Confusões em Paris

Confusões em Paris Vanessa Sueroz

Resenhas - Confusões em Paris

Larissa3491 19/12/2013

Livro nacional e que muito se assemelha a uma fanfiction; toda vez que leio sinto como se estivesse de volta ao mundo virtual e que a qualquer momento surgirão comentários do tipo "continua postando, por favor! up!", haha.
Brincadeiras e comentários a parte, Confusões em Paris é o livro de estreia da escritora (e que por acaso já era bastante famosa por escrever fanfictions de Harry Potter), a leitura é bem leve e divertida, perdi as contas de quantas vezes já li (e em todas morri de rir). A história é focada em um grupo de amigos (Patrícia, Gabriela, Tainá, Alice, Ricardo, Jonas, César, Paulo e Samuel), mas com destaque para Patrícia e Ricardo, o típico casal que se odeia, porém se ama. (Confuso? Espero que não.) Patrícia é transportada para Paris sem o seu consentimento (os amigos a sequestram!); é claro que com o passar do tempo ela se acostuma, e até gosta, mas a princípio ela surta, e entre um passeio aqui e uma diversão ali, até o que o Ricardo não é tão insuportável assim.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 21/04/2014

Confusões na adolescência
O livro é narrado em primeira pessoa por Patrícia Vasconcelos, ou Paty para os íntimos, uma garota de 17 anos. Ela e oito amigos tem alguns dias de folga da escola, e eles (os amigos mais especificamente) decidem fazer uma viagem.
Eles vão para Paris, só que Paty não sabe do destino da viagem; quando vê, está na cidade luz. Poderia ser ótimo, se Ricardo Sousa, o garoto que ela mais detesta, um galinha que vive dando em cima dela, não estivesse no grupo.
Durante os dias em que eles estão em Paris, Paty vai percebendo que Ricardo não é tão mau assim. Ela vê seus sentimentos mudarem, o que a deixa muito confusa.

Eu esperava muito mais desse livro, a história se passa em Paris mas poderia ser em qualquer outro lugar do mundo para onde eles viajassem.
O foco da história fica longe de ser a cidade ou grandes acontecimentos, ela fala sobre os pequenos conflitos amorosos dos adolescentes, mas quem é ou já foi adolescente sabe o quanto esses conflitos podem parecer gigantes nessa fase da vida.

Infelizmente, na maioria dos livros que leio, encontro um ou outro erro de português. Em "Confusões em Paris" encontrei muitos erros, o que chegou a dificultar a leitura, uma nova edição revisada seria ótimo. Outra coisa desagradável foi o fato de alguns parágrafos estarem desalinhados na página.

Se "Confusões em Paris" falha em alguns aspectos, em um ele é ótimo. Os sentimentos confusos de Paty e sua turma são extremamente comuns aos adolescentes; enquanto eu lia, me lembrava de como eu era parecida com eles na adolescência.

Um trecho que mostra um pouco da essência da história:
"- Eu não me importo com quem o Sousa vai se casar.
- Mas eu não vou me casar, Paty. A menos que você queira. - disse o Ricardo me abraçando pela cintura.
- Foi um pedido? - perguntou a Gaby empolgada.
Só uma coisa a declarar: ele não vai se casar!
E por que fiquei tão feliz?
- Foi uma sugestão. - respondeu o Ricardo me soltando.
- Pare com isso. Já falei que não quero nada com você! - respondi emburrada.
- Melhor mudar o assunto antes que ela acabe com 'Te odeio, Sousa'. - sugeriu o Paulo rindo." (página 108).

Gostei da capa do livro, tem a ver com a história. As folhas são brancas e o tamanho da fonte é bom.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/04/resenha-livro-confusoes-em-paris.html

Caroline Curi 18/01/2014

Por Caroline Curi.
Imagina você acordar dentro de um avião, acompanhada de seus oito amigos malucos, e descobrir que estão todos indo passar quatro dias de folga em Paris? Quando isso acontece com Patrícia Vasconcelos, mais conhecida como Paty, uma ruivinha de personalidade forte e bem nervosinha, ela quase surta e tem certeza de que serão os quatro piores dias da sua vida.

