Por Linhas Tortas Cynthia França

Resenhas - Por Linhas Tortas

Alice 29/03/2022

É a primeira vez que leio um livro da autora por indicação de amigos e amei as reviravoltas e a escrita. Recomendo muito!

Vanessa Vieira 05/03/2018

Por Linhas Tortas - Cynthia França
O livro Por Linhas Tortas, da mineira Cynthia França, nos traz um romance maduro, comovente e delineado por surpresas. Contando a história de amor e superação de Ester - uma mulher forte e que enfrenta muitas provações durante a sua vida -, acompanhamos o despertar da personagem, bem como a sua luta para adquirir sua individualidade e tomar as rédeas do próprio destino.

Um tanto introspectiva quanto tímida, Ester conhece cedo o amor de sua vida, Miguel, e acredita que será feliz para sempre ao seu lado. Entretanto, acaba acontecendo uma fatalidade que destroça em mil pedaços o seu mundo até então perfeito. Depois de encarar uma terrível depressão, ela decide que não pode viver como uma sombra, vagando pelo mundo e resolve enfrentar as adversidades da vida, com coragem, garra, fé e determinação. Decidida a mudar, Ester dá uma verdadeira guinada em sua vida e se lança em uma jornada de autodescoberta, repleta de declives, surpresas e emoções.

Por Linhas Tortas se mostrou um romance maduro e centrado sobre perdas, mágoa, amor e novas descobertas. Tendo como protagonista uma mulher forte e guerreira - que passou por difíceis provações, mas conseguiu superá-las piamente -, acompanhamos a sua jornada em busca da felicidade e da própria independência. Quando resolve mudar, nem tudo são flores no caminho da personagem, mas a sua perseverança e vontade de vencer na vida são encantadoras e se tornaram uma das características mais fortes e impactantes do enredo. Narrado em primeira pessoa, de forma bastante íntima e sentimental, o romance de Cynthia França conseguiu me cativar, além de mostrar toda a beleza e amplitude da vida.

Ester passou por duras e difíceis provações e mesmo enfrentando a dor do luto, não permitiu que a sua alma fosse maculada pela mágoa e pelo amargor. Ela é uma mulher inteligente, culta e forte e contando com o apoio e incentivo da família, decide correr atrás da própria felicidade e recomeçar sua vida em outro lugar. Quando menos esperava, o amor veio outra vez lhe visitar e depois de um período maravilhoso, ela enfrenta novamente obstáculos e pedregulhos em seu caminho. Por mais que à primeira vista, o comportamento da personagem leve a crer que ela é frágil e delicada, nos surpreendemos com a sua força, garra e determinação.

"Tudo aqui é verdade. Obviamente, é a minha forma de enxergar a verdade. Como dona da história, imprimo a ela ritmo peculiar e cores próprias, de forma livre e despretensiosa. Nada que desconfigure, contudo, o que realmente aconteceu. Aprendi a ser feliz. Admiti, para mim mesma, que era diferente e aprendi a gostar disso. Aprendi a enfrentar as lutas e dar forma aos sentimentos. Combati um bom combate. Aprendi a me levantar. E entendi que tudo passa. Ou, pelo menos, quase tudo."

Miguel foi um anjo que passou pela vida de Ester e lhe presenteou com um belo e grandioso amor. O romance dos dois foi muito bonito e encantador, além de ser de suma importância para que a protagonista seguisse em frente e não desistisse de lutar. Gonçalo surge em uma outra fase da vida de Ester e também lhe agrega muitos valores e aprendizados, entretanto, ele é um personagem bastante complexo devido a fatos de seu passado. Tem momentos que ele é um romântico incorrigível e um homem extremamente amoroso; entretanto, em outros, se mostrou um pouco relapso e confuso e só conseguimos compreendê-lo devido aos seus traumas e feridas emocionais.

