O Caçador de Pipas

O Caçador de Pipas Khaled Hosseini

Resenhas - O Caçador De Pipas

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Amir e Hassan vivem realidades muito diferentes. Amir é rico e Hassan é o filho de um caseiro. Amir tem o privilégio de ser um pashtun e Hassan é só um hazara. Amir é medroso e egoísta e Hassan é conhecido por sua coragem e dignidade. Apesar de todas as diferenças possíveis entre Amir e Hassan, eles são amigos. Mas a amizade deles é colocada a prova naquele inverno de 1975. O dia que mudaria a vida de ambos para sempre.

Parte da história dO Caçador de Pipas passa durante a guerra do Afeganistão e para ser sincera, eu temia que a história toda fosse sobre a guerra. Temia porque não gosto de histórias de guerra. Pelos menos as guerras modernas. Gosto sim de guerras da época em que a arma mais potente era um canhão. Da época em que os homens tinham que lutar corpo a corpo contra espadas e flechas. Da época em que havia grandes líderes e homens acreditavam lutar por um bem comum. Entretanto, a guerra do Afeganistão é somente o pano de fundo para uma história muito mais profunda sobre amizade, traição e principalmente, redenção.

Em alguns momentos, durante a leitura do livro, imaginei que se colocasse um nome duplo ao personagen principal, como Amir Antônio, por exemplo, O Caçador de Pipas viraria um grande drama mexicano. Porque, gente, é muita desgraça e reviravoltas na vida de uma pessoa só. Mas em nenhum momento a trama se tornou piegas. Pelo contrário. Me peguei muitas vezes refletindo como um simples ato, uma simples escolha pode selar o nosso destino para sempre.

Khaled Hosseini escreve de forma gostosa, leve e consegue te prender muito bem. Vale cada página lida e não vejo a hora de ver o filme. ;)

site: randomicidades.wordpress.com/
Cau 30/11/2010minha estante
Resenha perfeita, simplesmente perfeita. Amir Antônio? Acho que Amir César é bem mais bonito! hasuahsuah (Não posso negar que viraria, sim um grande drama mexicano!)

Tábata Kotowiski 30/11/2010minha estante
rsrsrsrsrsrs

Obrigada, Cau! ;)

Allan.Fenelon 22/08/2011minha estante
perfeita a resenha.

friendly 15/08/2012minha estante
Concordo...

... gente, é muita desgraça e reviravoltas na vida de uma pessoa só. Mas em nenhum momento a trama se tornou piegas. Pelo contrário.

Flavia 16/12/2013minha estante
Concordo,é triste , comovente e me fez refletir como nossas atitudes afetam a vida dos outros.

Ana 18/06/2014minha estante
Adorei sua resenha, vou ler o livro por causa dela" rs

bruno.martingil 27/02/2015minha estante

O livro em si é muito bom. Faz a gente repensar sobre várias coisas
em nossa vida e de como uma simples atitude pode te afetar pelo resto da vida.
Em certos momentos do livro vc pensa: "CARAMBA, QUE FDP!!!", ao mesmo tempo tendo raiva do personagem e curiosidade pra ver como a trama vai desenrolar. Mais uma vez o Khalled consegue nos envolver em sua trama.

OBS: Não chorei.

Isadora 23/04/2015minha estante
Chorei tanto D:
Meu livro preferido.

Tassy 30/12/2015minha estante
Realmente concordo com o que você disse.
A história é magnifica do começo ao fim e se um dia alguém me pedisse uma indicação faria desse livro por que simplesmente eu me apaixonei por ele e a forma como foi contada pelo escritor.

Emilia.GalvAo 15/06/2020minha estante
Confesso que eu chorei, o livro é intenso e quando se trata de criança, pelo sofrimento que ele passou... É muito tristeza e dias escuros para uma criança só... ?

Santiago.Leon 22/07/2020minha estante
Nossa que leitura viu? Chorei demais

Gabriela.Freire 03/01/2021minha estante
Sem sombra de dúvidas , meu preferido

Adriel 19/01/2021minha estante
quando li tinha uns 13 anos...me deu um nó na garganta daqueles...que livro!!!

Silneide 02/03/2021minha estante
Ola ... Como faço pra ler nesse app. Tem que compartilhar , salvar ou o que posso fazer , não entendi esse app

Sasa 23/05/2021minha estante
Como lê o livro

Leitor de horror 11/01/2022minha estante
Um livro perfeito, completamente sem defeito, tanto na narrativa quanto na história.

