Fragmentos de um Ensinamento desconhecido

Fragmentos de um Ensinamento desconhecido P. D. Ouspensky

Resenhas - Fragmentos de um ensinamento desconhecido

ichbinpj 27/11/2018

Nem terminei ainda, mas olha...
Posso garantir que sua visão da vida será alterada ao ler essa obra. Confesso que ainda estou lendo, e devo ter lido 1/3 do livro até o momento dessa resenha, mas é incrível como a cada página e a cada novo assunto que é abordado nos ensinamentos do Gurdjieff você fica desconcertado.

Vale a pena ler se você possui interesse em religião, filosofia, esoterismo, etc.
Dios.DahorA 18/02/2021minha estante
Todos os livros que clico para ler online, o primeiro capitulo não está disponível.

Thiago 14/08/2022

Humano e divino!
O trabalho sobre si é possível, apenas se houver a COMPREENSÃO de que somos TODOS incapazes de FAZER nada. Tudo apenas ACONTECE.
Ao aceitarmos que temos sido apenas máquinas, podemos agir no sentido do único ato que pode libertar um indivíduo do automatismo: LEMBRAR DE SI MESMO.
Mas, isso só é possível quando aceitamos nossa nulidade.

Experiência intensa e impactante, o contato com os conhecimentos revelados nesse livro, permeado pela visão desolada de um mundo imerso na realidade da primeira grande guerra mundial.

32º livro lido com o grupo Olhos de Ler em 2022.

Trilha sonora: Sacred Honey (Gurdjieff, De Hartman, Celetti) https://open.spotify.com/album/0RRhjbaDSbl0NHALsxiXmn?si=GxuAMm7bTWSq55vaXY26Zw&utm_source=copy-link

csaguiar 20/03/2023

Obra de base para o estudo da psicologia esotérica e das leis superiores que dirigem o homem e o cosmo.
Colaboração muito valiosa entregue por Ouspensky, visando retratar não somente o conhecimento trazido por Gurdjieff das escolas por onde passou, mas também descrevendo todo o cenário e circunstâncias onde esse conhecimento passou a ser entregue e estimulado entre um grupo de pessoas.

O conhecimento presente no livro é bastante coerente, não há nada de extravagante ou fantasioso, se revelando muito lógico especialmente quando apoiado nas leis cósmicas as quais são tratadas em boa parte do livro, leis que fazem justificar os acontecimentos, o estado atual do homem e nos põe a refletir muito sobre a vida: que é a vida, como se processa, qual a razão de existir e muito especialmente sobre o homem, que é o homem, qual o seu papel na criação, o que é a consciência, etc.

Além disso, o conhecimento presente nessa obra me parece sintetizar de forma muito organizada tudo ou quase tudo aquilo que Gurdjieff ensinou a esse grupo de pessoas, nos dizendo muito sobre o que são as Escolas do Quarto Caminho, sua natureza, como se expressam, como podemos reconhecê-las, etc.

Diante disso, analisando a descrição da natureza dos ensinamentos retratados aqui por Ouspensky, mostrou-me muito particularmente que muitos ensinamentos presentes e dados como originais por algumas escolas que ensinaram um sistema de regeneração do homem, em meados do século XX, são, sem dúvida alguma, clara e transparentemente, ensinamentos originados daquilo que foi entregue por Gurdjieff, embora esse crédito, no mínimo respeitoso e humilde, não lhe tenha sido dado...

Esse é um livro que, talvez, te convide a querer conhecer um grupo, estudar e se desenvolver nessa linha de estudo, refletir mais profundamente sobre a vida, perceber a condição atual do homem como um autômato ainda incapaz de reconhecer a natureza dos centros da sua própria máquina, seu funcionamento, estímulos; razão pela qual segue vivendo em profundo sono.