Trem-bala

Trem-bala Martha Medeiros

Resenhas - Trem-bala

João Bruno 29/11/2020

Não é nenhum clássico da literatura nacional, são crônicas publicadas entre 97 e 99, mas me assustei com o fato de serem tão atuais.
E a Martha Medeiros é nada menos que espetacular, inteligente, fina e elegante.
Tem uma escrita direta com um humor ácido que me encantou.
Recomendo muito.
Martha Medeiros sensacional.

EvaíOliveira 06/05/2020

O livro traz ótimas crônicas de temas variados que trazem reflexões sobre questões sociais, relacionamentos, trabalho.

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 14/06/2016

Rápido de ler!
Trem-Bala é o terceiro livro que li da Martha Medeiros e gostei bastante também. Não é tão bom como os outros dois dela que li anteriormente, Feliz Por Nada e Topless, mas é bem revigorante.

Martha escreve com charme e elegância, sempre dando um banho de inteligência e conhecimento.
Ela discorre sobre tudo, política, dramas sociais, pré-conceitos, viagens, artistas, teatros, músicas, filmes, e principalmente: universo feminino.

Neste livro, ela cita muitas mulheres justamente com seus dramas e conquistas, assuntos corriqueiros, destancando também os acontecimentos pertinentes a época em que as crônicas foram escritas.

Vários temas me chamaram atenção, tanto as crônicas mais sensíveis e dinâmicas, voltada pra ficção, como as que falam sobre atitudes insanas de personagens populares, como no caso da morte de três alpinistas brasileiros que morrerem numa avalanche quando escalavam o morro do congelado Aconcágua. Fiquei surpreendida e muito triste por essas mortes, apesar de ocorrido a quase 20 anos. Tanto tempo, e só lendo esse livro, pude tomar conhecimento do mesmo. Procurei mais informações sobre as vítimas, além de ficar chateadíssima com essa tragédia. Pode parecer bobeira minha, mas me tocou deveras.

É por isso que curto tantos os livros da Martha, são bem reflexivos e a cada crônica nos faz pensar e criticar mais nossas atitudes, vontades, sonhos frustrados ou deixados de lado por medo, amores que vem e vão, adolescência e muitos outros temas importantes de serem postos à prova e que são na maioria das vezes deixados de lado nessa correria de vida que temos. Como o título mesmo diz, estamos vivendo nesse nosso trem-bala!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/05/resenha-trem-bala-martha-medeiros.html

Beatriz 14/07/2015

Trem-bala
O livro trás um compilado de crônicas sobre diversos assuntos como: relacionamento, política, comportamento, livros, feminismo, mulheres e etc. E é muito interessante a forma como Martha Medeiros escreve. Ela vai direto ao assunto, não floreia e tem uma escrita fácil onde qualquer um consegue entender.

Os textos que eu mais gosto da Martha são aqueles que vem junto de alguma crítica e o Trem-bala está cheio de crônicas assim. A autora fala sobre o que é ser um ser humano, ou ser uma mulher nos dias de hoje (embora os textos já sejam bastantes antigos), sobre relacionamentos fracassados, beijos e outras coisas mais.

Como as crônicas são todas curtinhas e sem uma ordem especifica a leitura do livro é bastante rápida e prazerosa. É aquele livro para ler em uma tacada só ou um pouquinho a cada dia.

Já fazia um bom tempo que eu não lia nada da Martha Medeiros e foi muito legal poder voltar naquele livro que foi um dos primeiros que eu li ainda na escola. Vou aproveitar e pegar os outros livros não lidos da autora e me aventurar por esse mundo de crônicas. :)

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/

Camila A. Meireles 28/04/2015

Este é um livro de crônicas. Apesar de escrever poesia e romance, é no campo das crônicas que a autora mais se destaca. (Ou pelo menos assim eu penso)

Trata-se de uma compilação de melhores textos publicados em jornais de Porto Alegre entre os anos de 1997 e 2000.

Lendo este livro você encontrará a Martha atual, embora talvez menos madura (literariamente falando), mas já bastante crítica e com boas sacadas. O livro me fez rir e pensar. (Ela já defendia o aborto em 1997!)

Ela escreve sobre o mundo feminino (conhecedora de causa que é), mas não significa que não possa ser apreciada por homens. Acho que deveria - porque não os deixa de fora. Fala também sobre: amor, política, religião, arte, diversão, relacionamentos, amizades, viagens, sexo, humor, cultura, dor, felicidade, vitórias, etc. Fala sobre coisas que compõem o universo das pessoas. A nossa vida. E usa palavras tão lindas no processo.