Em síntese, Por Linhas Tortas é um belo romance de superação, amor, fé, perdão e perseverança. Com uma protagonista intrinsecamente humana e de alma sensível, acompanhamos o seu desabrochar continuamente e a sua luta e determinação no caminho da felicidade. Apesar de ser um livro que não possui a divisão em capítulos, o enredo é leve, impecavelmente escrito e de fácil absorção para o leitor, contando com belíssimas referências da literatura, que vão de Machado de Assis à Jane Austen. A capa é simples e nos apresenta dois cenários iguais, entretanto sob matizes diferentes - retratando, talvez, o divisor de águas que acontece na vida de Ester - e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2018/03/resenha-por-linhas-tortas-cynthia-franca.html?m=1

Gabriele 22/11/2013

Livro que mudou minha vida.
Sim, esse livro mudou completamente a minha vida e a minha forma de pensar. Ele me mostrou que não podemos fraquejar nas horas mais difíceis da vida, me ensinou que devemos ser fortes mesmo com tudo de importante desabando. Me mostrou que devemos enfrentar a vida de cabeça erguida mesmo tendo todos os motivos para desistir, mesmo que eu possa desistir. Ele me ensinou o que é o amor verdadeiro e o quanto uma pessoa pode ser batalhadora e se levantar das mágoas.
A história é completamente perfeita, tem um enredo bem arrumado, os personagens são bem reais e a história não é mentirosa. A superação de Ester é algo simplesmente maravilhoso. Esse livro foi sem duvidas o melhor que eu já li em toda minha vida.

Ju 29/04/2013

Por Linhas Tortas
Nem adianta que eu não vou conseguir me lembrar de como foi que descobri esse livro. Só sei que, ao comprá-lo, não imaginava que leria uma história tão maravilhosa. Tudo que parece ser um bom drama me atrai. Mas nem tudo que eu leio corresponde às minhas expectativas. Superá-las da forma que Por Linhas Tortas superou é ainda mais raro.

Houve um motivo especial para que eu adquirisse o livro: a autora é belorizontina, como eu (pausa para dizer que o corretor ortográfico não sabe escrever belorizontina direito... rs... só as pessoas da cidade conseguem essa proeza). A propósito, isso quer dizer que nós duas nascemos em Belo Horizonte - MG.

Ok, chega de ficar fascinada por ter encontrado uma autora tão absurdamente talentosa nascida em BH... rs... vamos à história.

Ester é carioca, e viveu no Rio praticamente toda a sua vida. Apesar de ser uma garota segura de si, determinada e com objetivos bem definidos, é tímida e não se considera muito bonita. Acaba tendo a sorte de encontrar o homem ideal logo de cara: casa-se com o primeiro namorado, Miguel, que conheceu enquanto cursava a faculdade. Mas sua vida perfeita sofre uma reviravolta absurda, e ela percebe que precisa encontrar novos motivos para seguir em frente.

"Estar só me permite entrar em contato comigo mesma, conhecer-me melhor. Eu gosto. E, no final das contas, estando onde estiver, nunca vou poder fugir de mim."

Ester é uma personagem fascinante. Desprendida, generosa, amorosa e gentil. Uma profissional séria, sempre disposta a dar seu melhor. Capaz de renúncias bem grandes, que conquistam nosso respeito eterno.

"Nunca quis ser normal, sempre quis ser feliz."

O livro é daquele tipo que não dá para largar. Mas só aconselho para quem realmente curte drama. Eu acho que, no fim das contas, acabei considerando a Ester uma pessoa muito sortuda. Mas garanto que ela sofre muito, e é testada pela vida de várias formas. Me comovi bastante com tudo o que ela teve que enfrentar.

"Acho que atingiremos um estágio evolutivo avançado quando conseguirmos sentir gratidão pela oportunidade de ter convivido por alguém por determinado tempo, independentemente da quantidade do tempo."

Ela é uma lutadora nata. Corre atrás do que quer, mas entende que existe a hora certa de parar. Ester, em nenhum momento, esquece que a liberdade dela termina onde a do outro começa. É um ser humano excepcional. Não deixa que a opinião dos outros defina sua vida. Não hesita em mudar de ideia ao conhecer novos fatos.

"Um homem não deve ser julgado por um ato, mas pela forma como conduz a sua vida."

E ela não é a única personagem que vale a pena. Todas são apaixonantes. Temos o personal trainer galinha que se torna um amigo inestimável; Miguel, um homem ambicioso e sonhador, capaz de tudo pela família; Luciana, a amiga doidinha sempre disposta a ajudar; Gonçalo, o misterioso fotógrafo que precisa ser encontrado, um homem reservado e que guarda um segredo doloroso. Sem falar na família da Ester, que é sensacional.

