Login

Resenhas
Mais Comentadas

Lucy Soturna 29/01/2012

A nova Cadance Camp
Ao contrário do que muitos possam imaginar romances históricos não são apenas uma mistura de história e ficção; são, antes de tudo, narrativas que chamam para si a responsabilidade de trazer ao leitor a sensação de estarem em épocas e locais distintos, além, é claro, de reconstruir ficticiamente os costumes e personagens históricos, tarefa esta que não é fácil ao levarmos em consideração o fato de que é bastante complicado escrever sobre uma época que, tecnicamente, não foi vivenciada.
Seguindo essa linha de romances históricos, muitos escritores vêm fazendo sucesso no meio literário ao levar ao público, cada vez mais ávido por novidades, histórias que tenham tramas bem amarradas e, ainda por cima, deixe no leitor um gostinho de quero mais.
Partindo do pressuposto mencionado anteriormente, eis que a literatura nacional conta com mais um reforço que veio para realçar essa linha dos romances históricos com uma obra que, por ser um livro de estreia, surpreende pela simplicidade de sua narrativa ao mesmo tempo em que propicia romance e mistério na dose certa. Desse modo, O Perfume da Rosa (Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira – Novo Século Editora, 2011 – 246p.), de Haydee Victorette, narra à história das irmãs Elizabeth e Samantha Stanford, duas órfãos que ficam aos cuidados de uma duquesa aparentemente autoritária e de seu sobrinho, Arthur, um duque leviano que fica incumbido de apresentar a mais velha das irmãs Stanford, Elizabeth, a sociedade. Aparentemente a história seguiria em plena calmaria se assassinatos e um mistério não estivessem presentes em toda trama, o que por si só conduz o leitor a vontade de querer saber de que modo a trama terminará.
Dessa maneira, vale a pena ler O Perfume da Rosa e tirar as próprias conclusões, entretanto, cabe ressaltar que Victorette apresenta um estilo muito parecido com a de Candace Camp, escritora americana que escreveu, dentre tantas obras, a trilogia dos Aincourt, que obteve certa notoriedade em solo nacional ao ser publicada pela Harlequin Books. É claro que o fato dessa proximidade de estilos entre Victorette e Camp não compromete em nada a obra da escritora brasuca, pelo contrário, apenas a aproxima de um patamar elevado, colocando-a muito próxima ao rol dos grandes escritores e mostrando que literatura nacional pode ser, sim, literatura de qualidade, pois, infelizmente, há aqueles que insistem em acolher bem somente o que vem de fora não dando a atenção devida a autores promissores como Haydee Victorette. No mais, leitura recomendada.

Vic 07/10/2011

Uma história na cabeça e muita vontade de contar! ( Por Oberdan F. C. Lira) Maravilhoso!!!
o primeiro livro da coleção Irmãs Standford - O perfume da Rosa.

O livro narra a aventura de Elizabeth, que junto com a irmã, Samantha, são entregues aos cuidados de Ruth, uma a duquesa autoritária,que possui a tarefa de apresentar Elizabeth à sociedade londrina e à corte da Rainha Vitória.

Ruth ordena que o sobrinho Arthur, o Duque de Devonshire, um famoso libertino, fique encarregado desta apresentação, porém naquela temporada a capital inglesa se vê envolta em crimes hediondos...

Mulheres relacionadas ao Duque de Devonshire são cruelmente apunhaladas até a morte e uma rosa é deixada sobre os corpos.

Apesar dos assassinatos e do pânico crescente, Elizabeth e Arthur se vêem envolvidos em um amor realmente tempestuoso e irresistível...

A escritora consegue capturar com maetria as relações, intrigas e futilidades da corte inglesa em 1856. O leitor é transportado para a época com o charme de Jane Austen e o suspense de Agatha Christie.

O tema central do livro é o romance entre Elizabeth e Arthur, que é bem desenvolvido durante a história, tornando-o envolvente e cativante. A trama é bem elaborada, com bastante conexão e sem textos frouxos ou vazios. A linguagem é muito fluída, leve...

Simplesmente delicioso!

Oberdan F. C. Lira.

Visitem: baraodepapel.blogspot.com e o site da editora.

May Braga 21/11/2011

O Perfume da Rosa
Em Londres, duas irmãs: Elizabeth e Samantha, que acabaram de perder os pais ficam sob a guarda de Ruth, uma duquesa autoritária, mas que logo é conquistada pelo jeito meigo e carinhoso das meninas.
Ruth tem o dever de apresentar Elizabeth, a mais velha das irmãs, à sociedade e arranjar o mais rápido possível um bom pretendente para ela, e para isso ela chama seu lindo e charmoso sobrinho Arthur, o duque de Devonshire, para ajudá-la com os preparativos para Elizabeth.
No começo, Elizabeth e Arthur não se dão muito bem, um fica provocando o outro, pois Elizabeth se recusa ser mais uma admiradora dele, mais em meio a provocações e beijos roubados, Elizabeth logo se vê apaixonada por ele e em apuros, já que um assassino misterioso está a espreita matando mulheres relacionadas ao duque e deixando, em cima dos corpos, um botão de rosa.

