Cidade das trevas

Cidade das trevas Pedro S Ekman

Resenhas - Cidade das trevas

Rita Nunes 21/11/2016

Eu não costumo abandonar livros, mas não deu. Esse livro é muito ruim. É mau escrito. Os personagens não têm profundidade. As cenas de terror não têm terror, medo tensão, nada. O autor não consegue transmitir nenhuma emoção. É como ler o roteiro de um desenho animado.

Vanessa Vieira 17/06/2016

Ataque dos Vampiros - Pedro S. Ekman
Em Ataque dos Vampiros, segundo volume da trilogia Cidade das Trevas, do gaúcho Pedro S. Ekman, encontramos ainda mais ação e adrenalina do que no livro antecessor. Os personagens foram mitigados, o que acabou dando mais enfoque e flexibilidade para a trama e o desenvolvimento do enredo acontece à todo vapor. Minha única ressalva ficou por conta dos vampiros, que eu esperava ser um dos cernes principais do livro e acabou se mostrando um evento isolado.

Após os terríveis e drásticos acontecimentos anteriores, os campistas - agora em número reduzido e seguindo caminhos diferentes -, continuam à procura das armas sagradas, a única esperança dos jovens de serem libertados da Cidade das Trevas.

Paralelo à isso, surge um grupo de policiais para investigar os desaparecimentos no Acampamento Raiz Forte e que acaba se atrelando a trama. Além de formar um novo núcleo dentro da história, o surgimento de novos personagens trouxe um dinamismo para o enredo e lhe reservou fortes surpresas.

Enquanto Dambros e Jordana continuam correndo atrás das armas sagradas, Tebas conseguiu sair da Cidade das Trevas - de uma forma quase que inexplicável - mas decide retornar e coisas estranhas também acontecem fora dos muros da cidade sombria. Assim que retorna ao acampamento, ele avista o grupo de policiais e acaba fazendo amizade com Jeférson, um jovem campista que até então estava isolado.

Ataque dos Vampiros tem um ritmo bem mais acelerado em vista de seu volume anterior, bem como bastante fluidez em seu texto. O que notei foi que o livro não preservou o mesmo clima de suspense e terror do livro antecessor e que os vampiros que eu tanto almejava quando li o subtítulo não provocaram o impacto esperado. A trama ainda permanece sombria e um tanto quanto misteriosa, mas perdeu um pouco daquela sensação de medo causada outrora ao leitor. Narrado em terceira pessoa, de forma coesa e clara, o livro de Pedro S. Ekman mostra que o autor possui talento para se enveredar em tramas de terror e mistério.

Os personagens, por sua vez, estão bem mais corajosos e destemidos. Como diz o velho ditado "A dificuldade faz o ladrão", Jordana, Tebas e Dambros se mostram fortes e lutam com cada fibra de seu ser pela sobrevivência. Neste volume, todos os mestres nos são apresentados e fiquei bastante surpresa com Phantomas, que pasmem, mostrou uma desenvoltura perversas e características nem um pouco imagináveis.

Em síntese, Ataque dos Vampiros se mostrou um bom livro, com um conteúdo bem desenvolvido e uma construção coesa. Os personagens se tornaram ainda mais duros na queda e o enredo nos reservou enormes surpresas, mesmo tendo perdido um pouco do seu suspense inicial e com os vampiros não causando o impacto almejado. A capa é bem chamativa e soturna e atenta para o teor sombrio do livro e a diagramação está favorável, com fonte em tamanho adequado e poucos erros de revisão. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2016/06/resenha-ataque-dos-vampiros-pedro-s-ekan.html

Guilherme 17/12/2014

Cidade das Trevas: Ataque dos Vampiros - Pedro S. Ekman
O segundo volume da trilogia começa imediatamente após a discussão entre Rafael Dambros e Tebaldi. De alguma forma inexplicável Rafael Tebaldi consegue retornar ao Acampamento Raiz Forte, deixando a cidade, contudo, o pensamento de abandonar seus amigos naquele terrível lugar não permitiria que se afastasse por muito tempo.

Rafael Dambros e Jordana estão mais uma vez à própria sorte, vagando pelo túnel que lhes traz sempre tão péssimas lembranças. Com as três armas eles seguem pela cidade em busca da quarta Arma Sagrada, que juntas poderão ajuda-los a derrotar os Mestres da cidade.

Os Mestres começam a sentir o poder que os jovens estão acumulando ao encontrar cada uma das Armas, além de ser perceptível a coragem que eles ganham a cada nova conquista. Agora só faltam mais duas Armas Sagradas, de modo que a batalha fica cada vez mais próxima. Será que há realmente uma forma de sair da Cidade das Trevas? E caso haja, serão eles capazes de enfrentar Flydiblo, Magma, Lantro e o temido Phantomas? A cidade se torna cada vez mais perigosa e o desfecho se aproxima e ao que tudo indica, de uma forma fantástica. Ah sem mencionar acontecimentos inesperados...

Seria óbvio se não estivesse cheio de reviravoltas que fazem a história seguir por um caminho inesperado. A chegada de novos personagens dá um novo tom à narrativa, além de todos os personagens terem sido mais bem explorados nesse segundo volume, tanto emocionalmente quanto no comportamento, fazendo-os parecer mais reais.

O autor conseguiu realizar uma proeza nesta sequência: transformar aquilo que já era ótimo em algo excelente. “Ataque dos Vampiros” é ainda mais empolgante e irresistível que o primeiro volume da trilogia e deixa o leitor ávido pela sequência e (infelizmente) seu desfecho. O livro termina num excelente capítulo que nos deixa completamente indecisos sobre qual o provável encaminhamento que a estória terá no último livro. Realmente, não há como prever... A única previsão é: certamente minhas expectativas serão superadas mais uma vez.

Nazca 02/01/2014

Ao longo de todos os capítulos da trilogia adentramos nos mais diferenciados cenários, com toda a riqueza de detalhes possíveis formando um verdadeiro filme na mente do leitor conseguindo perfeitamente visualizar os ambientes e conhecendo vários personagens nos quais nos identificamos e criamos laços.
Mesmo com todo clima macabro conhecemos as facetas humanas nas piores situações e várias reações que a mente humana pode desenvolver em extremo desespero.
Capítulos que te prendem numa teia de acontecimentos que fazem verdadeiros nós na mente do leitor e logo mais são desatados facilmente.
Chorei em diversos capítulos ao longo de toda trilogia, odiei e amei vários personagens que se desenvolveram perfeitamente a cada página lida, me surpreendi comigo mesma percebendo que mudei várias vezes de ideia com muitos deles e isso é maravilhoso como na vida real, que você só conhece as pessoas com o tempo de convívio se surpreendendo cada vez mais.
Eu amei o livro e recomendo sem dúvidas! Todos precisam conhecer a Cidade Maligna e adentrar totalmente nas trevas.

Ronaldo 04/02/2013

Resenha publicada no blog: livrosobrelivro.blogspot.com
No segundo volume da trilogia “Cidade das Trevas” o autor no presenteia com uma trama mais assustadora e com um ritmo mais acelerado que o primeiro volume.

Agora, depois de muitas perdas e revelações – primeiro volume – os jovens que sobreviveram, irão descobrir que por maiores que tenham sido os acontecimentos anteriores, a cidade poderia oferecer e concretizar os seus piores pesadelos, e coisas que eles não veriam nem nos piores pesadelos.

A trama não concentra somente na cidade fantasma, cenário dos mais terríveis acontecimentos da estória. Paralelo a isso, temos a busca desenfreada que o desaparecimento dos jovens causou no acampamento e seus arredores. Policiais são acionados e vão até o local para tentar descobrir alguma pista. Um ataque acontece, pessoas morrem e o pior, a cidade das trevas consegue puxar ainda mais pessoas para o grande buraco negro.

O livro tem uma linguagem simples e direta, com cenas impressionantes de terror, ação e suspense, que deixam o leitor roendo as unhas e querendo saber o que sucede de todo aquele contexto que as cenas nos proporcionam. O autor soube dar dinamicidade e acho que o clímax tão esperado da estória ainda está por vir.

Melhor e mais desenvolvido que o primeiro livro, “Ataque dos Vampiros” tem toda aquela atmosfera densa típica de histórias de terror. As cenas são descritas minunciosamente, o que ajuda o leitor a desenhar na mente o cenário transcrito e a realidade de tudo aquilo.

