A impostura científica em dez lições

A impostura científica em dez lições Michel de Pracontal

Resenhas - A Impostura Científica em Dez Lições

Leonardo 12/10/2011

Muito bom para quem quer aprender a identificar mentiras de todas as espécies
De Uri Geller (aquele que entortava colheres) ao homem do "Rá" do fantástico, este livro "ensina", em 10 lições ricamente detalhadas e exemplificadas, como criar uma mentira científica, fantástico, muito bom, Trata-se de um livro grande, de certa forma "pesado", mas recomendo a leitura. Lendo este livro me lembrei muito da frase de Einsten, "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

heliogabalus 13/09/2020

Eu tenho o hábito de evitar saber demais sobre o livro antes de começar a leitura, e às vezes tenho uma surpresa agradável. O que não foi o caso com esse livro. Eu esperava que fosse uma obra moderna e dinâmica, em um estilo semelhante ao de Harari, e quebrei a cara. A leitura é densa e um prato cheio pra quem gosta de metáforas e exemplos aprofundados. O estilo do escritor é sarcástico e cheio de "oras". Eu me diverti em algumas passagens e provavelmente aprendi uma ou outra coisa, mas não compensa o trabalho que tive pra avançar pelas páginas.

As lições são bem abrangentes, apresentando exemplos de imposturas em áreas diversas, como medicina, física quântica, matemática, astrologia, psicocinese entre outras. Senti falta de um pouco mais de objetividade, o autor se perdeu um pouco nas histórias e explicações teóricas e eu me perdi mais ainda.

Acredito que talvez essa leitura esteja alguns níveis acima da minha capacidade intelectual, portanto não consegui aproveitá-la e, inclusive, caí no sono mais de uma vez. Se você for uma pessoa culta de meia idade do século passado, sentada diante da lareira com um charuto quem sabe essa leitura seja pra você.

Rui Alencar 03/01/2012

Apesar de bem-humorado, achei um livro muito cansativo...