Trem-bala

Trem-bala Martha Medeiros

Resenhas - Trem-bala

Madu 10/06/2021

10/06/2021
Trem bala é uma coletânea de crônicas da Martha Medeiros publicadas entre 1997 e 1999, são mais de 100 textos com temas diversos, alguns mais leves que outros. Eu adorei esse livro, mesmo sendo uma publicação antiga as reflexões continuam atuais.
As minhas crônicas preferidas foram: Baixo astral : de quem é a culpa?
Não dançando conforme a música
Emancipação masculina
Os melhores, os piores e os diferentes
O tempo e a pressa
Caminhando e cantando
O repouso das coisas
Pai nosso
Trem bala
É uma leitura leve e fluida, ótima para intercalar com livros mais densos ou para sair de uma ressaca literária. Foi minha segunda experiência com um título da autora e pretendo ler mais.

May | @vidadaleitora 10/05/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, e hoje trago mais a sugestão como uma fã. Quero muito recomendar a todos os livros da Martha Medeiros, uma autora nacional que sabe ser cronista. Talentosíssima, escrevia periódicos para vários jornais, dos quais são reunidos e podem ser apreciados nos livros das fotos e outros mais.

Ela escreve com uma sensibilidade e acuidade da realidade que me embasbaca e me faz desejosa de ler até a lista de mercado dela. Crônicas são narrativas curtas sobre o cotidiano e outros assuntos que você acha que só você pensa. O humor da Martha, então! Fica aqui a recomendação de que apreciem literatura nacional acessível e de qualidade!

EvaíOliveira 06/05/2020

O livro traz ótimas crônicas de temas variados que trazem reflexões sobre questões sociais, relacionamentos, trabalho.

Ellen Rayane 27/10/2023

Boa reflexões trazem esse livro...
São críticas que muitas vezes fazemos, mas com um viés novo
É sempre bom refletir
Gostei muito e recomendo

Nana 22/08/2010

Crônicas divertidas e realistas!
As crônicas da Martha Medeiros são ótimas! Ela consegue transferir para o papel seu ponto de vista sobre as situações do nosso cotidiano de uma forma engraçada, reflexiva e deliciosa de ler.
Ela expõe sua opinião sem poupar palavras e de uma forma leve, sem aquela arrogância de quem é o dono da verdade, pelo contrário, seus textos são cheios de simplicidade, o que a torna uma escritora tão respeitada e querida por muitos leitores. Adorei!!! Mais um livro desta autora que vou guardar com carinho!
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Ela é sensacional, a Martha. Adorei suas palavras para defini-la.

Priscila S G 26/04/2009

Adoro crônicas e gosto de Martha Medeiros, mas também acho que ela se repete às vezes. Mas este livro vale a pena, traz uma boa seleção daqueles textos gostosos sobre situações pelas quais passamos e reflexões que compartilhamos.

Danielle.Aguiar 08/09/2023

A famosa leitura do cotidiano
Trem bala não é uma história com início, meio e fim, como estamos acostumadas, mas uma sucessão de 100 contos que se conectam com a banalidade da rotina, só que a rotina de 1999.
É uma viagem no passado recente e também uma reflexão de temáticas que hoje são super aquecidas até em debates políticos.
Martha se posiciona com sensatez de vários assuntos pertinentes e de aspectos da vida da própria autora.
É uma leitura leve e eu a fiz com essa leveza que o livro pede mesmo.
Se eu li até o final, recomendo, vale a pena para quem está no momento de sair da ressaca literária.

Léia Viana 13/10/2010

Muito bom!
Eu adorei as seleções de Crônicas publicadas neste livro, principalmente “A dor que mais dói”, adoro a definição de saudade descrita por Martha, ela me encanta com seu jeito de delinear os sentimentos, o cotidiano, o mundo.
Ler suas crônicas é uma verdadeira delicia, um êxtase!
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
A dor que mais dói é de partir o coração. Muita sensibilidade da autora para escrever um texto tão belo!

Camila A. Meireles 28/04/2015

Este é um livro de crônicas. Apesar de escrever poesia e romance, é no campo das crônicas que a autora mais se destaca. (Ou pelo menos assim eu penso)

Trata-se de uma compilação de melhores textos publicados em jornais de Porto Alegre entre os anos de 1997 e 2000.

