As aventuras de Sherlock Holmes  (Sherlock Holmes #3)

As aventuras de Sherlock Holmes (Sherlock Holmes #3) Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - As Aventuras de Sherlock Holmes

Matheus 21/03/2021

São contos curtos, mas não chamaram tanta a atenção. Esperava um pouco mais desse livro.

Lu Kraemer 31/08/2013

Sobre As Aventuras de Sherlock Holmes
Essa foi a primeira vez que li uma estória de Sherlock Holmes, e adorei. Realmente, não deveria ter demorado tanto para conhecer suas aventuras, e agora já estou programando para ler as outras, já tomei a providência de pegar emprestado “Um Estudo em Vermelho”, recomendo como leitura de cabeceira à todos. Esse livro em especial, são 12 contos aleatórios, então se não quiser lê-lo sempre, pode-se ler um conto por vez, e deixar para outro dia, outra semana, que não se perde nada. Porém, eu li em dois dias. Teria lido em menos se as condições permitissem. Paguei por essa versão linda e bem prática R$ 22,90 na livraria universitária da Univali. Essa edição tem ilustrações de Sidney Paget, que ilustrou outras tantas histórias do detetive.

Os contos são narrados pelo Dr. Watson, ou Dr. John Hamish Watson, o médico e companheiro de aventuras de Sherlock Holmes, e as estórias são ambientadas em Londres ou nas cercanias da “City”, como é chamada nos livros, e, principalmente, na 221B Baker Street, local na época fictício, porém um prédio foi construído e atribuído o número de 221B, onde hoje está um museu sobre o detetive. Abaixo estão breves resumos das histórias contidas no livro.

· O Escândalo na Boêmia:

A aventura em que Holmes conhece Irene Adler, personagem que ele considera “a” mulher, por ser de perspicácia comparável a dele. Holmes é procurado pelo rei da Boêmia para resolver um caso de chantagem, já que estava prestes a se casar e anteriormente teve um caso com Irene, a qual guardava uma foto dos dois juntos e ameaçava mostra-la para a noiva do rei.

· A Liga dos Cabeças Vermelhas:

É um caso inicialmente tido como cômico por Holmes e Watson, já que consiste em uma promessa de emprego onde Mr. Wilson, um senhor de cabeleira ruiva, é contratado para trabalhar na “Liga dos Cabeças Vermelhas”, por um salário altíssimo e cuja atribuição era copiar uma enciclopédia, em quatro horas de serviço. Após oito semanas trabalhando para a Liga, esta é dissolvida sem aviso prévio, fazendo com que Mr. Wilson procure Holmes por ter se sentido confuso sobre o que aconteceu com seu rentável emprego.

· Um Caso de Identidade:

Holmes é procurado por uma jovem moça, Miss Mary Sutherland, para encontrar o rapaz, Mr. Hosmer Angel, de quem estava noiva e que sumiu inesperadamente menos de uma hora antes do casório.
Neste caso em particular, gostei de uma citação persa usada por Holmes:
“Há perigo para o homem que tira o filhote do tigre, mas também há perigo para aquele que destrói a ilusão de uma mulher.”

· O Mistério do Vale Boscombe:

É o primeiro caso de assassinato no livro, onde Homes é chamado para o Vale Boscombe, um distrito rural inglês, para investigar um caso no qual, a princípio, o filho matou o pai, Mr. McCarthy, que era um dos maiores proprietários de terra da região, juntamente com Mr. Turner. É um caso que eu particularmente achei muito interessante, o final foi muito bem elaborado. Vale a pena pesquisar e ler.

· As Cinco Sementes de Laranja:

Foi de longe o caso que mais gostei do livro. Trata de uma tragédia que aconteceu à família Openshaw, diretamente ligada à Ku Klux Klan. Um homem recebe uma carta com cinco sementes de laranja, assinado com K.K.K. e com os dizeres: “Ponha os papéis no relógio de sol”. O mais interessante é o mistério com que o caso termina. Um caso terminado, porém não resolvido.