Com menos personagens – acho que isso foi um ponto relativamente positivo se comparado ao primeiro volume – o livro soube dar a devida atenção e a determinar a importância dos personagens que sobreviveram e dos novos que surgiram.

Acho que o que todo leitor espera – porque o próprio nome do livro sugere – é esse ataque de vampiros. Mas esse não é o foco do livro. Os seres chupadores de sangue surgem na estória, a princípio como uma neblina, até alcançarem o ponto crucial.

Não temos momentos ‘relax’ e o livro deixa o leitor tenso da primeira à última página. A busca irrefreável pelas armas sagradas continua e agora os campistas que sobreviveram terão de entender o verdadeiro significado da amizade e da união. Perguntas surgem ao longo da estória, personagens aparentemente bons, podem oferecer risco. O mais importante de toda a obra, no sentido geral, é a importância e a capacidade dos sobreviventes de descobrirem quem são seus aliados – amigos – e quem eles terão de enfrentar.

Em toda série, saga, trilogia, seja lá o que for, eu admiro demais a capacidade de evolução (tanto de personagens, quanto da estória e si e da escrita do autor) e posso dizer que me vi surpreendido pela estória desenvolvida. A evolução na narrativa e no enredo é perceptível, o terror prometido é cumprido majestosamente, e os personagens mostraram-se fortes e decididos – a ponto de sacrificarem a vida pelos seus.

Um livro super recomendado, “Cidade das Trevas – Ataque dos Vampiros” vem mais sombrio, assustador e podemos dizer que...duvidoso. O conflito vivido na trama faz o leitor desconfiar dos seus respectivos personagens, e a dúvida entre o bem e o mal encontram-se em uma linha tênue, separada somente pelo desejo de achar as armas sagradas e enfim sair daquela maldita cidade.

BOA LEITURA!!!

It Cultura 24/07/2012

Terror que consegue manter o nível do primeiro volume!
Ataque dos Vampiros está tão sangrento quanto o primeiro, mas não chega a chocar o leitor, já que esse encontra-se preparado após tudo o que leu em A Busca ao Espírito do Bem. Acho que o primeiro volume da trilogia soube preparar muito bem para o que viria a seguir, deixou um bom gancho. A história começa com um bom ritmo e não cai naquela maldição das continuações, onde o enredo perde o gosto. Em Ataque dos Vampiros um dos pontos fortes é a variedade de núcleos de personagens. O leitor não fica preso a um único grupinho (como no primeiro), mas é dividido em três. Temos o núcleo do Tebaldi que está agora percorrendo um novo caminho, temos os que ficaram na Cidade das Trevas lutando com os Mestres e também temos os policiais, que entram na história para averiguar os sumiços ocorridos no Acampamento.

Apesar desse volume não ser tão tenso e medonho quanto o primeiro, eu preferi o ritmo dele. Parece haver mais ação e com isso a leitura vai passando sem o leitor perceber. Eu gostei muito mesmo do Pedro ter colocado a polícia na história, pois nos faz lembrar que apesar de tudo que está acontecendo, que por mais irreal que as coisas ali possam parecer, há uma vida correndo lá fora e as pessoas estão procurando saber o que aconteceu com tais jovens.

No entanto, há algo que eu não curti muito: os vampiros. Pelo título do livro, imaginei que veria muitos deles, que seria um verdadeiro ataque, mas na verdade isso é meio que um efeito isolado. É importante na história, mas não é como se houvesse uma infestação de vampiros nem nada do tipo.

Nesse volume há também um humor ácido em passagens que ficaram bem legais, principalmente aquelas protagonizadas por Carlot. Ele consegue ser engraçado mesmo sendo irritante e isso é legal num lugar onde todos estão lutando seriamente para sobreviver.

A capa se olhada rapidamente pode parecer bem simples, mas ela mostra o efeito de neblina na Cidade das Trevas e lá no fundo, bem escondidinho, é possível enxergar olhos vermelhos e só lendo para saber de quem são rs. Páginas brancas e diagramação básica. Notei um excesso de vírgulas seguidas de “e“, mas fora isso não vi problemas com revisão. Tanto o primeiro quanto este volume são recomendados para quem curte uma história de terror =D

Leia a resenha completa:

