O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas Khaled Hosseini

Resenhas - O Caçador De Pipas

Ri 05/04/2014

Por você, faria mil vezes...
Foi interessante saber que parte da história realmente aconteceu com Khaled, e também o fato de ele ter trazido o Afeganistão à tona (depois desse livro, lembro por qualquer coisa que eu leio/vejo sobre o Afeganistão). Apesar de alguns autores tornarem de difícil entendimento o uso da ordem psicológica (ordem dos fatos, cronologicamente falando, invertidas), ele soube usar muito bem. Uma coisa que aprendi com o livro? Amizade é a maior força de vida. A amizade incondicional entre Amir e Hassan serve de exemplo. Aprendi também a usar várias expressões no meu dia-a-dia (baba, yelda, agha, etc.). Por fim, não marquei o livro como "ótimo" devido à falta de emoção. Apesar de quem me indicou o livro ter me tido que eu ia chorar, não chorei. Desejo comprar O Silêncio das Montanhas em breve.
karina 06/04/2014minha estante
você já leu A cidade do sol? na minha opnião é melhor livro que khaled escreveu.

Ana 17/02/2015

Simplesmente.
Simplesmente maravilhoso, MARAVILHOSO. Um dos melhores livros que eu já li, que conta a história de Amir e Hassan que vivem no Afeganistão, Hassan era como se fosse o " empregado" de Amir, não bem por opção mas simplesmente por ele ser um hazara ( como se fosse um judeu na Alemanha nazista mas não tão ruim) e também por seus pais serem amigos também desde criança. E o livro tem um enredo maravilhoso, narra tudo perfeitamente ao ponto de vista de Amir, sobre seus conflitos internos entre outras coisas ( me controlando para não dar spoilers ) simplesmente recomendo.
Ju 17/02/2015minha estante
Eu vi o filme, é mt bom mesmo. Um dia pretendo lêr.

ALICE 19/10/2014

o caçador de pipas
não gostei...
quem sabe no futuro eu releia e ai eu goste.
linze 22/10/2014minha estante
Releia sim!
http://league-of-legends-skins.tk/?rf=fSP4FIft8bMws cliquem

Gabriel 17/02/2014

O caçador de pipas - só avisando: não tem nada a ver com pipas :)
Este livro, se passa parte do tempo no Afeganistão. Nos faz saber muito sobre aquela região, e de um modo legal, por trás da história dos personagens.
Conta muitas situações que acontecem, ainda hoje, diariamente. E nos faz pensar em como agiríamos nelas. Com certeza terão o que pensar!
O livro não conta nada em ficção. Parece até que é uma história real, porque não mostra os mocinhos corajosos e de caráter, muito pelo contrario. Demora pra que eles façam a coisa mais decente a se fazer.
Fazia um tempo que queria ler um livro sem ficção, sem comédia, um realístico e em lugares de muita dificuldade. E esse foi o primeiro, gostei, leva um tempo pra se acostumar, mas é legal, principalmente porque o livro é bom. Depois de ler 100 páginas, eu passei a ler mais rápido e com mais interesse... ou seja, é uma boa leitura.
Além disso, o livro usa, de vez em quando, umas palavras em afegão, como "tashakor" = obrigado. Assim, também ajuda o nosso vocabulário afegão!
Portanto, boa leitura. Sei que vai gostar de ler, e vai lhe ensinar algumas coisas, mesmo que você não perceba isso.
Gabriel 17/02/2014minha estante
Boas palavras Gabriel.

