Como Romeu e Julieta

Como Romeu e Julieta

Resenhas - Como Romeu e Julieta

Carolzinha 17/09/2011

Como Romeu e Julieta.
Na Cracóvia, Polônia, de 1944, o medo se alastrava como fogo no álcool. Em 7 de outubro, os Sonderkommandos judeus (prisioneiros que haviam sido selecionados para trabalhar como “operários” nas câmaras de gás) organizaram uma revolta no Campo de Concentração Auschwitz-Birkenaw. Os 250 prisioneiros revoltosos foram capturados e imediatamente executados. Mas Adam, um dos revoltosos – um judeu –, conseguiu fugir. Ele acabou encontrando a ajuda que precisava em Julia Leinster, uma jovem filha de um comerciante cercada de dúvidas, problemas e doenças que o encontra no meio da noite e o abriga em segredo. Só que acho que todos sabemos que segredos não duram para sempre..

O que falar sobre uma analogia de Como Romeu e Julieta com a história veredicta com a de Romeu e Julieta?É o melhor romance histórico que já li na minha vida.Tem a dosagem certa de amor, de cenas tristes e felizes.De lições da vida.
Ok,mas eu preciso comentar o fato de que a Nina Auras só tem 14 aninhos e que ela tem uma escrita impecável - tanto na ortografia,quanto na parte de escolher palavras simples ( algumas vezes díficeis) para descrever cada detalhe ou cena.É realmente muita dedicação e talento de sobra.Minha futura Clarice Lispector *_*
Esse livro fará você rir,sorrir e chorar compulsivamente.É o tipo de livro que não fica mostrando liçõezinhas chatas - e que estamos cansados de ler - mas indiretamente ele acaba nos fazendo pensar sobre as nossas atitudes diante da vida.
A protagonista é temerosa no começa quando se apaixona pelo "proibido",mas no final das contas,acaba entregando-se á essa paixão.
O "fruto do pecado" é tímido no começo,mas isso é só porque não conhece sua então amada.Logo depois,ele fala demais e até dá uns conselhos beem legais para a garota.
O final? Bom,não posso dizer,é totalmente segredo e vocês terão que ler para contar depois.Mas posso dizer - acrescentar - que é muuuuuuuuuuuuuuito bonito.E que a Nina Auras será famosa daqui a pouco,então corre pra pegar o seu exemplar assim que sair.
E ah, essa história fará você pensar sobre a sua própria vida.

Acredite em mim.

charlotte 23/01/2012

Resenha - Como Romeu e Julieta (Nina Auras)
Como Romeu e Julieta conhecemos nossa protagonista Júlia Leinster através de seu diário, encontrado por uma menina quando se muda para Cracóvia com sua mãe. A menina se mostra extremamente curiosa quando, ao levar algumas caixas para o porão da nova casa, começa a remexer nos livros deixados pelos antigos donos. E assim que a história de Júlia é encontrada.

"Colocou as caixas no chão e começou a caminhas pelo lugar, observando enquanto o vento brincava com as cortinas e acariciava seus cabelos negros. Parou diante das estantes, velhinhas e com alguns detalhes em relevo que ficavam bonitos. Eram encantadoras... E nelas, livros, livros tão antigos! A menina adorava ler. Era uma de suas paixões."

1944. Júlia é uma jovem de família, inicialmente com um irmão sempre doente, um pai ausente, uma mãe alterada e uma irmã um pouco "rebelde" para época em que viviam. Tomada de dúvidas não só de sua idade, vive em uma cidade onde se espera que a guerra não os alcance. Seu destino muda quando encontra a sua porta um homem de cabelos negros, extremamente magro e drasticamente ferido. A jovem então, com a ajuda de Martha, a criada, escondem o homem no porão de casa até que ele se cure.

Aos poucos descobrimos mais sobre o homem, chamado Adam, e vemos não só o mudança de sentimentos de Júlia, mas também todas as situações que nossa jovem é obrigada a passar. Vemos o amadurecimento de ambos os personagens e como aos poucos a desconfiança entre eles vai sendo apagada. Também vemos personagens não muito dispostos a se 'reabilitarem' mas que prometem emocionar o leitor em determinadas cenas.
Neste romance, como o título promete, há uma ligação com o clássico Shakesperiano e tudo que posso dizer (sem soltar spoilers) é que não é apenas o "amor proibido. Não será difícil aos leitores reconhecerem esses pontos em comuns pois, acredito eu, que todo mundo conhece ao menos o básico da história original.