Luiz Antonio 23/04/2012

RESENHA: “CIDADE DAS TREVAS – ATAQUE DOS VAMPIROS” DE PEDRO S. EKMAN
Se você não leu Cidade das Trevas – Em Busca do Espírito do Bem, o primeiro livro, ou leu, mas não leu a resenha que fiz o faça, pois o que antes eram apenas brumas, tornaram-se trevas. O pânico deu lugar ao desespero e se antes não havia esperança agora a morte é a única escapatória…

SINOPSE:

A busca continua… Após os terríveis acontecimentos do volume anterior de Cidade das Trevas, os campistas agora em caminhos distintos, continuam em sua procura pela única esperança que tem de saírem da cidade maligna. Paralelamente, as forças policiais encarregadas dos desaparecimentos no Acampamento Raiz Forte entram em cena, seguindo em território sombrio. Em Ataque dos Vampiros os campistas remanescentes estarão diante de reviravoltas que mudarão para sempre sua jornada, ficando cada vez mais difícil distinguir aliados e inimigos. Muita ação, suspense e emoção na segunda parte da trilogia Cidade das Trevas!

Nessa fantástica continuação, Pedro Ekman explora mais o universo por ele criado. Sem necessidade de mais explicações quanto a cidade ou ao mal que existe nela; no segundo volume temos mais aventuras e trevas. Se você ama algum personagem do 1º livro saiba que os riscos são eminentes para todos e por mais que os garotos tornem-se poderosos ao conseguirem as Armas Sagradas ainda parecem fracos diante do poder que se oculta entre as ruas da Cidade das Trevas.

Mas antes devo me retificar! Na outra resenha afirmei que a capa não condizia com a cidade que o autor descreve, mas neste volume vemos que a capa e o título (por que não!) são justificados. E a cidade é um dos pontos altos da trama, pois a neblina constante e sua imprevisibilidade fazem com que o leitor tema constantemente pela vida dos personagens. Neste livro também temos a inserção de novas criaturas, dentre elas vampiros, zumbis e passamos a conhecer todos os Mestres (só quem lê vai saber a relevância dessa informação – e não! isto não é um spoiler).

E por falar em personagens, como o primeiro volume coisas ruins podem acontecer e nenhum dos garotos do acampamento Raiz Forte está seguro. Havia momentos quando eles estavam em perigo que eu pensava: “Não Pedro, você não vai matar esse também, né? Pelo amor de Deus!”, e acho que esse é outro ponto que merece relevância. Não existe “o personagem principal”, qualquer um está sujeito as armadilhas que a cidade possui. É estranho essa sensação que o livro causa em você. Assim que você se afeiçoa a um deles parece que o autor adivinha e o tira de você.

E passamos a saber o que está acontecendo fora da cidade. O que me trouxe duas sensações uma boa e outra ruim. Foi legal saber como as coisas estava se passando com os outros jovens do Raiz Forte (e era até inevitável dado o que acontece com um dos garotos no 1º livro), mas fora isso todas as partes em que os policiais aparecem foram cansativas e maçantes. Quando havia algum capítulo com policiais o espírito da Cidade das Trevas tomava conta de mim eu dizia: “Vai! Mata logo esse povo! Manda um monstro fazer picadinho deles de uma vez por todas”.

E mais uma crítica fica por conta da edição. Existem mais erros neste volume do que no primeiro. Eles não prejudicam a leitura, contudo o leitor fica com aquela impressão de que os revisores poderiam ser mais carinhosos com o livro e revisá-lo com mais atenção. Afinal de contas é um autor nacional E ELE MERECE RESPEITO! Mesmo assim a leitura flui sem nenhuma dificuldade e os capítulos voam.

Vale a pena comentar algo que ouvi minha irmã, Serena, que não gostou do livro, falou-me. Quanto aos palavrões. Palavrão nunca me incomodou em literatura nenhuma, já que sempre fui acostumado a ler os quadrinhos da Vertigo e “porras”, caralhos” “putas que pariu”, eram recorrentes. Portanto, é bom que o leitor, interessado em ler Cidade das Trevas saiba que os palavrões estão lá e que eles fazem parte do linguajar dos personagens de um modo geral. E acho até correto o usos deles, pois ouço coisas muito piores dos meus alunos e devemos lembrar que os jovens falam sim palavrões e que eles estão numa situação limite! Porém, quando as armas começam a falar na linguagem dos adolescentes ai sim fico incomodado. São armas milenares que estão presas na cidade a décadas, séculos, milênios… gírias não deveriam fazer parte do seu vocabulário e mesmo que elas possam ler a mente dos garotos não me soa bem. Logo isto me incomodou durante toda a trama e não me recordo se no 1º livro o mesmo acontece. Mas vale ressaltar que essa crítica é minha, do Lucien, e os leitores precisam tirar suas próprias conclusões.

