A Casa dos Macacos Sara Gruen

Resenhas - A Casa dos Macacos

Gustavo 04/04/2013

A Casa dos Macacos – Sara Gruen
Desafio Literário 2013 – Mês: Março – Tema: Animais protagonistas

Sara Gruen é a autora de Água para Elefantes. Não li Água para Elefantes, mas resolvi arriscar nesse A Casa dos Macacos, aproveitando a sugestão do tema pelo DL2013.

É a história de amizade entre uma pesquisadora (Isabel) e seus macacos. Ela compensa toda a falta de relação com a mãe alcoólatra (que o livro não explica muito bem), com o pai que mal conheceu, com as amizades que não se aprofundaram e com os amores que não teve, na amizade e dedicação aos macacos bonobos. Os macacos, por sua vez, retribuem todo o amor dela. Eles são capazes de entender a linguagem humana, e se expressam através da linguagem de sinais.

No entanto, um atentado terrorista faz com que os macacos sejam seqüestrados, deixando Isabel seriamente ferida. Isabel se recupera, mas vê seus macacos se tornarem “astros” de um reality show de gosto muito duvidoso. Então, juntamente com John, um repórter em busca de afirmação profissional, e Célia, sua fiel assistente, Isabel fará de tudo para recuperar os macacos e levá-los a um lugar seguro.

Sara Gruen escreve muito bem. De alguma forma, sua escrita nos cativa e nos prende, apesar de não termos tanta emoção nos primeiros dois terço do livro. A história flui bem, com capítulos não muito longos, alternando-se entre a história de Isabel e dos personagens periféricos, como o drama de John e sua esposa Amanda. O finalzinho fica mais emocionante, mas nada que nos tire o fôlego, com um final de certa forma previsível, mas que não estraga em nada a leitura.
Mais emocionantes que o livro em si são as “Notas da Autora”, onde ela explica seu processo de estudo com os bonobos reais que inspiraram a história, e os “Agradecimentos”, onde ela reconhece, de maneira bem emocionante, todos aqueles que foram importantes durante o processo de escrita.

Vale a pena a leitura para um final de semana despretensioso...
Michelle Gimene 05/04/2013minha estante
Oi, Gustavo!
Eu li 'Água para elefantes' e gostei bastante. Comprei esse dos macacos, mas ainda não li. Gosto da forma como ela retrata sua relação com os animais. Legal conhecer um pouco mais da história. Acho que vou gostar desse também.

Gustavo 06/04/2013minha estante
Oi, Michelle!
Obrigado pelo comentário! Vc é minha "ídola" aqui no Skoob, pelo bom gosto que vc tem para livros. Ler um livro que vc tambem quer ler é um bom indício de que estou no "caminho certo" rsrs. acho que vc vai gostar deste livro, sim! É uma história bem leve, que nos ensina um pouco sobre respeito!
Um abraço!

Michelle Gimene 07/04/2013minha estante
Valeu pelo "ídola"...rs

Gabriela 28/01/2013

Sensacional!!
Assim como "Água para Elefantes" não conta a história de um elefante e ponto, "A casa dos macacos" também não conta a história de macacos. E sim a relação entre os bonobos e as pessoas à sua volta. As citações dos animais são incríveis e as histórias dos humanos que se desenrolam por trás deles também. É o tipo de livros que me deixa com o coração acelerado nos últimos capítulos pra saber logo o que vai acontecer depois.

MiCandeloro 04/11/2012

Emocionante!!
A Casa dos Macacos, escrito por Sara Gruen, a mesma autora de Água para Elefantes, foi para mim uma agradável surpresa. Ganhei esse livro da minha mãe em novembro de 2011 e somente agora resolvi lê-lo. Não sei nem explicar o porquê da relutância inicial que tive com ele. É uma leitura que te prende desde o início e você fica querendo saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, torcendo pelos personagens, pois é um romance policial cheio de emoção, ação e mistérios.

