A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Erica 16/01/2021

Esse universo da magia é sempre incrível. Adorei a forma que foi escrito e como os acontecimentos foram rolando ao longo da história. Adorei os pixies principalmente o Capí.

sleepie focs 14/01/2021

O que faltou?
Segue para os livro 2 a resenha dada a este este. É um ótimo livro, abrangendo bem cultura e sociedades do nosso país, porém faltou um pouco de originalidade. Mesmo visando ser um livro no universo de Harry Potter da JK Rowling, algumas coisas pareciam apenas iguais, mas com nomes diferentes...

cr4zy1n 13/01/2021

Empolgante
leitura leve que nos prende maravilhosamente bem, é muito bom ver figuras folclóricas e pontos turísticos do Brasil em meio a magia.

cr4zy1n 13/01/2021

Empolgante

Roberta Queiroz 08/01/2021

Ainda bem que não estava com expectativa
Nossa... quando disse que era pra fazer a própria versão de HP eu não imaginava que daria pra fazer uma tão ruim.
Claudinei Menez 15/01/2021minha estante
É ISSO AÍ!!!!

Karina 04/01/2021

E o prêmio de protagonista mais insuportável vai para...
... Hugo Escarlate!

Quando me disseram que este livro era sobre a escola de magia e bruxaria do Brasil eu fiquei muito curiosa.

Alguns pontos foram realmente muito interessantes e criativos, a autora explorou muito a cultura brasileira, o folclore, as línguas nativas, as diferenças inter-regionais e alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro que passaram a ter um significado mágico para quem leu esta história.

Há feitiços em tupi, iorubá, criaturas mágicas do folclore brasileiro como o curupira e a mula sem cabeça, apareceram elementos tipicamente brasileiros como a capoeira, a feijoada, os ditados, músicas e termos utilizados nos diálogos...

Mas aguentar o Hugo foi um dos maiores desafios para terminar este livro... Um menino rebelde, que não ouve ninguém, trata mal outras pessoas que julga serem inferiores, desrespeita qualquer figura de autoridade, está sempre na defensiva quando alguém vai falar algo a ele e sempre arranja motivos para briga. Ele é totalmente imaturo, irresponsável, egoísta e desleal para com os amigos.

Acredito que a construção desse personagem seja consistente com sua história, mas mesmo assim... que cara chato!
Claudinei Menez 15/01/2021minha estante
kkkkkkkkkkkk muito bem! Do que andianta explorar bem nossa cultura se tem um tonto muito cagado. Ele me faz sentir saudade do "todo mundo odeia o cris"

Domingas.Beatriz 04/01/2021

Mundo bruxo no Brasil
Inspirado em Harry Potter, mas vai além disso.
Além de mostrar como seria uma escola de magia e bruxaria no Brasil, nos mostra como não valorizamos nossa cultura. A leitura é divertida e um pouco tensa, já que Hugo (personagem principal) é um cabeça dura kkkkk, acho que todos deveriam ler. :)

Nay.Dutra 18/12/2020

Cadê minha carta da Korkovado?
É o Harry Potter brasileiro e ninguém pode dizer o oposto!
Eu amei esse livro de uma maneira que nem se pode mensurar.
A autora tem paixão pelo nosso país e isso fica claro em cada página.
Ela não romantiza os problemas que temos, e nem super protege o herói (herói?). Ele toma suas decisões e arca com as consequências.
Sem mencionar que a forma como a magia acontece no Brasil, é muito brasileira, meus amigos.

Já aviso que estou aceitando exemplares de presente.

Malu.Rodrigues 06/12/2020

Criativo... e verídico!
A proposta de A Arma Escarlate é trazer uma escola de bruxaria para o Rio de Janeiro, Korkovado ao invés de Hogwarts, inserindo todo o contexto do mundo mágico de J.K. Rowling na Cidade Maravilhosa. Com personagens e enredo excentricamente brasileiros, Renata acrescenta realidade à história ao retratar tanto as mazelas da cidade quanto as belezas. Tal realidade também vem à tona com as características dos personagens, muito bem pensados, poderiam facilmente ser pessoas reais. É muito interessante ver como a autora desenrola todos esses aspectos - sociais, históricos, culturais, políticos, etc. - na história.
O livro é carregado de comédia, nos deixa com raiva dos personagens e ansiosos para o desenrolar dos problemas que aparecem. Apesar de ser muito intrigante, A Arma Escarlate é essencialmente um infanto-juvenil - diferentemente de Harry Potter, que é um livro surpreendente para todas as faixas etárias - este, independentemente de abarcar temas complexos, pode configurar-se com um desenrolar infantil para o leitor adulto.

Teu 06/12/2020

Nasce uma estrela
Oq dizer desse livro que chegou esse ano na minha vida mas já amo tanto, a premissa original parece uma furada incrível, Harry Potter no Brasil, as piadas já surgem, mas Renata brilha, brilha na construção de mundo, brilha ao tratar de temas sérios e se arriscar numa trama que é precisomuita coragem, terá minha eterna admiração, o personagem principal é tão real que mexe com nossos sentimentos, a gente sente raiva, a gente se apega, a gente chora com ele, com a burrice dele, a gente quer matar ele, que livro incrível, recomendo para todos, Renata, queremos muito mais de vc.

mxd 04/12/2020

Impactante
Não sei nem como escrever sobre de tão bom que é a obra...
Um misto incrível de ficção e realidade, este livro me prendeu MUITO e depois que o descobri li compulsivamente todos os outros 3 da saga. Os personagens do livro são incríveis e complexos. A história mistura magia com a história brasileira com seus mitos e folclores... Enfim, uma obra imprescindível para quem ama ficção nacional.
Mais que recomendado!!

anonia 26/11/2020

escolas de magia da europa estão em baixa!!!!!!
eu estava pra ler esse livro a 3 anos! 3 ANOS!!! e finalmente isso aconteceu.

e eu estou simplesmente de cara, do quanto o universo que a autora criou é completo e tão "brasileiro", com elementos folclóricos, indígenas e também menções à crenças africanas, ele me pareceu tão mais palpável desse jeito, provavelmente por ser do nosso país, mas os personagens com diferentes sotaques e diferenças culturais, eu nao podia ficar mais maravilhada.
Hugo/ Idá é um personagem tão real que ama e erra (o que nos faz revirar os olhos, para os chiliques muitas vezes), mas isso nos faz ficar imerso na história e amar as relações, boas e ruins, que ele faz ao longo do tempo.
e meu deus, uma história que inicia na favela, em um contêiner aonde vive, e então uma escola DENTRO do corcovado? nao podia ser mais interessante.

e por último: pixies, vcs têm o meu coração
Giovanni 13/12/2020minha estante
Europeu é tudo filho da puta

DAbora311 21/11/2020

"Além do que, o ser humano em geral costuma ser cruel quando se vê em posição de superioridade."

-Capí