O Pássaro

Resenhas - O Pássaro

Fernanda 21/01/2014

Resenha: O Pássaro
Resenha: “O Pássaro” de Samanta Holtz, apresenta uma história tão intensa e significativa que é impossível não tentar entrar no ritmo da trama e entender os ideais de cada personagem. A premissa é complexa e remete o leitor a perceber os detalhes das diferenças e semelhanças de cada um, questionar sobre regras e o tempo exposto. Claro que o título desta obra tem tudo a ver com as ações descritas e induz reflexões interessantes sobre a liberdade, para seguir os objetivos/sonhos com afinco e esperança, além de outros assuntos relacionados.

Caroline Mondevideu é uma protagonista forte, totalmente feminina e decidida. Filha de um barão rígido – Enézio Mondevieu é um homem amargurado, maldoso e controlado – a menina, sendo ingênua e infantil, pensou que todos viviam sob os mesmos preceitos que ela. Porém, ao se deparar com o filho do domador de cavalos, Bernardo, ela começa a entender algumas atitudes erradas por parte do seu pai e a importância sobre as classes sociais.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/01/resenha-o-passaro-samantaholtz.html
Samanta 21/01/2014minha estante
Oooooi!! :)

Acabei de comentar na resenha do blog, mas comento aqui novamente para agradecer por ter compartilhado suas impressões sobre o livro com os seus leitores!

Muuuito obrigada!

Beijos carinhosos,
Sam

Adriana 22/02/2012

É provável que os pássaros me lembrarão esse livro
No ano de 1227, na fazenda do poderoso Barão Enézio Mondevieu, um grande senhor feudal, é que a história ganha vida. Um homem de muitas posses, casado com a submissa Antonelle. Barão é mau e autoritário, que não conhece a piedade ou a bondade. Pai de duas filhas, Elisabeth e Caroline
Caroline é nossa protagonista, uma menina de sete anos de idade já questionava as regras ditadas pela sociedade naquela época, e com sua alegria pela vida, desejava viver em liberdade, de acordo com suas próprias emoções.
Certo dia, ela encontra o filho de um dos empregados da fazenda, e tem, pela primeira vez, seus olhos abertos para a realidade que sempre a cercou.

"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem isso tudo..." Pg.17

Aquele encontro fez um rebuliço no interior da menina. Com seu questionamento diante do pai, ela recebeu como resposta uma surra, que nunca mais se esqueceria.

O tempo passou e Caroline se torna uma jovem ainda mais determinada do que antes. Ela tem apenas um ideal: ser livre. Mas o impiedoso Barão acha que pode controlar a vida da filha e isso rende vários momentos de rebeldia da menina. Como fugir no dia do casamento da sua irmã, quando o pai anuncia o casamento dela, sem lhe comunicar. Embora ser com o charmoso Filip, um amigo de infância, Caroline, quer ter o direito de escolha do seu próprio futuro.

"Há tanto tempo, eu a admiro em silêncio..." Pg.49

A menina ferve em revolta, e naquela noite tem um encontro inusitado com um dos empregados do pai, ele faz o tempo voltar quando diz:

"-O que pensou...Que estava... Fazendo? - perguntou ele, com a voz cortada pela respiração exausta.
Ela ergueu os ombros, como criança flagrada em sua traquinagem.
-Fugindo...
-Milady! Perdeu o juízo?
Ela parou de ofegar por um instante e ergueu os olhos para ele.
- Do que me chamou?
...
- Você é o menino... O menino da cerca!"

Bernardo é o filho mais moço de Gerson, o domador de cavalos da fazenda do Barão. O rapaz, assim como Caroline, é bastante rebelde e não consegue ser domado. E também busca, a desejada liberdade.

"Talvez o que eu precise, não seja alçar voo, mas parar de insistir em me manter nos ares". Pg.76

No início, tudo que o rapaz faz parece irritar Caroline, mas o que eles não imaginavam, era que o destino os trariam ainda muitas surpresas, entre elas, que iriam se apaixonar.
O mundo estará contra eles, e o amor precisará ser forte para ir contra todas as regras da sociedade. Mas será que será forte o suficiente para resistir as muitas verdades que ainda virão?

O Pássaro foi uma agradável surpresa. Primeiro, por ser o primeiro romance de época que leio, segundo por ter me revelado mais uma talentosa escritora nacional, Samanta Holtz. Samanta escreve de uma forma encantadora, e nos prende até o fim, com um livro carregado de mistérios e reviravoltas inesperadas.

Caroline foi a personagem que eu mais gostei, forte, determinada, sonhadora e inesquecível! Me emocionei com sua ousadia em conquistar seu sonho de ser livre, demais! Bernardo, confesso que demorou a conquistar minha simpatia, é aqueles homens mal-educados, indelicados, que só vi em filmes de cawboys, que se acham. E por gostar mais dos mocinhos românticos, carinhosos, demorei a me simpatizar por esse mocinho, porém, bem sei, que muitas mulheres adoram esse tipo de personagem. Enfim, com o tempo ele ganhou minha admiração quando começou a perceber que Caroline era a mulher da sua vida.

Enquanto escrevia a resenha, fiquei buscando palavras que descrevessem o romance O Pássaro, e a que mais saltou nos pensamentos foi: inesquecível. Um romance maravilhoso que levará o leitor a sentir uma mistura louca de emoções. É uma linda história, com um final surpreendente, que na hora me assustou, mas depois concluí que fez jus a todo o enredo.

O Pássaro é um grito de liberdade, e tenho certeza que muitos serão tocados por essa linda lição! Ainda estou encantada e não encontrei as palavras certas para descrevê-lo. É muito forte e cheio de peculiaridades que o torna O Livro, entendem?
Leitura mais que recomendada!

Parabéns a querida Samanta Holtz, por ter escrito um livro tão lindo, e ter me presenteado com sua escrita admirável!

Veja mais em: http://www.adrianabrazil.com/2012/02/resenha-o-passaro-samanta-holtz.html PROIBIDO reproduzir esta resenha sem autorização!
Samanta 22/02/2012minha estante
Preciso repetir o quanto amei sua resenha??? :)

Dri, colei alguns trechos da sua resenha (com link para seu blog) aqui no meu: http://samantaholtz.blogspot.com/p/mural-dos-leitores.html

Tudo bem???

