Meu livro de cordel

Meu livro de cordel Cora Coralina

Resenhas - Meu livro de cordel

tbbrgs 08/12/2022

Altos e baixos
Antes de abrir esse livro, eu achava que seria um livro de cordéis, pelo título mesmo. Nunca tinha lido nada da Cora Coralina, sabia pouco sobre ela, mas minha mãe tinha alguns livros dela na estante e por isso resolvi arriscar a leitura desse, para ler alguma coisa nacional diferente do habitual.

Trata-se, na verdade, de um livro de poemas, mas não de cordéis, que pretende homenagear os poetas nordestinos. Na minha opinião, fugiu um pouco da proposta, mas acabei avaliando o livro pelos poemas em si e não pelo que pretendia.

"Meu livro de cordel" tem vários poemas bem construídos, mas alguns não tão bons assim. Acho que a maioria dos poemas que eu não gostei tanto foi mais por causa da forma deles, do que pelo conteúdo, pois os temas que a escritora tenta abordar são interessantes e poderiam render muito, como a vida no interior, a religião, a natureza, a força das mulheres, o trabalho, o alimento, o dia a dia, entre outros.

Assim, acho que dá pra dizer que Cora Coralina é uma escritora de muitos altos e baixos, ou seja, não dá para prever se o que vou ler dela vai ser algo bem feito e bem pensado ou simplesmente mediano.

Marcos.Gonçalves 22/03/2024

Cora Coralina é um grande nome da literatura no estado de Goiás, então quis ler algo dela. Aqui pelo título, eu pensei que seria algo mais sobre o nordeste, sobre o cordel mesmo. Porém, não é tão coeso assim, pois tem poucos poemas sobre esse tema e eu esperava mais. É bem interessante e tem alguns poemas bem interessantes e tem uns que eu gostei, mas de modo geral não me pegou tanto.

Pablo L. de Blanco 24/10/2012

Cora...coração...Coralina
Nosso país é rico em grandes autores; alguns, infelizmente, pouco conhecidos. Acredito que Cora Coralina seja um desses casos. Claro que a maioria de nós já ouviu falar de sua obra mas nas aulas de Literatura Brasileira passamos "meio por cima" quando falamos de sua poesia.
Peguei o livro despretensiosamente numa biblioteca pública de minha cidade pois queria ler algo diferente, conhecer um novo autor...grata surpresa! Cora é intensa, sua poesia é o retrato de uma vida rústica, simples, dedicação doméstica e um enorme universo interior de emoções e pensamentos.
Viajamos em seus versos por um Brasil rural - muito distante de nosso dia-a-dia das grandes cidades. "Meu livro de cordel" não é um livro de poemas de versinhos rimados; é lírica fluida, rica de significados, imagens e lembranças.
Ave, Cora!
Foi uma feliz surpresa conhecer um pouco mais do seu olhar sobre o mundo.

Giovanna1174 12/03/2024

Esperava mais
Como está escrito no título, eu esperava mais deste livro. Ele me decepcionou por dois motivos, primeiro que a poesia escrita não é do tipo cordel. Eu gosto muito de cordel e quando peguei o livro para ler (não sabia absolutamente nada sobre o livro a não ser o título) fiquei triste ao não ver cordel. O segundo motivo é que eu esperava mais das poesias. De todas as poesias deste livro só gostei de 3! O restante não achei tão bom, mas há quem tenha amado né. Gosto é gosto e por isso dei 3 estrelas no livro.

Jesca 28/09/2022

Encantador!
"Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta e no alto subi.
Teci um tapete floreado e no sonho me perdi.
Uma estrada,
um leito,
uma casa,
um companheiro.
Tudo de pedra.

Entre pedras
cresceu a minha poesia.
Minha vida...
Quebrando pedras e plantando flores.
Entre flores que me esmagavam levantei a pedra rude dos meus versos."

Natalia Livia 14/12/2021

Leitura leve
Gostei muito! Nunca tinha lido nada dela antes. Confesso que me surpreendi, achei que não ia gostar...
Por isso é bom a gente sair um pouco da nossa zona de conforto e dar a chance para novos estilos de leitura.
Recomendo.

sandy 17/04/2024

?carrego comigo todas as idades?
Cora é espetacular em sua singularidade, seus escritos são simples, cativantes, limpos e genuínos. tem um pouco dela em cada parte, ela é pura arte.

EvaíOliveira 10/05/2021

Meu Livro de Cordel traduz a ligação obstinada e profunda de Cora Coralina com os anônimos poetas nordestinos. A literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada neste livro em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são irmãos do nordeste rude.

z..... 05/03/2014

Belo livro! Com uma visão transformadora do cotidiano em poesia. É dessa forma que a natureza, a cidade e lembranças são apresentadas, conservando ainda uma simplicidade e emotividade tocantes.

"Ajuntei todas as pedras
que vieram sobre mim.
Levantei uma escada muito alta
e no alto subi.
Teci um tapete floreado
e no sonho me perdi."
(Cora Coralina)

Lorena 15/10/2021

Pra mim, o melhor poema do livro é o ?Cora Coralina, Quem É Você??.
Escrita simples, leve e sincera.
Tenho um carinho e admiração muito grandes pela autora, admiro a simplicidade e honestidade dos versos. ?

Maria.Oliveira 18/07/2020

Meu Epitácio

Morta... serei árvore
serei tronco, serei fronde
e minhas raízes
enlaçadas às pedras de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira Enfeitei de folhas verdes
a pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.
Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

Cora escreve a partir das memórias e dos afetos relembrando descobertas e momentos da sua vida. É um livro muito gostoso de ler!

camila.c.frederico 11/04/2021

As palavras de Cora
Cora conta de forma muito singela as passagens de uma vida vivida no seu tempo.

Maria.Cecilia 25/04/2021

Relaxante
Cora Coralina coloca de modo simples os traços da sua vida em versos. Conseguimos perceber pela leitura a sua realidade, através do olhar rimado de suas palavras.

Juliana Amaro 03/06/2021

Bom livro
Neste livro, a literatura de cordel, enquanto gênero literário, é trabalhada em 43 poemas. Cora Coralina homenageia os menestréis nordestinos, que para ela são 'irmãos do nordeste rude'. Apresenta a alma dos rios, das pedras, dos gestos exaustos das lavadeiras, a simplicidade da vida, do amor e da morte.