Selva de Pedra

Selva de Pedra Janete Clair

Resenhas - Selva de Pedra

Francesca.Zibetti 29/05/2021

Selva de pedra é o roteiro de forma reduzida da novela que passou na globo, mas confesso que algumas partes foram confusas e talvez se eu não tivesse assistido a novela não entenderia

Jeferson.Gomes 18/09/2018

QUANDO O CARÁTER SE TORNA GRANDES MUROS DE PEDRA.
Um clássico da história da teledramaturgia escrito pela icônica Janete Clair ganha as mãos de Mauro Alencar em 218 páginas para a edição da editora Globo.

A adaptação de Selva de Pedra vem para resgatar o amor e a admiração das pessoas que acompanharam a novela na época, e com ótimas recordações, matar a saudade em reviver essa história. E para os mais novos que não tiveram a oportunidade de viver esse momento marcante da tv, Janete vem para mostrar todo seu pioneirismo e brasilidade.

Na década de 70 quando a industria estava crescendo e a economia ganhando uma nova forma, o trabalho rural já não era a principal atividade econômica do Pais. Então, um novo patamar social e econômico crescia e com ele grandes metrópoles surgiram. Esse crescimento ficou apenas na ficção, já que no momento atual do Brasil, a ditadura militar estava acontecendo.

Com esse crescimento e desenvolvimento desenfreado por disputa e concorrência, surge também a disputa pelo poder. Um poder de várias ramificações e privilégios.

O pioneirismo de Janete Clair cria esse cenário de conflitos com temas atuais e recorrentes dessa época no Brasil de forma inédita e original, que no qual não era comum ver nas telenovelas. Clair como poucos autores da época, popularizou esse formato para a TV. Selva de Pedra surge junto com esse movimento, e não é difícil ver essa história, de formas diferente, em outras novelas que veio depois.

A adaptação de Mauro Alencar é dinâmica e precisa. Quando você acha que se perdeu ou o autor atropelou um acontecimento com outro, ele em seguida te situa sem deixar interrogações.

jonatas 01/04/2023

O livro apresenta um resumo bastante condensado da história e serviu para atiçar a minha curiosidade de ver a novela completa.