Se tiver algum problema, por favor, me diga ^^

Beijokas!

Adriana 22/02/2012minha estante
A resenha é sua Sam! Use a abuse! Mais uma vez parabéns pelo seu livro tão lindo! Eu amei e ainda estou pensando nele!!
Parabéns pelo seu talento! Virei sua fã!
SUCESSO!!!

Cris Cullen 13/09/2012minha estante
muito lindo esse livro,adorei!!!!

Renata 15/10/2012minha estante
Não conhecia o livro e pela resenha vou me arriscar a lê-lo.

Samara 28/02/2013minha estante
Realmente um grito de liberdade, me prendeu desde o começo...amei os personagens me envolvi em cada louca atitude de Caroline...mas gente queria um final diferente...sinf...mas mesmo assim parabéns Samanta Holtz pelo belo livro.

Ana Paula 11/08/2014minha estante
Confesso que esse livro seria um dos meus favoritos, mas não foi devido ao final. Concordo com a Samara. Eu também queria um final diferente.
Mas a escrita é perfeita, os personagens são apaixonantes e cativantes. A Caroline, o Bernardo e o Filip são perfeitos..
Bem que a Samanta Holtz poderia fazer um final alternativo para nós fãs que gostamos do livro, mas não amamos devido ao final...
Nem que seja no WATHSAPP, Widbook ou qualquer lugar só para a gente ler e ficar com o gostinho de satisfeitos...Por favor...

Olá, Cih!!

Respeito muito sua opinião e agradeço por ter colocado seu ponto de vista! É realmente difícil os acontecimentos agradarem a todos os leitores rs rs... muitos amam o livro exatamente por causa do final, outros, como você, prefeririam que fosse diferente!!

De todo modo, fico muito feliz que você tenha gostado da minha escrita!!

AH!! Obrigada, também, por ter marcado a resenha como "spoiler", para que aqueles que não desejam saber o final não leiam sem querer :))

Um grande beijo!!

Oi Samanta!!!
Como disse, eu gostei do livro num todo. Não sei quantos livros vc já escreveu, mas parecia que eu estava lendo o livro de uma autora de dezenas e dezenas de livros publicados. Ele é realmente ótimo, fluído e interessante, meu problema foi realmente com o final.

Acho que o maior problema, na verdade, foi esse: se eu não tivesse gostado tando do livro durante a leitura, não teria criado tantas expectativas, entende? rs

Espero ler seus próximos livros.

Beijos

Olá!! :)

Imagine, eu entendo totalmente seu ponto de vista a respeito do final!!! Não fiquei chateada - pelo contrário; fiquei feliz em saber que a qualidade da minha escrita tenha superado essa questão ^^

Estou lisonjeada com seu comentário, de que pareço ser uma autora com vários livros publicados!! "O Pássaro" é o primeiro que publiquei, mas já escrevi outros três livros (dois antes dele e um mais recentemente). Escrever é algo que simplesmente mora em mim desde a infância (para ajudar, nasci no "Dia do Livro" rs), acredito que seja um Dom que Deus me deu... muito bom saber que é reconhecido!! Obrigada :)

Meu próximo trabalho (espero que saia em breve!) é o romance "Quero ser Beth Levitt", que, ao contrário de "O Pássaro", é menos dramático e mais "contos de fadas" rs... talvez seja mais o seu estilo de leitura ^^

Até já o publiquei aqui no Skoob! Se quiser adicioná-lo à sua estante, fique à vontade!!

Um beijo!!!

Cih 16/08/2012minha estante
Eu li a sua bio e achei o a data do do seu nascimento super interessante. Tb considero um dom.

E o que falei é verdade, vc escreve muito bem e espero que consiga ir muito além do que espera.

Já adicionei seu novo livro e devo dizer que amei a capa. Assim com a d'O Pássaro, é linda.

Super sorte nesse próximo que, pela sinopse, eu acho q vou adorar. Realmente prefiro os contos de fadas.

Beijo grande.

Obrigada, Cih!!

Também desejo que alcance todos os seus sonhos ^^
Muito obrigada pelas palavras!

E que bom que gostou da Beth Levitt! Espero que goste do desenrolar como gostou de O Pássaro, mas que, dessa vez, o final também a agrade ;) rs

Um beijoooo!!

Tks ;)

Ana Paula 11/08/2014minha estante
Confesso que esse livro seria um dos meus favoritos, mas não foi devido ao final. Concordo com a Cih. Meu problema também foi só o final.
Essa estória daria um lindo filme..

Marcia-Rios 26/02/2012

O voo do pássaro
ONDE, QUANDO E COMO…
Europa, século XIII. época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedade de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duquess, barões e segredos.

Um sociedade cujos conhecidos como vassalos e suseranos, que conviviam no sistema feudal. Uma cerimônia simples, um puhado de terra despejado, mais um vassalo a servir. Esse se intalava com mulher e filhos nas terras do seu senhor, nas quais viviriam a troco do trabalho, suor e tributos dos mais incabivéis. Uma vida difícil, porém, para os menos afortunados, era a condição mais aceitável para se viver com dignidade.

Do outro lado, estavam os senhores das terras e suas famílias. Esposas caladas, filhas obedientes, homens rídigos. A imagem perfeita para se passar à sociedade – muito embora ninguém imaginasse que aventuras e amores proibidos se escondiam por trás daqueles olhos baixos, submissos a uma vida de regras, castigos, imposição do certo e proibição do errado. Uma vida resumida a aceitar sem argumentos ou contestação.

Mas havia uma jovem determinada a quebrar essas convenções.

Essa introdução não é spoiler, a autora liberou para seus leitores conhecerem e, sentirem o sabor dessa linda história o primeiro capítulo que poderão ler no blog da autora.

Utilizei-a justamente porque a partir desse ponto, somos levados diretamente ao ano de 1227 e, a voar em cada uma das suas páginas conhecendo a história da pequena Caroline que tem uma forma muito peculiar e diferente de ver e aceitar a vida do jeito que lhe era imposta e, a torcer em cada uma delas que consiga abrir a porta da sua “gaiola” de ouro e alçar voo.

