Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Gabi 16/05/2022

Não meus amores, que obra...
Por ser do naturalismo, é a realidade como ela é, por isso não espere um final feliz (pra nenhum persongem).
Engraçado que, lendo O Mulato, O Cortiço, você consegue tomar um partido, mas ao meu ver, impossível de ser feito em Casa de Pensão. É como se nenhum estivesse com razão...Se passa no Rio, o que amo, principalmente no Centro do Rio. Sem falar nas inúmeras críticas à sociedade da época, à política, em resumo, sensacional!!!!!

Betânia 16/05/2022

Casa de Pensão
Aluísio Azevedo é mestre em tramas com diversos personagens e rico enredo. A história conta com momentos engraçados, tristes, revoltantes, irônicos, irritantes, enfim, é um livro fluido e leve. O desenrolar do final é um tanto corrido, mas surpreendente. Sou fã do autor!

yasmin 15/05/2022

Resenha - Casa de Pensão
RESUMO: Amancio é um rapaz de 21 anos (eu acho), maranhense, que veio para o RJ para estudar medicina! quando ele chega fica na casa de um amigo do pai, o Campos, e aí o Amancio conhece sua ?primeira paixão? - a esposa do Campos! Depois de perceber que ele ficaria ?supervisionado? pelo amigo de seu pai, Amancio se muda para uma Casa de Pensão, do Coqueiro e da Madame - aí ele conhece suas outras ?relações amorosas? - Amélia (irmã do coqueiro) e Lúcia (hóspede da Casa)!!
A história é trama de amâncio entre essas personagens + a faculdade de medicina + a relação com a sua família + dinheiro = Pura confusão!!
Além de ser um clássico, é um livro relativamente interessante, e com uma trama legal - eu recomendo!!

Este livro também não seria um livro que leria por conta própria - um livro mais chatinho de ler, mas mesmo assim valeu a pena!

esse livro que me lembrou muito o ?catcher in the rye? - parecem a mesma pessoa -> Amancio = Holden!!

mas mesmo assim, gostei do livro, em um ?over all ? assim foi bom!!

o coitado do amancio nao era boa pessoa, mas mesmo assim ele sofreu muito!! tive muita dó de todos, mas mesmo assim odiava todos - menos a mãe dele (ela é sem defeitos, e com ctz a que mais sofreu no livro), de resto, todos eram personagens bem naturalistas mesmo - todos com desafios, todos com defeitos mas também com qualidades - eu gostei!!!

é um livro bom para cair na real que na realidade, ninguém é perfeito e que as vezes precisamos abrir mão de coisas para colocar outras em prioridade!!

teve um final surpreendente - nunca que eu imaginaria que aquilo ia acontecer - mas no final, acho que foi bom - para TODOS caírem um pouco na real!

gostei - recomendo

Ana Morais 02/05/2022

Recomendo
Embora seja um livro clássico e com uma linguagem rebuscada, não achei ruim lê-lo. Me diverti algumas vezes, revirei os olhos noutra, porque os personagens são um pouco irritantes, mas foi muito prazeroso.

Casa de Pensão conta a história de um personagem - Amâncio - que teve uma educação rígida por parte do seu pai, no entanto muita proteção de sua mãe e avó. Ao ficar adulto vai para a cidade do Rio de Janeiro, para se libertar da tirania do pai e desfrutar da juventude e prazeres.

No decorrer de sua permanência acaba se deparando com bajuladores que tem interesses em sua fortuna, exceto aquele conhecido de seu pai que o hospedara em primeiro momento, o Campos.

Às vezes fiquei com pena de Amâncio, em outros achei o caráter dele bem duvidoso. Assim, como Amélia.

Nesta leitura também nos deparamos com os costumes da época, aquele conservadorismo e moralismo irritante, mas que no fundo meio que todos tem um desvio de caráter.

Bibs 01/05/2022

Clássico brasileiro???
Não é um bicho de 7 cabeças! O começo é um pouco maçante mas depois que Amâncio conhece João Coqueiro a história toma um rumo! Personagens caricatos e sem heróis?Ninguém presta mas tentam manter as aparências! Foi ótimo estudar naturalismo e ler esta obra, amei!!!
Recomendo MUITO para começar a ler clássicos! (Tem plot-twist no final?)
Tatynobre.Almeida 01/05/2022minha estante
Está na minha tbr de maio

Tatynobre.Almeida 01/05/2022minha estante
Está na minha tbr de maio

Brenda.Cristine.Silva 28/04/2022

Um clássico brasileiro!
O que eu mais gosto em Casa de Pensão além da escrita que flui é o romance ser baseado em uma história real, conhecida como Questão Capistrano. Que é representado pelos personagens Amâncio e João Coqueiro.
Eu só li esse livro, por conta do vestibular, mas não foi de todo uma leitura ruim. Apesar de no início ser uma leitura bem arrastada, quando chega na metade do livro a coisa toda flui, porém o que a escrita é boa, os personagens são o oposto. O autor deixou claro e realista como as pessoas agem na sociedade desde aquela época até a atualidade.
Todos os personagens são insuportáveis de suas formas, os únicos que queriam realmente o bem de Amâncio era o Campos e a mãe dele (que foi a mais injustiçada na história e que não mereceu o final que teve)
Acho que foi justo o final que Amâncio teve (mesmo tendo sido uma vítima no fim das contas), ele exclusivamente foi o personagem que mais me irritou no decorrer da história, e pode parecer estranho mas os irmãos Coqueiro e Amélia foram personagens que eu não consegui odiar kkk.
Enfim, planejo ler mais de Aluísio Azevedo e definitivamente passar mais raiva.