Ana 27/05/2022minha estante
Resenha incrível! Concordo superrr

Marcos774 11/07/2022minha estante
Um dos livros mais tristes que li. Tristeza sem fim. ?

Vall 30/07/2022minha estante
Alguém me ajuda, como ler livro nesse app ?

Nicole300 30/10/2022minha estante
Eu amei esse livro, a escrita me prendeu muito, a história é interessante e te passa mensagens importantes.

MAnica 21/11/2022minha estante
Alguém me ajuda, como eu faço pra abrir o livro ?

Adilson.Staffen 10/07/2023minha estante
Ótima resenha. Li e chorei, um livro muito triste ?

mariana113 05/12/2023minha estante
EU CHOREI TANTO

JoAo366 14/12/2023minha estante
Meu xodó...Um dos primeiros livros que me fizeram chorar...

Vanessa1641 02/01/2024minha estante
Li esse livro há 12 anos, e é incrível como ainda é tão vivo em minha memória, é sempre o primeiro que indico pra qualquer pessoa.
Já o filme achei péssimo.

Alexandra.Lisboa 20/03/2024minha estante
Já faz uns bons anos que li esse livros. No entanto, até hoje sinto um nó na garganta ao relembrar de tudo que li.... quanto chorei enquanto o lia!
Meu livro preferido até hoje

Fabio 19/04/2024

"Um oceano de lágrimas"
Publicado em 2003, "O Caçador de Pipas", é o premiadíssimo romance escrito pelo afegão Khaled Hosseini, e nos conta a bela e melancólica história de Amir, um garoto afegão que, atormentado pela compunção da traição, passa a vida desejando obstinadamente por redenção e paz de espirito.

Ambientando em um período turbulento da história do Afeganistão, entre 1970 e 2001, conhecemos boa parte do passado recente da nação, desde a pré-guerra, o golpe militar, permeando a invasão dos comunistas, até o domínio talibã, e o desmoronamento das estruturas sócio-políticas e econômicas do pais.

Narrado em primeira pessoa em forma de relato autobiográfico sob perspectiva de Amir, somos apresentados a um protagonista complexo, repleto de imperfeições e contradições, que nasceu em "berço de ouro". Filho único, sem a mãe, vive em um ambiente predominantemente masculino, portanto tenta de todas as maneiras a aprovação do pai (Baba), um rico, influente e respeitado homem da sociedade afegã, que por ser autêntico e pugnador, sempre conseguiu seus intentos, e detém, portando o mais alto prestigio dentro da comunidade em Cabul. Amir, ainda nos apresenta a Hassan, que por sua vez, é um garoto de origem humilde, de coração nobre e leal, cheio de vida, filho de Ali, intendente de Baba. A trama se desenvolve em torno da complexa relação entre Amir e Hassan, que ao compartilharem uma profunda e misteriosa conexão, provam do amor à inveja, da coragem à covardia, da traição ao arrependimento. A amizade entre os dois garotos é provada diversas vezes ao longo da história, e as convenções sociais e culturais, a intolerância religiosa, sobretudo o etnocentrismo arábico, acabam por influenciar essa amizade e evidencia discrepância moral entre os dois jovens.

"O Caçador de Pipas" nos entrega um enredo não linear, que alterna entre flashbacks da infância de Amir em Cabul e sua vida adulta nos Estados Unidos, e essa estrutura narrativa imprime ainda mais complexidade a história, nos revelando que as escolhas e ações do passado, afetam de forma avassaladora o presente e o futuro, e que os traumas adquiridos, são como grilhões que nos aprisionam por toda uma vida.

Combinando intensidade, sensibilidade e gravidade, Khaled Hosseini, nos entrega um belíssimo e ardoroso texto, de narrativa fluida e envolvente, repleto de reviravoltas inesperadas, cenas enternecedoras e passagens extremamente melancólicas, que enlaça o leitor desde as primeiras linhas, e o conduz por caminhos soturnos, quando nos apresenta o pior do ser humano e suas atrocidades.