A narrativa é na terceira pessoa e os personagens têm uma construção sólida e nos cativam logo de cara. Isso sem falar dos macacos. Macaco não é particularmente meu animal favorito, mas é lindo o jeito que a autora retrata os bonobos. Fiquei encantada com a docura de Bonzi, e com o temperamento sensível de Mbongo, com a peraltice de Lola e com o jeito espontâneo que eles têm para se comunicar. É incrível saber que essa raça de macacos, que até então nunca tinha ouvido falar, é extremamente inteligente e que é capaz de se comunicar conosco em duas línguas diferentes (entendem o que falamos e respondem na língua de sinais) e entre eles mesmos em uma linguagem própria e, além disso, passar tais ensinamentos aos seus filhotes.

No início do livro, somos levados a um "tour" pelo Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, em Kansas, onde John Thigpen, jornalista, entrevista Isabel Duncan, cientista, a respeito do Projeto que eles desenvolvem com os macacos. Porém, inusitadamente, o laboratório sofre um atentado terrorista promovido pela Liga de Libertação da Terra, que acusa os cientistas de aprisionarem e maltratarem os bonobos. Os macacos são "libertados" e Isabel fica gravemente ferida. John retorna à Kansas numa tentativa de conseguir uma entrevista exclusiva, e esta reportagem na qual ele estava trabalhando acaba se tornando a mais importante da sua carreira.

O mundo de Isabel sai de órbita quando os macacos desaparecem. São vendidos de forma suspeita para um comprador anônimo. Longe de sua "família" (como ela os chamava) e sem saber como estão Isabel sucumbe à dor, ao vazio e ao desespero.

No decorrer da história somos apresentados aos horrores que os macacos em geral, principalmente os chimpanzés, são submetidos, sendo expostos a doenças, drogas, cosméticos, etc, para os cientistas descobrirem como o corpo humano reagiria a esses fatores.

Os bonobos por sua vez, são explorados de uma forma repugnante, puramente comercial, que vocês irão saber ao ler o livro. Após descobrir onde os bonobos estavam sendo mantidos, Isabel se junta a outros amigos, dentre eles John, para desvendar uma rede de conspiração e crimes e fará tudo o que tiver ao seu alcance para salvar seus amigos de um destino cruel.

Este livro, apesar de ser ficção, foi baseado em fatos reais e tocará seu coração, principalmente os daqueles que já amaram incondicionalmente algum tipo de animal. A história nos faz refletir acerca da nossa sociedade, do jeito que os animais costumam ser tratados, como objetos, do que os homens são capazes de fazer por dinheiro e fama e do que o amor é capaz. Vou torcer para que ele também vire filme. Recomendadíssimo!!

Resenha publicada no blog Cantinho Ju Oliveira: http://juoliveira.com/cantinho/

Suzete 16/07/2012

Respeito pelos animais
O livro é gostosinho e o tema diferente. Mistura de relato de experiência, suspense e ação. O estudo científico sobre a aquisição da linguagem e a cognição de grandes símios - os bonobos - é transformada numa trama envolvente e bem articulada. Sara Gruen – que também escreveu “Agua para elefantes” - relata a dedicação de uma pesquisadora e seu amor pelos macacos bonobos. "Com o passar do tempo eles ficaram mais humanos e eu fiquei mais bonobo." é a frase que sintetiza o sentimento de Isabel, a pesquisadora. Diariamente, vemos esta fusão de sentimentos e envolvimento afetivo com nossos animais domésticos, tidos como filhos, companheiros, irmãos. Animais Família. Nesta relação também ficamos mais gatos, mais cachorros, mais papagaios. Mais gente.

Eurico 29/04/2012

Não é tão impactante como Água para Elefante mas o tema é instigante. Viável e possível, também leva à reflexão sobre teses insinuadas. Probabilidades científicas aliadas à fraqueza humana. Vale a pena ler.

Camila 30/03/2012

[Resenha] A Casa dos Macacos - Sara Gruen - Editora Record - Sonhos entre Pontinhos
Já faz duas semanas que não tiro o livro da cabeça.

