Os infinitos

Os infinitos John Banville

Resenhas - Os Infinitos

denes_dias 23/03/2012

este livro me fez chorar...
E não no bom sentido, como "Oh! Este livro é tão incrível que eu chorei quando acabou." Não, meu sentimento foi mais parecido com: "Este livro nunca vai acabar! Por que ainda estou lendo? Eu odeio a desistir de livros, mas eu não agüento mais."

E por isso estou escrevendo uma resenha de um livro que eu não podia me forçar a terminar. Eu fiz percorrer várias passagens para chegar a essência da história, e eu li o capítulo final, de modo que eu gostaria de saber o que revelações eu poderia ter perdido. Mas toda a história está tão obscurecida pela explicação e as páginas monótonas de "deus" o pensamento ea descrição que eu não tinha idéia do que estava acontecendo com os personagens e eu me importava menos ainda.

Eu comecei a perder o interesse no livro, quando senti que o autor estava jogando jogos ridículos de "adivinhar a identidade do narrador," e ainda confundir o leitor (desnecessariamente, devo acrescentar), alternando tempos e vozes com freqüência dentro de parágrafos.

Banville é inteligente. Mas eu não tenho tempo ou paciência para vasculhar um livro incrivelmente maçante para o que me parece pouco prazer pelo esforço dispendido.
Eu sou, afinal, um mero mortal, e com todas as referências à brevidade da vida humana neste romance, eu finalmente decidi que, de fato, a vida é curta demais, especialmente para romances frustrantes como este.

arrependi de ter adquirido esse livro.

comprei pela descrição feita na revista veja,

na própria capa tem " o romance sobre o inusitado encontro entre um matematico e os deuses do olimpo", porém quase nada é dito sobre o pensamento "matemático" do personagem... e nem ele se encontra com os deuses do olimpo."

pensei que seria algo como uma avaliação feita pelo personagem, com suas reflexões sobre vida etc.

não recomendado.

Ketsia.Kouassi 14/03/2024

Tem que ter muita paciência e muita força de vontade para conseguir terminar esse livro. Ele só começa a FAZER SENTIDO beeem no meio e olhe lá. É o tipo de livro que você só vai até o fim esperando alguma coisa mas nada acontece.
Eu até entendi o que o autor queria fazer, mas na minha opinião ficou meio confuso e sem vida. Para um livro desse eu esperava me sentir impactada mas infelizmente não foi o caso.
Porém, eu gostei de certos trechos e do humor do deus que narra a história; o jeito condescendente dele de descrever os humanos e os sentimentos deles deixa o livro interessante. Para mim foi o que salvou. Eu soltei algumas risadas, mas eu não recomendaria.

denilson 31/05/2012

um fim.... estranho
bem, quando escolhi comprar e depois ler os infinitos eu confesso que me interessei porque achava que ia ter algo de matemática no ar.... afinal sou matemático e me interessei por um livro que fossse contar esta estória

mas já no início o livro me deixou meio encafifado: seria narrado por um deus grego, no caso hermes, que dentre outras qualidades, era o deus que encaminhava os homens ao reino da morte......

é fato que o moribundo também narra aestóriao que a torna bem doida.... aliás, todos as personagens parecem ter saído de autêntico manicômio.... enfim,é fácil escrever sobre loucos numa casa isolada onde há um moribundo e deuses pairando no ar.

as relações sãointensas e desconectadaseacho que aí estáo melhor do livro: as relações humanas, as persoangens cada um com seus defeitos e mesquinharias,assim como os deuses que as governam...

afinal, foram os deuses que tudo fizeram e vão sempre encaminhando a estória, o que torna o livro por vezessensacional, por vezes entediante.....

a prosa do autor é estupenda,o livro é extremamente bem escrito,mas conta uma estória doida e com um final estranhíssimo..... sem pé nem cabeça.

o livro vale a pena serlido, mas vá com calma com ele não espere muito da estória,mas sim do autor e você estará bem

andressacms 18/11/2016

Lirismo puro!
Que livro maravilhoso! Frases lindas que parecem de poesia. Eu também adorei a presença dos deuses da mitologia grega na história. Fiquei tão fascinada que ficava marcando trechos em quase todas as páginas ?????