Esse livro é maravilhoso, uma leitura fresh, se assim posso dizer. É o primeiro romance histórico que li e tenho que dizer que adorei e irei procurar mais livros desse gênero.
As descrições são tão bem detalhadas, que foi como se eu estivesse assistindo a um filme. Os bailes, os trajes elegantes da época, as construções majestosas, e é claro, as personalidades de cada personagem.

No primeiro livro da série As Irmãs Stanford, O Perfume da Rosa, a personagem principal é Elizabeth, a irmã mais velha, que logo me conquista se mostrando uma mulher decidida e forte, ela não é aquele tipo de garota que fica esperando seu príncipe salvá-la, ela é o tipo que encara tudo e a todos e tenta resolver as coisas sozinha, assim como sua irmã mais nova, Samantha.
A narrativa é tão delicada e romântica, que dá vontade de ler o livro inteiro de uma só vez (coisa que não pude fazer devido as minhas provas de vestibular), cada personagem tem seu quê de mistério, o que só aumenta a tensão e a vontade de descobrir o verdadeiro assassino das mulheres, na realidade, não é tão difícil descobrir o assassino mas, teve momentos que a autora consegue deixar um pouco de dúvida no leitor, o que foi muito bom.

Então aí está a dica, quem quer uma leitura gostosa e leve, com romance, mistério e aventura não pode deixar de ler O Perfume da Rosa que, foi com toda a certeza um dos melhores livros nacionais que li esse ano.
E no segundo livro, podem esperar Samantha como o centro das atenções, e olha que com apenas 16 anos, já sabe com quem vai casar! Sam é uma personagem bem divertida e alegre ( e engraçada em alguns pontos), então já viram como é que vai ser esse segundo livro, né? Estou super ansiosa.
Quero agradecer a Haydee pela oportunidade de ler seu primeiro livro que, me encantou desde a primeira página.

Giu 10/12/2011

Oi, Arthur, larga a Elizabeth e se casa comigo?
E aí pessoas, como vocês estão? Venho aqui hoje postar a resenha de um livro de parceria que terminei de ler ontem (li rapidinho até), e que gostei, é bem interessante e é romance histórico com suspense. Nunca tinha lido nada de romance histórico, e pelo que pude provar nesse livro, é muito bom! rs.

Elizabeth e Samantha Stanford perderam os pais e foram ficar aos cuidados de Ruth, tia das meninas e duquesa, que tem como tarefa apresentar Elizabeth à sociedade e arranjá-la um marido. Ruth então deixa Arthur, seu sobrinho e Duque de Devonshire, carregado da apresentação. Porém bem na época, Londres vem sofrendo mortes inesperadas, e todas que morrem estão com um botão de rosa branca. E misteriosamente Arthur já se envolvera com as damas que foram mortas...

Entre todos estes crimes e o horror crescente, Elizabeth e Arthur ainda acham tempo para se apaixonar.

AH! O romance do Arthur e da Elizabeth é muito bom! *_* É daqueles que os dois começam se odiando, sabe? Awn! A Elizabeth é uma pessoa de personalidade forte e decidida, capaz de mover ou parar exércitos, e acho que isso deixa tudo muito melhor! Aproveitando que estou falando sobre a personagens, quero deixar bem claro que adorei o fato de não ter descoberto na narrativa quem era o tal assassino das rosas. Desconfiei de vários personagens mas o dito cujo que era o tal assassino, eu nem pensei na possibilidade. E pode ser que eu não tenha desconfiado e me surpreendi, mas poderia ter sido alguém que eu não classificaria nunca como o assassino.

A narrativa é super leve, envolvente e cativante, e em momento algum me cansei dela, tive até aquela vontade de pular algumas partes para saber o que iria acontecer. Apesar de ser histórico e etc, o diálogo entre os personagens não são daqueles difíceis de entender (sempre associei romance história à falas difíceis), flui muito bem e é leve.

Raíssa 03/09/2012

Bom, eu nunca tinha lido um romance de época e amei esse. Não sei se foi devido a minha falta de experiência com o gênero, mas fiquei fascinada com a alta sociedade inglesa vitoriana. Os bailes, os vestidos, os cavalheiros e as damas… tudo me pareceu encantador. O livro, apesar da capa, trás esse mistério apenas como plano de fundo para um enredo maior, cheio de romance .

O livro é de uma autora nacional e eu adorei a escrita dela. É bem leve e fluida, de maneira que eu devorei o livro em dois dias. É muito bom encontrar talentos nacionais e contemporâneos que conseguem nos guiar tão bem por uma história. Gostei muito das descrições do livro, sendo um dos seus muitos pontos altos, consegui visualizar bem todos os cenários e personagens. Adorei Elizabeth, Arthur e Samantha, são todos muito cativantes e bem desenvolvidos.

Resenha completa: http://trouxesteachave.wordpress.com/2012/08/24/o-perfume-da-rosa/

Publicidade

logo skoob beta
"É sem dúvida um sinal de liberdade, uma mostra de que é a própria leitura que está pedindo seu espaço, independentemente de campanhas de incentivo."

JB Online