Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Gus Von Toteles 25/01/2023

Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém
Talvez o livro mais importante do filósofo Nietzsche seja uma obra mais literária do que filosófica.

No filme As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty, do cineasta Jonas Mekas, onde, em uma das cenas, os amigos do cineasta debatem como analisar a obra de Nietzsche, um deles expõe a ideia de que deve ser lida a partir da percepção literária. Até então, nenhuma das obras de Nietzsche que li correspondia a essa visão, porém, agora vejo que Assim Falou Zaratustra lança luz sobre esse Nietzsche literário, distanciando-se das demais obras do autor e até mesmo de outros livros do mesmo gênero.

O livro conta a jornada de um sábio que, após trinta anos de isolamento em uma montanha, decide voltar a viver entre os homens e a espalhar ensinamentos. Os discursos de Zaratustra apresentam uma crítica à sociedade ocidental, predominantemente cristã, onde Nietzsche apresenta uma resposta à questão filosófica anteriormente colocada por Dostoiévski "Se Deus não existe, tudo é permitido". Adicionalmente, Zaratustra apresenta também uma resposta à morte de Deus, criando o conceito de Übermensch, que seria um homem elevado em sua moral que virá após a queda do cristianismo como antítese do niilismo.

Ao ser analisada de forma literária, esta história que tinha que ser complicada, torna-se mais leve, porque de facto Nietzsche quis passar como se fosse uma canção onde todos podemos aprender a dançar, pois em Ecce homo Nietzsche já dizia "talvez se possa ver o Zaratustra inteiro como música".

Viviane Correa 23/01/2023

O mangá é a forma bem resumida do livro original e fica bem fácil de entender essa obra, que se torna um pouco difícil a compreensão. Zaratustra propõe que o homem encontre o seu lugar no planeta de forma harmoniosa, porém são livres para pecar ou para praticar boas ações. Contudo serão recompensados ou punidos na vida futura conforme a sua conduta. os mandamentos principais são dizer a verdade, cumprir as promessas e não contrair dívidas. Se há punição a pessoa vive a mesma vida em loop(infinita vezes), se é recompensada ela evolui, vive uma vida diferente pelo menos foi isso que entendi.

Hunter One 16/01/2023

Complexo e reflexivo
É preciso tempo para processar a complexidade de Nietzsche neste livro. Rodeado de ambiguidade, metáforas e uma linguagem rebuscada, é uma obra-prima que desafia nossa visão sobre a vida e que nunca envelhece.

Sandriane.Nunes 16/01/2023

Sensacional
Quem vê o abismo, mas com olhos de águia, quem com garras de águia agarra o abismo! Esse sim é valente!

Ñ ÑолÑко по ÑÑÑÑки 12/01/2023

"Terá Zaratustra o direito de se assustar com uma sombra?

"Acabo por acreditar que ela tem as pernas mais compridas que as minhas."

Assim falava Zaratustra rindo com vontade."

Michael 10/01/2023

Incrível adaptação!! Lembro da primeira vez que li com 11 anos e como fez meu interesse em filosofia aumentar, recomendo muito pra quem quer começar a ler Nietzsche e outros filósofos.

Acquiesce da aquisição 09/01/2023

Para falar a verdade, eu não estava botando muita expectativa, mas dps de ler eu gostei como a filosofia de Nietzsche foi colocada na história

Gabi 08/01/2023

O tradutor dessa edição, Paulo César de Souza explica a origem do personagem Zaratustra, segundo ele, o personagem se baseia numa personalidade histórica, da qual, porém, sabe-se muito pouco. Zaratustra ou Zoroastro ? seu nome grego ? viveu em algum momento entre os séculos XII e VI a.C., na Pérsia, atual Irã. A ele se atribui uma concepção do universo em que o mal ou a escuridão se acha em perene conflito com o bem ou a luz, doutrina que depois seria registrada no Zend-Avesta. Divido em quatro partes, eu iniciei o livro em um bom ritmo e estava gostando da narrativa, mas a partir da terceira parte a leitura acabou ficando cansativa para mim, por isso a nota.