A história do livro vem e vai, rondando a minha cabeça, mas está ali sempre presente. Isso mostra o poder que esse livro tem, porque já o li, faz um tempão. Quando não gostamos de um livro, em menos de duas horas esquecemos essa história, mas esse livro mexeu tanto comigo que não consigo esquecê-lo, nem por um minuto.

Isabel Duncan é uma pesquisadora que passa maus bocados para salvar seus amigos bonobos, MBongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola, o livro gira em torno deles, que são inteligentes e muito amáveis. Após uma explosão no Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, as vidas de Isabel, dos Bonobos e de John Thigpen, transformam-se extraordinariamente. John é um jornalista que vê sua vida desmoronar depois que a “Matéria da sua Vida” é roubada dele. Aí começa a luta contra o tempo, Isabel e John são fortes, corajosos, fantásticos.
A Casa dos Macacos é uma leitura fácil e comovente, te envolve do início ao fim, não dá para falar muito da história sem contá-la por inteiro, por que cada pedacinho dela, cada fragmento, é um ponto crucial para o desfecho da história.

Se você não espera nada do livro, é ótimo por que ele irá te surpreender e se espera cuidado, ele irá superar todas as suas expectativas. =)

*Fragmento da resenha publicada no blog Sonhos entre Pontinhos.*

Sabe, eu não estava esperando muita coisa do livro e agora me sinto culpada, primeiro por ter duvidado da habilidade da Sara e segundo por que, li Água para Elefantes e sei do que ela é capaz. Em vários pontos me emocionei com o livro, sua escrita é impecável e a revisão do livro não contém falhas, a Editora Record fez um ótimo trabalho… E por falar nisso quero agradecer à Luiza por ter me cedido um exemplar do livro.

No livro, os personagens são bem construídos e as pontas soltas são rapidamente amarradas. John me conquistou, por sua força e determinação e eu sinceramente achei que ele deveria ter tido um final melhor. Não gostei de Celia, (que acabou me surpreendendo no final), nem de Amanda, e principalmente de Cat, ô mulherzinha petulante. Os Bonobos são fascinantes, adorei conhecê-los e sofri junto com Isabel a cada cena.

Quer conferir o resto? Acesse:

TriBooks 06/02/2012

TriBooks "A Casa dos Macacos" de Sara Gruen
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks (http://tribooks.blogspot.com)

"A Casa dos Macacos" escrito por Sara Gruen, conhecida por seu livro “Água para Elefantes” é o tipo de livro que pode ser degustado por qualquer leitor. Para aqueles que gostam de romance, aventura, ficção, ficção científica, investigativo, entre muitas outras categorias que o mundo da literatura é capaz de nos agraciar.

Em "A Casa dos Macacos" existem dois personagens que nós leitores entraremos em conexão, o jornalista John Thigpen e a cientista Isabel Duncan. Após os dois se conhecerem no Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, em que Isabel cuida de bonobos, uma raça de macacos, o laboratório explode com apenas Isabel lá, os bonobos não sofrem ferimentos, mas a cientista recebe toda explosão e acaba tendo que ser hospitalizada. A mídia entra com força total para registrar o caso,e a LLT uma ONG contra os símios em laboratórios é a principal suspeita.

A Universidade que patrocinava a pesquisa vende os bonobos para um proprietário, que pede a universidade para não divulgar seu nome. Isabel, após receber todos os tratamentos fica altamente preocupada com seus bonobos, já que eles são tudo que se pode chamar de família para ela. Enquanto isso, John acompanha todo o caso pela televisão, enquanto sua mulher tenta publicar o livro que escreveu. Após o proprietário secreto aparecer com uma inusitada proposta para os bonobos, Isabel e John, mesmo sem perceberem, se juntam para tentar proteger esses animais.

A escrita de Sara é uma delícia de ser lida, fácil e cativante, seus personagens entram na história central da trama, mas também tem suas preocupações pessoais. Além dos personagens humanos, há também aqueles quase-humanos, os bonobos. Sara fez uma excelente pesquisa sobre esses macacos, e escreveu todas suas descobertas em seu livro, o que faz, mesmo aquelas pessoas que não se sentem atraídas por este tipo de animal, sintam-se emocionadas e interligadas com o destino desses animais.

Entre suas descobertas, estão que os bonobos tem 98,9% do DNA humano, podendo pegar qualquer tipo de doença transmissível dos humanos, e também que esses animais são muito mais inteligentes do que pensávamos, já que têm capacidade para entender três línguas diferentes, inclusive o nosso vocabulário, o que pode torná-los até mais inteligentes que nossa própria raça, visto que não conseguimos entender o vocabulário deles.

Entre outras descobertas maravilhosas, Sara narra sua trama que envolve romance e investigação, com personagens e descrições vívidas, que enquanto o leitor não devorar até a última página, não conseguirá desgrudar o livro das mãos.

Boa Leitura,
Equipe TriBooks, Roh Dover

Francine.EstevAo 04/02/2012

“A Casa dos Macacos” de Sara Gruen é um livro ótimo e que praticamente humaniza os macacos e que fez eu me apaixonar ainda mais por esses bichinhos que eu quase não gosto. Passei a amá-los ainda mais os vendo como pessoas capazes de se comunicar de igual para igual.

Isabel é uma pesquisadora que vive pelos bonobos MBongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola. Ela cuida dos símios no Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, onde os ensina a se comunicar pela Linguagem Americana de Sinais. No entanto, para Isabel, eles são mais do que seu trabalho, eles são sua família.

Namorada do chefe e responsável pelo trabalho com os animais no Labortatório, a vida de Isabel dá uma reviravolta depois que alguém explode o local com ela e os macacos dentro. No hospital, gravemente ferida, ela não pode fazer nada para salvar as “coisas” mais importantes da sua vida e assim os bonobos desaparecem misteriosamente até reaparecerem em um reality show na televisão criado por um jornalista viciado em sucesso e principalmente em sexo, uma das atividades favoritas dos bonobos, o que promete garantir uma boa audiência para o programa “A Casa dos Macacos” (obs.: vale ressaltar que não há nada de pornografia nesse ponto, isso é simplesmente um hábito desses animais).

John é um jornalista que pouco antes da explosão no laboratório havia passado um tempo com Isabel conhecendo melhor os bonobos e o trabalho de linguagem desenvolvido com eles para uma reportagem no jornal para o qual trabalhava.

A vida de John também sofre uma reviravolta quando sua esposa se muda pra Los Angeles para produzir um seriado de TV e quando ele pede demissão depois de ter a matéria sobre os bonobos “roubada” por uma colega de trabalho e vai para Los Angeles morar com a esposa, onde acaba trabalhando para um tablóide.

Com o novo emprego, John consegue realizar seu desejo de voltar a trabalhar na história que tinha começado sobre os bonobos e mesmo trabalhando em um jornal sobre notícias fúteis sobre celebridades, ele acaba sendo parte fundamental para a descoberta e denúncia do responsável pela explosão no laboratório e por colocar fim no programa “A Casa dos Macacos”, permitindo assim que os animais voltem a viver digna e decentemente junto a Isabel.

Em alguns pontos o livro é um pouco parado e a autora se estende mais do que devia em alguns pontos que não fariam falta nenhuma para a história caso eles fossem mais breves. No entanto, a história é incrível e os bonobos extremamente apaixonantes.