Ademais recomendo a leitura. Para quem gosta de livros de terror, monstros e perigo constante Cidade das Trevas – Ataque dos Vampiros é uma continuação que faz jus ao primeiro volume e promete o que cumpre. Deixar o leitor angustiado e dizendo: “Vai corre!” ou “Sai daí, não está vendo que um monstro pode aparecer?” e outros diálogos semelhantes.

Observação quanto ao capítulo “A queda do líder” que me deixou desolado.

TRECHOS QUE LUCIEN GOSTOU:

“Gotas de sangue caíam do teto e estouravam no chão produzindo um eco nefasto ao seus ouvidos. Mirik iluminava incrivelmente bem o caminho deles, enquanto a Luz do Bastão de Magnum mostrava-lhes a direção. O cheiro forte de sangue trazia más lembranças…”

Pág. 32

“- Se colocarem algo em seus rostos e caminharem desengonçados como eles, poderão se infiltrar – falou Rapislash – A próxima Arma Sagrada está por perto e precisamos chegar a ela sem maiores problemas. O problema é que eles estão indo na direção dela, embora não saibam.

- Caminhar com os monstros?! – sussurrou Jéferson.”

Pág. 127-128

VEJA TAMBÉM:

Cidade das Trevas – Em Busca do Espírito do Bem de Pedro S. Ekman (resenha)
Entrevista com Pedro “Skywalker” Ekman (podcast)

Blog da Poli 21/04/2012

Cidade Das Trevas
Ao iniciar esta leitura, me peguei pensativa, o que o Pedro me reserva para esta continuação?
Não sei se vocês irão me entender, mas, esse livro é capaz de te fazer ser doutorado em transtornos bipolares.
Você vibra, sonha, torce, se arrepende de torcer, critica, ama e mesmo assim não desgruda os olhos dele. Prova desse fato: Toda manhã(único tempo livre que tenho),no caminho de ônibus para meu estágio que dura mais ou menos 40 minutos,dedicava para a leitura do livro, mesmo toda apertada e em pé no ônibus.
Resenha:
Nessa segunda aventura, os sobreviventes começam a sofrer mais perdas, mais ao mesmo tempo seus elos junto às armas sagradas aumentam.
Novos personagens entram nessa história e até voltamos ao acampamento. Conhecemos todos os mestres e não tenho nem palavras para descrever o quanto eles são poderosos e dão medo.
Nossos guerreiros lutam pelo bem e ficam mais forte, ao mesmo tempo em que crescem em números de armas, perdem em números de amigos.
Se alguém gosta de uma boa leitura de luta, esse livro também é perfeito nisso.
Prometo só revelar essa parte: Quando Jordana está em Mortual, tem uma cena com um garoto atrás do vidro que me deu muito, mas muito mesmo, medo.
Recomendo a leitura, o livro é muito bom, e a história não para por ai, não vejo a hora de ler a continuação. O próximo deverá vir mais assustador.
Espero que gostem.

Beijos*-*
Poliana Araújo

Kamila 14/02/2012

Vício de Leitura, resenha: Cidade das Trevas, Ataque dos vampiros – Pedro S. Ekman
Vou tentar fazer a resenha sem largar nenhum spoiler. Pode ser conferido a resenha do primeiro volume aqui:http://vicio-de-leitura.blogspot.com/2011/07/resenha-cidade-das-trevas-pedro-s-ekman.html
Sempre que chego no segundo volume de uma trilogia, fico um pouco apreensiva. Pois existe alguns, que só servem pra “encher” a história, mas Cidade das Trevas não é assim.

Eu estava com uma expectativa enorme para esse livro e acreditem, ele superou todas. A história não ficou repetitiva ou chata, o autor trouxe novos personagens, novos cenários a trama e enriqueceu demais a mesma. A escrita é super simples, usa algumas gírias, mas é fácil de compreender. O gênero continua sendo mais para um lado sobrenatural sombrio A leitura flui de uma forma incrível, as cenas são bem escritas, tornando fácil da imaginação trabalhar da forma como quiser, sem contar que prende do inicio ao fim. E poxa, que fim hein? Estou roendo as unhas de curiosidade até agora, pela continuação.

