O Próximo Item da Lista

O Próximo Item da Lista Jill Smolinski

Resenhas - O Próximo Item da Lista

Naty 13/06/2012

www.meninadabahia.com.br

Pela primeira vez em muito tempo – desde o acidente e até mesmo antes – senti uma onda de emoção tão pouco familiar que levei o trajeto inteiro até minha casa para entender o que era.

Esperança.

Senti esperança.

Pág. 22

June matou uma pessoa. Estava saindo de uma reunião dos Vigilantes do Peso, quando deu carona para uma colega. Durante o percurso, sofreram um acidente e a carona,Marissa, morreu.

Quando está juntando os pertences de Marissa, ela descobre uma lista: 20 coisas para fazer antes do meu aniversário de 25 anos. Atormentada pela culpa, incapaz de entender porque Marissa e não ela, June resolve completar a lista da outra. Ela irá realizar todos os desejos.

Alguns são simples como apreciar um sorvete em público. Outros nem tantos, como: Fazer Buddy Fich pagar pelo que fez. Quem danado é Buddy Fich? E há ainda alguns complexos e quase impossível de fazer, como, por exemplo: mudar a vida de alguém.

Aos tropeços, June vai conseguindo eliminar item por item. Ela ainda não sabe quem é Buddy, não sabe como irá mudar a vida de alguém, mas ela está tentando. Por sorte, ela pode contar com a ajuda da família, dos amigos e da família de Marissa, incluindo o super irmão gostoso, Troy.

- E essa calça jeans?

- Não tem nada de errado. Você está usando jeans. Lembra... no rádio não faz diferença.

- Só fiquei decepcionado. Alguém prometeu vir de pijama.

- Você não está perdendo muita coisa. Meu pijama não tem nada de mais. Geralmente vou para a cama só de calcinha.

Assim que as palavras escaparam de minha boca, eu me encolhi de vergonha.

Troy deu uma risadinha.

- Eu estava decepcionado. Agora fiquei inconformado.

Pág. 210

À medida que June elimina os itens, conhecemos um pouco de sua vida, seus altos e baixos. A convivência com a dor por - indiretamente - ter sido responsável pela morte de alguém. O fato de ter passado dos 30 anos e ainda continuar solteira.

- Vou brinca de “e se”. E se o homem perfeito aparecer amanhã e disser: “Quero me casar com você, mas você tem um filho”?

- Nesse caso não seria o homem perfeito, certo?

- É. Acho que não.

- Agora, deixe-me brincar de “e se”. E se o homem perfeito nunca aparecer?

- Ah, querida – disse ela, segurando a minha mão. – Ele vai aparecer.

Pág. 260

O próximo item da lista, de Jill Smolinski (Bertrand Brasil, 364 páginas, R$ 39,00), é de uma escrita simples, com questões importantes. É sobre aquela busca de interior de sempre procurar algo mais, de tentar ser feliz ao máximo. A leitura flui facilmente. Você pode ler em qualquer lugar, num ônibus, na praia, numa rede. Leitura gostosa, rápida e divertida.

O livro me lembrou um pouco do filme The Bucket List, com Morgan Freeman e Jack Nicholson, onde os dois pacientes terminais viajam pelo mundo realizando alguns desejos antes de morrer.

Em seu site, Jill ensina como montar sua própria lista de coisas a fazer antes de morrer. Tentei fazer a minha e, dentre tantas coisas que eu gostaria de fazer, por enquanto só tem 5 itens, rs (não necessariamente na ordem abaixo):

1 – Conhecer Paris
2 - Casar
3 – Ter filhos
4 – Realizar o grande desejo da minha mãe.
5 – Contribuir em algum projeto social.

Aposto que vocês vão se encantar, com O próximo item da lista, tanto quanto eu.
*Rô Bernas 17/01/2012minha estante
Tô lendo e desde o comecinho já estou encantada. FATO!

Caroline 12/06/2012minha estante
Parece ser muito bom *--* Hmm, eu acho que tu trocou o nome da personagem pelo da autora...

*Rô Bernas 01/02/2012

Delicioso do início ao fim!
Um livro delicioso do início ao fim. À medida que ia avançando na leitura comecei a boicotar e diminuir o ritmo, apenas para demorar mais e não acabar logo. rsss

A lista que June começou a fazer, por se sentir culpada pela morte de Melissa, foi como uma nova descoberta para ela mesma, o que fez com que o livro tenha se tornado muito mais interessante.