Por Linhas Tortas é um livro que traz esperança. Que nos mostra que, por piores que os fatos possam parecer, não devemos nos esquecer nunca que para tudo há um motivo. E que, para sermos felizes, precisamos cultivar a felicidade de dentro para fora.

"Se não quisesse sofrer ou sentir qualquer perda em minha vida, a única solução seria não gostar de ninguém, não sentir nada por ninguém, ser indiferente. Caso contrário, a dor era inevitável. E não é com medo de sofrer que se deve viver. Não pode ser. Concluí que o preço a pagar não era alto."

A Cynthia escreveu uma história que merece ser conhecida. É sensível e super tocante. O livro faz chorar, sim, mas também faz suspirar e nos lembra de viver a vida da forma mais plena possível. Ou seja, super essencial para qualquer um. Leiam se tiverem oportunidade, façam esse favor a vocês mesmos. =)

"Tinha comprovado que um problema podia dominar a minha vida ou fazer parte dela. Competia a mim decidir a preponderância que ele teria."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/04/resenha-por-linhas-tortas.html
Dani 01/05/2013minha estante
Eu nunca ouvi falar do livro e fiquei super curiosa a respeito, ainda mais com essa resenha super empolgada de ''nova-fã-da-autora'' hehehhe

Fiquei com vontade de ler mas na dúvida porque sou meio molenga para dramas :s

Thaís 01/05/2013minha estante
Adorei a capa desse livro, realmente apenas a capa ja consegue nos transmitir uma sensação diferente, não sou fa de drama mas adoro ler um. Ainda mais quando o livro nos faz chorar ou até mesmo rir pq isso mostra que estamos realmente envolvidos na história, realmente adorei o livro!

Lua 01/05/2013minha estante
O gênero drama, sempre nos trás uma lição, seja ela qual for. Por isso adoro esse tipo de leitura, me faz refletir sobre o que acontece na minha vida e na das pessoas que estão ao meu redor. Pelo o que me parece, Ester tem que acreditar em si mesma pra consegui superar seus problemas, a capa é bastante tocante.

hahaha bom saber que tem escritores maravilhosos na sua cidade, não é msm?! =D

Juh 06/05/2013minha estante
Tbm nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas amei pela resenha. É muito bom ler essas histórias que nos trazem reflexão, que nos faz conviver com personagens que são totalmente humanizados, me indentifico muito!!!

Jéssica 18/01/2013

ótimo!
Um livro muito gostoso de ler! Conta a história de Ester, que parece ter o marido perfeito, e a vida perfeita, até que tudo em sua vida vira de cabeça pra baixo! Decidida a mudar o rumo das coisas e tomar as rédeas de seu futuro, Ester faz mudanças e se supera de várias maneiras!Uma surpreendente história de superação!

Nessa 09/01/2013

Por linhas tortas
"Combati um bom combate. Aprendi a me levantar. E entendi que tudo passa. Ou, pelo menos, quase tudo". (Pág. 315)

Bem, já fazia algun tempo que eu tinha vontade de ler este livro, em todos os blogues que eu li a resenha falava super bem dele, e isso me deixou muito curiosa. Sem falar que a capa nos deixa com essa curiosidade!
Fiquei super feliz quando consegui a parceria e logo que chegou o livro comecei a ler no mesmo dia. Gente, eu não consegui largar o livro enquanto não terminei, fiquei encantada com a forma que a autora Cynthia França escreve e com certeza vou querer ler os próximos livros dela.
O livro por linhas tortas é um romance muito envolte, que conta a história, vida e romances da Ester. A cada virada de página eu tinha uma surpresa e um novo acontecimento e eu queria logo ver o que iria acontecer com a Ester. Não irei contar para não perder o encanto do livro, pois não terá sentido vocês lerem se eu contar. Só irei falar que eu amei este livro, ele me envolveu de tal forma que a história se passava na minha cabeça como se fosse um filme.
Logo que terminei de ler o livro, eu não conseguia me desligar da história e confesso que ainda fiquei alguns dias pensando na Ester!
Acho que eu nem preciso dizer que ele entrou para minha lista de favoritos e que eu recomendo esta leitura, né?!!