Tudo começa quando seus amigos, Gabi, Tainá, Alice, Paulo, Jonas, César, Samuel e Ricardo Sousa – ou apenas Sousa, como Paty prefere chamá-lo –, resolvem tirar uns “dias de folga” da escola e viajar para Paris. O objetivo deles é se divertir, claro, mas também aproveitam para tentar fazer com que Paty e Sousa se entendam. Ele está sempre dando em cima dela, que também gosta dele, mas não assume e jura para si mesma – e para todos! – que jamais ficaria com o Sousa, nem que ele fosse o último homem na face da terra. Para ela, ele é mulherengo demais e que, caso aceite sair com ele, será apenas mais uma em sua lista.

O plano dos oito amigos é não contar nada para Paty, pois sabem que a ruiva jamais aceitaria 1) perder as aulas, 2) viajar com oito malucos para outro país e 3) viajar com oito malucos, sendo um deles o chato e irritante do Sousa. Não, ela não aceitaria mesmo! Eles, então, decidem dopar a ruiva e “sequestrá-la”. Não preciso nem dizer que quando Paty acorda, dentro do avião, e descobre todo o plano, ela quase tem um treco ali mesmo, né? Mas, naquele momento, não tinha mais jeito, só restava aproveitar a Cidade Luz, mesmo que fosse ao lado dos oito traíras.

O livro é bem leve, divertido e pequeno. São 222 páginas que passam tão rapidamente que quando você percebe... pluft, acabou o livro. Achei a protagonista, muitas vezes, irritante, infantil e implicante demais com o coitado do Sousa. Mas ela também é bem engraçada em certos momentos. Os meus personagens preferidos foram o Sousa, César e Samuel.

Algo na diagramação do livro me incomodou bastante, principalmente no início da leitura. As falas dos personagens não iniciam com parágrafos, elas começam no canto da página mesmo, como uma continuação de alguma frase. Isso me confundiu várias vezes, pois achava que era continuação da fala anterior, mas quando percebia, era outro personagem falando.

O livro possui muitos diálogos e quase nada descritivo, por isso as coisas acontecem rapidamente. Senti falta de um pouco mais de detalhes, descrições dos pontos turísticos da cidade. O foco era mesmo só os amigos, principalmente Paty e Sousa. Achei que a autora poderia ter explorado um pouco mais a viagem dos amigos e ter narrado um pouco mais a história toda em vez de colocar tantas falas. Mas, mesmo assim, gostei do livro e achei a leitura bem agradável.

site: carolinecuri.blogspot.com.br

SahRosa 18/10/2013

Confusões, amores e risadas! Nove amigos indo passar as férias na cidade luz, Paris! Patrícia Vasconcelos, não compreende como exatamente foi parar ali, sentada no banco de um avião, rumo a Paris, passar quatro dias ao lado de seus melhores amigos: Gabi, Jonas, Tainá, César, Alice, Paulo, Samuel e Sousa... Ricardo Sousa!

Em hipótese alguma ela iria concordar em viajar ao lado de Ricardo, garoto metido e arrogante, que tenta de todas as maneiras convencê-la a sair com ele. Paty apenas tem uma certeza, foi seqüestrada! E justo pro quem? Por aqueles que diziam ser seus amigos! Mas ela fará com que cada um pague por isso, afinal, não tem nada mais assustador do que uma ruiva vingativa!

Uma viagem e uma missão... Os sete amigos irão fazer de tudo para que Ricardo e Patrícia se entendam, o que jamais aconteceu antes. Uma tarefa árdua que contará com a ajuda da magia de Paris!

***

Sabe quando você termina um livro e brota aquele sorriso largo em seu rosto? Onde você vira a última parte, e apesar da saudade daqueles personagens, você sente que a estória cumpriu seu papel e todas as suas expectativas? Pois então, Confusões em Paris é exatamente assim!

Escrito por Vanessa Sueroz, temos em mãos um livro nacional, que leva o leitor a rir e se emocionar. Com uma escrita agradável e de leitura rápida, Vanessa criou uma estória que nos leva a acompanhar esses nove amigos e suas confusões na capital da França, onde a principal missão é fazer com que Paty e Ricardo, venham a se entender.

Narrado em primeira pessoa pela Paty, podemos notar que apesar do seu jeito meio rabugento, ela é doce, gentil e determinada. Não pude conter as risadas nos primeiros capítulos. Todos os personagens me agradaram. Até mesmo Samuel e sua paixão pela comida, proporcionaram momentos alegres e divertidos!