Vem fazendo isso até hoje.

joprj 21/04/2015

1 dia!
1 dia foi o tempo que demorei pra ler... não consegui parar...devorei!
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Este livro é devorável, sem dúvidas!

Carla 15/01/2013

Leitura recomendada
Trem-bala traz a temporalidade e atualidade da crônica para reflexões profundas, engraçadas, literárias, enfim, de todos os gêneros. Com uma escrita leve, Martha Medeiros mostra ao leitor seu ponto de vista e diverte com colocações afiadas e espirituosas. As aproximadamente 100 crônicas, por serem relativamente curtas, tornam a leitura rápida e gostosa.

Textos prediletos: O que quer uma mulher; Mulher de um homem só; Não basta amar; Choque térmico; A dor que dói mais; O tempo e a pressa; o mulherão; Mamãe noel.
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Também amei o texto Mulher de um homem só.

Ka 24/10/2012

A vida realmente se passa como um trem-bala, ágil, cheia de pressa, como cita a escritora na crônica que dá título a este livro. E como é bom apertar o 'pause' para degustar as palavras de Martha Medeiros no meio deste mundo tão perturbado, onde tudo acontece velozmente.
A gaúcha em questão possui um inigualável dom de falar intimamente com o seu leitor, com uma simplicidade que não impede ninguém (independentemente da sua idade, sexo, status ou qualquer outro fator irrelevante para a leitura) de entender e sentir-se incluído na conversa.
Felicíssima fiquei quando deparei-me com algumas das minhas crônicas favoritas da autora presentes neste livro. "O contrário do amor" e "As razões que o amor desconhece" são as duas melhores crônicas que já li na vida, sem sombra de dúvidas ( não que outras tantas que também estão neste livro não mereçam ser citadas, mas ficaríamos aqui horas e mais horas citando-a incansavelmente).

"Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca."

As 260 páginas são lidas com tanta facilidade que nas últimas crônicas você, cheio de pesar, tenta tardar o inevitável fim do livro... Toda esta resenha resume-se a uma palavra: leia! Mais do que recomendado!

Resenha para o blog: diasperfeitosparasempre.blogspot.com
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Também achei triste quando o livro acabou

Júlia 21/07/2011

trem-bala
contém grandes textos da martha, e grandes citações de outros livros. leitura mais que recomendada.
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Ela cita autores muito bons. Quero ler o Philip Roth por causa dela.

Léia Viana 13/10/2010

Muito bom!
Eu adorei as seleções de Crônicas publicadas neste livro, principalmente “A dor que mais dói”, adoro a definição de saudade descrita por Martha, ela me encanta com seu jeito de delinear os sentimentos, o cotidiano, o mundo.
Ler suas crônicas é uma verdadeira delicia, um êxtase!
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
A dor que mais dói é de partir o coração. Muita sensibilidade da autora para escrever um texto tão belo!

Nana 22/08/2010

Crônicas divertidas e realistas!
As crônicas da Martha Medeiros são ótimas! Ela consegue transferir para o papel seu ponto de vista sobre as situações do nosso cotidiano de uma forma engraçada, reflexiva e deliciosa de ler.
Ela expõe sua opinião sem poupar palavras e de uma forma leve, sem aquela arrogância de quem é o dono da verdade, pelo contrário, seus textos são cheios de simplicidade, o que a torna uma escritora tão respeitada e querida por muitos leitores. Adorei!!! Mais um livro desta autora que vou guardar com carinho!
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Ela é sensacional, a Martha. Adorei suas palavras para defini-la.

Vania :) 10/02/2010

Historinha...
Aos 11 anos de idade, tive que frequentar uma fonoaudióloga e ela me dava esse livro, pedia para eu escolher uma das crônicas e ler em voz alta para treinar a dicção. Desde esse tempo, admiro muito tudo o que Martha Medeiros escreve, e esse é o meu livro preferido dela!

Priscila S G 26/04/2009

Adoro crônicas e gosto de Martha Medeiros, mas também acho que ela se repete às vezes. Mas este livro vale a pena, traz uma boa seleção daqueles textos gostosos sobre situações pelas quais passamos e reflexões que compartilhamos.

Elu 21/02/2009

Nada contra o livro, ao contrário, é bom, mas toda vez que leio algo dela acho que estou lendo a mesma coisa.