Os personagens:
- Dinamene = serva pessoal e fiel das damas da mansão dos Mondevieu.
- Gerson Rachclev = domador de cavalos, assim como seus dois filhos William e Bernardo.
- William = calmo e resignado como a imposição de sua condição.
- Bernardo = hostil e desafiador, desde criança já demonstra sua insatisfação em conviver com a brutal diferença de classes.
- Barão Enézio Mondevieu = frio, cruel, impiedoso e temido.
- Baronesa Antonelle = “serena”, “tranquila”, indefesa e subordinada às ordens do barão, assim como suas filhas Elizabeth e Caroline.
- Elizabeth = meiga, silenciosa, obediente.
- Caroline = curiosa, risonha, falante, contestadora e desafiadora, atitudes que lhe rendiam marcas físicas e emocionais.
- Duque Fernão de La Frièt = amigo da família Mondevieu e pai de Filip.
- Filip = um rapaz que cresceu alimentando uma forte e cativante afeição por Caroline.
- Jéan Delcour = noivo e futuro marido de Elizabeth que aprendeu com seu pai que amar era uma fraqueza e deveria prevenir-se desse mal.

Durante os acontecimentos, a história desses personagens se misturam, revelando: o amor puro, singelo, emocionante; o ódio devastador que aprisiona e mata; a magia que encanta e apaixona; mistérios e segredos que no seu final (surpreendente e inesperado), mudariam para sempre suas vidas.

Parafraseando a biografia da linda autora: Com uma história romântica e cheia de surpresas, Samanta nos leva em uma deliciosa viagem onde, vamos das lágrimas ao riso e do riso as lágrimas em questão de capítulos.
Samanta 27/02/2012minha estante
AMEI sua resenha, Marcia! E fiquei muito feliz por saber que você gostou tanto da história ^^

Um beijo enorme!

Letícia Alves 28/08/2013

Voando...
Desde o ano passado, através de amigos na internet e de blogs literários, tive a grata surpresa de conhecer os novos talentos da literatura nacional. Escritoras e suas histórias recheadas de emoções diversas, amores, alegrias, tristezas, aprendizados de vida. E foi assim que conheci e pude ler mais um livro dessa nova safra de talentos, o qual segue resenhado agora.

A sinopse do livro nos conta que Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?

Confesso que os romances, principalmente os açucarados não são minha preferência literária. Mas quando li essa sinopse, me fez ter curiosidade de saber o final, pois as histórias de amor dos romances românticos são sempre as mesmas. Mas em O Pássaro é bem diferente, é uma história de ambição, disputa, renúncias, amor eterno e ao mesmo tempo proibido, desapego e uma série de emoções que cercam todos os personagens da história, mas principalmente Caroline e Bernardo.

A cada página lida, eu ficava me perguntando como Caroline iria se desvencilhar daquelas amarras, em uma época que a mulher não tinha voz e nem vez na sociedade, e era tratada como simples objeto, uma marionete nas mãos dos homens, fossem eles, pais, maridos, irmãos.

A história vai se desenrolando e você não consegue parar de ler, pois quer saber logo o que vai acontecer. É uma história de superação, determinação, um amor eterno, e todas as lutas travadas para se manter viva e livre.

Recomendo a leitura!

site: http://www.minhastempestades.com.br/2013/02/o-passaro-samanta-holtz.html
Samanta 02/10/2013minha estante
Olá, querida!

Eu já havia comentado sua resenha, porém, não sei o que houve que o Skoob fez meu comentário sumir rs... não é a primeira vez :P

Então, novamente: obrigada pelas lindas palavras a respeito do meu livro!! Fico muito feliz que a história a tenha agradado tanto :)

Beijos!
Sam

"Ana Paula" 21/02/2012

Um livro maravilhoso!!!!

A história de Caroline Mondevieu se passa na Europa, no século XIII. Caroline é uma jovem que tem o desejo enorme de ser livre, de escolher o que quer para sua vida, sem ninguem para impedi-la. Mas como as coisas não são como queremos, Caroline sofre com o comportamento de seu pai, o poderoso Barão Mondevieu, que não é um pai amoroso, ao contrario, sempre a trata com despreso e até bate nela. Não é só Caroline que sofre com as atitudes do pai, sua mãe e sua irmã tbm, que sempre são submissas a ele, despertando em Caroline um pensamento de que é muito diferente delas.

Mas tudo parece mudar, quando Caroline foge com Bernardo, um domador de cavalos, para procurar seu destino e se ver livre das garras do Barão. Bernado aceita fugir com Caroline em troca de um cavalo, o mais rapido do Barão, e assim eles se emprenham na mata e começa ali um amor que nem o tempo poderá romper.

Os dois são uma graça, Caroline é mimada e Bernado, insuportavel... Ambos se irritam facilmente, mas são lindos juntos.

Adorei todos os personagens, inclusive Filip que eu queria muito que tivesse um final feliz!!!!! O Livro é incrivel, foi dificil parar de ler, até sonhei com ele... A leitura é leve e acontece tanta coisa... Uma atitude leva a outra e segredos que vc nem imagina são descobertos em pouco tempo. Adorei de verdade o livro e recomendo com toda certeza!
Samanta 21/02/2012minha estante
Ana Paula querida!

Sem palavras... ler uma opinião tão positiva e tão linda sobre meu livro é, definitivamente, a maior recompensa para uma escritora!!!

É lindo ver que palavras que saíram do fundo do meu coração e foram lapidadas com tanto cuidado tocaram tanto o coração de outras pessoas :)

Muito obrigada! De coração!

Um beijo

autora de "O Pássaro"
www.samantaholtz.blogspot.com
@SamantaHoltz

Carolina Lopes 22/02/2012minha estante
Adorei a resenha!!!
Tenho que ler esse livro urgente!!!

