A arte e a ciência de memorizar tudo

A arte e a ciência de memorizar tudo Joshua Foer

Resenhas - A arte e a ciência de memorizar tudo

Ricardo_PA 13/11/2011

Um relato interessante, não um manual de técnicas
Gostei muito do livro, é uma leitura leve e divertida. Além de trazer muitos fatos interessantes sobre a memória, o lado narrativo desperta nossa curiosidade de saber até onde o autor chegou no campeonato e como foi sua preparação.
Não é um livro de técnicas, embora descreva muito bem a aplicação do "palácio da memória". Para quem se interessa pelas técnicas de memorização, este livro pode ser um bom ponto de partida, mostrando o potencial do treinamento e despertando nossa curiosidade por outras obras mais "aplicadas". De qualquer forma, funciona muito bem como leitura de entretenimento!
Ricardo, boa tarde.
Não encontro esse livro para comprar. Você teria interesse em vender seu exemplar?

@helensince1994 22/03/2021

Instrutivo e interessante
Está mais para um relato autobiográfico, do que um manual de como melhorar a memória. O que não diminui em nada a qualidade da narrativa, é bem escrito, instrutivo e divertido.
Tiago Absolão. 22/03/2021minha estante
Parece bom!

L 05/07/2023

A Arte da Memória
É uma boa leitura. Mesmo que você não se interesse por neurociência e nem assuntos relacionados a memória; isso porque a história de como Joshua se tornou campeão Norte-Americano é bem interessante. A narrativa é boa e até cômica.

Sales 02/10/2023

Releitura ainda melhor
Esta é a segunda vez que leio este livro, e devo ser franco, como alguém familiarizado com a arte, ele brilha de forma única aos meus olhos em comparação com a maioria das pessoas que estão apenas agora tendo contato com esta obra, sem nunca terem experimentado as técnicas milenares que envolvem esse magnífico relato de um explorador da mente. Acredito que a maioria das pessoas poderá aprender a técnica até certo ponto, mas poucas irão realmente aprofundar-se nela. O autor se tornou um verdadeiro atleta mental devido às competições em seu país. Infelizmente, no Brasil, tal entusiasmo pela aprendizagem e aprofundamento das técnicas da arte da memória é raro.Recomendo ao leitor não ficar apenas na leitura, mas experimentar pelo menos uma vez a criação de um palácio mental para armazenar informações. Você se surpreenderá com a capacidade de recordação que todos nós possuímos. Embora não seja fácil no início, pode ser tão eficaz que você talvez nunca mais esqueça a sua primeira lista de palavras memorizadas. Fico admirado com a habilidade das pessoas mais experientes na arte de utilizar essa capacidade a seu favor. Espero um dia poder usar essa arte da mesma forma que os gregos antigos, que confiavam apenas em suas mentes para armazenar e desfrutar das informações que obtinham neste vasto mundo de conhecimento.

jota 24/10/2016

Números, poemas, imagens, dinastias, cartas de baralho...
Demorei um tanto para ler o livro de Joshua Foer justamente por conta de seu título, que soa como se fosse um manual de autoajuda. Coisa que felizmente não é. E havia descoberto isso antes de lê-lo, por meio da resenha que o jornalista Helio Gurovitz publicou em maio deste ano na revista Época.

Foer mostra através de vários exemplos, que com esforço, disciplina e criatividade podemos melhorar muito nossa capacidade de memorizar as coisas, reter informações úteis (ou não) por mais tempo. E deixar de apelar tanto para celulares, computadores, agendas, calculadoras etc.

Ele faz isso contando a história de alguns campeões de memória e até mesmo sua própria história: ganhou um desses campeonatos tão populares no hemisfério norte, daí que o subtítulo desta obra é Memórias de um campeão de memória.

É impressionante a quantidade e a qualidade das informações que Foer levantou associadas a nossa memória, desde a Antiguidade até a década passada. Elas são demonstradas através de histórias sempre interessantes e bem-humoradas grande parte do tempo.

Assim, a leitura de A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo mesmo quando envolve dados científicos, matemáticos, estatísticos etc. nunca é pesada, pelo contrário. Isso torna o livro bastante saboroso para amplos públicos de leitores.

Lido entre 07 e 23/10/2016. Minha avaliação: 4,8.
Marcus.Jorgeane 11/01/2019minha estante
Vc teria o ebook?

jota 11/01/2019minha estante
Não. Li o livro físico e troquei.
Até onde sei o volume não foi digitalizado.

math22 28/12/2020

Qualquer um pode lembrar
Uma espécie de investigação pelo mundo da memorização é o que pode definir este livro. Mergulhei nesta caminhada feita por Joshua através do vídeo do Átila Iamarimo no nerdologia para compreender melhor como melhorar e aprender sobre memorização. A intenção de descobrir o santo graal da memorização não foi alcançada, mas é uma leitura que apresenta conceitos que podem ajudar qualquer sobre o funcionamento do cérebro e formas de utilizar técnicas para memorizar o que for necessário.

Fabiano.Carvalho 19/08/2022

Fantástico
O livro é cheio de experiências e técnicas que vão ser úteis na minha vida. Apesar de que não vejo utilidade em decorar números aleatórios ou cartas de baralho. Mesmo assim, gostei muito dessa leitura.