Agradeço a Cynthia França por ter aceitado a parceria e por ter me dado a oportunidade de ler o seu livro!

estantedasuh 20/12/2012

Por Linhas Tortas - Cynthia França
Ester é uma mulher inteligente, recatada que adorava ficar sozinha com sigo mesma e curtir seus livros. A vontade dela era de cursar Letras na faculdade, mas seu pai era um homem que achava que Letras não era uma profissão, então por causa disso ela decidiu cursar direito.

Ao entrar na faculdade Ester conhece Miguel o rapaz da copiadora, eles se apaixonam perdidamente e seu relacionamento avança até ao casamento. Eles pareciam viver num conto de fadas, mas a realidade da vida é dura e cruel. Então esse conto de fadas acaba numa tragédia, deixam Ester viúva.

Após a perda de Miguel, Ester se isola da vida. Ao se deparar com um conhecido e receber um conselho dele, ela volta a estudar e passa num concurso publico e vai parar em Belo Horizonte. E é aí que a vida dela dá uma reviravolta e o amor torna aparecer pra ela. Mas como disse antes não existem contos de fadas e muito percalços acontecem entre Ester e Gonçalo que vira seu mais novo e grande amor.

Começo explicando que o livro é cheio de surpresas e te deixa o tempo todo naquela expectativa do que vai acontecer. Quando você começa a ler o livro acha estranho que logo de cara Ester conheça o amor da sua vida e que tudo vai bem. Mas me chocou ao saber a tragédia que Miguel o primeiro marido de Ester sofre. Uma coisa que acontece muito nos dias de hoje.

Mas eu adorei ela ter achado um novo amor. Gonçalo é um tipo de homem atencioso, educado, inteligente que adora a natureza e muito respeitador e reservado, mas como nem tudo é perfeito em sua vida carrega um trauma, que a princípio o afasta de Ester.

Adorei o perfil que a autora deu a Ester, uma mulher forte, independente, decidida, que não fica dependendo da opinião dos outros pra viver, mas ao mesmo tempo uma mulher frágil em certas horas, meiga, sensível e muito companheira.

Gente o livro nos ensina que nós podemos refazer a nossa vida, mesmo após termos perdido a pessoa que mais amávamos nesse mundo. A gente nunca esquece aquela pessoa, ela fica guardada no nosso coração junto com as lembranças. E não desrespeito a gente se apaixonar de novo.

Dou os parabéns a Cynthia França por ter escrito um excelente livro. Eu estava louca para lê-lo desde que lançou e apostei muitas expectativas em cima dele, e essa expectativa foi atendida e foi muito além do que eu imaginava.

Milla 18/12/2012

Nem sei como expressar o quanto gostei de Por linhas tortas, um livro bem escrito, simples e objetivo.
Cynthia França escreveu uma trama acelerada mas que não é superficial; narrado em primeira pessoa, Por linhas tortas não traz detalhes desnecessários (E nas minhas orações: Deus, poupe-nos de tudo que é desnecessário). O ritmo do livro é rápido e acredito que é por isso mesmo que não sentia vontade de parar de ler.
E ele não é dividido em capítulos, então nem rola aquele papo “só mais esse e paro um pouco” é ler e ler e acabou-se!

Ester é uma mulher que amava literatura e queria cursar Letras, mas para não contrariar seu pai, decidiu cursar Direito. Logo no começo da graduação, ela conheceu Miguel, o rapaz da cópia (ou xerox) e eles se apaixonam e começam a viver um intenso amor.
Miguel é um homem maravilhoso, gentil, engraçado, amoroso e até mesmo bagunceiro (todo mundo queria ter um desses). Ester é uma mulher bem interessante (me identifiquei muito com ela). No começo o pai de Ester não aceitou muito bem o relacionamento, mas a bondade e determinação de Miguel para pode oferecer o melhor à sua esposa, fez o sogro mudar de ideia.

Miguel começou um empreendimento positivo numa imobiliária onde Ester o ajudava na parte burocrática. E, quando tudo parecia ir muito bem financeiramente, casados, esperando um bebê, a vida trouxe uma reviravolta para o lindo casal.

