O olho

O olho Vladimir Nabokov

Resenhas - O Olho

gabspetineli 13/03/2023

Ok, n foi meu primeiro contato com o autor, comecei a ler lolita, porém eu era bem mais nova na época e não sabia q o assunto era pesado e acabei largando de lado e quero ler novamente esse ano com mais maturidade
porém o que lembro de lolita achei um pouco difícil a linguagem mais pelo fato que tinha algumas coisas q n estavam traduzidas na edição q eu li e n pela escrita
agr esse livro foi difícil na escrita mesmo, eu fiquei confusa e me perdi em várias partes, isso q o livro é curto
e é aquela questão, ele tá vivo ou não? tá em coma? tá delirando um pouco antes de morrer?
em minha humilde opinião eu acho q a tentativa de suicidio deu errado e ele tentou viver outra vida com outro nome, mas foram descobrindo ele e ele tentou matar ?as provas? dele ou ele apenas quer que as pessoas que lembram dele morra para q ele possa ser finalmente esquecido
sla

ivnachaib 04/12/2023

Espelho quebrado.
Depois da experiência um tanto conflituosa de ler Lolita, decidi continuar me aventurando na mente e nas obras de Nabokov, e, movida pela curiosidade despertada por sua sinopse, O Olho acabou sendo eleito como minha leitura subsequente.

Sem muitas expectativas bem definidas ao me debruçar sobre as primeiras páginas, novamente me vi sendo conquistada pela escrita primorosa do autor e pela proposta ousada dessa narrativa, que parte do suicídio do protagonista. Entretanto, no decorrer da obra, confesso que o meu interesse acabou esmaecendo.

Embora tanto a abertura quanto o desfecho da obra sejam bastante intrigantes e proponham reflexões de cunho identitário e existencial singulares, o desenrolar da trama me pareceu não conseguir acompanhar a profundidade de seu próprio conceito, além de ser um tanto cansativo e confuso, mas não na forma que pretendia.

Ainda assim, é uma leitura válida para conhecer o autor, e talvez se mostre mais estimulante para outros leitores.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 26/12/2023

Smurov, um imigrante russo sem recursos, tenta ganhar a vida como preceptor de duas crianças na Berlim dos anos 1920. Ele acaba se envolvendo com uma mulher casada e é humilhado pelo marido dela. Ele não vê outro caminho para essa vida miserável que não seja o de tirar a própria vida. Mas algo bem inusitado vai acontecer.

Nesse meu primeiro contato com o autor tive sentimentos controversos. A narrativa contada de diferentes ângulos, ora em primeira pessoa, ora em terceira, me deixou um tanto quanto confusa. Por vezes conseguia mergulhar na trama, por vezes me perdia.

Tudo nessa história pareceu meio nonsense, nunca sabemos o que é real e o que são apenas divagações (ou alucinações) do protagonista. E alguns pontos eu fiquei sem entender mesmo. Mas as reflexões do final, ah... essas valeram pelo livro todo. Não pude conter algumas lágrimas. Um dia eu faço uma releitura desse livro para tentar entender melhor.

No mais, temos aqui uma obra com uma escrita primorosa, inteligente e bem humorada. Culta, mas não demasiadamente pomposa. Reflexiva, mas com uma leveza estonteante. Vale a pena conhecer.

"Talvez uma história qualquer, uma simples anedota em que eu figure, passará dele para seu filho ou neto e então meu nome e meu fantasma aparecerão transitoriamente aqui e ali por algum tempo ainda. Depois virá o fim."

Israel145 18/03/2020

Um bom livro do autor de Lolita. Conhecido só pela sua Opus Magna Lolita, Nabokov traça nesse livro uma história bem convencional mas dá sua pitada de sarcasmo tornando uma prosa ágil e agradável de ler. Bem legal!

Laura 03/02/2024

Nada de mais?
A ideia em si é bem interessante, mas eu particularmente não gostei muito da construção? O texto ao final é o que faz valer a pena.

Rafaela.Cruz 23/05/2023

Uma pira?
Alternância de narradores, uma escrita fluida e poética. Um ótimo livro pra ler antes de Lolita, a obra consagrada do autor.

Daniela 06/01/2023

O Olho
Smurov, um jovem imigrante russo tentando sobreviver na Berlim dos anos 1920. Sem dinheiro, solitário, procura equilibrar as parcas finanças como tutor de dois meninos de família, também russa.

Envolve-se com um mulher casada e se vê num caminho sem saída. Humilhado pelo marido dela, não lhe resta solução a não ser o suicídio.

Mas, e agora?! Suicidou-se ou não? ?

pirocadeperuca 26/10/2022

Maravilhoso
Uma pena que seja tão breve. Gostaria de presenciar mais das máscaras de Smurov. Gostaria também que não fosse tão óbvio desde a apresentação de tal personagem quem ele realmente era.
Extremamente bem escrito, um dos primeiros livros em que sou capaz de realmente vivenciar os acontecimentos. Me vi debaixo do mesmo céu, senti o vento. Muito foda.

Guilherme 08/08/2021

Razoável
O livro é meio confuso para quem não tenha tido contato com a obra antes. Gostei muito das reflexões do final, mas sinto que preciso de algumas releituras para capturar melhor a experiência.

Luisa Amélia 24/04/2016

Complexo
O livro, apesar de curto, é extremamente maçante... Talvez eu não tenha compreendido sua essência, talvez eu não tenha compreendido nada. Senti como se o tempo dedicado a ele tivesse sido em vão.
Karina.Agra 02/09/2019minha estante
Ele é bastante confuso. Assim que acabei de ler, voltei para reler... e compreendi um pouco mais...