Resenha feita para o blog http://sobre0nada.wordpress.com/

Psychobooks 28/01/2012

Sara Gruen é dessas autoras que conseguem passar várias mensagens em apenas uma história.
A Casa dos Macacos conta a história de Isabel, uma especialista em comunicação que trabalha com primatas Bonobos. Já com 8 anos de interação, seus ganhos são imensos: eles se comunicam por meio da libra - comunicação por meio de sinais - e interagem também por computador. O grupo de 6 macacos é comandado pela matriarca Bonzi, e vivem superbem no Centro de Estudo da Fala, até que um grupo invade a Universidade e os liberta. A partir daí o enredo se desenrola.
A autora também apresenta John, um jornalista que conhece Isabel e os macacos e fica fascinado pelo trabalho que ela realiza.
Para quem já leu "Água para elefantes", o tema no qual Sara novamente envereda fica claro: o direito dos animais. Dessa vez, a autora trouxe a discussão para os dias atuais, sendo contundente quanto à realização de experiências com animais em laboratórios e criticando ferrenhamente a forma que constantemente as grandes indústrias violam os direitos dos bichos.
A narrativa é em terceira pessoa, passando pela visão de John, Isabel e claro, os macacos. Sim. Sara ousa e dá a versão dos primatas durante a história. O sentimento deles é compartilhado de maneira clara e objetiva, e o melhor de tudo é que em nenhum momento o fato de estar olhando os acontecimentos sob o ponto de vista de um macaco, causa estranheza.
Eu particularmente adoro narrativa em terceira pessoa, mas ela tem um lado ruim. Por vezes, estamos muito envolvidos na parte de um personagem e quando há a mudança brusca de visão, acabamos esfriando um pouco o entusiasmo e às vezes até perdendo o foco. Fiquem sossegados, porque isso que acabei de exemplificar NÃO acontece no livro. Apesar de apresentar também a visão dos macacos, não há um exagero nesse recurso - acredito que Sara utiliza no máximo três vezes durante toda a narrativa. O foco fica mesmo na história de vida de Isabel e John, e as duas são tão interessantes e estão tão conectadas, que a mudança de visão ocorre de forma natural.
O enredo vai ganhando volume, aumentando a cadência dos acontecimentos, até chegar ao ápice da história. Todos os fatos convergem para um mesmo momento, num mesmo local. Tudo o que Sara conta é bem medido para que tenha uma explicação mais à frente, então, fiquem atentos e não percam os detalhes. Todas as pontas são superbem amarradas.
Cada personagem vive também seu próprio drama pessoal, então há a inserção dos coadjuvantes que por muitas vezes acabam roubando a cena em alguns trechos. Com Isabel temos Célia, uma personagem muito bem-construída que ganha espaço na trama conforme a leitura vai avançando. Sob a visão de John, conhecemos Amanda, sua esposa, outra personagem cativante que também ganha espaço durante o enredo.
Existem livros que lemos, nos divertimos e logos esquecemos da mensagem. Sara não permite que isso aconteça em suas histórias. Após a leitura, é impossível não ficar suspirando e pensando na riqueza de informações que nos foi passada e em como todas as críticas que ela fez foram reais.
Pontos positivos: A história é atual, original e não perde o ritmo em um único momento.
Pontos negativos: Cadê? Tem, não!
Nota: Não parem no ponto final do livro. Leiam também a Nota da Autora, vale super à pena. =)

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/12/resenha-a-casa-dos-macacos.html

Blog MVL - Nina 27/01/2012

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura
Minha experiência anterior com a autora Sara Gruen não foi positiva. Quando li “Água para Elefantes” me desapontei principalmente com o desenvolvimento da trama, o triângulo amoroso forçado e narrativa tediosa. Eu sei, eu sei.... metade no universo literário amou o livro,e ainda me questiono a razão. Enfim, esta introdução basicamente reflete as minhas – baixas – expectativas para “A Casa dos Macacos”. Um conselho: A expectativa é a maior inimigo de um leitor. Portanto dessa vez a surpresa foi incrivelmente positiva. A escrita de Sara Gruen evolui imensamente, e penso que neste livro, ela conseguiu formular e responder às perguntas certas. O que faltou em sua publicação anterior.

O livro promete muitas emoções aos leitores. Apesar do tema complexo e denso, Sara Gruen consegue transmitir diversão e agonia em um intervalo de capítulos,e essa é sua maior qualidade enquanto escritora. Trazendo sempre animais em seus enredos e nos dando uma nova perspectiva sobre as proximidades emocionais entre nós humanos e eles. Eu fiquei verdadeiramente fascinada pela complexidade da comunicação dos macacos com a cientista. Sobretudo em virtude do grande conteúdo real que a autora depositou na estória e que explica melhor em seu argumento no final do livro. A autora explora o tema da opressão em relação aos animais de forma original ao construir a ideia de um reality show com os animais, solidificando enredo.