O livro fala sobre amor, a necessidade de valorizar as pessoas que temos enquanto as temos. Ester nos conta sua história como se estivesse sentada à nossa frente num monólogo fluido e direto. É possível ver as lágrimas se formando em seus olhos, as marcas das lembranças boas e tristes.

Ao perder Miguel, ela precisa reconstruir sozinha sua vida. Claro que recebe apoio incondicional da família, mas ninguém é capaz de chegar lá dentro, onde está a maior ferida. E acompanhamos uma Ester inerte, incapaz de se levantar porque ela era completamente dependente de Miguel – e isso não era negativo, porque ele era um bom homem – até que ela decide sair do seu lugar-comum e iniciar uma restauração interna e externamente.

Acompanhamos a história de uma mulher real, com um sofrimento real. É linda a mensagem contida no livro, de como o amor pode ser eterno apenas por ter sido verdadeiro um dia. Observei o constante questionamento “Por que eu? Por que Deus permitiu tal injustiça?”, embora este não seja de forma algum o centro do livro.
Os diálogos são muito bem construídos, os personagens são bem elaborados. A nossa protagonista é uma mulher comum. Em muitos momentos consegui me colocar no lugar dela e sentir tudo aquilo que ela sentiu.
Cynthia construiu dois personagens maravilhosos, Miguel e Gonçalo, dois homens diferentes e incríveis, impossível não se apaixonar pelos dois.
Por linhas tortas não é uma história de vilão e mocinho, nem uma aventura, ninguém tem poderes mágicos e não existe um universo perfeito paralelo, mas é exatamente cada particularidade destas que o torna fascinante!

Maritza Bom 10/12/2012

Um romance cativante, de narração leve e rápida.
Durante as primeiras páginas conhecemos Ester, uma mulher comum, amante da leitura, doce e feliz, que mantém um ótimo relacionamento com o marido. Ela conhece Miguel durante o período em que concluía a faculdade de Direito, ele é bonito, engraçado e companheiro. Eles começam a namorar, os dois se entendiam bem e eram muito amigos, adoravam assistir filmes, sair para jantar, conversar e ir ao teatro. O namoro naturalmente evolui para algo mais sério e eles se casam, Ester sente como se tanta felicidade fosse um prelúdio para um triste desfecho.

Como se seu pressentimento fosse uma revelação da verdade que estava por vir, em um dia nublado algo inacreditável acontece e Ester não consegue amenizar seu efeito. A vida de Ester se altera de forma irrevogável, depois da trágica morte de Miguel que aconteceu durante uma ação violenta de criminosos. Logo quando recebe a noticia, Ester descobre algo que deixa tudo ainda mais triste e duvida da sua capacidade de superar os fatos. Essa mudança é extremamente difícil e Ester fica inconsolável, apesar de sempre ser muito realista e sempre tender para uma análise racional dos fatos.

Após um grande período de sofrimento e desilusão, ela decide tomar as rédeas da própria vida e começar uma completamente nova. Neste caminho, em Belo Horizonte ela conhece outras pessoas, motivos para continuar a viver e um possível novo amor. Gonçalo é um fotografo que trás as cores de volta a vida de Ester e os dois vivem um grande momento. Apesar de esse recente rumo ser tudo o que Ester precisava para lidar melhor com a situação pela qual passou e da importância do seu relacionamento com Gonçalo, sua coragem é colocada novamente á prova quando ele toma uma decisão que provoca outra reviravolta na vida de Ester.

Neste primeiro título publicado por Cynthia, seu talento como escritora fica bastante evidente, esse romance nacional possui uma narrativa leve e rápida, que prende o leitor desde a primeira página. Os personagens são cativantes e muito bem explorados, as duas figuras masculinas são praticamente opostas, apesar de nutrirem um sentimento similar pela protagonista. A estória de Ester é encantadora, em primeira pessoa nos permite um envolvimento peculiar com toda a trama, com certeza é emocionante. Durante o desenrolar da narrativa, a autora incorporou algumas citações e informações de ótimas obras de literatura como a Odisseia, o que deu certo charme adicional e enriqueceu a estória. O final é ótimo, a autora nos faz refletir e insere no desfecho palavras como amor, superação e esperança, escapando da monotonia e previsibilidade de finais comuns.