Blog acordei co 06/09/2012

Mais um nacionais emocionante ^^ Da uma olhadinha nas resenhas do Acordei http://www.acordeicomvontadedeler.com/2012/04/resenha-nacional-o-passaro-samanta.html
Tenho que ser sincera não é pessoal? Bem quando o livro da Samy (amiga de infância) chegou aqui em casa, eu disse: “Meu Deus que livro grande, vou demorar um século para ler”, só que assim que peguei ele para ler, este um século se tornou em um dia gente. Á historia flui tão bem, que você não vê à hora de chegar ao final do livro para saber o que vai acontecer.

Em O Pássaro, somos levados a uma época de vestidos pomposos, charretes elegantes, serviçais, barões, duques e muitos segredos. Lendo este livro da Samy, me lembrei muito daquela seria Luxo, acho que todos devem conhecer onde as capas são de vestidos pomposos. É fácil entender qual é a lição deste livro, adorei conhecer mais daquele tempo, acho que a autora pesquisou muito, o que fez a historia ficar saborosa, adoro ler livros assim, com começo, meio e fim.

Conhecemos aqui Filip, Bernardo, Liza e muitos outros personagens, mais os que mais me chamaram a atenção foram esses citados. Filip, por seu jeito meigo que das primeiras paginas me encantaram, até achei que... Cala a boca Ká. Já Bernardo ele é... Como descrever o mocinho pelo qual me apaixonei? Nossa ele é tudo de bom kkkkk bem cheio de si, meio ranzinza, mas ao mesmo tempo ele é todo cheio de amor. Liza, eu achei ela meio chatinha, mas no final do livro a achei incrível, queria uma irmã dessas srrs Corajosa e forte.

Não posso deixar de falar de Caroline e Bernardo...

Caroline sempre questionava as regras ditadas pela sociedade, e sempre desejou viver a liberdade, sempre queria se sentir como um pássaro, certo dia ela encontra um filho de um dos empregados da fazenda, e pela primeira vez percebe que nem todos têm uma casa como a dela, o menino abre seus olhos. Com isso ela começa a indagar o pai, só que não percebe que é o momento errado, pois tem apenas sete anos, então leva uma surra que nunca irá se esquecer.

Então Caroline cresceu e se tornou uma jovem determinada, quero dizer mais determinada, pois a menina é osso duro, parece ágüem que eu conheço kkkkk Carol (como disse virei amiga dela) só pensa em uma coisa, ela quer ser livre. Mas o Barão quer sempre controlar a vida da sua filha, e isso faz render muitos momentos de rebeldia da garota. Como quando foi anunciado no casamento da irmã que ira se casar com Filip, embora ele ser o seu amigo de infância, ela quer ter direito de escolher seu futuro.

Bem pessoal não quero contar mais nada, tem tanta coisa srrs Como eu falei, Caroline é bem teimosa, e isso vai custar muito em sua vida, será que ela um dia vai ser livre? E posso dizer que ao ler este livro você irá rir, pois temos partes que Caroline e Bernardo, fazem a gente rir mesmo. Bernardo com o seu jeito machão é demais pessoal, e Caroline com seu jeito estourado, só de lembrar eu começo a rir rsrs

O pássaro foi um presente que eu recebi, adoro ler historias inesquecíveis, e quando alguém vim pegar emprestado na minha estante, vou ter orgulho de contar que a escritora é a minha amiga (me senti). Samanta escreveu um livro encantador, com personagens marcantes que nos prende até o final. Está bem fiquei com vontade de enforcar a Samy, mas passou kkkk

Parabéns pelo livro lindo amiga, adorei mesmo....
Samanta 06/09/2012minha estante
É linda demais a sua resenha, Ka :)

Muito obrigada por postá-la aqui e dividir com os demais leitores!!!!!

Josy Stoque 02/07/2012

OMG!
Como prometi para a Sam, essa será uma resenha emocionante. O Pássaro possui os três ingredientes essenciais para que seja considerada uma boa obra: um enredo fantástico, um texto impecável e uma narrativa envolvente.
Tive o privilégio de ler os dois primeiros capítulos antes do lançamento que só me deixaram ansiosa por mais. Por amar histórias de época, O Pássaro me conquistou na sinopse, mas as linhas tão meticulosamente escritas de Samanta me fizeram mergulhar na vida de Caroline e sua busca pela liberdade.
É com muito orgulho que atesto o talento nato de Samanta Holtz para a escrita. Bato palmas de pé! Uma história emotiva, lições para a vida entrelaçam-se nas linhas de um romance que me conquistou e emocionou profundamente.
Personagens sólidos, apaixonantes ou não, como o caso do barão (sem comentários quanto a esse para não spoilar), uma história inacreditável, com uma reviravolta surpreendente e um final - OMG!!! Não posso dizer mais nada. Caroline x Philip x Bernardo. Passado, presente e futuro embaralhados. Fantástico!!!
O que mais dizer? Amei é pouco! É um livro que recomendo, relerei e carregarei sempre comigo no coração! Parabéns, Sam, por usar as palavras para tocar seus leitores de uma forma tão intensa. Continue escrevendo, você tem o dom e fico aqui pensando que o tempo e o amadurecimento vão tornar melhor o que já é incrível!
Silvia 02/07/2012minha estante
Eu quero muito este livrooooooooooooooo...

Samanta 03/07/2012minha estante
Josy, querida!!!!

Li sua resenha no trabalho, em seu blog, e não resisti, já deixei um comentário... rs...

MUITO OBRIGADA por dividir suas lindas impressões sobre O Pássaro!!!!!! Estou feliz de verdadeee ^^

Um beijão!!!

Josy Stoque 03/07/2012minha estante
Oi, Sam, você é mesmo uma diva e merece muito mais!
Quero ler mais livros seus!
Parabéns pelo livro lindo!
bjosssssssssssssssssssss

Belly 05/07/2012

O Pássaro
A história do livro O Pássaro se passa na Europa do século XIII, mais especificamente, no feudo do Barão Mondevieu, o suserano das terras. No ambiente feudal habitam diversos vassalos e a família do Barão: sua esposa Antonelle, sua filha mais velha, Elizabeth e, sua filha caçula Caroline.