O aspecto que permanece a me incomodar no estilo de narrativa da autora Sara Gruen é o ritmo com o qual ela desenvolve sua estória. Existe um enredo central – um debate super interessante sobre os direitos dos animais, até que ponto os seres humanos devem interferir em suas vidas e habitat – enfim, eu realmente me interessei por esse elemento da trama. Contudo, a autora insiste em adicionar eventos, cenas, que nada tem a contribuir com a estória. Especialmente no que concerne ao casamento de John e sua esposa. Eu sinceramente não entendi a razão de tê-los adicionado ao enredo, já que no fim, as coisas terminam exatamente como começaram. Talvez, Sara Gruen deva estabelecer melhor os propósitos de seu trabalho. Seria menos cansativo para ela e mais útil para o leitor.

Em suma, ”A Casa dos Macacos” é um livro fascinante, a despeito de suas falhas. Em uma trama capaz de causar paixão e reflexão, Sara Gruen assegura sua posição como uma talentosa romancista da atualidade.

Paulo Almeidda 22/01/2012

Não esperava tanto! Livro inesquecível!
"A Casa dos Macacos" pode parecer bobo para quem lê apenas o título! Mas não se engane! Esse é um livro profundo, marcante e verdadeiro de todas as maneiras possíveis!

A autora Sara Gruen, durante a promoção de "Água para Elefantes", recebeu um e-mail da mãe dela falando sobre um lugar que estudava a aquisição de linguagem e cognição em grandes símios! Ela foi para lá e se apaixonou por esses macacos que compartilham de 98,7% do nosso DNA: os BONOBOS! Ela conversava com eles e eles respondiam à ela pela linguagem de sinais!

É assim que veio a inspiração para escrever um dos livros mais mágicos que já li! A história é tão plausível que você consegue se apaixonar tanto por seus personagens humanos quanto pelos adoráveis bonobos que dão nome ao livro!

Com uma narrativa divertida e emocionante ao mesmo tempo, nos vemos torcendo para que tudo de certo até o final! Ele faz criticas, mesmo que de um modo bem leve, ao modo como esses nossos "parentes peludos" são usados para testes e mal tratados por pessoas apenas interessadas em dinheiro!

O livro vale a pena ler por vários motivos! E eu não vou falar sobre esses motivos, pois quero que vocês descubram esses enquanto leem!

Divirtam-se!

P.S. O título faz sentido depois de algum tempo de leitura! Não quebrem a cabeça para entender logo de cara! kkkkkk

Carol 11/01/2012

Determinação, essa é a palavra que eu uso para qualificar o trabalho de Sara Gruen.

Determinação por ir atrás de um assunto a qual a mesma nem tinha ouvido falar e fazer disso uma obra notória e belíssima como A Casa dos Macacos.
Determinação de dar vida aos Bonobos e conseguir tirar dos leitores uma empatia enorme por Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani e Makena.

Sara venceu em mais uma obra, ao mesmo tempo que ela nos joga no desconhecido, ela explica nos mínimos detalhes e arrama todas as pontas não deixando nada fora do lugar.

Isabel, uma cientista que define esses Bonobos como sua família, o seu lar, o seu porto de felicidade e satisfação, sendo que uma grande traição a tira de órbita e a mesma fará de tudo para conseguir voltar para esse lar.

Conta com a ajuda de John e sua assistente mega carismática Célia para desvendar todos os detalhes desse atentado e conseguir tirar do ar o reality show mais inusitado que algum telespectador poderia esperar.

Abro aspas para o amor de John e Amanda, tão claro e sincero que se Sara Gruen separasse esse casal eu desconfiaria que a mesma não conhece o amor...

Super recomendo.