Jessi 28/04/2022

O final eu não esperava
O livro é legal no começo, a gent eve toda a formação psicólogica do Amancio e tals, dali pra frente eu lendo sem achar muito coisa, tem partes legais, mas realmente o final eu nãos apertava fiquei até com pena do Amancio

Ju Ragni 17/04/2022

Ótima crônica de costumes
Não sei porque eu ainda não tinha lido esse livro, é muito bom... Foi escrito em 1884, e parece que transporta a gente para aquela época, pois descreve o dia-a-dia deles minuciosamente, como viviam, o que vestiam, como se sustentavam, o que comiam...Não ganha da obra-prima do autor, O CORTIÇO, mas também não perde de muito não...Interessante ver como as mulheres da época eram tratadas, e mais interessante ainda, como elas faziam para inverter sua condição "inferior" em seu favor. Enredo ótimo, não cansa em momento algum, pois a ação é constante. Gostei muito.

Teté 12/04/2022

Foi um livro um tantinho cansativo de ler kkkkkkkk
Talvez pela pressa que eu tava pra ler antes do vestibular

Ela 06/04/2022

Comecei o livro com uma expectativa alta, alta até demais. Mas depois de ler O cortiço, essa obra não foi nada comparada. Não me surpreendeu nadinha e nem me marcou em nada. Foi uma leitura boa, mas nada de mais

Márcia 05/04/2022

Casa de Pensão - Aluísio Azevedo
Aluísio Azevedo publicou Casa de Pensão em 1890, esse romance foi baseado em um crime que ocorreu alguns anos antes na cidade do Rio de Janeiro, chamado "Questão Capristano".
O protagonista da historia de chama Amâncio, ele acabou de chegar na Corte vindo do Maranhão. Típico sinhozinho, com posses, esperava a sua mesada enviada, religiosamente, pelo pai fazendeiro. Veio para a Corte com a intenção de estudar medicina e, secretamente, aproveitar a diversão na capital.
Ao chegar, ele foi morar em uma casa de pensão. Amâncio logo chama a atenção aos proprietários do imóvel, um rapaz jovem , estudante de medicina e rico. Ele se transforma em um grande partido para a irmã de Coqueiro, Amelinha.
Coqueiro vê uma oportunidade de casar sua irmã e tirar proveito da fortuna do rapaz.
Amâncio, por sua vez, quer pegar qualquer mulher que aparece e lhe da uma oportunidade. Se engraça pela vizinha, amasiada, cujo o marido é um bicho preguiça e fecha os olhos para as escapadas da mulher.
Tenta seduzir a esposa de um amigo de seu pai, que o ajuda a se estabelecer na Corte.
E por fim, cai na cama de Amélia, irmã de Coqueiro, dono da casa de pensão.
Um belo dia, chega uma carta da mãe de Amâncio informando que o pai dele morreu e ele precisava retornar ao Maranhão. Amélia se sente ameaçada com a ida de Amâncio e força um casamento, Amâncio recusa totalmente essa união.
Coqueiro toma uma providência, apresenta uma queixa-crime na delegacia querendo uma reparação ,por parte de Amâncio.
Amâncio vai a julgamento e é absolvido. Ele fica tão animado com a notícia que vai comemorar com os amigos no Hotel Paris.
Coqueiro indignado com a sentença vai ao Hotel Paris portando uma arma, atira e mata Amâncio.
Nesse interim , chega a mãe de Amâncio na capital para suplicar os juízes que libertem Amâncio. Ela recebe a notícia da morte de seu filho e não resiste.
É uma obra que representa a escola realista e naturalista no Brasil.
A história é muito bem humorada e divertida, mas tem alguns defeitos. Alguns capítulos não tem relevância na história, não acrescenta nada a narrativa.
Outra questão, é o pouco desenvolvimento emocional do protagonista da história. Ele não aprende nada com suas experiências.

Leticia Rodrigues 18/03/2022

não consegui gostar de nenhum dos personagens dessa obra, mas achei muito interessante o retrato social presente no livro.
segundo livro lido de Aluísio Azevedo, o Cortiço me prendeu bastante e achei que esse seria igual, mas algumas partes foram cansativas.
é importante para refletir sobre diversos tipos de violência, falsidade e hipocrisia.

vet_leitora 14/03/2022

Que cara irritante!!!!!
Amâncio é alguém que me irrita muito, pois se aproveita dos outros mas fica brabo quando os outros se aproveitam dele. É inconsequente, falso e hipócrita.

Azevedo fez um ótimo trabalho com as palavras, conseguindo representar bem a nojeira que era o Rio de Janeiro.

Gosto bastante do Realismo-Naturalismo pela realidade com que as personagens são tratadas. Nenhuma delas é idealizada ou algo do tipo. Todas têm qualidades tanto boas quanto ruins.

Anna 20/02/2022

Casa de Pensão
O começo do livro gostei bastante, ele possui uma ambientação sobre o período histórico no qual está inserido, e inclusive o fato sobre o qual o livro se refere, já que o mesmo é baseado em fatos reais.
Mas o desenrolar da história é arrastado demais, falas mto repetitivas e o livro vai perdendo a graça.
Enfim, foco no objetivo de ler meus livros de literatura brasileira, mesmo se eu não gostar!

MindNotes 09/02/2022

Superou minhas espectativas
Esse é mais um dos livros que comecei a ler apenas por ser cobrado em vestibular, mas ele me surpreendeu.

Eu li com auxílio da leitura comentada do canal Leituras Obrigatórias, recomendo demais, para mim foi muito bom porque com as explicações feitas sobre contexto da época você compreende melhor a obra.

Talvez por conta do audiobook eu tenha achado uma leitura rápida, porém, imersiva. Os personagens são bem desenvolvidos e a história é atrativa, toda hora você quer saber o que vai acontecer kk