Caroline Mondevieu nos é apresentada no livro com oito anos de idade − uma menina sonhadora, que acreditava que todos eram ricos e possuíam as mesmas condições socioeconômicas que ela. Porém, essa visão de mundo dela estava para mudar.

Uma tarde, durante um chá com a família La Friět, cujo menino Filip sempre amou Caroline e foi destinado a casar com a mesma, a garota saiu andando pela propriedade. Chegando nos estábulos, ela conhece Bernardo, filho mais novo do domador de cavalos. O garoto mostra à Caroline sua realidade, chocando-a. Ela decide enfrentar o pai e, como conseqüência, recebe uma surra, que lhe marca para sempre a memória.

"Descobriu, da maneira mais difícil, que aquelas marcas jamais se apagariam do seu coração."

Dez anos depois, Caroline tornou-se uma menina desafiadora − e através de palavras ou um olhar − ela conseguia irritar Enézio, seu pai.

Depois de tantos anos, ela volta a encontrar Bernardo, agora um trabalhador do seu pai e, logo de cara, ambos criam uma antipatia pelo outro. Apesar disso, após brigas e diversas situações, os dois se unem e, na noite do casamento de Caroline e Filip, eles fogem rumo à floresta do feudo, deixando um noivo ao altar, um Barão furioso e uma mãe e uma irmã chocadas por uma mulher não acatar as ordens de um homem.

"― [...] A propósito, de que grande festa estamos fugindo hoje?

A pergunta a pegou de surpresa. Ela demorou para responder.

― Do meu casamento."

Mas Caroline não nasceu para ser presa e obedecer. Ela deve ser livre, assim como um pássaro.

Confesso: O Pássaro não é o tipo de livro que, espontaneamente, eu leria. Apesar de ter fatores históricos, não sou fã de romances deste tipo, pois normalmente são mulheres submissas e homens machistas. E admito também: foi um erro pensar assim, pois a obra não tem nada disso.

"O pássaro assustou-se, num primeiro instante, e saltou para outro poleiro, desconfiado. Porém, tão logo se viu diante da fresta aberta, disparou em direção ao céu azul que, até então , podia apenas ver."

Com situações inusitadas, o livro te prende do começo ao fim. A paixão contida e a tensão entre Bernardo e Caroline fazem você sentir ódio ao amor em questão de segundos. Os ciganos, que tem grande papel no livro, te encantam pelo ar místico e leve que acarretam à obra.

A autora Samanta Holtz não é somente uma boa escritora; ela é brilhante em sua descrição de cenas de transmissão de sentimentos. Eu sorri e chorei durante a leitura, especialmente com o desfecho surpreendente.

"Fogueiras, panos, garrafas, muita comida, muita gente e muita cor. Algumas pessoas tocavam instrumentos musicais de corda que jamais vira nem aprendera a respeito. Mulheres dançavam, jogando os quadris para os lados, usando saias longas e cheias de medalhinhas que batiam e soavam como pequenos sinos. Os homens bebiam, riam e conversavam. Alguns acompanhavam as moças nas danças."

O Pássaro se tornou um dos meus livros essenciais/favoritos e digo mais − eu não só o recomendo: ele é uma leitura obrigatória para todos os fãs de romance.

"Nosso maior erro, milady, é amar."
Samanta 05/07/2012minha estante
Bells, querida!

Como já comentei em seu blog: AMEI sua resenha! A forma sucinta como contextualizou os acontecimentos e suas observações sobre minha escrita..... estou sinceramente tocada!!!

Um beijo ENORME!

Kovas 18/02/2013

O Pássaro que me fez chorar
Quando a sinopse pergunta na última linha "Você está preparado?" não é a toa!

O livro trata da liberdade de sua personagem principal, Caroline. Desde pequena ela tinha seus questionamentos sobre a sociedade da época feudal, o por que do poder patriarcal, o por que as mulheres tinham seus casamentos arranjados, e entre vários 'por quês' que sempre rondavam a cabeça de Carol.
Ela já desde cedo não tinha uma relação boa com seu pai Enézio, tendo só a mãe, a irmã e uma criada da família para jogar conversa fora e falar de sua vontade de sair para o mundo e viver de acordo com suas escolhas, sem um segundo individuo dizendo qual caminho seguir.
Caroline cresceu com uma unica visão: conseguir a Liberdade que sempre quis.

Carol já grande, com seus 17 anos, seu pai Enézio anuncia seu casamento com seu amigo de infância Filip. Ela como a "ovelha negra" da família, num primeiro momento não se conforma com o pai escolhendo seu marido, mas depois pensa que era melhor ela casar com um homem de boa índole e que qual ela já conhecia a bastante tempo, e que realmente a amava e assim ela também poderia aprender a amá-lo.

Mas nesse meio tempo de preparação de casamento, Caroline decide fugir, com a ajuda de Bernardo, o domador de cavalos que trabalha para seu pai.
Os dois com o mesmo sonho: Liberdade.
Assim fazem um plano para cada um se ajudar na fuga e depois cada um seguir seu caminho. Mas o empecilho é: os dois se apaixonaram.

Caroline abre mão de sua vida de milady e Bernardo abandona sua vida de empregado mal remunerado, e os dois vão se aventurar em uma viagem de descobrimento do sentimentos de ambos.

Há tanta coisa que queria escrever aqui gente... Mas seria spoiler, e eu não quero estragar a leitura de ninguém, se bem que, eu acredito que mesmo se alguém souber algum spoiler do livro vai se surpreender com tudo.

A escrita da Samanta é espetacular e ponto final.

Mas resumindo:
Samanta fez um maravilhoso trabalho com a obra O Pássaro, é um romance + drama + mistérios + suspense é uma equação de gêneros que dão o total de: vários sentimentos num único livro.
Você termina ele com a mente voando, você termina chorando, você termina a leitura vendo que esse livro valeu a pena em todas as páginas, em todas mesmo.

PARA MAIS RESENHAS www.livroterapias.blogspot.com
Samanta 18/02/2013minha estante
Oi, Naaa!

"A escrita da Samanta é espetacular e ponto final" *---*

Muito obrigada por suas palavras sobre meu livro, querida!!! Amei, amei, amei :)

Um beijão!!!

