Uma ética para o novo milênio

Uma ética para o novo milênio XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - Uma ética para o novo milênio

Pripec 16/07/2015

Humanos querem ser felizes sem sofrimentos.
Tenzin Gyatzo, nascido em 06/07/1935, o 14º dalai lama, nasceu numa família de camponeses. Aos dois anos foi reconhecido como sendo a reencarnação do 13º Dalai Lama.
Segunda a tradição do Tibet, os dalai lamas são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão, ou mais simplesmente como uma das reencarnações de Buda. Sua Santidade, o dalai lama, é o líder temporal e espiritual do povo do Tibet
Tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens e em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz..
Possui vários obras literárias, e ao contrário do que pensamentos, este livro, “ Uma ética para o novo milênio” fala muito pouco sobre o Budismo.
Neste livro, Dalai Lama mostra sua preocupação com as futuras gerações e se coloca em uma posição de igualdade com todos os outros seres humanos, uma vez que , nos dias de hoje, a ética não tem mais a religião como principal eixo.
Indico para todas as pessoas, independente de seguirem ou não uma doutrina e independente de qual seja ela.
Usa de uma linguagem simples e frisa principalmente a importância das atitudes positivas , de se fazer o exercício de nos colocarmos no lugar do outro utilizando os sentimentos de amor e compaixão.
Traz muitos assuntos da atualidade para uma reflexão, como meio ambiente, consumismo, paz interior, política, educação, ansiedade, depressão, estress, desarmamento e outros.
Termina com o capítulo “ Um apelo”(Se não quiser ler o livro , leia pelo menos esta parte, vale muito a pena!).

flavisouza 03/01/2016

Bom, mais uma aventura minha dentro da área da filosofia. Não preciso dizer que foi mais uma tentativa frustrada kkk.
Preciso de coisas concisas, diretas e objetivas... esse floreamento me desvia muito a atenção.
Começo a ler sobre o que é ética para Dalai Lama e cinco minutos depois, quando muito, já estou pensando no vestido azul da Cláudia leite... kkkkkkkkkkk

Não tem muito o que falar. Algumas frases bacanas, alguns pensamentos de impacto, mas no fim, é um livro de auto-ajuda rs.