Um livro onde a autora tem apenas 14 anos, muitas pessoas provavelmente julgam o desenvolvimento do livro. E a Nina prova impecavelmente que sua idade não comprometeu hora nenhuma o livro. Pelo o contrário, sua escrita é impecável e mais madura que de muitos autores mais velho. E eu gostaria de parabeniza-la por ser um nos mais novos talentos nacionais.

Minha única critica é: meu Deus, Nina! Passou tão rápido! Depois de esperar quase quatro meses para ler o livro, as 197 páginas pareceram acabar num piscar de olhos, por mais que eu tentasse ler o mais devagar possível (tudo que é bom dura pouco). E não hesito em dizer que aguardo ansiosamente ler algo de nossa pequena escritora, seja conto, livro ou o que for! Conseguistes arrancar lágrimas de mim em pleno aeroporto!

Sorteio do livro autografado e mais resenhas em www.letrasdecha.com.br

Ana Luiza 17/02/2012

Mais que uma historia de amor, uma reflexão sobre guerra, nazismo, família, amor e morte.
Uma garota acaba de se mudar a contra gosta para a pequena cidade de Cracóvia. Mas um diário antigo achado acidentalmente no porão da nova casa pode mudar completamente sua opinião. Afinal, aquelas páginas antigas guardam uma grande historia, que ela jamais imaginaria sequer ter acontecido. Ainda mais tão próximo de onde ela se encontra.
O Cenário da historia guardada pelo diário era a própria Cracóvia, mas de muitos anos atrás, 1944 para ser exata, época em que o nazismo (e a Segunda Guerra Mundial) destruía e aterrorizava toda a Europa. Apesar de pertencer a um dos países que mais foram prejudicados pelos acontecimentos da época, a Cracóvia pouco sofrera e a vida de seus habitantes continuava normalmente, apesar de todos sempre estarem esperando o pior.
A personagem que vive e escreve toda a historia é Julia Leinster, uma alemã que vive na Polônia, mas que de maneira alguma apoia o nazismo. A vida de Julia seguia de forma natural e melancólica. Seu melhor amigo, Albert, partira para lutar na guerra, mas não antes de lhe fazer uma proposta inesperada de casamento.

“ E talvez haja uma parte dele que, assim como a minha, não quer ficar comigo pela eternidade. Talvez seja apenas uma fachada, ou algo dito no calor da hora, como minha resposta. Pena que nunca saberei.” - Pg 21