Claro que não posso deixar de comentar sobre o Sousa! Ah, Ricardo Sousa, que apesar do “ódio” da Paty, vemos com ela, como ele pode ser totalmente o oposto do que ela imagina! Ricardo é atencioso, gentil, fofo, e claro muito ciumento em relação sua amável ruiva Patrícia Vasconcelos.

Uma estória envolvente, que reúne toques de comedia e romance, proporcionando ao leitor uma experiência na cidade luz cheia de confusões! A Vanessa criou um livro encantador, que ao chegar aos seus momentos finais das 222 páginas, eu já sentia uma enorme falta dos nove amigos, mas posso dizer que a conclusão dessa narrativa é linda e romântica, deixando um gostinho de quero mais ao virar a última página!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Cobra 12/10/2013

Patrícia
O livro Confusões em Paris, escrito pela autora Vanessa Sueroz, é um livro um tanto contagiante. Conta a história de Patrícia. Bem o livro gira em torno de uma viagem para Paris feita por nove jovens...a partir disso você imagina..9 jovens juntos, SOZINHOS, em um lugar como Paris. Não tem como ler esse livro sem dar uma gargalhada. Enfim, o livro é muito interessante, não é um gênero que me agrada muito, porém o livro é muito bom. Super recomendado.

Paula 04/06/2013

Patrícia, também conhecida por Paty pelos seus amigos, não fazia idéia de como tinha ido parar em um avião rumo a França com o pessoal da escola. Ela apenas se lembrava de estar em casa com os seus amigos, concentrada em um livro e depois dormir. Mal a garota sabia que seus amigos tinham planos para aqueles dias de folga... que só foram explicados quando ela já estava no avião, fazendo Paty surtar (e essa será a primeira de muitas vezes).

Seus amigos estavam loucos para viajar e decidiram que Paris seria perfeito, mas sabiam que Patrícia nunca concordaria em viajar com eles, especialmente com os garotos. Foi quando tiveram a idéia de sequestrar a amiga.

"- A Paty não precisa saber... - disse a Gabi pensativa. - É só ela continuar dormindo". (p. 13)

Seus amigos executaram o plano com perfeição e lá estava Paty, no avião, querendo matar cada um deles.

Mas Paty ia se vingar de cada um deles, definitivamente, começando com um belo drama e depois colocando alguns planos em ação.

"(...) Agora que eu percebi! Vou ficar de vela a viagem inteira! - Ah! - gritei irritada". (p. 22)

Paty logo deixa seus amigos completamente sem graça fazendo comentários no avião em tom choroso: César, um de seus melhores amigos, e Tainá, uma ótima amiga e uma garota muito tímida, finalmente iriam tomar vergonha na cara e se declararem; Gabi, a que teve a idéia de sequestrar Paty e Jonas, que adora fazer gracinhas e odeia estudar, estão apaixonados e não ficam juntos pois Jonas é galinha e os dois são orgulhosos para admitirem que se amam; Alice, que adora ajudar mas quase sempre acaba atrapalhando já está namorando com Paulo, um cara lindo. Restam Ricardo e Samuel. Ricardo, o cara mais chato do mundo e um tremendo galinha, com certeza irá ficar com qualquer garota que encontrar em Paris e Samuel, um cara bem relaxado, irá se apaixonar pela comida francesa e abandoná-la.

O único jeito de perdoá-los será colocando em ação o plano de vingança número dois, onde cada um deles terá que fazer algo ridículo ou constrangedor chegando na França.

Mas seus amigos não irão se intimidar com Paty. Chegando ao hotel ela é colocada no mesmo quarto que Ricardo e Samuel (surta mais uma vez!) e seus amigos também não irão poupar forças para Paty enxergar Ricardo de outra forma, já que o rapaz sempre foi apaixonado por ela mas a garota sempre recusou suas investidas. Não conseguia imaginar alguém pior que Ricardo e sua reputação como a certinha na escola não combinava em nada com a reputação de galinha de Ricardo. Além disso, ela sabe que quando ele conseguir o que quer será só mais uma em sua lista e depois jogada fora.

Agora os nove jovens estão em um país diferente e sem nenhum adulto por perto, podendo aprontar e aproveitar a vontade. Mas Paty não quer Ricardo por perto e César resolve fazer um trato: se a garota não sentir falta dele ou não falar com ele até o dia seguinte, César fará com que Ricardo (ou Sousa, como Paty o chama), nunca mais a chame para sair. Caso contrário, Paty deverá ser simpática com ele.

"Acho que o suco de maracujá ainda não fez efeito porque ainda estou irritada por não poder falar com o Sousa! Por que estou assim? Tudo que sempre desejei foi não precisar falar com ele, e agora que eu consigo... Ok! Tenho que ignorá-lo e odeio fazer isso, mesmo assim não era para eu ficar sentindo falta de brigar com ele!" (p. 66)

Paty não está nada bem, surtando cada vez mais e com amigos da onça ao seu lado e o pior: o que há com o Ricardo? Por que ele está tão diferente?

"Estou ficando viciada naquela sensação estranha. O Sousa deve estar me drogando e estou ficando viciada. Só quando estou perto dele me sinto assim... É isso! Ele deve estar usando alguma droga alucinógena no perfume ou coisa do tipo". (p. 131)

"Acho que a droga em que ele está me viciando não está no perfume. O safado fez alguma coisa com os olhos dele. Eu não consigo desviar os olhos dos dele". (p. 133)

Mal sabe o garoto que também é uma "vítima" dos planos de seus amigos.

Li Confusões em Paris, de Vanessa Sueroz, através do Book Tour organizado pela própria autora. Como gosto de sempre andar com um livro na bolsa, o escolhido naquela tarde foi Confusões em Paris e, enquanto esperava minha mãe resolver algumas coisas, sentei em um banquinho em uma pracinha e comecei a lê-lo. Confesso que tive que esconder o rosto com uma das mãos ou com o livro, pois não conseguia segurar a risada! Olhava para os lados para ver se ninguém me observava, pois era impossível segurar o riso!

Confusões em Paris tem uma narrativa gostosa e fluída, é em primeira pessoa e segue bem o ritmo dos pensamentos da personagem, rápido e frenético. A leitura é extremamente divertida e sem momentos para o tédio.

Apesar de vários personagens, não dá para se perder no meio da história, pois cada um possui características bem peculiares e a história, claro, foca nos personagens Patrícia e Ricardo.

Ka 16/05/2013

Muito Bom
Eu adoro um bom chick-lit, e Confusões em Paris definitivamente entrou para a minha lista de preferidos.

O livro é narrado por Paty, uma ruivinha meio nerd que foi sequestrada por seus amigos para uma viagem de férias. o destino? Paris, claro!

O grupo é formado por Tainá, Gabi, Jonas, Paulo, Alice, César, Samuel, Ricardo e claro, Paty.

Ricardo, ou como a Paty o chama, Sousa, é um rapaz supostamente arrogante que ela odeia. Eu digo supostamente porque para mim ele pareceu super fofo.

O livro é narrado de maneira dinâmica e algumas vezes, principalmente no início, eu ficava meio perdida sem saber quem estava falando, mas isso acabou diminuindo enquanto a leitura fluia.

Cheio de confusão de romance, o livro nos leva a uma viagem divertida por Paris, e aprendemos a gostar de cada um dos personagens daquele grupo maluco de jovens.

Maaaas, eu preciso confessar algo:
Eu achei a Paty meio chatinha, ela estava sempre reclamando de tudo, cheia de birra, e isso era meio irritante, mas posso garantir que isso não atrapalhou meu carinho pelo livro, que foi muito, muito bom.

Principalmente os romances desenvolvidos no decorrer do livro, super fofos!!

E eu adoro narrativas em primeira pessoa, principalmente quando a personagem parece que está em uma conversa direta com você, e a Vanessa conseguiu isso, me senti conversando com a Paty. #Adoro

Enfim, o livro é super gostoso de ler, leve e descontraído, e eu o indico para todos os amantes de chick-lit, diversão e romance.

Conheça o Post Original no Blog Acho Que Cresci Acho Que Cresci...: Indicação de Livro ~ Confusões em Paris http://www.achoquecresci.com/2013/04/ConfusoesemParis.html#ixzz2TSgwdw7h

Nati 14/05/2013

Em Confusões em Paris um grupo de nove jovens embarca numa viajem para cidade do amor, mas o que devia ser a melhor coisa do mundo para todos eles -afinal viajar só com os amigos é o sonho da maioria dos adolescentes- não é nem de longe o que Patrícia sonharia.
Afinal quando a Paty se ver em um avião, acompanhada por seus amigos amigos Gabi,Tainá, Alice , Jonas, César, Paulo, Samuel e claro o "insuportável" do Ricardo sousa ela literalmente pira. Só que isso é só o começo do que essa turminha vai aprontar na cidade luz.
Dizem que não se deve jugar um livro pela capa, mas essa me conquistou, é simplesmente linda e também conota muito o clima do próprio livro. Com uma leitura leve e espirituosa de apenas 222 páginas Confusões em Paris é um daqueles livros que a leitura flui tão fácil e rápida que quando você ver já acabou.
Não vou mentir que a Paty me irritou ,e muito, em várias partes do livro , principalmente no finalzinho. Sério deu vontade de esgana-la, teimosia tem limite. Mas também me divertiu e muito em outras. Ainda bem que fofo do Ricardo tem muita paciência.
Gostei bastante dos outros membros dessa turminha. Cada um com seu jeito característico e único que se soma a narrativa deixando-a mais divertida e apaixonante. Realmente, gostaria de ter conhecido mais cada um dos outros amigos de Paty, mesmo sempre presentes e atuantes na trama ainda sentir falta de mais detalhes sobre cada um.
Algo que me incomodou foi a diagramação do livro,principalmente no começo, que ficou um pouco confuso e algumas partes (específicas) que a frase ficou um pouco confusa. Porém nada disso atrapalhou realmente a leitura.
Amei o livro e recomendo muito a leitura dele. Para quem gosta de romances leves e divertidos , sem drama e muita melação é a leitura perfeita.

Líbia 19/03/2013

Essa resenha se encontra em meu blog - http://bit.ly/15kcget
Oito adolescentes viajando, na verdade são nove, contando com o Samuel que só sabe comer e sempre aparece em alguma cena relacionada.

Pelo livro ter muitos personagens e esses são fundamentais, não posso falar apenas de um e esquecer dos demais. Vamos as apresentações:

Gabriela Vasconcelos sempre tentou unir seus amigos, ela sabe que eles se amam e querem ter um relacionamento sério. Tainá e César, seu melhor amigo, são apaixonados mas não assumem. Tainá bate o pé afirmando que o homem tem que tomar a iniciativa, enquanto César usa como desculpa alguns problemas de família.

Paulo e Alice são o casal apaixonado, de longe são os que mais aproveitaram a viagem e por viverem um relacionamento estável, conseguem dar conselhos e tentam orientar os outros casais de amigos, fazendo com que assumem o que sentem.

Se o casal anterior é estável e vive num mar de rosas, Jonas e Gabi são de longe isso. Ambos tem personalidade parecida que resulta em extremas implicâncias e ataques de ciúmes. É aquele famoso não te quero, mas não te largo.

Imagina, se Jonas e Gabi, já causa muito alvoroço é porque não conheceram Ricardo Souza e Patrícia Vasconcelos, esses sim, são de dar nos nervos! Primeiro, porque a Paty é caidinha pelo Souza, mas de forma alguma aceita tal condição, ela prefere dizer que seu cérebro tirou férias e por isso esta tolerando a presença de Ricardo. Convincente, não?!

Oops, não posso esquecer do Samuel, só fica comendo e nem ao menos presta atenção no que esta acontecendo, se preocupando apenas com comida!

Curioso pra saber o final dessas confusões?

Recebi o livro por um Book Tour que a autora organizou. Talvez alguns conhecem o trabalho de Vanessa, conhecida por escrever fanfics e contos, em seu blog tem mais detalhes.

Esse é seu livro de estreia, é basicamente composto por diálogos longos que fazem a interseção entre a opinião de cada um dos amigos, no entanto, o foco principal é a Paty e é sob sua perspectiva que vemos a maioria dos acontecimentos.

Natália 02/01/2013

Muito divertido!
Confusões em Paris nos conta a história de nove amigos que ganharam quatro dias de folga e decidiram viajar, e para onde eles viajam? Como o título já diz, para Paris! Porém, a novidade não é contada para a Patrícia Vasconcelos, Paty ou simplesmente “ruivinha”, uma menina ruiva, com uma personalidade forte e nerd. Paty é a personagem principal do livro e a história é narrada por ela.
Patrícia foi sequestrada pelos seus amigos: Gabi, Tainá, Jonas, Paulo, Alice, César, Samuel e o cara que ela acha arrogante, metido, chato, grosso e gostoso(também acho rs), Ricardo Souza, ou como ela prefere chamar, Sousa.
Os nove amigos embarcam para a cidade luz e com um grupo grande de amigos adolescentes viajando sozinhos, é impossível não ter brigas, romances, confusões e é claro, muita diversão.
Após chegarem em Paris e se hospedarem em um hotel, Paty descobre que terá que dividir o quarto com Samuel e com Sousa, ai ela entra em pânico. Porque o Ricardo insiste em dar em cima dela e vivi jogando cantadas baratas, mesmo com ela sempre dando foras e se irritando, e assim eles só vivem brigando. Os outros amigos decidem juntar esses dois, mas não será uma tarefa fácil. Paty não assume seus sentimentos, e fica lutando contra isso quase o livro todo(coisa que me cansou um pouco).
No meio de toda essa confusão outros casais também são formados e o grupo de amigos se programa para conhecer Paris e nos leva junto com eles.

Tenho que dizer que odiei a Paty em vários momentos, mas que menina mais irritante! Faz escândalo com tudo e é muito infantil... Ao contrário do Ricardo, da Gaby e do César, personagens que adorei.
No começo do livro fiquei um pouco perdida na história, pois tem muitos personagens e tinha momentos que não sabia quem estava falando, mas depois você vai conhecendo cada um e a leitura vai fluindo rapidamente.
A estória é leve, jovial e muito divertida, em vários momentos me imaginava lá, com eles visitando os lugares turístico, que são muito bem descritos.
Adorei o livro, o li em dois dias se não me engano. Vanessa Sueroz nos presenteia com uma história muito divertida que me faz sentir super orgulhosa por nossa literatura nacional atual. É uma leitura que recomendo a todos.

Resenha postada originalmente no blog Elas Sabem Tudo: http://www.elasabemtudo.com/2013/01/resenha-confusoes-em-paris.html

cotonho72 28/10/2012

Good!

Nesse livro temos com protagonista Patrícia Vasconcelos, ou Paty como é conhecida pelos seus amigos, uma garota ruiva de forte personalidade e na maioria das vezes um pouco confusa, ela acorda dentro de um avião rumo a Paris acompanhada de seus amigos Gabi, Jonas, Alice, Paulo, Tainá, César, Samuel e Ricardo Sousa, ou como ela prefere chamá-lo Sousa, pessoa que ela menos suporta. Paty não sabia como eles tinham conseguido colocá-la naquele avião e começou a se questionar e a questioná-los como seus pais haviam autorizado a viagem. Aquilo literalmente era um sequestro feito pelos seus amigos.
Em Paris depois de algumas explicações não muito convincentes e com um pouco de bagunça para dividir os quartos entre eles, o qual Paty não ficou nem um pouco satisfeita pois iria dividir o quarto com o Sousa, eles começam a se programar para conhecer Paris e seus pontos turísticos. Durante esse período eles acabam descobrindo não só o valor da amizade como também as qualidades e defeitos que não conheciam um do outro, aumentando ainda mais a bonita amizade entre eles.
A autora Vanessa Sueroz nos presenteia com uma bela literatura infanto-juvenil e muitas coisas vão acontecer além das diversões, confusões e romances; pois Paris é a cidade do amor e a mais romântica do mundo!

Elisangela 24/04/2022

Romance adolescente
Mas põe adolescente nisso... devido ao comportamento bem imaturo de vários personagens, principalmente da personagem principal, ficou bem difícil me conectar com a história... alguns romances adolescentes tem personagens tão fofinhos que a gente se apaixona e se conecta, infelizmente. Ao foi o caso da Patrícia Vasconcelos, personagem principal desse livro... infelizmente não curti.

Isadoleleo 30/12/2022

Ameiiiiii, foi uma leitura engraçada, leve e super de boa. Bem que podíamos mudar de vida né??? Kkkkkk. Achei a história dela e do Ricardo bem lindinha.