Ainda Não Te Disse Nada

Ainda Não Te Disse Nada Maurício Gomyde

Resenhas - Ainda não te disse nada

Ana Carla 23/08/2013

Que história gostosa, diferente, romântica... ai ai. Dá um filme perfeito.

Caverna 07/07/2013

Admito que o começo de Ainda não te disse nada, não me agradou muito. É arrastado demais, passa boas páginas apenas contando da vida de Marina, uma garota que mora no interior de São Paulo, faz faculdade de moda e trabalha no correio para poder pagar sua faculdade, e ter sua vida própria longe da família. Seu maior sonho é se tornar uma estilista famosa, e ser feliz com o trabalho de seus sonhos. O livro inteiro, conta bastante sobre suas melhores amigas, as conversas que elas têm, cada uma com uma história diferente, que Marina sempre acaba se envolvendo pra tentar ajudar. Só que, ainda mais no começo, eu achei que ficou preso demais a isso, a uma rotina, que concordo em termos de conhecer, mas demorou bastante pra entrar no assunto principal, se tornando até um pouco cansativa essa parte.
Logo no começo, mostra uma conversa de Marina com uma colega de trabalho, onde comentam sobre hoje em dia, ser extremamente raro alguém mandar cartas escritas a mão para o correio. Afinal, para que mandar - além de gastar dinheiro com cada carta -, se é muito mais prático encaminhar um email, onde a resposta é rápida, e até mesmo na hora, pra pessoas de até fora do país? Sejamos sinceros, o computador facilitou demais a comunicação, e estamos acostumados demais com coisas práticas, onde não temos muito trabalho. Apesar disso, eu gosto de escrever cartas, nos acalma ao ler a letra da pessoa, e a ansiedade de termos a resposta em nossas mãos. Mas Marina não concorda com isso, ela diz que cartas são coisas dos antigos, e não gosta muito da idéia. Até que um dia, uma mulher vai no correio mandar exatamente o que? Uma carta. E não só uma, como praticamente toda semana, ela manda uma nova. Marina fica morta de curiosidade para saber o que tanto ela fala por cartas, e por qual o motivo. Mas mal sabia Marina, que seu destino ainda ia lhe pregar muitas cartas para escrever, haha.

site: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2011/11/ainda-nao-te-disse-nada.html

Mari 08/05/2013

Lindo!
Os livros do Maurício são sempre surpreendentes. Esse foi o terceiro que eu li e não poderia ser diferente. Ele consegue misturar poesia com música de um jeito tão doce que é impossível não se encantar. A história da Marina, em meio às cartas que ela troca, é uma delícia.
Super recomendo.

Larissa 15/04/2013

AINDA NÃO TE DISSE NADA
AINDA NÃO TE DISSE NADA- Maurício Gomyde-
Ed. Porto 71- 236 páginas.

Esse foi o primeiro livro que li do Mauricio Gomyde, comprei-o com uma expectativa enorme sobre sua história e confesso que ela ultrapassou os limites da minha expectativa. Amo livros que me prendem, que me tomam para a situação da história. Esse livro é encantador, não consegui dormir sem engoli-lo; de 13h às 02h devorando essa maravilha, amei.
É difícil eu gostar muito de livros de autores brasileiros, mas esse eu tenho que dar valor. É uma história apaixonante que mostra que o amor é mais que o toque, é mais que presença, o amor se constrói também com palavras.