Adriana 22/12/2011

Sou fã incondicional da escrita de Sara Gruen desde que li Água para Elefantes. Conheci o livro através de uma resenha da Camila no Leitora Compulsiva, muito antes de ele se tornar conhecido ou haver uma adaptação cinematográfica.

Li, reli e amei o livro a cada página, por isso quando soube do lançamento de um novo romance da autora, era imprescindível que eu o tivesse em mãos o mais rápido possível!

A Casa dos Macacos foi surpreendente, divertido e comovente, ainda mais do que eu esperava. Gruen fala ao nosso coração e nos toca com seu profundo sentimento de amor aos animais, que pode ser percebido ao longo de todo o livro.

A obra conta a história de Isabel Duncan, uma cientista responsável pelo Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, onde são feitas pesquisas de linguagem avançada com os bonobos (uma espécie de macacos que eu, admito, nunca tinha ouvido falar).

Os bonobos são muito mais inteligentes que os chimpanzés, por exemplo, e desenvolveram uma forma de comunicação com os humanos que tem dado muito certo. Por meio da Linguagem de Sinais (LIBRAS, no Brasil), eles conseguem solicitar o que desejam e interagir física e socialmente com humanos.

Isabel sempre foi solitária, e considera Sam, Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani e Makena sua família. Cada um deles representa algo e aprendemos a amá-los e respeitá-los durante a leitura.

O outro protagonista dessa história é John Thigpen, um jornalista que conhece Isabel e os macacos por acaso em uma reportagem. Mas logo após este encontro, acontece um grave atentado, que mudará o rumo da vida dos dois radicalmente.

Isabel fica gravemente ferida após uma explosão no Laboratório e, após alguns dias, acaba descobrindo que seus preciosos macacos, sua família, foram vendidos. Mas o pior ainda está por vir, pois o comprador tem planos muito grandiosos e diferentes para aquele grupo de bonobos.

Não quero contar muito mais do que isso porque o charme de toda a leitura está na surpresa! Li apenas uma resenha antes de pegar o livro (mais uma vez da Camila, que sempre tem a sensibilidade de não contar nada mais do que o necessário para nos instigar, ou não, a ler a obra em questão). Isso ajudou muito a tornar todo o enredo mais misterioso e surpreendente. Não recomendo que leiam a sinopse, pois ela estraga bastante alguns acontecimentos do livro. Ainda bem que nem cheguei perto, hehehe!

A narrativa é alternada entre os pontos de vista de Isabel e John, e com eles vamos descobrindo quanto drama pode envolver macacos com características tão singulares quanto a dos bonobos.

Um plot interessante que a autora inseriu foi a luta da esposa de John para se tornar uma escritora de sucesso. Adoro livros que trabalhem a dificuldade de publicação que existe no mercado editorial e, mesmo que não tenha muito a ver com o resto da história, Sara Gruen conseguiu colocar isso de uma forma coesa e relevante para o desenrolar do livro.

Além de acompanharmos os macacos, vivenciamos os dramas cotidianos dos personagens, temos uma breve introdução ao mundo do jornalismo, enquanto somos forçados a refletir sobre questões de ética, sociedade e vida, como um todo.

Sobre a edição: parabéns merecidos à Record! A capa ficou linda e o livro está super bem revisão, como sempre.

E o mais legal de todo o livro é que, no final, ficamos sabendo que grande parte dos diálogos com os macacos foi real. A autora vivenciou a experiência e inclusive dedica a obra a uma bonobo em especial. Impossível não cair de amores pela comunicação destes seres tão lindos e fascinantes. *-*