Julia agora se vê solitária, com uma mãe que realmente não se importa com ela, um pai que vive em viagens a negócios, uma irmã com quem mal desenvolve uma conversa, um irmão doente e amigos distantes. A única companhia de Julia é Martha, a empregada de sua casa, que se torna sua cúmplice e a ajuda a manter um grande segredo: Adam, um rapaz de cabelos escuros que ela abrigou após o encontrar ensanguentado a sua porta.
Adam não seria um segredo se apenas um fato sobre ele não fosse verdade: ele é judeu. E na época tal fato já o condenava a uma vida de sofrimento e morte. Um judeu fugitivo, que quase morrera na fuga em massa de Auschwitz-Birkenau (um campo de concentração próxima a Cracóvia) só poderia resultar em uma coisa: problemas. E dos grandes.
Escondido no porão da família Leinster, Adam conta com a ajuda de Julia e Martha, que fornecem a ele alimento e cuidados, além de deixar sua existência em segredo. Elas jamais pensaram em denuncia-lo as autoridades, e fazem de tudo para protegê-lo. Tanta proximidade faz com que tanto Julia, quanto Martha desenvolvam afeto pelo rapaz. Adam primeiramente reluta em confiar naquelas que o ajudaram, mas aos poucos ele vai se abrindo e uma amizade perigosa surge entre ele e Julia.
Como qualquer segredo, um judeu escondido no porão, só poderia trazer a Julia confusões e problemas, mas Adam também trouxe a garota um choque de realidade, afinal a vida é mais que um tempo melancólico que passa devagar e a guerra e o nazismo são mais que problemas distantes.
Como Romeu e Julieta não desenvolve apenas uma historia de amor antiga contada por uma garota tímida e descoberta por uma menina entediada. O livro fala sutilmente de assuntos mais profundos, como a guerra e o nazismo tão presentes na época, mas tão distantes na vida dos habitantes da Cracóvia. No livro, a personagem principal faz, sem perceber, uma reflexão profunda sobre os acontecimentos da época, sobre família, amor e morte.
Eu simplesmente amei o livro, pois faz com que você reflita junto com a personagem, mas sem forçar uma opinião ou uma reflexão em si. Além de ter um romance que lembra o do casal mais famoso de todos os tempos. Só que dessa vez existe o "amor proibido", mas sem dramas. Simpatizei bastante com os personagens, pois são reais e marcantes. A escrita de Nina é bem desenvolvida e flui rapidamente. A capa é linda e transmite muito do que o livro tem a nos proporcionar.
Em algumas partes achei que a personagem refletiu demais, mas temos que levar em consideração que é um diário e não uma narrativa comum, logo reflexões estariam mais presentes do que cenas do cotidiano da personagem.
Assisti Orgulho e Preconceito ainda quando estava no começo do livro, e confesso que imaginei Como Romeu e Julieta mais como um filme do que como um livro. A historia daria uma ótima adaptação cinematográfica, daquelas que como o filme citado, nos faz pensar, sonhar e nos apaixonar.
Uma historia sem muitos mistérios, mas que conquista logo nas primeiras páginas. Como Romeu e Julieta contem reflexões profundas, mas também cenas cheias de ação, romance e sentimento. Recomendo para aqueles que querem mais que uma historia de amor, e que curtem livros mais calmos, que não nos fazem simplesmente imaginar, mas também pensar.

“– Todos nós somos um pouco maus, Julia. Temos nossos pecados pessoais e nossos arrependimentos, todos temos nossa cota de maldade na alma. Somos capazes de causar dor a uma pessoa e desejar-lhe todo o mal do mundo, ou dar-lhe amor e querer protege-la das coisas ruins que acontecem mundo afora. E todos, sem exceção, nos julgamos. Pelo menos uma vez na vida. Esse hábito já está incorporado em mim. Diga, após algum tempo, não se torna natural, até?” - Pg 126

Resenha do blog
Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com

@ARaphaDoEqualize 12/02/2012

[RESENHA] Como Romeu e Julieta
RESENHA POSTADA NO BLOG http:/equalizedaleitura.blogspot.com PORIBIDA COPIA TOTAL OU PARCIAL.

Recebi o livro de parceria com a jovem autora Nina Auras. :)

Quando se muda para sua nova casa em Cracóvia na Polônia, uma garota encontra um diário. E curiosa como só sendo, já nas primeiras horas na casa nova começa a ler o mesmo, ansiosa para desvendar o mistério de alguma páginas arrancadas. Então conhece a história de Julia Leinster, uma jovem filha de um comerciante que vive na época depois da 2ª Guerra Mundial. Além de todos os tomertos por causa da guerra que está assolando o mundo, Julia ainda tem que lidar com uma família um pouco problemática: um irmão doente e quase morrendo, uma irmã problemática, uma mãe neurótica e um pai viajante e ausente. E no meio de tantas emoções conturbadas, ela tenta manter as próprias no controle, para não decidir erroneamente alguns fatos da sua vida, coisa que acontece, naturalmente. Só que tudo muda, quando um prisioneiro consegue fugir e no meio da noite bate à sua porta. Julia, assustada com a cena, resolve cuidar a abrigar esse homem que ela descobre depois ser um judeu: Adam. Como toda essa história irá terminar, quando segredos serão revelados, mesmo que demore? O que acontecerá com Julia quando percebe que está apaixonada por Adam?

Devo dizer que é um livro espetacular, apesar de ter dois pontos que me incomodaram um pouco, que eu falarei deles mais adiante. A minha surpresa inicial foi saber que eu uma garota de 14 anos escreve tão, tão bem. O uso e a escolha das palavras se encaixam perfeitamente, com uma narrativa fluida e sem enrolação, com o uso de algumas palavras pouco utilizadas e que trazem ao texto mais riqueza. A escrita da Nina é magnífíca. É dosada e totalmente madura. É ter o dom desde cedo para escrever e não compremeter sua história com pequenos deslizes amadores, pelo contrário. Escreveu algo tão belo que eu tenho certeza que vocês ficariam encantados - e até surpresos - com a capacidade desta menina e porque tudo vai se encaixando perfeitamente que eu posso ouvi - los dizer: Não é o primeiro livro dela.

Me encanta muitíssimo histórias que aconteceram nessa época tão conturbada e cheia de maldade. E quando é uma história de amor então, meu coração chega suspira. Então, nem preciso dizer que amei ler algo a mais a respeito, né? Os personagens são bem construídos e tem sua histórias contadas de acordo vamos avançando com a leitura. O Adam me conquistou muito. No meio de tanto sofrimento, ele conseguia ser gentil e educado com a Julia, cuidando dela e fazendo - a se sentir melhor diante de todos os problemas que estava passando. Ele consegue conquistar o coração dela pouco a pouco exatamente por isso: por que ele tem o coração puro. Não deixou que a guerra tomasse de conta de seu ser totalmente. Porém...

Em alguns momentos da narração eu sinto que a linguagem usada pela Julia não é mais adequada para garotas da idade dela e na época vivida, coisa que eu não julgo mal feito da Nina, por que essa época é complicada de escrever e é muito comum que coloquemos elementos - mesmo que involuntariamente - atuais. E outra coisa que me fez ficar meia biruta das ideias foi o final. Eu não vou comentar muito aqui com vocês para não soltar spoiller, mas não foi algo que me agradou totalmente... Os motivos? Só lendo para saber.

Nina, sucesso para você, por que tenho certeza que teremos uma grande e promissora escritora, com novas e revolucionantes histórias para compartilhar conosco.

jups 15/02/2012

Up Sagas: http://upsagas.com/resenha-como-romeu-e-julieta-por-nina-auras/
A temática de Como Romeu e Julieta é bastante chamativa, veja só: Um livro que combina Shakespeare com 2ª guerra mundial e o drama dos judeus só pode ser algo diferente. Quando li a sinopse, não tive a ideia exata do que poderia acontecer, e de qual forma a autora conseguiria manipular isso, foi bem interessante sentir o desenvolvimento da história e a escrita da Nina. Então, quando terminei a leitura, só pude parar para pensar qual a melhor forma de engatar a escrita dessa resenha, e bem, só posso começar dizendo que o livro é bom demais!

E ele não é só muito bom, mas atrai olhares em sua simplicidade, o que torna impossível conhecer o livro e não se interessar pela história. Adentrando no mundo dos personagens, conhecemos Julia (opa, minha xará!) uma garota de família nascida em Cracóvia, e Adam, que é na verdade um judeu. Numa guerra contra judeus. E daí você já pode tirar onde isso vai dar quando Julia acaba se comovendo, e mantém Adam escondido em sua casa. O romance é bem singelo e pacífico. Começa simples, nos olhares, na confiança e pelos pequenos sentimentos, até se tornar um furacão chamado desfecho.

"Não é porque não desejo passar o resto da minha vida com com Albert que não o amo! Mas aí entra a questão, se o amo, por que não quero passar o resto da minha vida com ele?"

A escrita da autora, então, foi o que mais me ritmou a continuar (fora o suspense do que aconteceria em seguida). A Nina neste livro teve uma característica só dela de atenuar a tensão da guerra para se concentrar mais nos sentimentos dos personagens. Geralmente em livros com o tema 2ª guerra é bem normal o autor direcionar o texto para o sofrimento dos personagens, judeus ou não; ao confronto; à Hitler etc, como já vi maravilhosamente em Apátrida ou O Menino do Pijama Listrado. O diferencial deste livro, e da Nina, foi o foco no Romeu e na Julieta da história, dando atenção ao romance sem minimizar o cenário.

Outra característica bacana foi a de incluir uma história dentro de outra, transportando o leitor no tempo e em narrações diferentes. De uma garota bisbilhotando um diário, até um romance de tirar o fôlego. E, para uma autora debutante, foi mais que surpreendente ter não só um tipo de narração perfeita, mas sim duas, na primeira e terceira pessoa. Tem autores que nem mesmo conseguem nem lidar com uma, Auras foi profundo nos dois tipos e acertou em cheio!