Samanta

Vitor Emmanuell 02/01/2013

O desejo de ser livre...
Depois da leitura, quando me deparo com um pássaro na rua, ou na gaiola de meus vizinhos, sinto um grande aperto no peito. Sinto que não aproveiro o suficiente da liberdade que hoje, tenho. E sinto que mesmo assim, eu preciso me encontrar. Encontrar meu caminho profissionalmente, socialmente e pessoalmente.

480 páginas que pareceram anos, anos em que eu fui para outro século conhecer Caroline Mondevieu, filha de um poderoso barão. Mas a história não se resume a isso. Caroline tem tudo o que poderia possuir, dinheiro, poder, beleza, a sociedade aos seus pés. Porém, ela também tinha o desejo de ser LIVRE...

Ela não tinha escolha, não tinha como escolher seu caminho, já que seu pai tomava todas as suas decisões, era mau, queria não só ser o pai de suas filhas, mas o dono delas.
E Caroline, com uma personalidade forte, começa a bater de frente com seu poderoso pai, afirmando que somente ela tem o poder de escolher o quer fazer, com quem quer se casar, e como, onde. Ela só quer ter o direito de ser livre, de escolher seu próprio caminho, seu próprio destino.

Chega um momento, no casamento de sua irmã mais velha, Lisa, em que seu pai, anuncia o seu casamento... A reação de Caroline é clara: ela não quer se casar. Por mais que Filip sejá bonito, inteligente, e seu melhor amigo, ela jamais se casaria com ele.
Ela sai desesperada da festa, e com o passar do tempo, ela inventa uma mentira, afirmando a seu pai que Filip a desonrrou. Seu pai cancela seu casamento com Filip, e afirma que se casará com Demétrio, um homem asqueroso, horrível. A parte mais emocionante da história começa quando ela resolve fugir com Bernardo...

Eu ainda não encontrei as palavras certas para descrever O Pássaro, foram tantas emoções. E me identifiquei com a história de Caroline, este é o primeiro romance histórico que li, completamente emocionante.
Toda vez que a leitura estava emocionante,surgia algo que completava, que dava mais sentido a história. A cada página eu chorava, ria,ficava emocionado. Caroline ganhou vida.

E se O Pássaro fosse um filme? Ou até mesmo um seriado? Seria a coisa mais bela na literatura brasileira. E o final do livro? Fiquei paralisado, primeiro, indignado. Sim, não me conformei com o acontecido. Depois,comecei a sorrir, não consegui ler outro livro após terminá-lo. Só uma coisa me deixou feliz com este final:

O pássaro finalmente estava livre.
Samanta 03/01/2013minha estante
Querido!!!

Obrigada pela resenha tão linda, tão profunda... fico feliz em ver que mergulhou na história, deixou-se envolver de verdade!

Um beijo!

Tami 05/06/2012

Publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/06/resenha-o-passaro.html
O problema quando a gente gosta de um livro é tentar passar em poucas palavras o porque disso, já que cada detalhe parece essencial. A resenha sempre parece que "falta" algo que não sabemos o que é. Isso já aconteceu com outros livros, e voltou a acontecer hoje.

"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos" (Epílogo, pág. 9)

A história se passa no ano de 1227, uma época marcada por grandes senhores feudais com muitos servos, onde mulheres tem como única obrigação ficar calada diante dos mandos de seus pais e maridos.

Caroline Mondevieu é uma de nossas personagens principais. Filha de Enézio Mondevieu - um barão com muitas riquezas - e Antonelle, uma esposa obediente como qualquer mulher deveria ser, Caroline sempre fugiu um pouco do convencional e, em questão de personalidade, sempre foi muito diferente de sua irmã Elizabeth.

Aos sete anos ela tem uma conversa com um servo do castelo que muda sua visão de vida para sempre. O menino abre os olhos de Caroline para as diferenças sociais que existem no lugar que ela vive e como o seu pai trata os empregados. No momento em que ela percebe isso, decide que não quer viver do mesmo jeito da sua família. Porém esses questionamentos a levam a uma péssima situação, que muda a sua vida e os seus desejos: ela decide ser livre.

Só que para a sua época, isso é quase impossível. Então ela tem que decidir entre viver uma vida tranquila do lado do seu grande amigo Filip (com quem deve se casar) ou correr atrás de sua liberdade - e, para isso, precisando fugir com a ajuda de Bernardo, aquele que abriu seus olhos anos antes e mesmo assim ainda a irrita tanto.

"E, como todo homem, tinha uma imagem a zelar. E amar não era nada notório, não lhe garantia títulos nem o engrandecia perante os grandes nomes da sociedade. Amar era fraqueza, como seu pai sempre lhe dissera, e ele devia se prevenir desse mal." (pág. 108)

A trajetória deles e dos outros personagens é muito interessante e vai se transformando a medida que lemos. Personagens submissas como Elizabeth e Antonelle ao poucos vão entendendo tudo o que a menina sempre disse. A própria Caroline aprende a quebrar alguns de seus preconceitos. São personagens reais com características e mudanças que nos convencem.

Temos um número razoável de personagens, e ao mesmo tempo conhecemos bem todos. Não sei qual foi o meu favorito, mas posso dizer que senti muita pena de Filip o tempo inteiro. Caroline as vezes me parecia ser uma menina meio egoísta mesmo. Dinamene (empregada da casa) me pareceu muito querida... e a serpente uma bela piriguete!

A história, apesar da época em que se passa, é narrada de forma leve e simples. É um livro que flui. No início de cada capítulo, logo abaixo do número, temos uma frase do mesmo - normalmente bem instigante -, o que muitas vezes me fez seguir a leitura na mesma hora. Achei isso uma ótima sacada. A capa também é muito bonita e achei a edição bem feita.

Gostei muito do livro, em vários momentos não consegui parar de ler. É um romance bonito, com personagens interessantes e reflexões melhores ainda. Chorei, sorri e fiquei com muita raiva hora ou outra. Seria perfeito para uma novela das 18h. Ou para um mini-seriado.