O livro conta a história de Marina, que é uma menina do interior de SP, filha de um padeiro descendente de italianos e que sonha em ser uma estilista famosa. Ela faz faculdade de Design de Moda em São Paulo junto com suas duas melhores amigas Francesca e Thaís. Trabalha em uma agência dos Correios e é o tipo de pessoa que cria uma playlist de música para cada momento de sua vida. Todos nos sabemos que depois que inventaram a internet e junto com ela o e-mail as cartas perderam seu valor e as pessoas só vão aos Correios para despachar alguma encomenda ou pagar alguma conta, o que eu particularmente acho horrível, pois amo enviar cartas, até por que nada melhor do que receber um papel com a letra da pessoa amada, ou de um amigo distante. Marina está acostumada a só seguir esse rtimo no trabalho, encomendas, contas, contas, encomendas; o que a faz ficar admirada quando uma moça ruiva aparece nos Correios e posta uma carta escrita a mão.
Como era de costume todo os dias antes de ir para faculdade passar em um café para desenhar e ler suas revistas de moda, ela acaba se encontrando com a moça ruiva e fica sabendo que ela trabalha como 'anjo carteiro' sendo contratada por alguém para manter o contato com outra pessoa. Em um dia comum de trabalho o seu chefe diz que a caixa postal 787 está há alguns dias inativa e pede para que ela entre em contato com o dono da caixa. Quando ela descobre quem é o dono tem uma grande surpresa e em meio as coisas que acontecem ela é induzida a abrir a carta. Já sabendo do 'anjo carteiro' e tendo ficado balançada pelo que havia escrito na carta ela resolve responder ao remetente fazendo com que as cartas acabem sendo trocadas entre eles diversas vezes e gerando uma paixão e ao mesmo tempo um sentimento de culpa por estar se passando por outra pessoa.
Em meio a tantas reviravoltas, é aberto um concurso cultural para os alunos de design de moda para um estágio de um mês em Paris. A ansiedade para o resultado do concurso, o fim do namoro com o professor Luka e as cartas de Heitor (o remetente) que não param de chegar cada vez mais apaixonadas faz com que Marina se afaste um pouco das suas amigas. Ela cria seu modelo para o concurso pensando nas pétalas de rosas que Heitor costuma mandar junto com as cartas e da o nome da sua invenção de 'Jardim de Santa Ana'. Depois desse concurso a vida de Marina muda completamente e ela realiza o seu maior sonho se tornando quem realmente é, e tendo que passar por situações difíceis como por exemplo, a de contar toda a verdade para Heitor, nem imaginando ela que ir ao encontro dele mudará sua vida por completo.
O livro termina de uma forma extasiante. Me senti super satisfeita em meio a muitas lágrimas jorradas de forma assustadora, foi um livro maravilhoso de ler e que eu recomendo a todos, até por que não tem como não gostar. E como o querido Maurício me disse: o livro nos diz a hora exata em que devemos lê-lo.

Larissa Meneses- TudoSobreLivros

Tata 27/03/2013

Não, eu não vou te dizer nada sobre esse livro.
Acho difícil expressar todos os sentimentos que tive ao ler esse livro, mas vamos lá.
"Ainda não te disse nada" é o segundo livro do Mauricio e posso dizer que foi paixão desde o primeiro capítulo. É um livro hilário, interessante e sem dúvidas, muito emocionante.
O livro conta a história de Marina, uma interiorana de São Paulo, que do interior mesmo só tem a família. Marina larga a vida pacata do interior para ir em busca do seu sonho de ser estilista. Na grande São Paulo ela é estudante de moda e empregada dos Correios, passando seus dias a despachar encomendas. Tudo ia tranquilamente na vida de Marina, até que uma carta e uma pessoa mudam sua vida.
A leitura do livro é doce e fácil. Um dos grandes trunfos do livro é exatamente essa parte fácil da leitura, os personagens secundários que acabam sendo insubstituíveis no decorrer da história... Amei as amigas da Marina, são amigas que qualquer garota deseja, forever!
O desenvolvimento da história não deixa nada a desejar e encanta, além de te prender do início ao fim. Volta e meia eu me via largando o que eu estava fazendo só pra dar uma olhada rápida no livro e acabava lendo váaaaarios capítulos...
O livro aborda um assunto que eu não teria como não gostar: a escrita. Fala sobre escrever com paixão, com o coração... Ou seja, um prato de lasanha para os amantes da literatura! *-*
O livro também tem seus personagens cafajestes, como um belo italiano galanteador, as loucas de pedra, amigas de Marina e o fofo do Tiziano, irmão de Marina. Falando nela, Marina é uma ótima personagem principal: sonhadora, engraçada, esforçada, apaixonada e corre atrás do que quer com todas as forças.
Bom, como vocês puderam ver, o livro simplesmente me arrebatou e por ele ser tão bom vocês podem ter a certeza de que eu ainda não disse nada...