"O Caçador de Pipas" é uma jornada de autoconhecimento, remissão e reconciliação, que nos impõe a refletir sobre as nossas próprias escolhas e a maneira como lidamos com as consequências da precedente volição. E nos convida a encarar o cerne dos nossos medos, das nossas aflições, sobretudo nos incita a escrutinar o âmago do ser, e a distinguir a origem dos nossos traumas, e os incômodos entraves que nos acompanham ao longo da vida.

Hosseini, descreve com maestria, a essência do pais e de seu povo e nos transporta de forma vivida a um Afeganistão dos anos 70, prospero e sereno, e que invadido pelas forças soviéticas, perderam sua essência, e o bem mais precioso, a liberdade. Entretanto, o autor, atinge o leitor ao evidenciar de forma bem minuciosa e explícita, que a maior derrocada afegã  surgiu no seio do seu próprio povo, quando o regime talibã destroçou a nação com a barbárie e a miséria. E essa ambientação incrivelmente realista e fiel, contribui para a imersão e nos apresenta de forma magistral a cultura afegã e suas peculiaridades.

"O Caçador de Pipas",  aborda ainda temas universais como a busca por redenção e paz de espírito, o peso da culpa, a importância das relações afetivas e das amizades verdadeiras, a complexidade das relações familiares e as convenções sociais, e também discorre sobre conservadorismo, e a desvalorização da vida humana durante a guerra.

Em "O Caçador de Pipas", vislumbramos ainda, o talento excepcional de Hosseini na contrução e desenvolvimento de personagens, e mesmo o elenco secundário, cresce de forma acentuada e influência no desenvolvimento e na contrução do enredo, e acaba por contribuir e abrilhantar a trama, e  dar ainda mais vivacidade e tonalidade a historia.

Em Suma, "O Caçador de Pipas" é uma  obra-prima da literatura contemporânea, que, pungente, emociona, ilumina e remete a uma profunda  reflexão sobre a condição humana e suas relações. Hosseini teceu uma uma trama enternecedora e complexa, que ecoa em nossas mentes muito tempo após o término da leitura, manifestando interiormente uma profunda reverberação e uma cartase pessoal. Ao perscrutar a mente, Hosseini, nos propõe dilemas dicotômicos entre a honradez e a covardia, entre o medo e a coragem, entre o amor e o ciúmes, entretanto, não condena ou exalta, mas, de forma tácita no ensina que, invariavelmente todo ser busca por redenção, e todo aquele que a encontra, descobre a verdadeira paz.

Raras vezes na minha vida como leitor eu me deparei com um livro tão emocionante, capaz de tocar tão profundamente no coração como "O Caçador de Pipas". Sua narrativa sensível e melancólica deixou marcas indeléveis em minha experiência literária.
Duda.bae 19/04/2024minha estante
Esse eu só assisti ao filme muitos anos atrás. Mas o livro deve ser mais bonito ainda. Resenha perfeita como sempre, Fabio! ?????

Peter.Molina 19/04/2024minha estante
Impossível não gostar desse livro! Excelente resenha!

Carolina165 20/04/2024minha estante
Excelente resenha Fábio!! Adorei!! ????????????? Muito bem escrita!! ???

Rute.Lessa 20/04/2024minha estante
Esse livro é sensacional. Um soco no estômago, choros contidos e lágrimas nos olhos. Para quem gosto de histórias nada perfeitas.

Kat 20/04/2024minha estante
Concordo demais, Fábio. É uma obra-prima contemporânea ?

Elton.Oliveira 20/04/2024minha estante
Parabéns Fábio ! Belo texto ???... Pretendo ler esse em breve também! Por seus comentários, vemos que realmente é uma livraço ??????

Fabio 20/04/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado pela sempre presença e por todo carinho!???
Eu nunca assisti o filme,mas já esto providenciando para assistir, e logo mais vou iniciar o Cidade do Sol do mesmo autor, que muito dizem ser ainda mais emocionante!??

Fabio 20/04/2024minha estante
Peter, concordo contigo. Impossível não amar este livro!
Muito obrigado, meu amigo!?

Fabio 20/04/2024minha estante
Rute, eu gostei tanto deste livro e me deixei levar tanto pela emocionante história, que travei ao escrever a resenha, e precisei de alguns dias para ruminar a história.
Um livro dos mais impactantes que já li!

Fabio 20/04/2024minha estante
Kat, minha querida, não tem outra definição para essa obra!?