"A velhice não me trouxe sabedoria alguma. Quem a trouxe foi a vivência. Poderia ter passado todos os anos da minha vida apenas assistindo ao passar dos dias diante dos meus olhos, mas me recusei a isso. Não devo tudo o que sou aos meus anos de idade, e sim à maneira como decidi vivê-los" (pág. 320)

Recomendo: para quem gosta de romance, romance bonito sem tanta melação, é mais do que recomendado!

PS: uma pequena curiosidade. Esse livro veio para mim como book tour, o que geralmente afasta minha mãe de ler por ter pouco tempo. No dia que esse livro chegou ela pegou, leu a sinopse e pegou para ler! Foi a primeira exceção!
Cíntia 05/06/2012minha estante
Poxa, fiquei até com vontade de ler!

Samanta 05/06/2012minha estante
Boa noite, Tami!!! (copiando o comentário do blog... heheheheh!)

Em primeiro lugar, quero agradecer a sua participação no Booktour de O Pássaro! Fico muito feliz que a sua 'dificuldade' em escrever a resenha tenha acontecido por gostar tanto da história, e não pelo contrário ;D

Querida, eu ameeeei os quotes que você separou!!! Também adorei ler a sua interpretação da história, seu ponto de vista sobre os personagens.... especialmente a forma objetiva como você praticamente o resume, no final da resenha!

Puxa, e eu fiquei orgulhosa por ter sido a primeira que fez sua mãe ler um livro de Booktour rs....... o pessoal tem comentado muito, realmente, que, apesar do tamanho da história, a leitura é rápida!! Fico realmente muito feliz ao saber disso ^^

Novamente, só posso agradecê-la por tão lindas palavras a respeito do meu livro!

Um grande beijo,

autora de O Pássaro
www.samantaholtz.blogspot.com

Pedro Almada 17/08/2012

O Pássaro, o orgulho da literatura nacional!
De todos os romances que já li até hoje, nenhum deles me atraiu tanto quanto O Pássaro. Se isso soar como rasgação de seda, pode saber que você está enganado. com certeza a obra de Samanta Holtz tornou-se minha favorita no gênero, seu talento supera minha admiração por ela como pessoa, e se a sua obra conquistou um lugar especial na minha bagagem de vida como leitor, isso certamente é um mérito unico e exclusivo da Samanta. Mas se tá difícil entender porquê, então vamos nos aprofundar mais na obra. Tenho certeza que posso te convencer =)

Europa. Século XIII. Quando o baronato exercia forte influência na sociedade, uma família, os Mondevieu, era administrada por Enézio, um barão de pulso firme e de coração duro como pedra. Sua família era composta por três lindas mulheres: a esposa Antonelle, a filha mais velha Elizabeth, e a caçula Caroline. De todas as três, Enézio jamais conseguira total submissão da mais nova. Caroline era uma figura única, cheia de sonhos e um impulso por viver a liberdade plena, um sentimento muito à frente de seu tempo.
O romance envolve Filip, o jovem nobre prometido em casamento - cuja admiração de Caroline por ele não passava de amizade - e o filho do domador, Bernardo. Ainda que Filip amasse a menina, ela não podia corresponder e,por outro lado, não sabia quem poderia amar. Mas as dificuldades da vida jamais lhe prometeram uma trégua, e ela se viu na difícil decisão de abandonar uma vida de conforto para se livrar da mão de ferro do próprio pai.
Tomando decisões cada vez mais desesperadas, Carolina começa a descobrir um pouco de si mesma a cada dia. Suas escolhas, fossem elas inconsequentes ou não, acabam colocando a jovem donzela num caminho rumo a segredos que rondam sua vida, desde muitas gerações passadas. Não apenas isso, Caroline vai descobrir como escolher o amor pode trazer consequências dolorosas.
Motivada por um desejo febril por liberdade, Caroline se envolve com ciganos, mercenários e um romance intenso, tudo isso vivido em incríveis 477 páginas!O final é estarrecedor, com uma reviravolta assombrosa. O real drama da história apenas toma forma no fim, mas o romance e o ar de aventura permanecem com o leitor da primeira até a última página.

O Pássaro serviu para mostrar que a nossa literatura, mais do que nunca, está livre e desimpedida par conquistar as prateleiras mundo afora. Samanta Holtz criou um enredo com personalidade própria, além de personagens bem estruturados e cenários de encher os olhos! Não posso dizer tantos detalhes, pois cada capítulo aguarda o leitor com uma surpresa, mas posso dizer que a escrita da autora, além de fluir facilmente, possui um ritmo delicioso, com passos leves nos momentos certos, seguidos de trotes e tropegos quando a cena de ação exige. Sim, amigos leitores, o romance possui cenas de ação bastante intensas, não são muitas, mas o suficiente para dar ritmo à leitura nos momentos que pedem por uma mudança no compasso.
O enredo não possui apenas um único clímax. Houve vários momentos em que eu pensei que a história estava no fim, mas algo mais intenso sempre acontecia depois, como uma progressão de clímax. De todos os personagens, a que mais gostei foi a cigana anciã, mas não direi nada a respeito, digo isso apenas para deixar a galera curiosa. Isso mesmo, uma aventura longe do luxo e ostentação, é assim que Caroline passa uma boa parte de sua jornada em busca da liberdade e da descoberta de si mesma.
A Samanta também teve um cuidado que eu admirei, o de mostrar as sutilezas no amadurecimento de Caroline. No início a jovem é apenas impetuosa e, convenhamos, bastante arrogante, pensando que por ser diferente das outras pessoas isso poderia torná-la melhor do que as outras garotas da nobreza. Mas, depois de uma árdua jornada, ela se descobre uma pessoa diferente, revigorada.
Samanta soube fazer os desfechos de cada capítulo como um verdadeiro mestre, assim fica difícil fechar o livro e pensar 'beleza, vou deixar o próximo capítulo para depois'. Além disso, os diálogos são sempre intensos quando a situação exige, ou suaves e profundos, e em boa parte das vezes bastante divertido.
O Pássaro conseguiu me despertar alegria, conseguiu me fazer dar aquele sorriso no canto do rosto, senti raiva das crueldades do barão, e compaixão pelas escolhas difíceis que Caroline precisa tomar ao longo da trama. A narrativa da Samanta é leve, em terceira pessoa - o que prefiro - e quase poética, levando não apenas à descrição dos acontecimentos, como também auxilia o leitor na reflexão de cada situação, como se estivéssemos ao lado de Caroline pesando as decisões ao seu lado.
Vale lembrar que a forma como ela escreve me lembrou muito Ana Karenina e algumas obras de José de Alencar, sem necessariamente parecer o eco dos clássicos, mas apenas uma inspiração com sua atmosfera única e original.
A única queixa que tenho a fazer - pequena e que passa despercebida por ser uma obra tão tocante - é a seguinte: embora a história se passe no período medieval, século XIII, consegui notar sutis falhas na temporalidade. Em alguns momentos, a impressão que tive é de estar lendo uma história do período colonial e não do período feudal. Caroline, em alguns capítulos, estava mais para 'Sinhá Moça" do que uma nobre medieval. Mas isso não significa quase nada em relação a todo o resto. Julgar O Pássaro por isso é como jogar fora uma pedra de rubi por causa de um arranhão sofrido.
Numa visão ampla: considero O Pássaro um dos livros mais cativantes que li esse ano, e não é a toa que o coloquei na minha lista de preferidos! Samanta Holtz escreve com a imaginação de mil pensadores românticos, impossível não ficar admirado com a originalidade de sua obra.

