Contos de Fadas em suas versões originais

Contos de Fadas em suas versões originais Hans Christian Andersen
Charles Perrault
Marina Avila

Resenhas - Contos de Fadas

Alana.Freitas 15/01/2016

Há quase um ano eu queria ler esse livro, na época que o descobri fiquei encantada com as gravuras e porque conheceria histórias que fazem parte da minha infância em suas versões originais. Sempre me perguntei o que havia sido embelezado para que pudéssemos ler e aproveitar e suspirar com os finais felizes dos filmes da Disney. A minha surpresa e assombro ao ler esse livro foi muito boa, senti que vários aspectos fizeram mais sentido e descobri outras coisas; sempre quis saber a verdade por trás dos contos de fadas.

Quando for ler essa obra você precisa ter em mente que as histórias muitas vezes eram contadas com o fim de assustar crianças, de mostrar o lado que o homem trazia e relatava com maestria a idade média. Muitas histórias são cruas e objetivas, a ponto de se espantar. Uma das coisas que a editora trouxe como nota foi isso. Muitos desses contos de fadas foram suavizados por aí ao longo dos anos, mas eles explicitam que não querem trazer isso, e sim a verdade sem censuras. Algumas histórias abordam o incesto, o canibalismo (lembrei do primeiro episódio da quinta temporada de The Walking Dead na hora), assassinato e essas coisas malvadas. A diferença é que não é tão dramático e com enfase, as histórias sempre buscam dar lições com os acontecimentos ruins.
Por exemplo, tem um conto que o autor narra e diz simplesmente assim: e cortou os pés dela. Enfiou a espada nele e caiu morto. Eu fiquei, tipo, Oi?! Eles simplesmente contam algo de maneira objetiva e crua, sem rodeios. Você só tem que assimilar.

Gente, eu sou apaixonada por História Geral então esse livro foi um prato cheio de descrições e beleza para mim. A cada estória lida eu sentia aquela sensação de estar imersa em outra época, a medieval – amo *-* –, e me sentia deslumbrada por isso. Era como se eu me encontrasse numa época de cavaleiros e suas espadas, parecia estar vendo aqueles filmes antigos, tipo, Coração de Cavaleiro. Achei a ambientação em que meti formidável.

Algumas histórias são chocantes, outras são tristes, gente, eu achei a história da pequena Sereia muito triste. Tem toda aquela questão da adaptação a que estávamos acostumados, pelo menos eu. Gosto de contos de fadas, uns mais que outros, por exemplo, eu odeio Cinderela. Acho que é a estória mais manjada que tem por aí. Mas eu amo A Bela e a Fera! *-*

Acho interessante quando o livro leva o leitor para uma dimensão diferente e consegue prender e conquistar. Alguns contos gostei mais que outros, e fiquei chocada com alguns. Li Barba Azul e gargalhei no final porque as historinhas que li por aí eram tão bonitinhas e essa... bem, não era.
A diagramação da obra é muito bem feita, as ilustrações são aquelas que faz o leitor ficar observando com cuidado para não perder nada. Achei uma experiência diferente e ótima ler esse livro. Espero que tenha instigado vocês.

site: http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2016/01/resenha-dupla-contos-de-fadas-irmaos.html

Guilherme A. 01/05/2014

[Resenha] Contos de Fadas - Vários Autores
Esse é o primeiro livro da série "Contos de Fadas em suas Versões Originais", e foi encantador ler todos os contos, que de uma certa forma, deixaram meu psicológico um pouco (juro que foi só um pouco, haha) com medo.
O livro conta a verdadeira história por traz dos contos fofos e com finais felizes que muitas vezes assistimos por ai.
Mesmo achando que ele destruiu um pouco a minha infância (hahahah) os contos são bem escritos e descritos, várias vezes fiquei me imaginando naquelas cenas horríveis, onde o vermelho do sangue muitas vezes aparecia para deixar o conto ainda mais emocionante de ser lido.
Terror e sofrimento são muitas vezes comuns nesse livro, que me deixou noites sem dormir para saber o que iria acontecer com as donzelas e os príncipes que nesses contos abitam.

O que dizer dessa diagramação? Está perfeita! A Editora Wish realmente caprichou em seu primeiro livro, e tenho certeza, que todos os outros que serão lançados terão uma diagramação especial e serão tão bonitos quanto.

Fico aqui, na ansiedade pelo próximo volume que com toda certeza trará histórias tão aterrorizantes e destruidoras de infância (hahahaha) quanto esse.

site: