The Archived

The Archived V. E. Schwab

Resenhas - The Archived

Victor Almeida 21/03/2014

CURIOSIDADE É UMA PORTA PARA A SIMPATIA.
The Archived é um dos livros mais singular que eu já li. O conceito é maravilhoso e a execução é perfeita. Logo no começo já não podia dizer que rumo a história iria tomar, e eu honestamente não me importava, simplesmente porque tudo nesse livro é tão interessante. O livro conta a história de Mackenzie, que recebeu a herança de seu avô Da para continuar em seu lugar como uma Guardiã do Arquivo, uma dimensão paralela acessível através de portais no mundo exterior. Por ter perdido seu irmão Ben recentemente, se muda com seus pais para outra cidade, e descobre que o seu novo prédio é um local com muitas ocorrências de Histórias que escapam. Mas isso não é por um acaso, algo está acontecendo no Arquivo, e tudo pode estar relacionado com as várias mortes que ocorreram no passado do prédio. Ao mesmo tempo alguém está intencionalmente alterando as Histórias, apagando capítulos essenciais de suas vidas. A não ser que Mac possa juntar o que resta, o próprio Arquivo pode desmoronar e cair. Eu não vou tentar contar exatamente como tudo funciona no Arquivo porque o livro em si explica mil vezes melhor e é impossível descrever em poucas palavras. Apenas saiba que o conceito é incrível.

O livro aborda muitos assuntos complicados: amor, perda, destruição de uma pessoa pelo luto e relacionamentos. A escrita é fenomenal, os personagens são reais, e trazem consigo premissas de mistério, assassinato, ação e até um pouco de romance. Mas, o que realmente dói são as escolhas que Mac deve tomar ao longo do livro — o quão longe você iria e o quanto você arriscaria sua vida para trazer de volta alguém que você pensou que se fora para sempre?

A protagonista Mackenzie é uma garota teimosa, de temperamento forte e cabeça-dura. Ela não aceita a ajuda de ninguém e quer fazer tudo à sua maneira. Mesmo sendo um fechada com as pessoas, ela acabou crescendo um pouco ao longo do livro. Ela está solitária e apenas quer alguém que consiga se relacionar bem. Ainda não concordando com algumas de suas atitudes e razões, é uma personagem que gostei bastante. Mac é cheia de falhas, e isso a torna muito real. Ao longo da história, ela conhece um rapaz chamado Wesley Ayers, que mora no mesmo prédio. A relação dos dois é agradável e traz o humor que o livro precisa para balancear com as partes obscuras do Arquivo e do “Estreito” (no original, Narrow — uma passagem intermediária entre o mundo exterior e o arquivo). Quanto ao restante dos personagens, acho difícil julgá-los. Os Bibliotecários são distantes e misteriosos, e os pais de Mackenzie inconsoláveis e perdidos.

As cenas no Estreito são as mais medonhas e claustrofóbicas. Todas as vezes que Mac se aventurava nos corredores à procura de Histórias, eu me mexia na cadeira devido à tensão que permeia as páginas. Não me entenda mal, The Archived está longe de ser um livro de terror, mas a autora tem um talento especial para criar ambientes obscuros que nos deixam inquietos. Aproveitando a deixa, preciso falar do estilo de escrita de Victoria Schwab. O primeiro livro que li dela foi Vicious, que já foi resenhado aqui no blog. Eu me apaixonei e, portanto, fui a este cheio de expectativas, apenas para me deparar com um livro igualmente bem escrito. A prosa desliza sem nenhum esforço, pintando as cenas enquanto você apenas senta apreensivo e observa tudo se desenrolar. Victoria te atrai para saber o que vai acontecer em seguida e cria um mundo tão real que você acaba se perguntando se ele realmente pode existir em algum lugar no tempo e espaço.

The Archived apresenta muitas situações tensas de uma vez, e elas se encaixam perfeitamente até o fim do livro em um clímax incrível e cheio de ação. Felizmente, Schwab nunca bombardeia o leitor com informação, e sim desenha todas as linhas da trama apenas quando necessário. O livro não termina com um gancho forte, forçando acontecimentos para a continuação The Unbound. Ele funcionaria muito bem se fosse apenas um. Entretanto, posso dizer que o cenário do Arquivo criado em minha mente me deixou ansioso para voltar em breve.

*Alguns termos foram traduzidos livremente, e podem não corresponder com a tradução oficial a ser lançada no Brasil.

site: http://olhosderessaca.com.br/the-archived-victoria-schwab/
Val 28/07/2015minha estante
Você sabe se ira lançar aqui no Brasil?

Sarinha 30/09/2016minha estante
também quero saber se vai lançar aqui no brasil

Dani 02/05/2016

Uma história bem gostosa e um universo único, bem diferente de tudo que já li. Adorei a ideia do arquivo, dos corpos em prateleiras armazenando a memória dos mortos e do estreito. O livro demorou um pouco para me prender pois começa um pouco mais lento. Mas a medida que a autora vai construindo seus personagens e explicando mais o universo, você se prende nesse clima de mistério, meio fantasmagórico. Adorei a escrita de Victoria Schwab e gostei muito da forma como ela utilizou os flashbacks para explicar certas situações ao leitor.
Parece que ele será parte de uma trilogia, mas a história é bem concluída, podendo facilmente ser lido como um livro único.

Nati 18/02/2018

"Because the only way to truly record a person is not in words, not in still frames, but in bone and skin and memory."
Victoria Schwab tem uma escrita muito fluída e cativante. Não tem um livro dela até hoje que peguei e não fiquei viciada e louca pra saber o que acontece. Gostei muito da idéia aqui e achei super interessante a trama, mas tenho que admitir que a todo momento em lembrava de A Mediadora, da Meg Cabot, principalmente por toda essa parte de 'capturar' e mandar 'para a luz' (por é literalmente uma porta com luz branca) as Histórias rebeldes, sendo que a Mac não tem nem de longe o sarcasmo e o senso de humor sensacional da Suze Simmons (talvez por isso tenha tirado uma estrela do rating).

A Kenzie demorou pra me conquistar, admito, porque, apesar de tudo o que ela passou ter sido compreensível, achei ela meio egoísta e a forma como ela trata os pais no início do livro é meio despropositado, sendo que eles estão sofrendo tanto quanto ela. Sei lá, ela é bem chiliquentinha às vezes e muitos dos erros e das coisas que aconteceram foram por atitudes meio infantis e impulsivas dela. Mas admito que ela teve um crescimento muito legal de acompanhar durante o livro e no fim estava torcendo por ela sim. Wesley é um amorzinho e foi um personagem que adorei de cara, pra mim o melhor do livro.

Apesar de ter uma trama interessante, não é o melhor livro da autora em questão de plot twists - as revelações foram super esperadas e consegui imaginar o que aconteceria bem antes de acontecer. Mas gostei de como acabou e quero seguir com os próximos volumes e saber o que a Victoria vai fazer com essa história, até porque muita coisa foi finalizada aqui.