), Cláudia e, claro, o belo e mortífero Rafael Navarro…
A parte gráfica do livro é simplesmente excelente, com uma capa linda, diagramação perfeita, e as folhas… aah, as folhas… tem uma textura que te dá vontade de ficar alisando-as o tempo todo! *-* Vale a pena comprar este livro, tanto pela aparência geral quanto pela história! Dou nota 10 pra obra da Helena Gomes, esta é com certeza mais uma prova de que autores nacionais tem muito talento!!

naniedias 15/12/2011

Sabor de Sangue e Chocolate, de Helena Gomes
Alex sempre teve problemas em casa. Não que ele fosse um adolescente exemplar, mas certamente não merecia o tratamento distante que recebia de seus pais. Parecia que ninguém se importava com ele. Já estava cansado daquela vida.
Mas tudo mudaria no dia em que um assalto ocorreu na porta de sua escola. Uma bala disparada por um bandido quase alcança seu irmão. Alex consegue enxergar a bala e retirar o irmão do caminho do projétil rapidamente. Claro que ele não foi tratado como um herói por causa disso, aliás, nem esperava esse tipo de tratamento de pais que nunca ligaram para ele. O que ele não esperava era a insana fome que o acometeria. Uma fome que somente o sangue poderia saciar.
O garoto não consegue entender por que essa vontade estranha e incontrolável surgia agora.
Quando o motorista da família propõe levar o menino com ele para Nova Guanaja, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, onde ele teria que resolver alguns problemas familiares, os pais de Alex aceitam na hora.
Sem alternativas, o adolescente parte com o motoristas para a maior e mais inacreditável aventura de sua vida.

O que eu achei do livro:
Um livro delicioso!
Confesso que não esperava menos de Helena Gomes! Já tive oportunidade de ler outro livro da autora e todas as resenhas que leio de livros dela são sempre positivas! E realmente ela é muito boa!
Com uma escrita simples e envolvente, Helena Gomes é magistral ao criar um livro sobrenatural tão diferente, inovador e delicioso! Com muitas referências à cultura popular atual, a autora nos leva a sentir como se a história fosse um relato verídico e não apenas um livro de ficção. Quando ela mescla os elementos fantásticos por ela criados com elementos cotidianos, como séries e atores do mundo real, o livro ganha um ar de veracidade contagiante! Acho que nunca mais irei dormir tranquilamente...
A história contém elementos comuns a outros livros do gênero (esse novo infanto-juvenil voltado a um público um pouco mais velho, que é chamado hoje em dia de YA), mas sem se tornar repetitiva. Um toque de originalidade e criatividade da autora tornam a história ainda mais especial!
Como sempre, a edição da Escrita Fina é irrepreensível e, por isso mesmo, eu não poderia deixar de falar dela! O trabalho gráfico ficou excelente, com uma capa maravilhosa! Mas o mais importante, na minha opinião, é a revisão - que é sempre muito bem feita!
O livro não ganhou a nota total porque o final foi um pouco decepcionante para mim. Fiquei até pensando se não teria uma continuação... será que tem? Espero que sim! Porque a história é ótima e eu adoraria encontrar Alex e "Indiana" em outras histórias!

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais em http://naniedias.blogspot.com

Carline 24/01/2023

Místico
Eu amoooo quando um livro me pega de jeito e esse me pegou, pq eu nao gosto do gênero e mesmo assim me apeguei ao livro

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: Sabor de Sangue e Chocolate
E não foi só de sangue e chocolate que Helena Gomes embasou seu livro. A obra lançada em agosto de 2011 pela Editora Escrita Fina enche os olhos dos leitores de sensualidade, agradando a eles e elas. Sabor de Sangue e Chocolate surpreende a leitura com seus elementos fantásticos misturados aos reais de maneira com que prende aquele que lê a história, com várias tramas paralelas e que encantam os amantes do gênero.

Numa linda cidade na serra do Rio Grande do Sul, íncubos, seres à margem da Criação que se alimentam da energia sexual que mulheres produzem quando seduzidas durante o sono, começam a fazer vítimas e deixar a todos preocupados. Porém, algo mais intrigante e misterioso: por que eles bebem o sangue das vítimas e, essas, para sobreviverem, precisam ingerir o sangue de outra pessoa?