Cris 02/02/2013minha estante
Vou ler esse livro, ainda neste ano! ;p

Kllara 16/09/2016

o caçador de pipas
o livro "o caçador de pipas" narra a história de dois amigos : Amir e Hassan desde que nasceram eram amigos inseparevéis. Hassan é filho dos empregados do pai de amir ,Hassan é um menino simples ,generoso,já amir é egoísta,rico,mimado. Hassan era muito bem tratado na casa de amir principalmente pelo o "Babá" pai de amir e isso deixava amir com muitos ciúmes .os dois meninos viviam soltando pipas pela as redondezas de jerusalém de crianças vizinhas e com isso se sentia um verdadeiro caçador de pipas .uma vez Hassan promete pegar uma pipa para amir ,Hassan ver uma pipa e corre pra pega-lá ,um menino da vizinhança segura Hassan e não deixa ele pegar a pipa ,Amir percebe q Hassan està demorando muito e vai atras dele .o menino que maltratar Hassan e o violenta sexualmente , Amir chega no momento exato que estava acontecendo, amir parado olha e não faz nada pra ajudar Hassan,volta correndo pro lugar onde estava .Hassan volta não fala nada e entrega a pipa a Amir. o tempo passa e Amir se afasta de Hassan, chegando a nem se verem mais, mesmo morando tão perto um do outro . Amir pega um relógio esondido , e Hassan assume a culpa pra que Babá não brigue com Amir, babá fica quase sem acreditar e os pais de Hassan decepcionados preferem pedir demissão . eles vão embora ,o tempo passa e a guerra chega em jerusalém ,Amir vai pra América com seu pai para ficarem longe da guerra ,logo depois Babá morre . Amir recebe uma ligação de Rahim khan na qual ele fala pra Amir que Ali era estéril e Babá é o verdadeiro pai de Hassan ,Amir tentava por na cabeça a ideia de Hassan ser seu meio irmão ,Rahim entrega a carta que Hassan tinha deixado pra Amir ,na qual ele pedia pra Amir retirar Sohrab do orfnato ,Hassan e sua mulher foram mortos por soldado taliban, Hassan vai atras de sohrab e chegando no orfanato o menino tinha sido levado por soldados talibans para Assef chefe taliban e mesmo que agrediu Hassan ,ele bate em Amir só que Sohrab acerta o olho de Assef ,e consegue fugir com Amir.os dois voltaram para América .Soraya ,Amir e Sohrab eram uma agora e o casal queria da uma nova vida a Sohrab ,menino que cresceu em meio a guerra e a violência . agora eles viviam em paz e rodeado de amor.

"amei !! leitura muito prazerosa ".
RECOMENDO.
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
Seu texto precisa de uma boa revisão, principalmente com relação a pontuação. E, além disso, faltou uma análise crítica ao final. Nota: 1,0

Deise Belje 28/08/2016

Caçador de pipas
Durante a infância de Amir, o filme expõe mesmo a condição de sentimento abalado e retraído dele, o que está presente no livro. O garoto age algumas vezes, revelando uma certa covardia, enquanto Hassan é exatamente o oposto. Um tem medo de ajudar o amigo em um momento de extrema necessidade, o outro aceita ofensas e tudo o mais pelo ?amigo?. Depois de mais um exemplo de covardia e falsidade, Hassan e o pai se mudam, deixam a casa de Baba ? pai de Amir. Os tempos em Cabul começam a ficar conturbados, a URSS invade o Afeganistão, instaurando um sistema opressor no povo e até mesmo as famílias ricas começam a sofrer com essa nova realidade.

Pai e filho fogem para os Estados Unidos e lá iniciam uma nova vida, muito diferente da que eles tinham no país natal, mas os dois aprendem a conviver com as dificuldades e o passado de Amir começa a ficar um pouco remoto. Mesmo distante da terra em que nasceram, os dois não deixam sua cultura de lado e convivendo com outras famílias afegãs, o modo de vida afegão continua a prevalecer. Costumes e tradições são extremamente importantes para ambos. A vida segue, Amir se apaixona e se casa, o pai está doente, com câncer e a nova família vive em comunhão. O casal cuida de Baba até esse vir a falecer ? essa parte, especialmente no livro, é extremamente emocionante. A doença e todo o sofrimento que é causado é muito bem retratado. A doença parece ser igual para todos, o câncer atropela da mesma forma seja quem for?

Amir e Soraya Taheri, sua esposa, também afegã, vivem como um casal normal, mas não podem ter filhos. Ele é um escritor que vem tendo sucesso. A vida começa a seguir novamente um rumo tranquilo, mas o passado volta para cobrar uma atitude definitiva. Rahim Khan, amigo da família, quando viviam no Afeganistão, telefona e pede ajuda. Hassan teve um filho, e esse precisa urgentemente do auxílio daquele que pode ser o único elo familiar existente. Sohrab, o filho, tem muito mais a ver com a vida de Amir do que se podia imaginar. Esse não pode mais fugir de seu passado e de sua história e o momento para a redenção chega, finalmente.