caiocorrea_art 05/01/2023

de gênio e louco, todo mundo tem um pouco
Assim Falou Zaratustra, um livro do filósofo alemão do século XIX, Friedrich Nietzsche.
Dizem que de gênio e louco, todo mundo tem um pouco, não é?!
Mas para Nietzsche parece que isso se amplificou à centésima potência. O bichinho ficou louco sim, mas era um gênio danado.
Vamos ao livro.
Zaratustra é um sábio que morava isolado em sua morada na montanha. Tinha lá seus seguidores e uma vida pautada em autoconhecimento.
Até que ele resolveu descer para passar o que tinha aprendido em seus anos de (auto)estudo para a rapaziada que vivia suas vidas cotidianas.
Mas Zaratustra não era um sábio do tipo ?zen?, tranquilão e na boa. Ele era contestador, controverso, questionador.
Dele vem as frases polêmicas ?Deus morreu? e ?quem botou Deus na cabeça dos humanos foi o Diabo? (ou algo desse tipo). Ele também vai contra muito do que a cultura judaico-cristã prega onde o que importa é o pós-vida e que o corpo não importa, e sim a alma.
Zarinha (já tô íntimo dele) diz que o corpo é a grande ponte, a vida daqui é o nosso caminho mais importante. O que virá depois não importa.
Até aí parece lindo, né?!
Pois bem, durante sua andança e suas descobertas ele mesmo começa a se contestar, a se questionar. Começa a rever sua forma de encarar a vida e suas atitudes.
Isso tudo sem contar a escrita absurdamente rebuscada, metafórica e às vezes até confusa que Nietzsche exprime suas ideias. Daquelas que às vezes eu lia a mesma página umas 3 vezes e mesmo assim não tinha certeza se tinha entendido o que ele quiser dizer.
É um livro grande, denso, cansativo.
Mas também é um livro que irá te tirar do lugar comum e trazer reflexões muito interessantes.
Passei um tempo lendo esse livro, por isso a intimidade que estou de Zazá.
Confia, fé no esforço e vai!
Livre-se

Lucas Ferreira 22/12/2022

Sem pé nem cabeça
Leitura interessante, em alguns momentos tu consegue fazer uma leitura perfeita e parece até atual, principalmente quanto aos vizinhos hahaha
Por outro lado, em alguns momentos Nietzsche dá uma viajada e tu se perde na leitura 😅

Cleberson 21/12/2022

Para quem gosta de temas fortes
Por ser um livro antigo a sua escrita pode não atrair leitores mais joviais, mais pessoas que adoram filosofia iram adorar.
Não tem como não sentir realista as falas e os textos expressos, é tudo muito reflexivo e até certo ponto meio poético.

Teste de leitura 21/12/2022

Realmente para ninguém
Zaratustra tem um modelo ideal de super-homem que muito embora "prega" para todos o modo de vida como essa figura deveria ser, ao se deparar com semelhantes ignora neles algo importante como a alteridade, sendo então super-homem em formação (?) De toda sorte a obra foi escrita em diversas frações o que permite um melhor entendimento sobre cada bloco de ensinamento que Zaratustra buscou passar a seus discípulos (ou nem tanto assim). Há algumas partes que se mostra muito cristão e com valores muito parecidos, em outros pontos diverge totalmente e isso me deixou um tanto quanto confuso (preciso ler crepúsculo dos ídolos e ecce homo para melhor avaliar essa parte).
Tem partes ironicas e que simplesmente se encaixam com a atualidade. Principalmente quando ele fala dos vizinhos, gente o ensinamento sobre os vizinhos é muito interessante.

Marlon 21/12/2022

Livro cheio de ensinamentos, filosofias e uma grande margem de coisas para se refletir. Livro bom para as pessoas que querem algo mais pensar

Lize 19/12/2022

Lembrei...
Que prometi uma resenha desse livro, mas aparentemente não sou boa cumpridora de promessas, também não sou boa com resenhas. Só leiam!