· O Homem da Boca Torta:

Foi um caso peculiar de mal entendido, onde não houve crime algum, até mesmo um tanto quanto cômico, apesar de até meio triste. É difícil fazer uma “resenha” sobre esse caso, porque não há como explica-lo sem conta-lo totalmente, aconselho a lê-lo.

· O Carbúnculo Azul:

Foi delatado o roubo de um diamante, o provável acusado foi detido e submetido a júri, porém Holmes prova que a polícia estava errada. Não gostei do final dessa estória, poderia ter sido diferente.

· A Banda Malhada:

É uma estória muito interessante, e assustadora na verdade. Até Sherlock Holmes assustou-se. Helen Stoner acreditou por muito tempo que sua irmã morreu “susto”, porém as circunstâncias provarão o contrário.

· O Polegar do Engenheiro:

Esta é uma das estórias sem conclusão, com certo mistério deixado ao final. Um engenheiro é contratado para ir a um local suspeito, durante a noite, para verificar uma máquina que estava quebrada, chegando lá, deparasse numa situação crítica, e tem de efetuar uma fuga, parando então na Baker Street.

· O Nobre Solteirão:

Aqui também não se cometeu crime. Um figurão da cidade casa, e na ceia após o casamento sua esposa some. Procura Holmes para tentar encontrar o paradeiro de sua noiva. É, também, um tanto quanto cômica.

· O Diadema de Berilos:

Essa também é uma estória muito boa. Outro figurão da alta sociedade deixa o Diadema de Berilos aos cuidados de um banqueiro, como garantia de um futuro pagamento. Porém, este banqueiro é assaltado durante a noite, e contrata Holmes para encontrar a metade do diadema roubado e quem praticou o crime.

· As Faias Acobreadas:

Essa estória fala de uma “babá” que vai trabalhar em uma casa suspeita e consulta Holmes sobre a possibilidade de enfrentar perigo no local, mesmo estando com suspeitas, a aconselha a aceitar o emprego, e caso visse algo estranho, ela teria de lhe mandar um telegrama. Não dando outra, Holmes tem de resolver mais um caso de maldade.

Sherlock Holmes foi um personagem criado pelo médico e escritor Arthur Conan Doyle, que nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1859. Escreveu seu primeiro romance, Um Estudo em Vermelho, no qual o famoso detetive é apresentado ao mundo, em 1887, publicado pela revista Beeton's Christmas Annual. Após isso, continuou publicando contos e romances nas revistas Strand, Collier's e Liberty, para então serem todas as histórias reunidas em livros.

Abaixo uma lista dos romances e contos do autor:

Romances:

Um Estudo em Vermelho - publicado em 1887.
O Signo dos Quatro - publicado em 1890.
O Cão dos Baskervilles - publicado em 1902.
O Vale do Terror - publicado em 1915.

Contos:

As Aventuras de Sherlock Holmes - série de 12 contos publicada em 1892.
Memórias de Sherlock Holmes - série de 11 contos publicada em 1894.
O Retorno de Sherlock Holmes - série de 13 contos publicada em 1905.
O Último Adeus de Sherlock Holmes - série de 8 contos publicada em 1917.
Os Arquivos de Sherlock Holmes - série de 12 contos publicada em 1927.

site: http://gimmeflowers.blogspot.com.br/2013/08/resenha-3-as-aventuras-de-sherlock.html
lys 22/11/2019minha estante
O tipo de escrita usada nos contos é o mesmo usado nos romances?

Lucianalg 23/02/2021

Contos
São vários contos de nosso querido detetive, bem escritos e intensos. Os contos são pequenos então rapidamente degustados.

Melimë 02/09/2021

Ótimos Contos
Esse foi o primeiro livro de contos do Sherlock Holmes que eu li, na verdade o primeiro livro de contos que eu li na vida, e foi uma experiência excelente. O meu conto favorito foi A Banda Malhada, creio que é o favorito de muita gente também, por razões óbvias que não detalharei aqui, porque seriam spoilers haha. E ninguém merece spoiler de mistério.

O último conto foi o único que eu consegui desvendar junto com o Sherlock, e estou muito orgulhosa disso! O mistério me lembrou um bocado de Jane Eyre, por isso que eu peguei a resposta no ar.

Overall, um livro de leitura leve e divertida, mas tenho certeza que o próximo será ainda melhor.

Sam 13/07/2022

Rápido de ler, contos curtos, mas senti saudade do Holmes investigando com detalhes e pormenores, não curti tanto assim.

Laura 10/03/2020

Por ser livro de contos demorei mais um pouco para ler, mas gostei muitooo, na verdade é impossível não gostar do Sherlock Holmes!

Rodrigo.Artioli 16/04/2021

Bons contos do detetive dos detetives
Ótimos contos que mostram toda a sagacidade desses personagem cativante. Até os mais simples casos se tornam grandes aventuras.

Andre.Gbur 02/10/2020

Deslumbrante
Este livro nos traz 12 contos sobre os casos de sherlock holmes. São mais curtos que os 4 romances escritos mas nem por isso perdem conteúdo. Os casos tendem a ser mais curtos de serem solucionados mas ainda nos intriga com suas soluções.

Priscila 23/04/2015

As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle
Sempre tive curiosidade em conhecer as histórias de Sherlock Holmes, mas continuamente fui adiando a leitura. Após conhecer a série Sherlock que passa na BBC não aguentei mais e acabei comprando 2 livros do Sir Arthur Conan Doyle.

As Aventuras de Sherlock Holmes contém 12 contos narrando diferentes casos do detetive. As histórias são contadas pelo Dr. Watson e são muito ricas em detalhes, proporcionando uma leitura leve e fascinante. Alguns casos até consegui supor qual seria seu desenrolar, outros me surpreenderam totalmente.

Terminei a leitura desse livro com aquela sensação de quero mais.

Ana 16/12/2018

Cativante e genial.
Confesso que possuo esse livro há anos, mas acabei começando o primeiro conto na minha época de vestibular e abandonei por ter outros compromissos e não ter me apegado ao livro tanto assim. Esses dias, arrumando a estante o encontrei novamente e resolvi dar outra chance. E vejam bem, que ótima decisão! As Aventuras de Sherlock Holmes é viciante e, embora eu tenha gostado muito mais dos últimos dois contos, cada um deles tem seu encanto. A escrita é muito agradável e eu não conseguia largar cada conto até terminá-lo. Recomendo bastante e não vejo a hora de ler mais sobre o investigador mais incrível do mundo!

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Lorelay 12/05/2020

Sou apaixonada pelas histórias de Sherlock Holmes e estão neste livro alguns dos meus contos favoritos, com destaque para "Um caso de identidade", "O mistério do Vale Boscombe", "As cinco sementes de laranja", "A banda malhada" e "As faias acobreadas".

Eduardo 14/12/2016

Meu primeiro contato com o Conan Doyle. Adorei a leitura. Com certeza, vou mergulhar nas outras histórias de Sherlock Holmes. Destaco aqui o belo trabalho de tradução.

Cris 30/09/2018

Genial!

"É um erro capital teorizar antes de ter dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer fatos para ajustá-los a teorias, em vez de teorias para que se ajustem a fatos.” Pág. 12

Esta edição traz as primeiras 12 histórias do detetive mais famoso do mundo. Eu amo Sherlock , mas sempre li os contos de forma aleatórias, alguns deste livro inclusive eu já tinha lido.

Sou apaixonada pela perspicácia e genialidade do Sherlock e também gosto muito do Dr. Watson, seu companheiro que narra as aventuras, e a forma como ele fica abismado com a inteligência do Sherlock é exatamente como me sinto ao ler.

Os contos deste livro são:

Escândalo na Boemia - um dos mais famosos, com uma personagem tão inteligente quanto o Sherlock.

A liga dos cabeças vermelhas - uma história muito misteriosa e com um final surpreendente.

Um caso de identidade - Um caso interessante e divertida.

O mistério do Vale Boscombe - Sherlock prova sua genialidade ao ajudar a desvendar um assassinato.

As cinco sementes de laranja - Uma das minhas favoritas e com um final surpreendente.

O homem da boca torta - um dos mais diferentes e um dos favoritos também.

O carbúnculo azul - história de época natalina, cercada de confusões e mal entendidos, achei divertida.

A banda malhada - história muito engenhosa, com um enredo sinistro, também é das minhas favoritas.

O polegar do engenheiro - Um caso bem diferente e uma das mais violentas do Detetive.

O nobre solteirão - Adorei o enredo e o desfecho.

O diadema de berilos - uma investigação sobre um roubo muito interessante e com final surpreendente.

As faias acobreadas - uma história cheia de suspense e mistério, favorita também.

Eu amei todos os contos, e mal posso esperar pra ler mais histórias de Sherlock Holmes.

“Meu nome é Sherlock Holmes. Meu ofício é saber o que outros não sabem.” Pág. 227

site: http://instagram.com/li_numlivro

Leco 24/01/2021

Divertido.
Um apanhado de contos que tratam sobre diferentes casos investigados pelo famoso detetive. Muito divertido.

Juliana Pires 06/07/2014

Depois de meses sem ler nada, sim, por que durante esse tempo em que o blog ficou parado, eu mal tive tempo para ler, resolvi que precisava retomar minhas leituras, e para isso eu escolhi um livro que além de preencher os requisitos para os desafios que eu estou participando, é um que eu queria ler há muito tempo.

Quem nunca ouviu falar em Sherlock Holmes, ou que nunca tenha pelo menos uma vez proferido seu célebre jargão "Elementar, meu caro Watson"? O famoso detetive faz parte do imaginário popular, e eu sou fã assumida, adoro sua personalidade excêntrica e o pensamento lógico com o qual desvenda tanto os crimes mais sórdidos, quanto as mais triviais histórias do dia-a-dia.

Esse livro traz doze contos, e eu adorei todos, mais não tem como falar sobre cada um deles, então eu vou comentar um pouquinho sobre os meus favoritos.

*Um Escândalo na Boêmia
Não é fácil passar Sherlock Holmes para trás, mas algumas pessoas conseguiram, e entra elas está Irene Adler, que foi capaz de ludibriar o detetive e todos os seus truques performáticos. Irene tinha em sua posse, uma foto muito íntima entre ela e o então rei da Boêmia, e prometia expô-lá ante ao futuro casamento dele, que já havia feito diversas tentativas de tentar recuperá-la, e como último recurso, procurou Sherlock. Adorei ver os truques que Holmes usou para se infiltrar na casa de Irene, e como no último instante, ela foi mais esperta que todos.

*As cinco sementes de laranja
Esse foi um dos meus contos favoritos, por que ele começa com uma história que não promete nada, mas evolui para uma trama cheia de reviravoltas e mistério. Mais uma vez, Sherlock e Watson recebem um cliente em sua aconchegante sala em Baker Street, o jovem John Openshaw lhes conta uma história repleta de fatos desconexos e mortes sem explicação. Seu pai e tio, haviam morrido pouco tempo depois de receber uma estranha carta contendo cinco sementes de laranja, para ele, aquilo não tinha nenhum significado, mas agora o próprio havia recebido uma, e lutava para entender o significado daquilo, antes que tivesse o mesmo fim. O desfecho dessa história é magnífico!

*O Carbúnculo Azul
É notório que, em muitas ocasiões, Sherlock pretere os casos de grande destaque, por aquelas típicas picuinhas do cotidiano, e algumas vezes, casos que a principio são de fácil resolução, são apenas a ponta de uma trama muito mais sórdida. Como o caso de O Carbúnculo Azul, que começou com uma simplória investigação sobre um chapéu velho, que no final se tornou a resolução do roubo do século.

Os demais 9 contos, também apresentam ótimas e estranhas tramas sobre os mais variados comportamentos humanos, e foi uma delícia acompanhar Sherlock e Watson na resolução de todos eles. Espero poder em breve acompanhar mais casos, e me surpreender novamente.

site: http://sobremimemeumundo.blogspot.com.br/2014/06/resenha-as-aventuras-de-sherlock-holmes.html
Sérgio 06/01/2016minha estante
marque spoiler.