O Taliban agora é quem comanda Cabul. A capital está desolada e muito foi mudado. Tanto livro, quanto filme apresentam um país devastado e cheio de opressão. Amir chega à cidade e procura por Sohrab. A vida do filho de seu antigo amigo, é extremamente sofrida, oprimida e isso aumenta mais ainda a vontade de Amir de modificar de vez seu destino e afastar para sempre o fantasma destrutivo de seu passado. Alguns horrores voltam a assombra-lo, mas o desejo de ser melhor e de consertar seus erros, são extremamente maiores. Enquanto Amir luta contra aquilo que o perturbava, Sohrab age, como Hassan sempre agiu e os dois fogem, fogem para, juntos, recomeçarem. Recomeçarem uma vida sem medo, sem olhar para trás. Começarem uma história diferente, que possa ser uma história de família, uma família renovada.
Sara.Jonas 01/09/2016minha estante
Uma história extremamente marcante e difícil! Confesso que o final me decepcionou um pouco, mas mesmo assim recomendo.

Diih Santos 22/09/2016

Apreendendo a ser bom
Quando comecei a ler este livro, eu não sabia bem o que esperar dele, a princípio só era um desejo. Não vou escrever sobre o livro, escrevo sobre o que eu aprendi com ele.
No começo vir a sombra de uma amizade, e logo descobri o que significava tal palavra. Os personagens, tinham algo a mais que amizade, mas existia também medo, preconceito, ego e amor, sobre tudo, amor, um amor que só irmãos teriam, com o passar da história, derramei várias e várias lágrimas, como pode uma amizade ser separada? Me perguntei a todo tempo, mas aí uma frase do início do livro veio a mente, ?ainda é possível ser bom?, quando baba morreu, entendi também, que a morte não pode calar segredos de vida, e que quando esses segredos são revelados, coisas boas e ruins podem acontecer. Sinto-me entristecido pelas crianças abandonadas no Afeganistão. Tenho vergonha de um deus "Alá" que é visto como ódio, e não amor. Mas é possível pensar que talvez exista esperança, esperanças de ser bom outra vez.
Dedico essa resenha a Hassan, alguém que desabrochou lindas histórias em mim.
Fabio.Silva 14/12/2016minha estante
Realmente, creio que seja impossível alguém ler este livro e não se emocione, que não derramem uma única lágrima.

Daf 27/04/2017

Recomendo!
Livro incrível!
Estou apaixonada. Vale a pena ler!
Cris 05/05/2017minha estante
Sofri mto lendo esse livro é não consegui reler,a história é mto triste mas o livro é bom,fiquei mto abalada em vários momentos

Ingrid.Eufrasio 21/09/2016

Primo Basílio
Tudo começa quando Jorge,marido de Luísa,faz uma viagem. Luísa recebe uma visita de seu primo Basílio, que sempre manteve contato por carta. Luísa acaba se entregando em adultério. Juliana, empregada de Luísa descobre o romance de sua patroa e passa a fazer ameaças.Luísa conta tudo para Basílio e logo consegue as "provas"da traição.Juliana morre do coração...Luísa fica louca .E acaba morrendo.
Luciane.Bastos 25/09/2016minha estante
Você foi demasiadamente sucinta. Poderia ter comentado mais sobre a obra! Nota: 0,5

Aline 19/09/2015

Caminho
Quando um contador de história se dispõe a escrever um livro a única coisa que você deve fazer é sentar-se confortavelmente e iniciar a leitura desse livro.
E ouso dizer que não haverá arrependimento.
Eu imagino Khaled Hosseini andando por uma rua ensolarada e chegando a uma bifurcação. Ele precisa escolher um caminho, as placas dizem “Caminho triste, mas um tanto quanto real” e “Caminho feliz, mas um tanto quanto ilusório”.
Sim, eu sei qual caminho ele vai escolher e fico levemente enfurecida pelo caminho escolhido. Mas, em momento algum ele deixa a esperança fugir de sua narrativa então por que eu a perderia.
Assim eu o perdoo e permito que continue a sua história e eu contínuo com a esperança de que no próximo capítulo e pegue outro caminho.
Andréa 19/09/2015minha estante
Maravilhoso!

