O It

O It Elinor Glyn

Resenhas - O It

Caio Chaves 29/01/2014

Falar desse romance é praticamente descrever como surgiu a literatura romântica água como açúcar que conhecemos hoje em dia e claro, amamos. O mesmo modelo estrutural que escritores e empresas seguem desde 1927 e que continua atual e atraindo grande massa de leitores de todos os cantos do mundo e das mais diferentes culturas.

Primeiro o que seria o It?

Segundo a definição pouco precisa dado pela sua criadora após a publicação do livro é:

“O mistério e a qualidade que somente algumas pessoas tem e que possivelmente as tornam diferente dos demais”

Ahn? Pouco claro, não é?

Porém para um simples romance feminino da década de 20, o It rendeu bem mais que poderiam imaginar, sendo inclusive empregado desde aquela época até os dias atuais como o máximo de como ser cool, seja na moda, música, cinema, teatro, televisão e música. É imune não citarmos it girls.

A versão que eu tenho é bem antiga, o número 78 da coleção Biblioteca de Moças, que na verdade era o Sabrina/Júlia/ Bianca da década de 20 até 1960. Tendo a minha edição sendo de 1955!

A história foi para a época erótica e realmente, nas entrelinhas dá pra perceber muita coisa, ou seja um verdadeiro escândalo.

O livro segue a trajetória da Ava, uma espécie de socialite falida e de boa índole que para saldar as dívidas do irmão canalha(que perdeu no jogo de cartas as valiosas jóias que a mãe deixou para Ava, quando morreu) pede emprego ao homem a quem sua família deve, Jon Gaunt. Sendo que Jon a emprega e logo fica perdidamente apaixonado por ela, para não admitir isso começa a maltrá-la de todas as formas possíveis no escritório e Ava o provoca de todas as formas, brigando com ele de igual pra igual. Embora se gostem, não vão parar de discutir até o final.

E claramente Ava tem o famoso it, que a torna diferente de todas as mulheres. Ela é viva, inteligente, boa índole e não se faz de coitada, aceita seu destino e seu maior sonho é saldar as dívidas e recuperar a honra de sua família.

E Jon tenta dominá-la de todas as formas possíveis e simplesmente não consegue vencer aquela temperamental mulher.

Com esse clima de dominação, intriga e muita tensão sexual( é sério, se o livro hoje em dia continua tendo esse clima de sexo proibido, imagine na época de publicação) a história segue suas 136 paginas divertindo.

Vale muito a pena ler, claro que tem comentários machistas, é um romance datado sim, porém consegue seduzir e é um marco do gênero, além de eu adorar a Ava e Jon discutindo o tempo inteiro.

site: http://omeninoqueliaromancesdeamor.wordpress.com/2014/01/26/o-it-elinor-glyn/
Taina.Julio 24/03/2022minha estante
Muito bacana, comprei um livrinho dessa coleção e me deparei com esse daí por acaso, pouquíssimas informações sobre na internet, mas assim que fiquei sabendo desse clima sexual num livro para moças da década de 50 fiquei com muita vontade de ler (pena que é carinho).