O humor sagaz do livro é outro ponto alto. Adoro esses toma lá, dá cá...

- Quem quiser, pode vir com a gente, Brie...você corre?
- Depende. tem alguém me perseguindo?

ou

- Quanto tempo você acha que eu tenho? - perguntei preparando-me para mais uma resposta vaga de Phyllis.
- Difícil saber.
- Suponha que haja uma arma na sua cabeça. O que você diria?
- Três semanas
- Sério? Só isso?
- Não, mas com uma arma na minha cabeça, falo qualquer coisa.

Enfim, um livro super bem bolado, com bons diálogos e um texto criativo que nos prende a atenção desde a primeira página.
O final? Delicioso, super bem arrematado. Definitivamente a autora estava pra lá de inspirada quando escreveu este livro. Amei!
Léia Viana 28/03/2012minha estante
Adorei sua resenha, quero ler este!!!

Priscila 15/03/2012

Um Ótimo Livro
O próximo item da lista é lindo, é engraçado, com personagens que tiram você do sério.
Mas acima de tudo é um livro com o qual você começa sem entender e sai sabendo o porque.
Acredito ter aprendido que uma lista pode ser algo interessante, mas o melhor é entender o quanto você pode fazer se passar a olhar mais atentamente.
É necessário primeiro mudar sua própria vida para você sentir a necessidade de mudar a vida de alguém, ou você descobrir que ao tentar mudar a vida de alguém está transformando a sua própria.
Fico feliz por ter lido esse livro e descoberto que a força de vontade está realmente dentro de nós e ás vezes precisamos de um empurrão, ás vezes precisamos apenas de pessoas que estejam ao nosso lado.

Danni 22/10/2012

Risadas garantidas :D
June Parker estava em um acidente que matou Marissa Jones.
A partir daí ela se sente culpada, e começa a fazer as coisas da lista de Marissa (feita por ela antes de morrer).

E a partir daí o livro é só risadas,muitas ( do tipo de pessoas te olhando e pensando-ela deve estar louca).
Um livro muito gostoso de ler, leve e encantador.
Rir muito com June, e seus amigos, e claro suspirei muito por Troy (gostosão do irmão de Marissa).
Mas foi nas últimas duas páginas que a autora acabou comigo. Acredito que ela deva fumado um baseado legal.
Mas não vai ser eu a dizer o porque (risos).

Vale muito apena ser lido! Super Recomendo!

; Lili 17/03/2012

Quando li o título e a sinopse de "O próximo item da lista", não tive como não relacionar ao livro "Antes de morrer".

Pensei que o livro teria mais drama, porém me enganei! Ele é "leve", uma delícia de se ler e, ainda bem, que não foi tão previsível, pois quando comecei a leitura, já pensei logo em quem formaria o "casal perfeito", mas me supreendi.

O que achei bacana no livro foi a lição que ele passou. June não apenas mudou a vida de outras pessoas, ela mudou a própria vida.

Vaneza.Raysila 25/06/2013

:D
O motivo pela qual a June começou a fazer a lista é delicado, mas o livro é bem divertido.
O final não era o que eu esperava, mas isso é bom!
Nem tudo é como parece ser, rs.

Adriana 13/05/2012

Encantador! Um romance dramático recheado de tiradas sarcásticas. Um livro que trata de assuntos pesados com leveza e muito bom humor. Na resenha de hoje do Mundo da Leitura, conheçam um lançamento que promete agradar ao grande público justamente por tratar de temas universais como vida e morte.

Jill Smolinski nos leva a conhecer June Parker, uma moça de seus trinta e poucos anos que, assim como muitas, leva uma vida beirando o tédio. Sempre lutando contra uns quilinhos indesejados, estatisticamente seus relacionamentos são um fracasso essa só quem já leu irá entender, hehe!

A monotonia termina abrubtamente quando, ao dar carona para uma quase desconhecida do grupo Vigilantes do Peso, elas sofrem um acidente e Marissa Jones (de apenas 24 aninhos) morre. O pior é que ela estava sem o cinto no momento do impacto porque pegava uma receita de sopa de taco para June na bolsa, que estava no banco de trás (me assustou um pouco as chances bem grandes de isso acontecer na vida real).

Essa fatalidade faz com que June se culpe e passe os seis meses pós acidente em um estado de suspensão… Ela apenas passeia pela vida, sem vivê-la realmente.

