Ah, se eu Soubesse Brasil

Ah, se eu Soubesse Brasil Edler...

Resenhas - Ah, se eu Soubesse Brasil

Silvio Almeida 28/10/2014

Ah, seu eu soubesse...
O livro Ah, se eu Soubesse - Brasil reúne a resposta de mais de 150 personalidades brasileiras à pergunta: O que eles sabem hoje, mas que gostariam de ter sabido há 25 anos atrás?

O resultado do livro é uma primorosa seleção de escritos de pessoas que são referência na cultura, nos negócios, nos esportes, na religião e na política, que expuseram de forma sucinta grandes questões que valem para cada um de nós refletirmos e fazermos o nosso balanço pessoal, tendo por base os balanços dessas pessoas que são ou foram referências em seus setores.

Abaixo seguem alguns pontos em comum relatados por personalidades tais como: Amaury Jr. Beto Carrero, Emílio Odebrecht, Gilberto Dimenstein, Glória Kalil, rabino Henry Sobel, Ives Gandra, Mauricio de Souza, Roberto Setúbal, Comandante Rolim, Viviane Senna, Washington Olivetto, Oscar Schmidt, Zilda Arns, entre outros:

- Priorizar um maior equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal

- Dar mais atenção e passar mais tempo de qualidade com a família e amigos.

- Cuidar mais da saúde, especialmente no que tange a alimentação saudável e a atividade física;

- Reservar mais tempo para buscar a Deus;

- Desfrutar cada etapa da vida, aproveitando as "riquezas do caminho", sem ficar pensando o tempo todo no destino final.

- Ser mais conciliador, evitando brigas e discussões;

- Fazer muito bem feito o que está fazendo

- Ouvir os mais velhos, especialmente os pais

- Preservar uma boa relação com os pais e irmãos

- Focar solução e não o problema

- A determinação supera a deficiência, o sucesso é 5% de inspiração e 95% de transpiração

- Buscar o prazer no trabalho

- Fazer mais parcerias tipo ganha-ganha

- Estudar mais e sempre

Sem dúvida, este livro é uma coletânea de ensinamentos para se ler e reler de tempos em tempos, pois dele extraímos lições atemporais que valem para a vida toda.

Estou ansioso para ler a versão americana deste livro, que foi a que inspirou esse livro com "cases" brasileiros.