O Perfume da Rosa

O Perfume da Rosa Haydee Victorette

Resenhas - O Perfume da Rosa

May Braga 21/11/2011

O Perfume da Rosa
Em Londres, duas irmãs: Elizabeth e Samantha, que acabaram de perder os pais ficam sob a guarda de Ruth, uma duquesa autoritária, mas que logo é conquistada pelo jeito meigo e carinhoso das meninas.
Ruth tem o dever de apresentar Elizabeth, a mais velha das irmãs, à sociedade e arranjar o mais rápido possível um bom pretendente para ela, e para isso ela chama seu lindo e charmoso sobrinho Arthur, o duque de Devonshire, para ajudá-la com os preparativos para Elizabeth.
No começo, Elizabeth e Arthur não se dão muito bem, um fica provocando o outro, pois Elizabeth se recusa ser mais uma admiradora dele, mais em meio a provocações e beijos roubados, Elizabeth logo se vê apaixonada por ele e em apuros, já que um assassino misterioso está a espreita matando mulheres relacionadas ao duque e deixando, em cima dos corpos, um botão de rosa.

Esse livro é maravilhoso, uma leitura fresh, se assim posso dizer. É o primeiro romance histórico que li e tenho que dizer que adorei e irei procurar mais livros desse gênero.
As descrições são tão bem detalhadas, que foi como se eu estivesse assistindo a um filme. Os bailes, os trajes elegantes da época, as construções majestosas, e é claro, as personalidades de cada personagem.

No primeiro livro da série As Irmãs Stanford, O Perfume da Rosa, a personagem principal é Elizabeth, a irmã mais velha, que logo me conquista se mostrando uma mulher decidida e forte, ela não é aquele tipo de garota que fica esperando seu príncipe salvá-la, ela é o tipo que encara tudo e a todos e tenta resolver as coisas sozinha, assim como sua irmã mais nova, Samantha.
A narrativa é tão delicada e romântica, que dá vontade de ler o livro inteiro de uma só vez (coisa que não pude fazer devido as minhas provas de vestibular), cada personagem tem seu quê de mistério, o que só aumenta a tensão e a vontade de descobrir o verdadeiro assassino das mulheres, na realidade, não é tão difícil descobrir o assassino mas, teve momentos que a autora consegue deixar um pouco de dúvida no leitor, o que foi muito bom.

Então aí está a dica, quem quer uma leitura gostosa e leve, com romance, mistério e aventura não pode deixar de ler O Perfume da Rosa que, foi com toda a certeza um dos melhores livros nacionais que li esse ano.
E no segundo livro, podem esperar Samantha como o centro das atenções, e olha que com apenas 16 anos, já sabe com quem vai casar! Sam é uma personagem bem divertida e alegre ( e engraçada em alguns pontos), então já viram como é que vai ser esse segundo livro, né? Estou super ansiosa.
Quero agradecer a Haydee pela oportunidade de ler seu primeiro livro que, me encantou desde a primeira página.

Books Friends & News 25/10/2011

Suspense, Mistério e Sedução
O primeiro livro da série Irmãs Standford, O Perfume da Rosa. A série irá nos mostrar o desenvolvimento das irmãs Elizabeth e Samanta, meninas órfãs que ficam sob a tutela de Ruth a Duquesa de Devonshire para apresentá-las a sociedade, a duquesa ordena o seu sobrinho Arthur o Duque de Devonshire um famoso libertino fique encarregado de acompanhar Elizabeth nos eventos da sociedade, já que Samanta ainda não tem idade para os bailes.

Por enquanto tudo normal, para quem lê romances históricos temos todos os elementos básicos, mas o livro tem alguns diferenciais, um deles começa pela autora, Haydee Victorette (até agora tenho que consultar o nome para digitar) além de um nome estrangeiro, ela é bem nacional, podem me corrigir, mas depois de Perdida da autora Carina Rissi, que não foi totalmente histórico, já que se dividia no presente também, então posso considerar, é o primeiro romance histórico de uma autora nacional.

Outro diferencial, que é um romance voltado para o mistério e o suspense, já que na temporada está ocorrendo alguns crimes, todos com mulheres, uma espécie de serial killer, que mata suas vitimas a punhaladas, e deixa um rosa ao lado do corpo da vitima, e todas as mulheres tem ligação com o Duque de Devonshire, ou seja, o personagem masculino principal se torna o maior suspeito.

A autora escreveu uma trama coesa, nos indicando vários suspeitos, porém o que mais intrigava é que não sabíamos com a motivação dos suspeitos para cometerem os crimes, realmente me lembra muito da Agatha Christie, vários suspeitos, com muitas interrogações, e somente no final, ou você até tem alguma idéia quem seja, porém não sabe o real motivo.

As cenas suspenses também foram bem escritas, o leitor ficava na apreensão para saber o desfecho, quase sempre todas essas cenas tinham como vitima Elizabeth, já que ela começou a ser vista com o duque, e também por outros motivos que só iremos saber no final do livro com a revelação do assassino, ela acaba se tornando um alvo.

Elizabeth é uma moça com idéias próprias, um pouco tempestuosa, exemplo a cena dela com a rainha, que cena???? Vão ler o livro... Que perdeu a mãe e o pai e tem que conviver com vários costumes da sociedade, apesar de ter sido bem educada, ela tinha uma vida livre no campo.

O primeiro obstáculo realmente é suportar o desejo que tem pelo duque, um homem bonito, porém tem uma amante, além de ser bastante devasso e vive importunando Elizabeth com insinuações e beijos roubados, porém com o passar do tempo os sentimentos irão mudar...

A narrativa do livro é dividida em vários personagens, a maior parte da narrativa é de Elizabeth, mas conseguimos sentir os aspectos emocionais de cada personagem principal, e pela autora optar por esse tipo, achei que ela poderia desenvolver mais o lado emocional tanto de Arthur como de Elizabeth, senti falta de um desenvolvimento maior dos dois.

O livro é ambientado na Inglaterra, e a autora conseguiu descrever divinamente todos os costumes, lugares e todas as relações dessa época, para quem está acostumada a romances históricos irá encontrar vários elementos vistos em outros livros.

É tão difícil, um histórico ser lançado aqui no Brasil, tendo em visto, quanto tempo já faz que lançaram algum livro de livraria histórico, acho que o último se não me engano é Liberte meu Coração, ou seja, uns bons meses, então quando li que O Perfume da Rosa era um romance histórico e melhor ainda de uma autora brasileira, que também a maioria das autoras nacionais escrevem mais romances contemporâneos. E não me arrependi de ter comprado, adorei o trabalho da Haydee, como um primeiro romance está excelente.

E fiquei mais contente sabendo que temos o próximo, que é da irmã de Elizabeth, Samanta, acho que vai ser ainda mais interessante, pelo que conheci da personalidade de Samantha, ela será uma personagem intempestiva, dará bastante trabalho a seu pretendente (que aparece no final do livro), é que Samantha faz muitas anotações em um caderninho, me diverti bastante com ela.

Realmente o que faltou foi esse desenvolvimento maior, pois Elizabeth e Arthur eram personagens com grande potencial aliado a excelente escrita de Haydee ficaria ainda melhor do que já é o livro.

Indico muito o livro, um romance gosto de ler, com personagens cativantes, com suspense e mistério na medida certa, poderia comparar os elementos da obra de Haydee, é uma mistura de Jane Austen, Candace Camp e Agatha Christie.

Para ler a resenha completa com citações ilustrativas acessem http://fotoselivros.blogspot.com/2011/10/resenha-o-perfume-da-rosa-haydee.html