Confira a resenha na integra postada no Prólogo da Leitura, acessando: http://prologodaleitura.blogspot.com.br/2012/12/por-linhas-tortas-cynthia-franca.html

Flávia Mattos 31/10/2012

Mais uma Autora Nacional que me surpreende! Estou amando ler livros de autores nacionais rsrsrs

a estória é totalmente envolvente,de fácil leitura e quando começa não dá vontade de parar de ler não!
Li o livro praticamente em 1 dia,e olha que para isso acontecer tem que me prender mesmo!! rsrsrs

Teve momentos na estória em que senti raiva, deu vontade de chorar, e teve momentos de compaixão.

Super Indico esse Livro, Parabéns a Cynthia pela Excelente Obra!

Nicole Kloss 31/05/2012

Recebi esse livro da autora para ler, e comecei num momento, digamos, complicado da minha vida, em que algumas coisas ruins tinham acontecido. Comecei a ler por Ester também passar muitas dificuldades durante sua história, e achei que tudo isso poderia me ajudar a compreender melhor meus próprios problemas. E como ajudou!
   Ester conheceu o amor da sua vida muito jovem e depois de muitos anos juntos, ela o perde de forma traumática. Sendo uma mulher doce, fica desolada depois da perda do marido e demora algum tempo para se reerguer. Ela decide então prestar alguns concursos públicos e acaba se mudando do Rio para Belo Horizonte. Chegando lá, se dedica ao seu trabalho e a recomeçar sua vida. Claro que em uma nova cidade, também surge um novo amor. E Gonçalo é o homem perfeito, que toda mulher deseja. Infelizmente o destino não é muito gentil com Ester, e muitas complicações ainda acontecem em sua vida.
   O livro não é dividido em capítulos, e eu (que prefiro capítulos pequenos) adorei esse detalhe. A divisão é feita através de fragmentos, com espaços em branco para marcar, que ao meu ver, deram mais personalidade à história do que capítulos conseguiriam fazer. Além disso, a trama não é enrolada, com detalhes e fatos desnecessários, a escrita flui naturalmente sem que a autora precisasse "encher linguiça" para dar continuidade.
   Para entender mais sobre essa linda história, só lendo mesmo. Eu só sei que vou guardar para sempre com muito carinho o meu exemplar na prateleira e a história no coração!

Resenha originalmente publicada no blog Teen's Books: http://teens-books.blogspot.com.br/2012/05/por-linhas-tortas-cynthia-franca.html

Bianca Prado 01/05/2012

Um livro especial
Por Linhas Tortas, é muito especial para mim.
O livro é um lindo romance, uma lição de vida, um acaso, cheio de emoção.

Ester, a personagem principal, é um exemplo de vida. Uma mulher de luta pela vida. A escrita de Cynthia é algo mágico, encantador, pois sentimos que a personagem sente, é algo doce, simples, romântico e encantador.

A narração é em primeira pessoa, o que trás mais sensibilidade e emoção para toda a estória. Não tem capítulos, o que torna a leitura muito rápida.

Não tem como contar muito de estória, pois ela é cheia de surpresas. Leiam o livro, pois não irão se arrepender.

Sandro Honorato 13/04/2012

A história é narrada em primeira pessoa onde Ester é uma mulher forte e decidida.

Logo no inicio do livro quando entra na faculdade conhece Miguel e se apaixona por ele. E não tem como não se apaixonar pela história de ambos.
Mas, nas nossas vidas sempre há um “mas” e na de Ester não foi diferente. Um imprevisto a fez mudar-se para Belo Horizonte e trabalhar na área de Direito.
Ah,não contei mas ela gostaria de fazer Letras mas cursou Direito para alegrar os pais.
E quando ela achava que estava tudo terminado ela conhece alguém especial que promete mudar sua vida para sempre (ou pelo menos parece ser).

Um ponto que achei positivo e diferente pelo menos pra mim é a ausência de capítulos no livro, ou seja, quando eu comecei a ler não queria mais parar.
Os personagens masculinos da história também são bem interessantes.
Miguel é um homem engraçado, trabalhador, um pouco bagunceiro, mas é um romântico que tenta sempre demonstrar o que esta sentindo. Já o Gonçalo é uma pessoa que nem sempre transparece seus sentimentos, tem como hobby o aeromodelismo,é culto e adora esportes/aventuras.

