O ladrão no fim do mundo

O ladrão no fim do mundo Joe Jackson

Resenhas - O Ladrão No Fim do Mundo

denis.caldas 12/04/2014

Ladrão???
Se sir Henry Wickham é ladrão, o que dizer dos que trouxeram o eucalipto da Austrália para o Brasil, ou a soja da China pra cá e para os Estados Unidos? Só porque se camuflam na aura da ciência, também não seriam ladrões? Ou será que fui me envolvendo com a saga do protagonista, torcendo para que ele obtivesse sucesso de suas empreitadas ingênuas, porém válidas. Além do mais, aprendemos um pouco de História, Geografia, Sociologia, Botânica, Tecnologia e Economia. Magnífico!
K-Basso 18/01/2016minha estante
Só eu achei o título "...Fim do mundo" preconceituoso?

denis.caldas 14/08/2023minha estante
Entendo a sua indignação, K-Basso, mas é porque o fim do mundo é relativo onde nós moramos e aonde nós viajamos; atualmente para alguém que mora aqui no Brasil pode achar que a Europa ou a Ásia é o fim do mundo. Obrigado pelo seu comentário!

Thiago 05/02/2015

Desafortunado Herói
O livro parece de ficção, mas como no Brasil a piada vem pronta é verídico, uma grande viagem pela era Vitoriana, e o novo mundo, e as dificuldades na vida na Selva e a vontade de um empreendedor trapalhão, o Inglês, Henry Wickham (1846-1926) que desbravou o fim do mundo, quase morreu varias vezes, tentou vários negócios, com alma de aventureiro viajou o pelos sete mares e levou embora as sementes da preciosa Seringueira.
E o Brasil que despontava na produção de Borracha, no inicio da era automobilística de outro Henry, Manaus estava no seu auge, auto preço da borracha explorando o mercado, eis que as Seringueiras brotavam em outro lugar e o Brasil deu adeus ao monopólio.

><'',º> 12/09/2019

Como um inglês roubou 70 mil sementes de seringueira e acabou com o monopólio do Brasil sobre a borracha.

Joe Jackson

IvAnia17 08/03/2020

Uma pequena parte da história do Brasil
Nesse livro podemos ver como a borracha foi importante para a economia do Brasil, principalmente para a região Norte. Pra mim foi a descoberta de uma história fascinante e que serve como lição para protegermos e valorizarmos nossa natureza tão abundante e diversa.