Whermeson 20/02/2020

Livro 2012 02: A Arte e a Ciência de memorizar Tudo - Joshua Foer
O livro é uma chama de vela a iluminar as técnicas da memorização. É mais um livro reportagem com notícias sobre a memória do que um livro de técnicas de memorização.

site: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI251214-15228,00.html

Roberta.Chamberlain 14/02/2021

Perfeito
?A experiência tinha comprovado o velho ditado de que a prática leva à perfeição. Mas somente se é o tipo correto de prática: concentrada, autoconsciente e deliberada. Aprendi em primeira mão que, com foco, motivação e, acima de tudo, tempo, uma mente pode ser treinada para fazer coisas extraordinárias.?

Não tenho palavras para descrever o que senti enquanto lia a este livro maravilhoso. Ele tem uma linguagem fácil de se ler e que no máximo pode exigir uma pequena pesquisa de termos se quiser ter um aproveitamento maior do conteúdo. Embora o próprio Josh (autor) afirme que sua memória de trabalho (a memória de curto prazo que usamos em coisas que não necessitam ser lembradas posteriormente, como contas que fazemos no supermercado) não tenha melhorado após todos os esforços para competir no Campeonato Nacional de Memória, ele nos mostra que com dedicação podemos realizar até coisas que parecem impossíveis.

Para mim, que estou em época de preparatório para o vestibular, esse livro veio ?bem na hora certa?, mesmo que não ensine como lembrar de coisas mais cotidianas, podemos perceber que ?Somente a prática regular não basta. Para melhorar, devemos nos observar falhar e aprender com erros?.

Enfim, recomendo muito e sem duvidas voltarei a ler em breve!

Raphaella 25/06/2012

O que você comeu ontem? Cadê suas chaves? O controle remoto da tv? E o telefone móvel (não vai me dizer que você vai ter que ligar pra ele pra encontrá-lo... de novo)? E pra que mesmo que você abriu a porta da geladeira?

Pois é, cada vez mais temos a sensação de lembrar cada vez menos. E, pra dizer a verdade, precisamos lembrar cada vez menos (quantos números de telefone você sabe de cor? Posso até ouvir você dizendo: "Pra quê? Salvo tudo no celular").

Continue lendo em: http://bit.ly/Mk703y

Raphaella, boa tarde.

Raphaella 02/07/2016minha estante
Boa tarde, Marina!
Só vi seu comentário agora, desculpe a demora em responder!
Não tenho interesse em vendê-lo, mas mesmo que tivesse, minha edição foi cortesia, então não pode ser comercializada.
Quem sabe você encontra em algum sebo, ou entrando em contato com a editora...?
Torço para que consiga lê-lo, é um livro bem interessante :)

Deo 17/06/2012

A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo
O livro é muito interessante. Aborda vários temas relacionados à memória de uma maneira leve e empolgante. Não se trata de um manual de mnemônica, apesar de ensinar, por auto, a técnica do Palácio das Memórias, mas é uma leitura de entretenimento.
Deo, boa tarde.

Sales 11/10/2020minha estante
Tenho em PDF

Gustavo.Thomaz 20/01/2021minha estante
SALES ME ENVIA ELE EM PDF, POR FAVOR: gustavo_skt2009@hotmail.com

Roberto 10/02/2016

Um livro muito bem escrito
A introdução sobre o caso de Simônides de Ceos e catástrofe no salão do banquete já cativa o leitor.
O livro fala sobre a experiência de um jornalista que participou de uma competição de memória (coisa de americano...) e trata do que se sabe a respeito do assunto.

Vale a pena.
Roberto, boa tarde.

Math 31 06/07/2017minha estante
Olá Marina Martini segue abaixo o link para aquisição do Livro.

Rik 28/09/2017minha estante
Interessante, ótimo, maravilhoso, mas não existe para venda no mercado. Não se consegue nem um site para baixar.

Mariana.Mendes 05/04/2019

Empréstimo, troca ou venda
Alguém que tenha o livro que queira trocar ou emprestar? Não encontro em lugar nenhum.
bfiuzaalencarararipe 11/05/2019minha estante
Já procurou no Estante Virtual?

Sales 11/10/2020minha estante
Eu tenho em PDF se quiser

Gustavo.Thomaz 20/01/2021minha estante
Sales me manda ele em pdf por favor, email:
gustavo_skt2009@hotmail.com

Adauro 22/03/2021minha estante
Pode me enviar por favor adauro@hotmail.com Obrigado

Felipe.Micheletti 05/06/2022minha estante
Alguém que tenha o pdf poderia me enviar também, por favor?
Meu email é femadi2@gmail.com

Luiz Fosc 18/07/2022

Interessantíssimo!
Este livro me surpreendeu bastante!
No início, achei que seria ?apenas uma história? sobre a jornada de um jornalista até se transformar em um campeão de memorização.
Por ser um assunto que me interessa bastante, sabia que ia curtir ?somente a história?, sem necessariamente ter uma teoria profunda.
Mas, para a minha surpresa, o autor conseguiu mesclar muito bem a parte teórica da arte da memorização com a história que ele ia contando. Mesmo quem nunca ouviu falar sobre as técnicas de memorização, tem ferramentas mais do que suficientes para se tornar um Atleta da Memória.

Os personagens que são descritos no livro são bem completos e complexos, e por isso conseguimos nos sentir bem íntimo deles no decorrer da história.
Mesmo sabendo o que de fato vai acontecer (o autor, até então um leigo na arte da memória, virar um campeão), o livro nos dá o gostinho da belíssima jornada!

Para quem se interessa pelo assunto, indico bastante a leitura! ?

Karina (Ka) 31/12/2023

Excelente
As técnicas mostradas nesse livro são para se guardar, funcionam de acordo com a forma que cada indivíduo vê o mundo.