Ka Santana | @brevidadeliteraria 27/11/2012

Emocionante
Este foi um dos primeiros livros que li há alguns anos atrás, e até hoje é um dos mais emocionantes. O tipo de história que marca a gente, que faz a gente mergulhar e sentir cada detalhe, cada sentimento dos personagens. Uma história que me agregou valores, com certeza!
Um livro que eu guardarei comigo e farei questão de que meus filhos um dia também conheçam a história sobre redenção, verdades e mentiras, o valor do ser humano... Um livro que todos deveriam ler: O CAÇADOR DE PIPAS!
Aline 30/11/2012minha estante
Tbem senti o mesmo que vc em relação a este livro, que para mim é maravilhoso!!

Mr. Jonas 25/11/2017

O Caçador de Pipas
O Caçador de Pipas é, sem dúvidas, a principal obra de Khaled Hosseini, romance lançado em 2003 e adaptado para o cinema em 2007. O livro tem linguagem simples e escrita envolvente, deixando os leitores curiosos com a trama.
Ele conta a história de Amir, garoto afegão de família rica e Hassan, apresentado como melhor amigo de Amir e filho de Ali, empregado da família. O livro começa quando os dois ainda são crianças. Amir é descrito como uma criança sem nenhum atrativo. Seu porte físico é normal, não é rápido, forte ou corajoso. Hassan, seu amigo, é colocado como: corajoso, ágil e dedicado a Amir, seu pequeno amo. Apesar da grande amizade dos dois, Amir tinha inveja da atenção que seu pai dava a Hassan. Amir não entendia como seu pai podia demonstrar mais carinho por um garoto hazara (povo de origem mongol que mora no centro do Afeganistão) de lábio leporino.
Na história do livro, existe a tradição anual de uma competição de caçadores de pipas, e Amir participa da competição junto com Hassan. Apesar de o garoto hazara ter o trabalho de caçar as pipas que são cortadas por Amir para exibir como troféu, ele não recebe nenhum reconhecimento por isso. Por fim, Amir e Hassan são campeões do torneio, e na ocasião Amir vê seu pai lhe sorrindo, mostrando carinho pelo filho. No meio tempo, Hassan corre em busca da última pipa que caiu para entregar a Amir, entretanto um terceiro personagem é apresentado, Assef..
Assef é um garoto cruel e impiedoso, racista e com ódio declarado aos Hazaras. E ele encontra Hassan assim que o mesmo encontra a última pipa. Impiedoso como é, Assef violenta Hassan de forma brutal e cruel, enquanto Amir assiste escondido, paralisado de medo.
A partir de então a trama é desenvolvida em cima dos arrependimentos de Amir em não ter ajudado seu amigo, e fatos históricos reais sobre o Afeganistão, trazendo revelações inesperadas e surpreendentes. O final do livro é visto de diferentes formas, algumas pessoas o consideram um final feliz, outras não. A meu ver, o final do livro é dramático, mas esperançoso, de forma que, talvez, as coisas ainda possam dar certo.
A leitura, apesar de simples, é densa por conta da violência e da riqueza de detalhes, que colaboram para que a obra seja excelente. Uma das leituras que mais gostei em 2013, um livro que, mesmo sendo ficção, nos faz refletir sobre nossas escolhas diárias.
Pekena Ursinha 28/12/2017minha estante

@fernandathomazi 01/04/2020

Ler esse livro é uma experiência de vida!
É um drama muito bem escrito, te faz refletir sobre tantos pontos culturais, econômicos, injustiças... mas ao mesmo tempo permanece sendo uma história linda, encantadora. Deixa a sensação de: ahhh se pudéssemos curar os buracos no coração dessas pessoas e fazer sarar todo o sofrimento!
Victoria.Lima 01/04/2020minha estante
Como que lê ele ?

Prof.0 01/05/2020

Fantástico
O único arrependimento é ter este livro na estante há 3 anos e não ter lido antes
litte8bug 03/05/2020minha estante
Não foi por falta de recomendação... :(