"Agora que eu não estava correndo e rindo debaixo dela, que caía com tanta leveza lá fora, a chuva parecia-me ousada e melancólica, como uma lembrança de que a vida dói – e, se não dói, não é vida."

Concluindo, não posso dizer apenas que indico Como Romeu e Julieta, seria muito pouco. O livro carrega um peso gigantesco pelo seu tema, mas leitura é grandiosamente leve. Não é só recomendado aos interessados na história, mas para todos que curtem drama, romance e 2ª guerra mundial. Porque, embora o livro não foque na guerra, é sempre bom enxergar por perspectivas diferentes. E claro, aos fãs de Romeu e Julieta, esta releitura vai ser essencial, não só para relembrar a obra de romance mais famosa de todos os tempos; mas, principalmente, para conhecer essa autora que ainda vai ter muito para nos contar. Grande estreia, Nina!

5 de 5
+ carta Coringa (mamãe não resistiu e pegou pra ler, incrível não?)

Felipe 18/08/2012

para todos os fãs que estiverem interessados eu fiz uma homenagem do livro em meu blog:

Desde 1595 quando Willian Shakespeare, um dos maiores escritores que já existiu, criou a maior historia de amor trágico de todos os tempos. Muitos escritores usaram ele como base de novas historias para cada geração que vive mudando. Um desses novos autores é a querida Nina Auras.

Jéssica R. 26/01/2015

Um livro tão pequeno e tão gostoso de ler.
Quando comecei achei que a história seria bem bobinha e sem graça, me enganei. Apesar de ser um livro pequeno a história é gigante, a escrita da Nina Auras é uma delicia. Li o livro todo em três horas mais ou menos e no fim chorei litros.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

badsanny 02/06/2023

Eu queria tanto uma segunda parte desse livro, foi uma das minhas primeiras leituras que me cativaram tanto ao ponto de eu não querer parar de ler.

Nathalia 06/11/2015

Li e...
Sinceramente, estava muito ansiosa para ler esse livro, quando eu bati o olho nela na estante da livraria, pensei, ele deve ser muito bom. Primeiro porque se passa na época da segunda guerra mundial e eu descobri recentemente que adoro livros baseados em fatos históricos, e segundo que esta capa é muito bonita e chamou minha atenção porque essa capa simplesmente já diz muito sobre a história. A expectativa cresceu, e eu fiquei esperando mais. Infelizmente,e só porque eu realmente estava esperando um "q" a mais eu me decepcionei um pouco, este é aquele tipo de livro que você lê por lê, que você quer algo simples, leve e que acabe rápido.
Como Romeu e Julieta é simples, fácil de entender, com a linguagem do nosso dia a dia e por toda essa simplicidade na escrita ele se torna leve, mesmo se passando em um período muito difícil, não há um aprofundamento na questão da guerra, na verdade no livro esse assunto é bem pouco falado. A segunda guerra com certeza é um assunto que dá pra trabalhar, tem-se muitas informaçoes sobre a mesma, mas talvez Nina tenha deixado de trabalhar com base nisso porque, apesar de ter muitas informações, o escritor tem que tomar cuidado para não se equivocar e acabar passando a imagem errada do seu livro.
O livro tem quase 200 páginas e a maior parte da história se passa na leitura de um antigo diário, a leitura é rapida, pelo menos pra mim foi, geralmente quando vou ler perco muito tempo pensado, refletindo e tentando adivinhar o que vai acontecer, mas neste livro eu passei direto, não me vi pensando em muitas coisas, porque o livro não tem bagagem o suficiente, como eu já disse, ele é simples e fácil de ler, infelizmente e agora eu não sei de quem é a culpa, se é minha por não ter entendido ou se é do livro, por ser realmente vago, mas eu não peguei a ideia central do livro, o foco, porque ele é bem superficial e no final não entendi e nem concordei com o conceito que é usado como " moral da historia".
Essa foi a minha experiência, por mais que tenha esperado muito do livro e não tive minhas expectativas realizadas, devo dizer que outra pessoa pode ler e achar muito mais interessante e emocionante, afinal cada um é cada um e existe gosto pra tudo nesse mundo.