Mesmo sem os personagens principais não passarem por tanto, que nem no primeiro volume, o ritmo da história continuou intenso. Ao meu ver, teve tudo na medida certa. O livro fala um pouco sobre vampiros (deu pra notar né?) e teve um momento na história que pensei “não, algo clichê assim?” e não foi que o Pedro me surpreendeu de novo?! Não sei como descrever bem tudo que o livro (história toda dos dois volumes), mas simplesmente a história é incrível e fantástica!

E tenho certeza de que o melhor está sendo guardado para o final. Se é que a trama pode melhorar mais do que já é. Não vejo a hora de chegar ao próximo volume. Mais uma vez o autor está de parabéns pelo grande trabalho e volto a afirmar, Cidade das Trevas é a melhor trilogia brasileira que já li! Super recomendo.

Ainda não leu nenhum dos volumes? Está esperando o que?!

Mais informações, acesse: http://vicio-de-leitura.blogspot.com

Fernanda 14/12/2011

Resenha: Cidade das Trevas - Ataque dos Vampiros (Pedro S Ekman)
Bom dia, Caçadores!
Hoje resenha mais do que especial!

Sequência de Cidade das Trevas - A Busca Ao Espírito Do Bem, apresento:

Classificação:

Capa: 8.0
Conteúdo: 8.0
Diagramação: 7.0

Sinopse: A busca continua... Após os terríveis acontecimentos do volume anterior de Cidade das Trevas, os campistas agora em caminhos distintos, continuam em sua procura pela única esperança que tem de saírem da cidade maligna. Paralelamente, as forças policiais encarregadas dos desaparecimentos no Acampamento Raiz Forte entram em cena, seguindo em território sombrio. Em Ataque dos Vampiros os campistas remanescentes estarão diante de reviravoltas que mudarão para sempre sua jornada, ficando cada vez mais difícil distinguir aliados e inimigos. Muita ação, suspense e emoção na segunda parte da trilogia Cidade das Trevas!

Com grande expectativa recebi esse livro, pois de acordo com o 1º livro, o grupo de amigos que encontram o Bosque Escuro, além de se arrependerem amargamente da "aventura", sentem saudade da normalidade de suas vidas, pois na Cidade das Trevas nada é normal, ou será que é?

Nesse livro, Rafael Tebaldi juntamente com Rapislash ficam entre a cruz e a espada, pois precisam decidir o rumo de suas vidas. Os dois parceiros encontram com Jéferson, que aparentemente é um garoto de 15 anos normal, porém, com o desenvolvimento do livro, apresenta não só uma forte aura negativa, como também atitudes totalmente de acordo com Flydiblo.

Para ler a resenha completa, visite:

Cassia 05/12/2011

Resenha
A busca continua...

Alguns Campistas sobreviventes continuam a busca pelo espírito do bem e é a unica forma de saírem da Cidade em segurança, ou quase, após varias mortes de seus Amigos Jordana e Rafael continuam a lutar contra as forças do mal que estão se movendo para acabar de uma vez por todas com o espírito do bem.

Novos moradores da cidade aparecem e dois campistas são atacados e obrigados a viver eternamente presos na maldita cidade. A caminhada em busca das armas sagradas tem sido dura e a luta com os Mestres é inevitável.Phantomas o mestre dos mestres está movendo a cidade e seus habitantes nenhum lugar é seguro e não se pode confiar em ninguém.

A continuação de Cidade das Trevas é menos sangrenta do que o primeiro volume talvez pelo menor número de pessoas(sobreviventes) e se todos morressem o livro acabaria, mas o suspense e a forma de prender o leitor de Pedro Ekman continua com menos força do que sua primeira obra, mas tem muito suspense a cada passo dado pelos campistas a cidade esta tomando o coração deles, mas ainda há uma esperança. O final do livro é muito interessante quem ler dependera profundamente do último livro para saber como será o final dessa história(como eu que estou super ansiosa para o último livro), mas se depender do Pedro tenho certeza esse final será surpreendente, assim como cada nova página de seus dois livros.