Enfim,é um excelente livro e espero que possam ler.

LINK no meu blog:

Fernanda 06/04/2012

Resenha: Por Linhas Tortas (Cynthia França)
Bom dia, Caçadores!
Aproveitando o clima de feriado?
Hoje, apresento para vocês um romance emocionante:

Ed. Novo Século
Classificação:
Capa: 9,0
Conteúdo: 8,0
Diagramação: 7,5

Sinopse: Por Linhas Tortas conta uma história de amor e de superação. A história da mulher que compreendeu a importância de assumir a sua individualidade e as rédeas do seu destino. Tímida e introspectiva, Ester conhece cedo o amor da sua vida e acredita que, com ele, será feliz para sempre. Até que a vida a surpreende com um fato inesperado, e ela percebe que não pode vagar pelo mundo como uma sombra, à mercê das adversidades que nos espreitam em todos os lugares. Decidida a mudar, ela dá uma guinada em sua vida e se lança em uma jornada, sinuosa e ao mesmo tempo delicada, em busca de si mesma.
Sensibilidade, explosão de sentimentos e reviravoltas são palavras que traduzem o roteiro desse belo livro.
Por Linhas Tortas apresenta a história de Ester (também chamada de Penélope), uma mulher bonita, porém que nunca analisou o seu real potencial. A personagem sempre protegida pela família e por sua irmã, Artuza, nunca teve a possibilidade de evoluir, de analisar a sua real capacidade, sempre se colocando em 2º plano, até conhecer Miguel.
Miguel era cinco anos mais velho que Ester, porém tinha uma ânsia por viver, por sentir cada minuto da vida, que encantou a personagem logo no primeiro olhar. O relacionamento estre os dois aconteceu de forma rápida, porém a vida nem sempre é o que esperamos e assim Ester descobre que precisa mudar, sair da sombra e viver a sua vida, ser enfim independente.

Para conhecer a resenha completa, visite:

Helena 01/04/2012

Por Linhas Tortas
O livro conta a história de Ester, uma mulher ingênua e doce, que vive uma vida estruturada e feliz, e de repente a vê ser transformada completamente por uma tragédia, onde perde seu amado marido de forma violenta. Esse acontecimento a faz lidar com sua dor de forma intensa: “Hoje vejo que passei pelos cinco estágios do luto: negação e isolamento, raiva, negociação, depressão e, por fim, aceitação. Mas vivi cada estágio do meu modo.” (pág. 45).
Buscando forças dentro de sua alma pura, ela resolve dar uma guinada na vida, e escolhe mudar de emprego, cidade, vida. Neste novo caminho ela encontra novos amigos, novos motivos para viver e um novo amor: “Quando não estávamos trabalhando, estávamos juntos. Fazíamos caminhadas pelo condomínio e por trilhas ecológicas próximas, passeávamos com os cachorros, ficávamos horas no mirante, lugar onde nos conhecemos, admirando a paisagem, saíamos para jantar, ir ao cinema, enfim, tudo o que um casal de namorados faz.” (pág. 150).
Tudo parece bem, porém novamente ela se vê diante de intensos desafios, e os assumi com toda a doçura e sinceridade que flui em seu coração. “Não, aquilo não poderia consumir minha vida a ponto de sugar todas as minhas energias e me fazer cair em depressão. Eu tinha que conservar a pulsão de vida existente em mim. A dor era grande, mas a vida era maior ainda.” (pág. 204).
Uma história linda! Emocionou e fez com me dedicasse plenamente à leitura. A autora Cynthia França enriquece a história, trazendo trechos de livros da literatura clássica, a paixão da protagonista, além de letras de músicas que complementam a história, e faz com que aflore a sensibilidade em nosso coração. Apesar do drama, ela consegue explicitar a grandeza da alma de Ester em cada reflexão da personagem, transformando as intempéries em motivos de superação, fortalecimento e crescimento, que é possível ver ressaltado no desenrolar da trama. O final é especial, e vale à pena cada momento vivido por esta heroína. O qual nos faz refletir sobre a importância de sermos leais às nossas convicções e incentivar o que de mais belo flui em nós, pois independente das dificuldades, o mais importante é “saber viver”.