Luciane 10/03/2013

Linda capa, lindo livro... Sabe aquele livro que vc começa a ler e não consegue mais parar? Este é um desses livros... É um livro que fala de sentimento, de amor... É uma história fácil de ser lida, mas que te prende do início ao fim. Recomendo.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Ana Maria 27/02/2013

Apaixonante
Já tinha lido o primeiro do Maurício Gomyde, chamado "O Mundo de Vidro", e me encantado pela escrita dele. Esperava um livro mais pro lado do humor, como aquele, e me surpreendi com o romantismo dessa história.
Marina, a protagonista, tem um jeito muito legal de ser e acho que a história que ela teve dá um bom filme. Consegui imaginar as cenas com as músicas citadas (uma característica marcante dos livros do autor).
O final é lindo!!!
Recomendado.

Ícaro 27/02/2013

Ainda Não Te Disse Nada – Mauricio Gomyde
Uma previsibilidade exaustiva...

Quero começar dizendo que sou fã de romances. Um gênero que emociona e resgata valores que vêem se perdendo com o tempo. Já li Nicholas Sparks, Marc Levy, entre outros e sei o poder desse tipo de leitura em despertar sentimentos.

Desta vez optei em dar uma chance ao brasileiro “Ainda não te disse nada” recém lançado e que tem feito um relativo sucesso nas redes sociais. Tratando-se de uma obra nacional é de se levar em conta a forte divulgação e boa edição com uma arte de capa de muito bom gosto.

Sou do tipo de leitor que prefere saber pouco da história antes começar a leitura, assim as surpresas são maiores, o desenvolver da trama é mais interessante e o impacto, se houver algum, é mais intenso. Pois bem, essa maneira de ler não ajudou em nada no romance de Mauricio Gomyde que nos entrega um livro muito previsível.

Na verdade, a sensação que tive foi que o autor desenvolveu a ideia principal (que é até curiosa, porém pouco explorada), e encheu a lingüiça no restante das páginas. Essa “encheção de lingüiça” é composta por personagens pouco empolgantes e situações extremamente “acomodadas”. Temos uma mulher lindíssima que atraí todos os olhares e desperta à atenção de homens ricos e bonitos, mas não fica com ninguém. Além de conseguir o emprego dos sonhos antes mesmo de se formar. Temos as clássicas amigas solteironas ( donas dos piores diálogos do livro) e temos o par ideal que anda de cavalo, é lindo, sensível e rico.

Esse tipo de trabalho vem cansando, pois não apresenta muito desafio intelectualmente. A experiência é rasa demais. E resgatar o romantismo pode, e dever, ser muito mais que isso.