A narrativa, com um ritmo rápido e singular, se inicia em São Paulo, com o cotidiano de Alex, um adolescente de 17 anos que tem uma família de vida conturbada, porém com um bom nível social, graças ao esforço e trabalho dos pais. Depois de um assalto, o garoto se vê confuso com alguns instintos novos e a convite do motorista da família aceita passar uns dias em Nova Guanaja, município da serra gaúcha onde vive a família do empregado.

Mas ao invés de relaxar, o jovem tem sua vida mais cheia de mistérios ainda, pois fica envolto de alucinações, desejos, mortes, monstros, sangue, descobertas, passeios, conversas, dores e desespero. Mas principalmente conhece Claudia, a neta do motorista, e suas amigas, que no desejo de conhecerem vampiros de verdade, acabam invocando seres demoníacos.

Considero o livro, que muitos ao ler o título pensam que deve ser sobre vampiros e acabam se enganando, dividido em três partes: a primeira, que ambienta o leitor na história, apresentando a personalidade do protagonista e o seu meio; a segunda, em que a leitura toma novo rumo e que mostra o quebra-cabeça que Alex está encaixado; e a terceira, cuja trama fica impossível de ser deixada de lado e o leitor se vê em êxtase para saber o desfecho de tudo o que acontece.

A obra, que tem 280 páginas e é dividada em onze capítulos mais um epílogo, realmente surpreende aquele que espera apenas mais uma história de mistério com assassinatos e perseguições. A criação da escritora, que possui humanos, anjos, demônios, bruxas e outros seres, vai além do que imaginamos, nos proporcionando entretenimento de qualidade com uma literatura bem escrita, e que mantém um diferencial dentre tantas obras que estão sendo lançadas no mercado editorial com pouca originalidade.

Destacam-se as ótimas descrições das personagens, que não cansam a leitura; a questão da cultura que traz aos leitores por se passar no Rio Grande do Sul, e o fato da boa mistura dos sabores de chocolate e sangue. O primeiro é mais visto no início da trama, depois sai um pouco de foco. Já o segundo, está presente em todo o livro, seja escorrendo pelos cortes propositais nos braços de adolescentes, seja pulsando vivo nos corpos nus de outros jovens, ou mesmo junto com as mortes, por vezes até bem violentas.

E o final da história? Bom, isso é um caso à parte, pois realmente deixa o leitor pensando. Acredito que o mote principal mesmo seja o amor, a esperança de que esse sentimento, quando verdadeiro, pode mover montanhas e derrotar qualquer tipo de criatura. É mais do que isso, é algo que só sentindo para saber. E para tomar o conhecimento, você tem que provar o sabor.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=15747

Luci Eclipsada 29/04/2012

Não surpreende, mas ainda sim vale a pena ler
Em Sabor de Sangue e Chocolate (Helena Gomes - 280 páginas - Escrita Fina) o leitor se depara com um jovem (Alex) que é desprezado pela família e lida com este fato se escondendo atrás de seu par de fones de ouvido até que, um belo dia, salva o irmão mais novo de uma bala perdida e, inexplicavelmente, após o ocorrido, passa sentir vontade de experimentar sangue. Alguns dias depois do incidente com o irmão, Alex passa a assumir um comportamento estranho e sua mãe (Anabel) o obriga a fazer uma viagem, juntamente em companhia do motorista da família (Brandão), a uma pacata cidade do Rio Grande do Sul (Nova Guanaja); entretanto, o que serviria para acalmar os ânimos se mostra contrário as expectativas, uma vez que a vontade que o jovem sente por sangue só aumenta a medida que estranhos acontecimentos sobrenaturais ligados a ele passam a rodear a cidade, colocando-a em grande perigo.
Basicamente é do modo descrito acima que Sabor de Sangue e Chocolade se desenrola. Com elementos da cultura pop que mexem com o imaginário a autora procura cativar os leitores com sua trama, no entanto não é exatamente isso o que acontece, pois a velocidade dos acontecimentos torna a narrativa excessivamente corrida, além do mais há personagens que perfeitamente poderiam nem participar da trama por não agregarem nada a narrativa e, muito menos, cativarem o leitor_ lembrando que cativar aqui não significa somente causar uma boa impressão, afinal até os chamados “vilões” precisam ser bem construídos e impactarem, caso contrário caem no “disse-que-me-disse” e deixam um gostinho de quero mais.
Em relação à escrita, não há dúvidas de que Helena Gomes sabe escrever, no entanto, o não desenvolvimento de seus personagens prejudicou um pouco o andamento da história, uma vez que falta em Sabor de Sangue e Chocolate a profundidade necessária para que o leitor possa, em certa medida, sentir-se ligado à narrativa. Desse modo, embora aparentemente o livro deixe um gancho para uma continuação, uma sequência se torna desnecessário pela falta de entrosamento dos personagens que podem ser classificados como meramente bons e ruins. Ainda assim, cabe a cada um ler o livro e formar um juízo de opinião, pois para dizermos se gostamos de uma história ou não, o melhor mesmo é lê-la para que não tenhamos dúvidas.