Com certeza é uma trama adulta que eu recomendo. Quem gostou de Água para Elefantes também irá se deliciar com A Casa dos Macacos, e quem ainda não leu o primeiro romance de Gruen pode ler este sem medo, não tem nenhuma relação com o outro.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/19/sara-gruen-a-casa-dos-macacos/

naniedias 05/12/2011

A Casa dos Macacos, de Sara Gruen
Isabel Duncan ama seu trabalho. Ela é uma das pesquisadores do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios e simplesmente considera os bonobos como sua família. Bonzi, Lola, Mbongo, Sam, Jelani e Makena são a família que Isabel nunca teve.
"Com o passar do tempo eles se tornaram mais humanos e eu me tornei mais bonobo."
Mas tudo muda no dia que o laboratório sofre um atentado de um grupo extremista de proteção aos animais. Isabel vai parar no hospital com grandes problemas e os macacos somem.
Quando ela finalmente se recupera, tenta encontrar os bonobos de todas as formas que pode. Até que finalmente os descobre - em um reality show na televisão.
Agora Isabel fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua família.

O que eu achei do livro:
Esse é um livro muito difícil de comentar. Sei que a sinopse que escrevi não ficou legal, nem mesmo cheguei a mencionar John - o repórter, que tem um papel bem importante na história, embora não tão grande, nem tão bonito, quanto o de Isabel. Mas a história é bastante complexa e acheio que ficaria ruim me extender muito.
Sara Gruen me surpreendeu novamente. Em Água para Elefantes, a autora me encantou ao mostrar a vida em circo nos anos 30 - com uma pesquisa consistente e uma história emocionante! E agora, em A Casa dos Macacos, a autora, mais uma vez, mostra como é dedicada aos seus livros. Com um incrível trabalho de pesquisa, que nos mostra detalhes de um mundo do qual eu mal havia ouvido falar, a autora nos leva a conhecer um pouco mais dos bonobos - um primata do gênero Pan, do qual também faz parte o conhecido chimpanzé. De forma graciosa, Sara Gruen nos apresenta um pouco sobre esses animais tão inteligentes e tão parecidos com o ser humano. Mas a autora também não deixa de mostrar o quanto nós, seres humanos, somos irracionais e podemos agir de maneira execrável.
A história é tão densa que podemos sentir a angústia de Isabel quando não sabe onde está sua amada família. A autora realmente consegue contagiar o leitor com as emoções dos personagens.
Além disso, é importante destacar que os fatos citados no livro realmente são verdadeiros. Embora a instituição onde Isabel Duncan trabalha seja fictícia, assim como os macacos por ela tratados, os fatos foram baseados em experimentos reais! É incrível aprender um pouco sobre os bonobos.
"Tinham mantido uma conversa com grandes macacos. Falaram com eles em inglês e eles tinham respondido na Língua Americana dos Sinais, o que era ainda mais notável por denotar que entendiam duas línguas humanas. Uma das macacas, Bonzi, possivelmente sabia três: ela também se comunicava por computador usando um conjunto de lexigramas previamente definidos."
A autora ainda trata de outros assuntos muito interessantes no decorrer da história, embora em segundo plano!
Um romance incrível, de onde tirei muito mais do que poderia esperar a princípio! Entretanto, fica o alerta de que A Casa dos Macacos não é parecido com Água para Elefantes. O livro não é centrado em um romance, muito pelo contrário, esse é um aspecto pouco explorado na história. A trama se desenrola muito mais ao redor dos macacos e das pesquisas feitas com eles. Se você deseja uma boa história, esse é o livro certo! Mas se você espera encontrar uma grande história de amor entre homem e mulher - essa talvez não seja a melhor escolha, embora seja uma ótima pedida se você quiser encontrar uma linda história de amor entre o ser humano e os bonobos.
Sara Gruen mais uma vez me conquistou com uma história diferente e maravilhosa!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 7

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Camila 12/11/2011

A Casa dos Macacos
Um livro envolvente e de uma qualidade notável! Assim como em Água para Elefantes, Sara Gruen nos emociona ao abordar a relação entre homens e animais. A paixão de Isabel Duncan pelos bonobos, espécie dos grandes símios, e todo o drama desenvolvido nos faz refletir sobre a nossa própria natureza animal! Nos julgamos seres superiores na natureza pela nossa capacidade de raciocínio, mas será que somos os únicos capazes de sentir, de sofrer e de amar?

www.leitoracompulsiva.com.br