Lendo este livro você encontrará a Martha atual, embora talvez menos madura (literariamente falando), mas já bastante crítica e com boas sacadas. O livro me fez rir e pensar. (Ela já defendia o aborto em 1997!)

Ela escreve sobre o mundo feminino (conhecedora de causa que é), mas não significa que não possa ser apreciada por homens. Acho que deveria - porque não os deixa de fora. Fala também sobre: amor, política, religião, arte, diversão, relacionamentos, amizades, viagens, sexo, humor, cultura, dor, felicidade, vitórias, etc. Fala sobre coisas que compõem o universo das pessoas. A nossa vida. E usa palavras tão lindas no processo.

Vem fazendo isso até hoje.

Júlia 21/07/2011

trem-bala
contém grandes textos da martha, e grandes citações de outros livros. leitura mais que recomendada.
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Ela cita autores muito bons. Quero ler o Philip Roth por causa dela.

Ka 24/10/2012

A vida realmente se passa como um trem-bala, ágil, cheia de pressa, como cita a escritora na crônica que dá título a este livro. E como é bom apertar o 'pause' para degustar as palavras de Martha Medeiros no meio deste mundo tão perturbado, onde tudo acontece velozmente.
A gaúcha em questão possui um inigualável dom de falar intimamente com o seu leitor, com uma simplicidade que não impede ninguém (independentemente da sua idade, sexo, status ou qualquer outro fator irrelevante para a leitura) de entender e sentir-se incluído na conversa.
Felicíssima fiquei quando deparei-me com algumas das minhas crônicas favoritas da autora presentes neste livro. "O contrário do amor" e "As razões que o amor desconhece" são as duas melhores crônicas que já li na vida, sem sombra de dúvidas ( não que outras tantas que também estão neste livro não mereçam ser citadas, mas ficaríamos aqui horas e mais horas citando-a incansavelmente).

"Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca."

As 260 páginas são lidas com tanta facilidade que nas últimas crônicas você, cheio de pesar, tenta tardar o inevitável fim do livro... Toda esta resenha resume-se a uma palavra: leia! Mais do que recomendado!

Resenha para o blog: diasperfeitosparasempre.blogspot.com
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Também achei triste quando o livro acabou

Carla 15/01/2013

Leitura recomendada
Trem-bala traz a temporalidade e atualidade da crônica para reflexões profundas, engraçadas, literárias, enfim, de todos os gêneros. Com uma escrita leve, Martha Medeiros mostra ao leitor seu ponto de vista e diverte com colocações afiadas e espirituosas. As aproximadamente 100 crônicas, por serem relativamente curtas, tornam a leitura rápida e gostosa.

Textos prediletos: O que quer uma mulher; Mulher de um homem só; Não basta amar; Choque térmico; A dor que dói mais; O tempo e a pressa; o mulherão; Mamãe noel.
Camila A. Meireles 28/04/2015minha estante
Também amei o texto Mulher de um homem só.

Simone Pagliari 28/11/2022

Trem-bala
Trem bala é uma coletânea de crônicas da Martha Medeiros publicadas entre 1997 e 1999, apesar de antigos tratarem de temas ainda em atuais, gostei, mas a leitura não rende.

Ro Ximenes 08/04/2022

Atualidades
É incrível o talento que Martha Medeiros tem para escrever crônicas atemporais. Muitas das histórias desse livro, escrito originalmente na década de 90, poderiam ser facilmente relatadas como dos tempos de agora. É como se Martha reparasse o presente prevendo o futuro que mesmo estando sempre em evolução continua a repetir comportamentos do passado, talvez por costumes passados entre gerações, talvez por que tem coisas que nunca mudam.

João Bruno 29/11/2020

Não é nenhum clássico da literatura nacional, são crônicas publicadas entre 97 e 99, mas me assustei com o fato de serem tão atuais.
E a Martha Medeiros é nada menos que espetacular, inteligente, fina e elegante.
Tem uma escrita direta com um humor ácido que me encantou.
Recomendo muito.
Martha Medeiros sensacional.