Moonlight Books 06/11/2012

Sabor de Sangue e Chocolate , resenha de Cida Oliveira

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, em http://www.moonlightbooks.net/

Eu adoro ser surpreendida por um livro, sabem quando você tem certeza sobre algo e então você descobre que não é nada daquilo, mas sim que é ainda melhor?

Quando li sobre sede de sangue, logo imaginei que seria um livro sobre vampiros, mas não, aqui temos outro tipo de criatura sobrenatural, os íncubos Estes seres são um tipo de demônio que alimenta -se da energia sexual humana, eles sugam a essência da pessoa, levando esta a morte. Íncubos são masculinos e atacam mulheres, os súcubos são os demônios femininos e atacam homens.

A história começa com o jovem Alex, que após presenciar um assalto, percebe que seu corpo está mudando, ela passa a ter uma fome avassaladora, que só é saciada com sangue. Confuso com esta situação, o jovem sente -se totalmente perdido, pois não tem com quem falar, já que em sua casa, ninguém demonstra nenhuma afeição por ele, principalmente sua mãe.
Alex desperta compaixão no leitor, ele é muito solitário, carrega consigo a culpa por não ter o amor da família, ele não sabe os motivos que conduziram a esta situação, mas tem a certeza que se fosse um filho melhor, as pessoas o amariam. A tristeza que emana do jovem é de partir o coração.
A mãe dele, Anabela, é uma das mulheres mais detestáveis que já vi, sinceramente achei ela extremamente covarde, a falta de coragem para encarar seus traumas é extravasada no desprezo pelo próprio filho, uma mulher sem alma.

Preocupado com o jovem, o motorista da família, Brandão, resolve levar Alex em uma viagem ao Sul do Brasil, à cidade de Nova Guanaja. É uma cidadezinha deliciosa, com uma cultura que mistura a arte dos chocolates e muito misticismo. Lá vamos presenciar rituais de magia (branca e negra), conhecer bruxas, anjos, caçadores de demônios e claro o perigo dos terríveis íncubos.
Nesta mistura com criaturas fantásticas, Alex vive um romance intenso, daqueles que um amante é capaz de dar a vida pelo outro e com sabor de sangue e chocolate,

No cenário fascinante desta trama, a escritora Helena Gomes, nos leva a montar um complexo quebra - cabeças, onde cada um desses seres é uma peça fundamental. Além disso vamos acompanhando o crescimento do personagem Alex, que com o amor de Brandão e de sua esposa Miranda, consegue sorrir e descobrir em si uma força imensa, que nem ele imaginava possuir.
O jovem descobre como é bom ser amado, porém para manter seus entes queridos seguros precisará desvendar o mistério que envolve sua origem e enfrentar seres impiedosos, a luta que é travada nestas páginas é cruel e de tirar o fôlego.

O livro é narrado em terceira pessoa e está muito bem revisado, só não gostei muito da capa, mas estou aprendendo a deixar capas lindas em segundo plano.
Não posso deixar de destacar a caracterização do personagens, a escritora enfatizou bem o sotaque da região sul de nosso país, bem como os costumes de lá. Gostei muito do trabalho desta escritora e pretendo ler mais livros dela.

Este é um romance sobrenatural, no estilo young adult,com cenas mais fortes e tensas do que você encontra em um livro infanto juvenil. Delicioso, e não pelo chocolate, é também vibrante e dinâmico, você vai lendo, lendo e nem percebe as páginas passando. Mesclado com trechos da música Under Pressure, de David Bowie e Queen, é uma leitura que recomendo.

Trilha sonora de Alex, reflete bem o clima da vida de nosso protagonista.O vídeo é bem antigo, mas é uma música muito boa, está com legenda.
Sintam então um pouco de Alex.

Minhas últimas leituras estão tendo ótimas trilhas sonoras.