Recomendo a leitura de O Pássaro!

Uma ótima leitura! Fiquem na Paz!
Samanta 17/08/2012minha estante
Pedro!! Sem palavras para essa resenha tão linda... fico imensamente feliz que o livro o tenha agradado tanto!!!

Também agradeço pelos "toques" no final a respeito da correta adequação à época na qual o livro se passa. É ótimo ter alguém expert em História por perto rs rs rs

Beijãooo!

Jéssica R. 24/06/2012

O livro nos conta a história de Caroline.A trama se passa em 1227, filha do barão Enézio Mondevieu,um homem rígido , rico , austero e arrogante, Caroline não aceita a subordinação daquela época.
Ela é uma jovem de espírito livre.Que poder escolher seu próprio marido,ter a liberdade de não dizer a todo momento onde está, o que está fazendo,que ser livre como um pássaro.
Caroline tem uma irmã mais velha,Elizabeth , que ao contrário dela acata todas as ordens do pai com obediência e delicadeza.Caroline se mostra muito teimosa e atrevida com ele,que em muitas vezes desconta com brutalidade em cima dela.Em são esses fatores que fazem ela a cada dia ter mais determinação e força para se tornar livre dessas leis que tanto a desagradam.
Filip La Frièt, um jovem rico , leal , honesto,de bom coração,melhor amigo de Caroline e apaixonado por ela desde a infância.Ele tem uma personalidade meiga, gentil , que me fez sentir muita pena dele,pois Caroline não é apaixonada por ele.Gosta dele como amigo e sofre por magoá-lo.
Bernado Rachlev, filho do domador de cavalos que trabalha na propriedade do barão Mondevieu.Ele é um pouco arrogante com Caroline em certos momentos,pois acredita que ela é apenas mais uma garota mimada e riquinha.Mas depois ele se mostra um verdadeiro cavalheiro.Podemos conhecer seu lado educado , protetor,carinhoso e apaixonante.
Dois garotos que fazem Caroline tomar atitudes e escolhas que mudam o contexto da história.E depois de ser prometida para Filip ela se vê diante de uma escolha:Casar-se com ele e tem uma garantia que será bem tratada e até mesmo feliz ou fazer algo para impedir isso.
As escolhas que ela toma nos deixam com expectativas para saber o desenrolar da história.E isso vai tomando estradas sem volta e apenas encarar os problemas ou fugir deles são o que podem fazer.
Caroline passa muitas aventuras , contendo perigo , medo,segredos.E Bernado estará junto dela para seguirem o mesmo caminho.E ambos vão descobrir que essa missão despertará sentimentos que estão guardados dentro de si e que se abriram de forma intensa e apaixonante.
A narrativa da autora é bem marcante.Viajamos na história de tal maneira que não cessamos até terminar a última página.Toda a jornada de Caroline é lida com expectativa ,e cada sentimento que povoa dentro dela faz com que sentimos o mesmo.Confesso que quando as últimas páginas foram chegando meu coração sofreu demais.A cada revelação que me fazia sofrer derramava lágrimas.E no final da história percebi que mesmo que as coisas aconteceram de forma que eu não queria, tudo é feito de escolhas.E esses personagens escolheram o que acharam ser o certo , mesmo que doesse muito.
Foi difícil escrever essa resenha,pois não sabia como escrever o que senti lendo esse livro.Foi bem marcante pra mim e eu recomendo.Leiam,leiam!

Samanta 24/06/2012minha estante
Muito obrigada pela linda resenha, querida ^^

Fico muito feliz que tenha gostado tanto da história!

Um super beijo ;)

Gíh Santos 15/06/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
A leitura do exemplar foi realizada através do book-tour que a própria autora disponibilizou. Não sabia bem o que esperar de O Pássaro, e talvez isto tenha sido uma boa pedida. Pois a leitura me surpreendeu.
O Pássaro é um romance de época que vai muito além de vestidos e alta sociedade, pois há um “peso” emocional no enredo. Não, não é exatamente uma dama amando loucamente, e sim um desejo imenso de liberdade!
Na Europa do século XIII vive Caroline Mondevieu uma jovem de 17 anos, filha do poderoso e cruel Barão Enézio Mondevieu. Esta sendo uma moça nada tradicional para sua época, aqual mulheres eram submissas, suas vidas eram traçadas por seus pais, a felicidade pouco importava, o que valia era o bom negocio realizado entre famílias através de casamentos.

“Quanto à tristeza cresce dentro da gente, ela precisa sair. Senão, não sobra espaço para a felicidade.”

CONTINUE LENDO>>> http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/06/o-passaro.html#more
Samanta 16/06/2012minha estante
Já li a resenha toda ;D
Adorei, querida!!! Muito obrigada!

Fico muito feliz que tenha gostado do livro!

Beijooooo =*

logo skoob
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura