A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Karolina 25/04/2024

Patriótico
Todo mundo devia experimentar esse livro quando se fala de fantasia brasileira,esse livro vai te fazer sentir desconfortávelmente em casa.

Guilherme 24/04/2024

Minha crítica vai soar ofensiva para quem gostou do livro.?
Chamar isso de Harry Potter brasileiro é uma vergonha. É ruim ter que criticar o trabalho de alguém que tem tanta paixão e dedicação pela sua obra, mas preciso ser honesto com os meus sentimentos. Primeiro, a escrita é amadora. A história é um atrapalhado de cenas vulgares que vão sendo mostradas (sabe aquele "Show, don't tell"?) sem qualquer disciplina ou encadeamento narrativo. E nem vou falar das drogas, traficantes e coisas do tipo que são o foco do livro.

O que eu esperava? Um mundo MÁGICO de bruxos brasileiros com seu universo e suas questões particulares com todo o encantamento que uma mente criativa poderia nos dar. Nesse livro o mundo dos "trouxas" e dos bruxos são quase que um só. Nossos bruxos são vagabundos, os professores faltam aula, ou seja, a nossa escola de bruxaria é uma metáfora para o descaso com escolas públicas. Nosso ministério e os bruxos brasileiros são todos incompetentes e desorganizados. Entre muitas outras coisas.

A autora NÃO SOUBE adaptar e inserir os temas sociais do país no livro, colocou-os cru, de um jeito rude, tal qual o diamante sem ter sido lapidado.

Decepcionou demais. O começo foi arrepiante, pensei: "baralhoooooooo muito bom!". Depois, ladeira abaixo...

Parabéns para os marketeiros da editora!

Para quem CRESCEU junto com o Harry Potter, dizer que esse livro se passa no mesmo universo é triste.

Se é em outro universo, ok.

Nós merecemos MAIS, MUITO MAIS.

O papo tá dado. ?

E para quem não gostou ou discorda:
?? AVADA ? KEDAVRA ??????????

joaoppn 25/03/2024

Harry Potter Brasileiro
A forma como a Renata conseguiu pegar um mundo de fantasia e criar tanta realidade nele é fantástica. As situações e personagens do livro são o reflexo claro do Brasil. A história te prende do começo ao fim.
Por meio da Magia, Renata mostra o caos, intolerância e corrupção do cenário brasileiro de forma escancarada. Ela faz uma quebra de expectativa muito interessante ao juntar temas como drogas, preconceito, desigualdade social e patriotismo com magia, onde se espera uma realidade diferente daquela em que vivemos, e tudo isso numa visão do nosso próprio país.
Para compensar todo o sofrimento e desgraça que nos mostra, Renata nos recompensa como uma visão muito bela do Brasil. Minhas partes preferidas são as conexões que existem no livro a história do próprio Brasil, fazendo pontes e ?justificando? todos os acontecimentos para a existência de bruxos. Além disso, ela mostra a riqueza da cultura brasileira, introduzindo diversas lendas e folclores brasileiros na história como criaturas mágicas e criando todo um novo sistema de feitiços baseado em linguagens indígenas.
Os personagens são extremamente complexos e muito bem desenvolvidos.Em certos momentos eu ficava vermelho de raiva com os personagens e em outros queria chorar junto com eles, principalmente Hugo, o qual eu ficava num grande discordância entre não gostar / gostar( ainda não gosto muito, mas ele tá me ganhando aos poucos)

Carla1468 14/03/2024

A arma escarlate
Em 1997,no Rio de Janeiro,no morro Dona Marta um menino recebe uma carta convidando para ingressar em uma escola de bruxaria brasileira... Sim, no Brasil existem bruxos e nessa escola esse menino de treze anos vai entender um pouco melhor essa realidade paralela.

Inspirada na saga de Harry Potter a autora traz um enredo bem brasileiro e criativo a essa realidade que fez sucesso mundialmente.

Uma aventura que nos faz sentirmos próximos aos personagens e lugares citados. Te convido a viver essa aventura também!

Boa leitura ?

Itslayssa 04/03/2024

Me surpreendeu
Demorei MUITO pra engatar nessa leitura. Apesar de ter amado logo de cara esse universo eu demorei muito pra gostar do Hugo. Achei ele I.N.S.U.P.O.R.T.Á.V.E.L demais então até metade do livro foi bem arrastado p mim.
Mas agora eu acho q gosto dele kkkkk?
Amei o universo q a Renata construiu, todo o nosso folclore, costumes, gírias, foi impecável.
A escrita dela é muito boa.
A construção dos personagens tbm foi algo impecável. Eu odiava o Hugo ao mesmo passo que o amava. Já os demais personagens: Capí, Viny, Caimana, Índio, Atlas, sem comentários? amo todos, mas o Capí tem o meu coração todinho ???
Estou ansiosa pra iniciar o próximo livro.
P.S.: o último feito do Hugo foi sensacional kkkkk dessa vez eu passo pra ele. Amei kkkkk
Malazartes 01/04/2024minha estante
Achei que só eu estava lendo "errado" e achando o Hugo insuportável. Gostei de ler sua resenha!!! Agora fiquei com vontade de continuar! Obrigada pelas palavras, eu já estava a meio caminho de abandonar essa leitura

Nathy 14/02/2024

Pixies no topo
Esse livro foi um furacão.
Adorei o universo de bruxos criados no Brasil, amei como a cultura brasileira foi aplicada e principalmente amei os personagens.
A autora conseguiu criar personagens complexos e bons, eu gostei de muitos deles até do Índio(ele é legal SIM, sem críticas).
Uma trama que me deixou chocada e uma evolução do personagem principal que me fez amar-lo e ora querer dar um soco na cara dele.
Gostei do jeito que a autora abordou temas muito difíceis.

SocorroBaptista 11/02/2024

Com muitas referências não tão sutis a Harry Potter, é uma história de bruxos muito focada na realidade brasileira, inclusive nossos muitos problemas, como a violência e o tráfico de drogas. Gostei imensamente do uso de idiomas africanos e indígenas para os feitiços, faz todo sentido do mundo. Eu realmente amei este livro.

Bolinho Florista 10/02/2024

"Depende de você,decidir o uso que vai dar ao poder que tem"
Que livro INCRÍVEL!
Foi simplesmente maravilhoso me aventurar num universo mágico que não estivesse a um oceano de distância, mas que estava completamente ligado ao país onde vivo e que conheço muito bem.

A leitura foi um tanto lenta no começo, quando ainda estava conhecendo as coisas, mas foi impressionante a forma como ele me fisgou do meio ao final, a tal vontade incessante de saber o que vai acontecer (e como um monte de problema ia se resolver nas poucas páginas que ainda restavam).

Confesso que entrei em desespero várias vezes, quando tudo estava um completo caos, e senti raiva do Hugo em algumas partes, principalmente de sua personalidade forte e sua impulsividade em algumas ações e decisões que tomava. Mas era também o personagem que eu não só compreendia o porquê do seu jeitinho, como também ficava muito feliz com cada pequena evolução que ele dava. É um menino que dava vontade de abraçar e deixar que ele desabafasse tudo o que guardava em seu coração, mas que nunca pôde (ou quis) contar para alguém.

É uma experiência maravilhosa que todos deveriam ter!
É isso

(E Capí, você é PERFEITO)

manu.g 29/01/2024

Incrível. Tive um pouco de dificuldade de pegar o ritmo no começo, mas depois simplesmente não conseguia largar ele.
É um livro que mistura magia (com referências e inspirações de hp), fantasia e coisas da realidade (além de muita cultura brasileira, claro)

Anna 07/01/2024

A primeira metade do livro foi uma beleza, cheia de farra. A segunda metade já foi o oposto, tudo de ruim que podia acontecer aconteceu. O começo da leitura pra mim foi difícil, porque eu não estava gostando da história mas continuei lendo porque tinha altas expectativas e não me arrependo, conforme os acontecimentos aparecem dão mais e mais vontade de ler. Tive um sério problema com o protagonista Hugo, devido a várias decisões que ele tomou eu achava que ele não tinha um pingo de caráter e era uma pessoa muito arrogante, insensível, egoísta e ignorante e tudo de ruim que uma pessoa pode ser, apesar de ter apenas 13 anos. Mas como o tempo ele vai amadurecendo e tomando consciência das consequências de seus atos. Adorei os outros personagens, dando destaque pra Gi e pros Pixies, especialmente pro Capí (Ítalo Twice) que é o personagem com o melhor coração de todos os livros que eu já li na minha vida inteira, ele foi o meu preferido. Em geral eu gostei sim do livro. Mas acredito que a personalidade do Hugo me incomodou tanto que não me deixou aproveitar a história como devia ser aproveitada. Recomendo o livro!!

gaby 30/12/2023

Maravilhosoooo
Foi muito difícil começar a escrever essa resenha, pq toda vez q eu começava eh sentia q n seria capaz de capturar quanto eu gostei desse livro. decidi que vou ficar repetindo coisas que eu amei, para tentar deixar claro o pq desse livro ter sido meu preferido do ano. eh uma reescrita de harry potter, como uma escola brasileira, mas, surpreendentemente, a autora foi capaz de escrever um livro completamente diferente (claro que mantendo a essência) de hp original. Amei os personagens com
todo meu coração, foram desenvolvidos perfeitamente trazendo todos os aspectos psicológicos, físicos e familiares ao livro elevando a qualidade do livro em si. O enredo e a conclusão do livro foram, ambos, incríveis, nunca vi nada parecido, pois a realidade brasileira e a bruxaria foram excelentemente entrelaçadas coisa previamente desconhecida por mim.
Finalmente, definitivamente recomendo e estou muuuuuito animada para ler os outros livros da saga.

Matheus 12/12/2023

Hugo Escarlate, um menino preto, morador de uma comunidade do RJ, envolvido com problemas de tráfico e tem uma personalidade um pouco ríspida... Eu me apaixonei pela história, por me sentir muito próximo ao personagem, por viver no RJ e conhecer os pontos turísticos que são referências nos livros. Ameeeei a pegada folclórica do nosso país e todas as peculiaridades que essa história tem, ansioso para terminar a saga.

Dans.Castelhano 01/11/2023

O menino que sobreviveu!
Pra quem achava que o universo bruxo se limita a Londres, estão enganadissimo!
A autora consegue trazer um universo mais rico do que a própria J.K. ao meu ponto de vista.
Trazer a realidade carioca junto com o universo mágico sem que os mequetrefes sejam vistos como imbecis foi um trabalho extremamente cauteloso e bem feito!
Em diversos momentos eu só me dei conta que eu não participava da história quando o relogio me apresentava as horas pra voltar as minhas atividades recorrentes.
Com exceção dos nomes (sobrenomes exatamente) que não faz muito jus a Brasilidade (twice??????) nós conseguimos facilmente imaginar o universo bruxo no nosso querido Brasil e as desventuras que vem a partir da materialidade que vivemos.

Animadissimo pra poder continuar as leituras!

Fer 01/11/2023

O que esse livro tem de capa feia, tem de história boa!
Arma Escarlate nos traz Hugo, um garoto da favela de Dona Marta, no RJ, que recebe uma carta a convida-lo para uma das escolas de magia no Brasil. E isso é tudo que eu falarei sobre a história, porque não quero dar spoiler de nadinha!
Achei que a autora misturou bem o mundo mágico e características brasileiras, como a realidade das diferenças sociais, o folclore e as diferenças culturais entre regiões do país. Achei um pouco difícil de engatar no início, mas talvez tenha sido pelo hype de achar que eu ia ler algo parecido com Harry Potter e na real encontrei muito mais realidade do que magia. Mas depois que você entende a proposta, o livro flui, e mais de 500 páginas voam!
Já tenho meus personagens favoritos e quero muito continuar a série (isso porque odeio séries!). Valeu a pena, recomendo!

Yara 14/10/2023

Ótima história, Já tinha lido esse livro logo que lançou e foi bom relembrar toda história de Hugo Escarlate.
Acho bem legal essa coisa de que brasileiro sempre dá mais valor às coisas de fora ao invés do que tem no próprio país, como por exemplo a escola querendo ter um currículo escolar igual ao europeu.
Fora que é lindo vê a amizade dos Pixies.