Ana Luiza 16/11/2012

Sabor de Chocolate e de Brasil

Alex é um garoto de 17 anos e mora com sua família na cidade de Santos. Descendente de uma família da classe alta, o garoto tem todo tipo de conforto material, mas seus pais vivem ocupados e não parecem se importar com ele, ou mesmo sentir qualquer carinho pelo garoto.
Alex e seu irmão mais novo, Gabriel, estavam sendo levados para a escola pelo motorista da família, Brandão, quando algo completamente inesperado aconteceu. Ao descerem do carro, em frente aos portões da escola, Alex percebeu que um assalto estava ocorrendo ali perto e se jogou sobre o irmão para evitar que ele fosse atingido por uma bala perdida.

“Foi no último suspiro, aquele que antecede a morte, que uma luz surgiu na clareira, tão possante quanto o sol, para espantar a escuridão.” (Pág. 77)

Nenhum dos dois se feriu gravemente com o acontecido, mas o fato realmente mexeu com Alex. Além de receber mais uma vez o descaso dos pais, o garoto passa a sentir uma fome imensa e inexplicável, mas que não é saciada pelos alimentos comuns. Na verdade, Alex não consegue sequer olhar para comida e a única coisa que ele realmente quer ingerir é sangue.

“O adolescente não disse nada. Só sentia fome.” (Pág. 15)

Enquanto seu desejo por sangue continua aumentando, Alex começa a vivenciar cada vez mais acontecimentos estranhos. Sua visão, audição e força parecem cada vez maiores e o garoto começa a se perguntar se ele foi adotado, mas a gota d’agua acontece quando uma garota chamada Isla surge na cantina da escola e todos parecem conhecê-la, inclusive Alex, apesar de que ele não se lembra de nada relacionado a ela.
Após uma explosão de raiva, Alex vai até a cantina e lá encontra novamente Isla. A garota acaba cortando o dedo enquanto recolhia alguns cacos de vidro e Alex não resiste, praticamente pula em cima dela e suga o seu sangue, satisfazendo assim a sua estranha fome.
O acontecimento perturba mais ainda o garoto e ele quase se mata ao destruir o espelho do banheiro da escola. Mas Isla interfere e ele acaba sobrevivendo, apenas para questionar ainda mais sua sanidade quando a garota desaparece por completo, como se nunca estivesse existido.

“Charmoso, loiro, deliciosamente sedutor. Como no sonho. Instantaneamente, o frio abandonou-a para uma reconfortante sensação de calor. Ela perdeu o fôlego, as pernas bambas. Sabia o que ele mais desejava. Sangue.” (Pág. 32)

Poucos dias depois, Brandão recebe a noticia de que sua única neta está muito doente e resolve ir para Nova Guanaja por uns dias. Por ser muito apegado ao Alex, ele sugere aos pais dele que o garoto o acompanhasse em sua viagem ao Rio Grande do Sul. Alex não estava nada feliz com a viagem, afinal, ele sabia que ela era apenas uma desculpa da mãe, Anabel, para vê-lo distante.
Ao chegarem a cidade, Brandão logo fica sabendo que a neta, Claudia, está a beira da morte. A garota está perdendo muito sangue em pouco tempo, mas os médicos não pareciam saber o porque e não conseguiam reverter a situação. Alex visita a garota no hospital, apesar de não conhecê-la, e acaba por salvar a sua vida.

“Lágrimas nublaram a visão de Alex. Sabia como ela morrera. Sangue e essência sugados até a última gota.” (Pág. 136)

A recuperação milagrosa de Claudia vai trazer felicidade a toda a cidade, mas também muita confusão. A garota está diretamente ligada a morte de um misterioso garoto e Alex é o único que sabe. A pequena cidade também guarda muitos outros mistérios, a maioria deles ligados a não só Claudia, mas também a sua avó Miranda, uma chocolateira gentil e inteligente que sabe muito mais do que apenas receitas deliciosas.
Alex tenta desvendar todos os segredos e mistérios de Nova Guanaja, enquanto tenta descobrir a resposta para seus próprios segredos e dúvidas. Sua sede de sangue continua presente e cada vez mais forte, seria Alex um vampiro ou outra criatura completamente diferente?