Sarah Malta 20/02/2013

Amor a primeira leitura
Sinceramente, eu não sabia o que esperar essa obra. Peguei-a emprestada de uma amiga que a comprou na Bienal do Livro de Brasília (créditos totais a Aliny Evelyn, senhoras e senhores), simplesmente por que conversamos e ela me contou que o livro era muito bom. Dividir experiências literárias faz parte da lista de coisas que amigos de verdade fazem. Sério.
Então, como sempre faço, li a sinopse e o prefácio do livro, no verso e nas orelhas. E então soube, automaticamente: eu iria me apaixonar.
É fácil gostar de um livro. Você o lê, gosta da narrativa, dos personagens, se perde por alguns momentos. Curte o enredo. Gosta do desfecho. Pensa um pouco sobre a obra, enfrenta uma ressaca literária pequena, algumas horas. Mas se apaixonar por um livro é genuinamente mais complexo que isto.
É quando você encontra coisas que não gosta, e ainda assim, percebe que aquele pode ser uma das leituras mais gostosas que teve. É quando você sente vontade de bater em certos personagens, não se adapta com a narrativa, não gosta de certas cenas descritas e quer chorar de desgosto por causa da complicação que cerca a vida da protagonista. E, ainda assim, com todos os contras, você percebe que aquela é uma das obras mais bonitas que já viu.
Me apaixonei por Ainda não te disse nada. Me apaixonei pelas palavras, por cada um dos capítulos, por cada carta, cada pedacinho do enredo. Me apaixonei de forma tão leve e gradativa que nem percebi que estava apaixonada; apenas questionei à mim mesma em certa altura e notei, dramaticamente, que estava. Ah, se estava.
No romance de Gomyde, Marina Albertini é uma garota de origem italiana que abandona o destino como comandante da padaria da família no interior para seguir o sonho na grande São Paulo: ser uma estilista famosa. No último ano de sua faculdade de moda, acompanhada de suas eternas amigas inseparáveis, Thaís e Francesca, ela está caminhando em direção ao que almeja, mas enquanto isso, precisa garantir seu sustento trabalhando em uma agência dos Correios. Sua amiga e colega de trabalho, a simpática Dona Jane, discutia com ela, certo dia, sobre como as pessoas não mandavam mais cartas. Até que um emaranhado de obras do destino violentamente sincronizadas faz com que uma caia em suas mãos e mude completamente o rumo de sua vida.
A simplicidade da narrativa de Maurício completa a complexidade de seu enredo. Marina, extremamente romântica (extremamente meeeesmo), toma decisões incertas e se envolve em uma história que aos poucos, nos envolve também. É possível sentir sua angústia e melancolia pelas palavras de Maurício, e, sobretudo, é possível compreendê-la, quando nem você mesmo entende como pode fazê-lo.
Isso faz algum sentido?
Não fazia para mim e pode não fazer para você, mas, a ler esta obra, certamente o que eu digo ficará mais claro. O romantismo predomina formosamente, a leveza é adicionada ao livro de uma forma gostosa e enevoante. O romance, descrito pela própria Marina como “amor à primeira leitura” (não tem como não amar isso), é delicado e surpreendentemente belo. Embora seja errado. Como eu, provavelmente você passará o livro quase todo angustiado por não conseguir “shippar” o casal principal. Quer dizer, você até quer, mas sabe que não deve, não pode, não é certo. Seus sentimentos vão se tornar completamente confusos. E eu suspeito que só esse tal de Maurício Gomyde consegue fazer uma proeza dessas.
Embora o livro seja muito romântico e fofo, também tem um forte toque de realidade. É mais ou menos como se você estivesse lendo o diário de uma amiga sua, caso ela descrevesse seus dias em terceira pessoa. É tudo muito substancial. Thaís e Fran são amigas tão verdadeiramente normais e lindas que dá vontade de colocá-las debaixo do braço e sair correndo. É sério.
Por isso eu digo: vale muito a pena a leitura do romance de meu conterrâneo brasiliense. Se por acaso achar o livro para vender por aí, compre. Peça pela internet. Compre o ebook. Não irá se arrepender. Ele vai te mostrar que, às vezes, a linha entre a fantasia e a realidade é bem tênue. E que não há nada de errado em um bocado de romantismo.
(contextuando.blogspot.com.br)

Eri Guimarães 21/01/2013

Cartas: Uma das Linguagens do Amor
Esse é mais um dos livros que conheci no Clube do Livro, realmente aquele evento realmente foi algo memorável e me apresentou muitos bons autores. Novamente tive contato primeiro com o autor e depois com a obra.
O livro conta a historia de Marina, uma garota que sonha alto e não quer seguir a profissão do seu pai que é padeiro – assim como ele deseja – ela quer entrar no mundo da moda e ser uma estilista famosa.
A história se passa em São Paulo, na região da Avenida Paulista, onde a protagonista trabalha e faz faculdade de Moda. Isso por si só já é já é fantástico, afinal é possível enquanto se anda pela avenida mais famosa do país imaginar os personagens passando por aqueles lugares e reviver a história.
Marina é uma moça aplicada na faculdade, onde divide tudo com as amigas super divertidas que tem. Além disso, é bonita e inteligente. Durante o dia trabalha em uma agência do correio. É feliz, apesar de não ser bem essa vida que ela sonhava ter, mas sabia que com esforço e dedicação logo alcançaria seus objetivos.
Em um dia normal de trabalho, ela se depara com uma jovem ruiva que está enviando cartas. Fica intrigada, pois até poucos minutos acabara de conversar com sua amiga de trabalho que ninguém enviava mais cartas hoje em dia, afinal com tanta tecnologia nos meios de comunicação por que utilizar algo tão arcaico?
Então um dia, antes de ir para mais uma aula da faculdade, Marina conhece Julia, a misteriosa ruiva, que lhe conta sobre a sua profissão de “Anjo Carteiro”. Logo após esse encontro, no meio de sua rotina, uma carta para inesperadamente em suas mãos, e é ai, que toda a história começa. O que Marina fará com a carta? Deve lê-la? Responde-la? E após essa carta ela descobre um sentimento, e que a cada dia vai aumentando. Marina esta se apaixonando, o que ela deve fazer?
O livro tem uma história tão leve, tão gostosa e prazerosa. É simplesmente impossível parar de ler. E o tema escolhido é algo que eu amo muito desde que era mais nova: escrever cartas. Me conectei tanto com a trama que parecia que era eu mesma que trocava as cartas e ficava esperando quase um mês para obter uma resposta.
O Maurício me surpreendeu muito, afinal comédias românticas nesse estilo é algo tão feminino, vivo dizendo que ele escreve com uma cabeça feminina. Ele conseguiu captar alguns sentimentos que geralmente só outra mulher compreende com tanta intensidade. O autor soube o ponto certo, onde levar a historia e deu um fim, do jeitinho que eu esperava, mostrando que os clichês se bem trabalhados se transformam é ótimas obras.
Esse é o típico livro pra se ler em poucas horas, em um final de tarde chuvoso. Recomendo para todos – que como eu – são românticos inveterados.

Critérios de Avaliação

a) Arte da Capa:
A capa é linda e bem significativa. É uma árvore com sua copa formada por vários envelopes que voam em direção à uma cadeira com um violão que se encontra na parte de trás.

b) Trama:
A ideia de se trabalhar com cartas foi uma boa sacada. A história se desenrola de maneira rápida e envolvente, com boas doses de comédia e de um romantismo impar e, é claro com a pontinha de drama que todo romance tem.

c) Caracterização dos Personagens:
Os personagens, sem exceção, são bem carismáticos e marcantes. A Francesca e a Thais, as amigas, e o Otavinho, o vizinho de 15 anos são destaques, sempre que brando um pouco o drama interior da personagem.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros, etc.)
O autor não tem uma editora, todo o trabalho – desde a criação da historia até a divulgação e venda – é feita pelo próprio Mauricio. A diagramação é bem simples, o papel é o amarelado poroso e as letras são médias. A revisão é boa.

e) Comparação com outras obras do gênero:
O livro é uma típica comédia romântica das antigas, com a trama bem leve e envolvente.

Você pode ver e comentar a resenha no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/01/resenha-ainda-nao-te-disse-nada.html

Isabella Pina 19/01/2013

Fofo no ponto certo.
Eu estava muito ansiosa por esse livro, porque, além de ter uma capa linda demais (árvores feitas de cartas, simples, mas muito legal), tinha uma história que prometia me fazer “own” e dar risadas ao mesmo tempo.

