Meu livro de cordel

Meu livro de cordel Cora Coralina

Resenhas - Meu livro de cordel

Marcos.Gonçalves 22/03/2024

Cora Coralina é um grande nome da literatura no estado de Goiás, então quis ler algo dela. Aqui pelo título, eu pensei que seria algo mais sobre o nordeste, sobre o cordel mesmo. Porém, não é tão coeso assim, pois tem poucos poemas sobre esse tema e eu esperava mais. É bem interessante e tem alguns poemas bem interessantes e tem uns que eu gostei, mas de modo geral não me pegou tanto.

Giovanna1174 12/03/2024

Esperava mais
Como está escrito no título, eu esperava mais deste livro. Ele me decepcionou por dois motivos, primeiro que a poesia escrita não é do tipo cordel. Eu gosto muito de cordel e quando peguei o livro para ler (não sabia absolutamente nada sobre o livro a não ser o título) fiquei triste ao não ver cordel. O segundo motivo é que eu esperava mais das poesias. De todas as poesias deste livro só gostei de 3! O restante não achei tão bom, mas há quem tenha amado né. Gosto é gosto e por isso dei 3 estrelas no livro.

IleLo 30/06/2023

Não gostei
Já tinha lido um livro de contos da Cora e tinha adorado, mas com esse eu me decepcionei muito, com os poemas em si e com os temas também, bem fraco.

Lu 26/05/2023

Excelente
De uma simplicidade e uma sensibilidade incomparáveis. Vale muito a leitura.
Experiência leve e gostosa

Fernanda 04/05/2023

Depois de mais de 10 anos reli este livro, foi meu primeiro livro da Cora Coralina.
Como da primeira vez, o livro me emocionou, com suas palavras simples, imagens vivas, sentimentos verdadeiros.

Vale a pena!

loh.miquelanti 18/04/2023

? me faltam palavras pra expressar o quão Cora me emociona, suas palavras são carregadas de doçura e bagagens sobre sua vida. Dito isso, ?meu livro de cordel? diz-se que traz sua alegoria de versos sobre tudo o que ela viveu com base em sua gratidão aos seus antepassados (tanto familiares e como poetas) e a tudo de belo e feio dessa vida. Apaixonada pela natureza, por palavras e por sentimentos Cora nos faz adentrar no seu imaginário. Cora faz versos com as injustiças sociais vistas por ela, fala sobre períodos históricos que cruzaram sua existência. Cora faz uma exposição sobre sua infância e adolescência pobre?mas o mais emocionante de tudo é que ela nos traz tais dores e perdas com palavras cheias de sentimentos, amor e gratidão pelo o que à vida ofereceu à ela e com isso sempre colocou um pouco ? ou tudo ? de si em cada poema.

? o livro traduz a ligação obstinada e profunda de Cora Coralina com os anônimos poetas nordestinos. A literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada neste livro em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são irmãos do nordeste rude.

Amanda.Contiero 18/01/2023

Meu livro de Cordel
'Fui velha quando era moça
Tenha a idade dos meus versos
Acho que assim fica bem".
Uma das minhas poetisas favoritas. Seus versos puros tocam a alma com a nobreza de quem sabe apreciar o mais bonito da vida: seus detalhes. Recomendo demais esse conjunto de poemas belíssimos!
Resenha disponível em: @psicologaliteraria

Amanda2041 22/12/2022

Carrego comigo todas as idades.
A Cora é uma autora espetacular na sua singularidade. Seus poemas são simples, mas ao mesmo cativantes. Ela deposita um pouco de si mesma em cada poema.
A Cora Coralina merece todo o reconhecimento.

tbbrgs 08/12/2022

Altos e baixos
Antes de abrir esse livro, eu achava que seria um livro de cordéis, pelo título mesmo. Nunca tinha lido nada da Cora Coralina, sabia pouco sobre ela, mas minha mãe tinha alguns livros dela na estante e por isso resolvi arriscar a leitura desse, para ler alguma coisa nacional diferente do habitual.

Trata-se, na verdade, de um livro de poemas, mas não de cordéis, que pretende homenagear os poetas nordestinos. Na minha opinião, fugiu um pouco da proposta, mas acabei avaliando o livro pelos poemas em si e não pelo que pretendia.

"Meu livro de cordel" tem vários poemas bem construídos, mas alguns não tão bons assim. Acho que a maioria dos poemas que eu não gostei tanto foi mais por causa da forma deles, do que pelo conteúdo, pois os temas que a escritora tenta abordar são interessantes e poderiam render muito, como a vida no interior, a religião, a natureza, a força das mulheres, o trabalho, o alimento, o dia a dia, entre outros.

Assim, acho que dá pra dizer que Cora Coralina é uma escritora de muitos altos e baixos, ou seja, não dá para prever se o que vou ler dela vai ser algo bem feito e bem pensado ou simplesmente mediano.

Gabriel APN 08/11/2022

Linda Poesia sobre o Centro-Oeste...
A autora relata sobre sua vida, que passou a maior parte em Goiás, na região centro-oeste, relata como era a vida lá, suas paisagens, casas, diz como se sentia morando lá, nesse livro ela traz poesias com histórias incríveis, como o Pão-Paz, ninguém nunca pensou no padeiro com esse ponto de vista, o EU VOLTAREI, ela dá valor a sua vida, diz que deixará uma oferta em seu túmulo aos animais terrestres e aos pássaros aéreos. É um livro mais atualizado e curto, com apenas 112 páginas, vale a pena a leitura, e a reflexão acima das temáticas dos poemas

Jesca 28/09/2022

Encantador!
"Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta e no alto subi.
Teci um tapete floreado e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras e plantando flores.
Entre flores que me esmagavam levantei a pedra rude dos meus versos."

Renatita 07/08/2022

Não sei se foi por já ter lido alguma coisa anteriormente que acabei criando expectativas que não foram supridas...

Tem alguns trechos que me chamaram a atenção, mas só.

Tales 19/06/2022

Incrível e inspirador
Trata-se de uma "coletânea" magnífica... Tudo muito bem escrito, muito profundo e reflexivo. Além disso é extremamente inspirador, contendo frases motivacionais, incentivando aspirantes a poetas/poetisas!!!

Gabriela 24/05/2022

Cânticos, memórias, toadas
Mais uma vez, Cora Coralina demonstra que, através da simplicidade, a beleza pode se manifestar em sua forma mais intensa e cintilante. Uma coisa que muito me agrada na poesia de Cora Coralina é sua capacidade de transmitir o essencial sem se prender à forma e à estrutura. Seus poemas são construídos com espontaneidade e singeleza, com metáforas que nos lembram a vida no campo, com a presença das flores, do trigo, dos rios.

Neste livro, vemos em ação não só a poeta que transcreveu em seus versos sua história de vida, mas também a poeta que explora um pouco mais do mundo: homenagens a Pablo Neruda, religiosidade, conselhos para os jovens poetas.

Sempre presente e nunca ultrapassada ?

Eduviges 06/03/2022

O singelo no cotidiano
Neste livro fazemos uma aventura desafiadora, a de conseguirmos enxergar a grandeza em cada detalhe do cotidiano.
Simplesmente lindo