Troy, o irmão de Marissa, terá um papel decisivo para mudar esse quadro (como? Só lendo para descobrir). Mas o importante mesmo é que Marissa havia feito uma lista com 20 coisas que queria realizar até seu aniversário de 25 anos. Esta lista ficou com June e é a busca pela realização destes itens que iremos acompanhar ao longo da narrativa.

O livro conta, basicamente, como June vai em busca das coisas que Marissa queria para sua vida, para de certa forma honrar o nome da morta e diminuir a culpa por ter sido a responsável por tirara dela a possibilidade de executar tudo aquilo.

Alguns itens são fáceis, coisas corriqueiras que podem parecer bobas, mas que adquirem outro significado quando June as experimenta. Já outros itens são complexos e exigem mudanças de vida e encontrar pessoas do passado de Marissa, o que pode se tornar um problema.

Este livro é realmente encantador e foi uma ótima leitura, que me tirou do mar de obras “boazinhas” que andava lendo. As vezes é preciso uma história exepcional e diferenciada para nos tirar de uma ressaca literária. Como eu estava em uma espécie de tensão pré lançamento de FMF4, tudo que lia perdeu um pouco o brilho (é só conferir a avaliação dos últimos livros que eu li AQUI para confirmar) e O Próximo Item da Lista foi a obra que me trouxe de volta ao reino dos livros maravilhosos ;P

Nada mais justo do que recomendar umas mil vezes e dar as mais que merecidas 5 estrelinhas!

Resenha em: http://mundodaleitura.net/?p=3695

Fer Kaczynski 13/08/2012

Um livro leve e divertido, nada de especial, bom para ler nas tardes em que estiver a toa...

taisa r 05/09/2012

minha opinião
Não sou muito de fazer resenhas, gosto apenas de compartilhar aquilo que gosto.
Este livro me encantou e prendeu meu interesse. no início parecia mais uma história melosa e simples, mas ao virar as páginas fui percebendo quantos aspectos relevantes de serem refletidos aparecem contidos no livro: o trauma de quem se envolve em um acidente...até que ponto é "acidente"...as causas disso, o desejo de fazer algo para mudar o já acontecido...Além do que, achei interessante a idéia de fazer lista de desejos/intenções a realizar, ou seja, focar sua vida em algo que deseja acontecer e não apenas "deixar acontecer".
Enfim, gostei do livro, da personagem ir atrás do que queria e do final surpreendente que a autora conseguiu criar.

Carolini 20/03/2013

Livro:O proxímo Iten da Lista jilln Smolinski
Data começou:03\07\12 1 mês e 16 dias
Data termino:19\08\12:
Editora:Bertrand Brasil Pgs:359
Detalhes:Ganhei de aniversário do Du de 18 anos

O Proxímo iten da Lista

June Park,sofre um acidente de carro com Marissa uma pessoa a quem ela da uma carona e acaba morrendo e June si sente culpada por isso.E acaba descobrindo uma lista de coisa que Marissa queria realizar antes do seu aniversário de 25 anos
1:Perder 45kg
2:Beijar um estranho
3:Mudar a vida de alguém
4:Sair sem sutiã entres outros desejos
E June agora queria realizar todos os itens da lista,ela consegui realizar todos menos fazer Buddy Fitch pagar pelo que fez.Na festa de 25 anos de Marissa ela encontra Buddy e ela paga a aposta que ele fez a Marissa que ele ia conseguir entrar no atletismo. Ao longo dessa história Troy irmão de Marissa se apaixona por June mas quem ela fica é com Martuca seu colega que ajudou ela a correr e foi seu grande amigo.No final June diz que deve a Marisssan por que ela teve coragem de fazer coisas diferentes e que a lista de Marissa mudou a sua vida. E agora ela mesma vai fazer a sua lista e seu primeiro iten é pular de paraquedas ..

Minha opiniaõ;Esse livro é bem engrasado,eu gostei esperava até amis no final mas,é bom fácil de ler

Nil 18/04/2013

O Próximo Item da Lista
Livro divertido na medida certa, super rapido de ser lido.
No inicio a gente acha que sera um livro triste mas nao, ele nos faz rir bastante. A personagem principal, June, eh bem engracada e passa por cada uma para completar os itens da lista...
Vale a pena ser lido, com certeza.

PS. A resenha completa saira no blog (http://booksandmuchmore.blogspott.com)