(é agora que vocês ficam na dúvida se eu amei o livro ou se me decepcionei)

E FOI EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECEU!!!! Sabe aquele livro que você vai lendo, sem parar, porque...
... Tem uma história bacana demais para você parar de lê-lo?
... Você precisa saber como as coisas vão se resolver?
... Você simplesmente ama a história e os personagens?

Pois é. Esse foi um livro assim para mim! E exatamente por isso minha resenha ficará muito abaixo do nível dele, já vou avisando, porque é exatamente o que acontece quando tenho muito amor por um livro.
Marina é uma estudante de design, moda e também uma caixa dos Correios (aliás, amei o fato de ser nacional e se passar em São Paulo. Faz tudo se tornar mais identificável, se essa palavra existir) e, num dia desses, acha uma carta que foi esquecida lá no Correios e resolve ir atrás do destinário. Só que acaba descobrindo que a destinária – que era a mesma moça que por um acaso ela tinha encontrado num café – faleceu. E, ao descobrir o trabalho da moça, que era meio que escrever cartas para pessoas sozinhas, que precisam muitas vezes de simplesmente uma palavra de carinho, ela acaba tomando o lugar dela. Afinal, como ela deixaria a coitada da outra pessoa sem resposta? #teentendo

E é assim que começa a nossa bela jornada romântica, cheia de amor e muita fofura (por mais besta que isso soe). Ah! Mas é algo muito lindo. Ler as cartas é uma das melhores coisas do livro, porque é ver como vai se desenvolvendo a relação entre Marina e o misterioso correspondente. Também há algumas personagens encantadoras, como as amigas da Mari, Thais e Francesca, que sempre me faziam dar risada e Dona Jane, a senhora que trabalhava com a Marina nos Correios, que apesar de mal-humorada, também era uma fofa. E, claro a protagonista! Ela tinha tudo para ser alguém que eu não iria simpatizar, mas talvez por não ser em primeira pessoa, a Mari acabou não me irritando tanto quanto pensei. Claro que eu tive uma inveja branca básica dela por causa da sua sorte e seu talento, mas eu sempre torcia para que tudo desse certo para ela.

Então, sem dúvida, é um livro que foi para os meus favoritos de 2011. Não vou mentir, apesar das minhas expectativas, eu não esperava algo assim. Então, meus parabéns para o Mauricio! A única que achei mais fraca foi algo que também amei: o final. Apesar de ter sido lindo, é algo que, infelizmente, jamais aconteceria comigo (ou com qualquer garota) na vida real. Uma pena, de fato.

Mesmo assim, indico muito, porque vale totalmente a leitura. É algo fofo, divertido e engraçado, mas sem forçar a barra nem nada. Além disso, tem personagens legais do jeito que eu gosto – pessoas que eu queria que saíssem do papel e se transformassem em amigas minhas.
P.S.: Só eu que acabei lembrando de Cartas para Julieta? Numa versão meio diferente, é claro... Mas eu lembrei. E falo isso como um elogio, pois adoro aquele filme.

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi,
Confira a resenha lá no blog!

Bjs, Lu

Silvia 19/12/2012

MARAVILHOSO!
Lindo amei a leitura, a narrativa é leve te prende do início ao fim. Este livro só prova que para ser um ótimo escritor não precisa ser um autor estrangeiro e nem dificultar o entendimento do leitor, com textos complexos.

Marina é uma moça linda que trabalha nos correios e por acaso uma carta de amor chega as suas mãos. A carta é de um senhor que mora em um asilo fora do Brasil, ela fica com pena e resolve respondê-la, se passando pela amada, mal sabia ela que este fato tão simples, mudaria a sua vida para sempre...
Luciane 10/03/2013minha estante
Silvia, concordo com você. Temos excelentes escritores nacionais, cujas histórias não deixam nada a dever aos internacionais famosos.