“Sua vida não tinha apenas o gosto de sangue. Tinha também sabor de chocolate.” (Pág. 278)

Sabor de Sangue e Chocolate é um livro envolvente, surpreendente e muito fácil de ler. A história começou já cheia de ação, apesar de que pouco inovadora. O titulo por si só já nos lembra o livro (que também virou filme) Sangue e Chocolate e a trama também é levemente parecida. Os primeiros capítulos também me lembraram o filme Chocolate (quem assistiu o filme e leu o livro sabe porque), o livro Drácula (por causa da perda de sangue inexplicável da Claudia) e todos os livros de vampiros onde os personagens não sabem o que está acontecendo com eles. Não se pode negar que a autora teve inspirações muita claras no início do livro, mas a história logo se distancia delas. Antes mesmo da metade do livro, Gomes já conquistou o leitor com uma trama única e bastante original, a autora logo começa a nos surpreender e envolver de forma incrível.
O livro foi muito bem escrito e a narração, apesar de simples, está perfeita. O narrador em 3ª pessoa ajuda o leitor a entender cada pedacinho da trama complexa e bem feita. A autora não deixou nenhuma ponta solta e resolveu todos os conflitos da trama de forma inteligente. O final foi um pouco diferente do esperado, mas satisfatório. Gomez criou ótimos personagens e eu adorei cada um deles, até mesmo os vilões. Todos eles tem sua característica marcante e seu papel na trama.
Outro ponto onde a autora surpreende é na fala dos personagens. Muitos deles ganharam um “sotaque” diferente, o que deixa a história ainda mais brasileira. Ainda não é muito comum histórias nacionais, principalmente com um contexto “fantástico”, que mostrem realmente a diversidade e cultura do nosso país. A maioria dos livros nacionais, pelo menos os que eu já li, não mostra o Brasil como ele de verdade: com uma cultura rica; cheia de sotaques, sabores e costumes completamente diferentes. Achei super legal a autora mostrar essa diferença cultural na sua história, o que agregou muito mais valor a sua obra.
A editora também fez um ótimo trabalho, não encontrei qualquer tipo erro. Já vi diversas pessoas que não gostaram da capa e confesso que antes de ler o livro eu era uma delas. Mas, quando conheci realmente a história e me encantei com ela, acabei me encantando também com a capa, afinal ela tem tudo a ver com a trama.
Enfim, Sabor de Sangue e Chocolate é uma história de ficção incrível, mas que também tem um “sabor brasileiro” ótimo. Recomendo o livro para todos, principalmente para aqueles que adoram uma boa e bem feita história fantástica.

Autora da resenha: La Mademoiselle

jacdeoliveira 12/02/2013

Sabor de Sangue e Chocolate é mais um dos livros surpreendentes da nossa autora maravilhosa, a Helena Gomes!

Alex é um garoto de 17 anos e que se sente um monstro por sentir o que sente.
Alex guarda um segredo de todos, ele se sente atraído por sangue o que o deixa cada dia mais perturbado, pois ele sabe que sentir isso não é algo normal. Além disso, o menino ainda sofre em casa com a mãe que o trata mal (diferente do irmão de Alex) e com o pai que nem deve se lembrar que tem um filho.
Brandão é o motorista da filha e o único que mostra um carinho pelo garoto. Ao decidir fazer uma viagem acaba levando Alex junto, o que faz com que a história comece a pegar um rumo maravilhoso. Eles estão indo para a chocolateria da ex esposa de Brandão.
E então Alex vai até o hospital onde a neta de Brandão está internada em coma. Alex decide então dar um pouco de seu sangue para a garota e torce para que isso a ajude e então para a surpresa de todos a garota melhor do dia para a noite!
Foi então que começaram a acontecer misteriosos assassinatos com muito sangue envolvido! Será que as respostas de Alex irão se solucionar ou será que tudo que está acontecendo é culpa dele?

Eu tenho uma super admiração pela Helena Gomes. A primeira obra da autora que li foi "Kimaera" e desde então todos os livros que a autora lanço dou um jeito de poder lê-los, pois sei que será maravilhoso.
A história do livro é ainda melhor do que eu consegui imaginar. Tanto suspense, tanto mistério que foi maravilhoso ao descobrir o que ocorria. Realmente me senti parte da história!
Acho que todos deveriam ler esse livro, afinal é uma obra extremamente maravilhosa e mereceu com certeza as minhas 5 estrelas!
Helena Gomes mais uma vez sendo uma autora surpreendente!

PLAYLIST: 30 Seconds to Mars - The Kill