Fabio 20/04/2024minha estante
Elton, meu amigo, muito obrigado pelas palavras!??
Meu irmão, leia, e descobrirá que este livro é uma preciosidade!!!
Vou aguardar suas impressões!!!

Fabio 20/04/2024minha estante
Carolzinha, minha querida, muito obrigado!?
Fico imensamente feliz que tenha gostado da resenha, mas, principalmente pela sua presença, ???

Yanne0 20/04/2024minha estante
Só de ler a resenha e de relembrar o que esse livro fala me deu vontade de chorar ?? Belíssimo texto esse q vc escreveu, amigo! ??

Mariana 20/04/2024minha estante
Ameiiii muito sua resenha meu amigo ?????? Arrasou!! Parabéns por mais uma obra belíssima, tenho certeza que suas pontuações são melhores que o próprio livro. Sua sensibilidade em analisar todo o contexto da obra, na escolha de suas palavras, incríveis por sinal, sempre me surpreende!! Um prazer lê -lo!!! ??????????????????

Regis 20/04/2024minha estante
Adorei muito sua resenha, querido Fábio!! Você transmitiu de forma sensível o sentido desse livro. ???
Essa história tem uma cena impactante que nunca esqueci, tornando essa leitura memorável para mim.

Fabio.Nunes 20/04/2024minha estante
Com dois parágrafos eu já estava convencido meu amigo. Parabéns pela excepcional resenha!

Carolina165 20/04/2024minha estante
Já tava sentindo falta da sua resenha Fábio!! ??

Adna31 20/04/2024minha estante
Que resenha ????????

Fabio 20/04/2024minha estante
Yanne, minha querida, muito obrigado pelas palavras!???
Ficou feliz que a resenha tenha desespertado essas lembrancas em ti!!!???

Fabio 20/04/2024minha estante
Mari, minha amiga querida, muito obrigado por todas essas belíssimas palavras!???
Obrigado pela presença, pela paciência e principalmente pelo incentivo de sempre!?
Você é demais minha amiga!!!??

Fabio 20/04/2024minha estante
Regis, você é uma resenhista maravily, então fico extremamente lisonjeado com suas palavras, muito obrigado!?
Me conta qual a cena, Regis!?

Fabio 20/04/2024minha estante
Fabão, meu amigo, muito obrigado!?
Fico imensamente feliz, que tenha te convencido a ler esta obra prima da literatura!
Meu amigo, só não recomendo ler em público... Você vai entender! Kkkk
Prepare os lenços! Kkkk

Fabio 20/04/2024minha estante
Ahhh Carolzinha, minha querida!??????

Adna, Murilo obrigado!???

Carolina.Gomes 20/04/2024minha estante
Exatamente! Amei

Mariana 20/04/2024minha estante
Meu amigo, sempre será um prazer e sempre estarei aqui ?????????????

Fabio 20/04/2024minha estante
Carol, como não amar esse livro? Impossível!!!??

Fabio 20/04/2024minha estante
Mari, eu sei que sim, e faço das suas as minhas palavras!???

Valesca.Castelani 20/04/2024minha estante
Resenha espetacular
Obrigado por nos apresentar um pouco dessa bela história

Fabio 20/04/2024minha estante
Val, minha querida, muito obrigado pelo carinho!?
Este livro me impactou demais!!!???

Caroline.Factum 21/04/2024minha estante
Se nao leu A Cidade do Sol do mesmo autor eu indico.

Valesca.Castelani 21/04/2024minha estante
Acredito que sim uma história muito forte

Sandra.Rodrigues 21/04/2024minha estante
Emocionante ? adorei esse livro.
Ótima resenha ????

Fabio 21/04/2024minha estante
Caroline, a Cidade do Sol, está na minha lista de próximos! ?
Obrigado pela dica!!!?

Forte demais, Val?

Sandra, muito obrigado!?
Acho que nunca li um livro tão emocionante como este!

-Rachel 21/04/2024minha estante
Que saudade eu estava de ler suas resenhas incríveis ??
Parabéns por mais uma escrita excelente, Fabio! Você não erra nunca. ???

Fabio 21/04/2024minha estante
Ahhh Rachel, minha querida,???... eu estava com saudades das suas resenhas!??
Muito obrigado pelo carinho de sempre!?????????

Sandra.Rodrigues 21/04/2024minha estante
Já li Cidade do sol, você vai gostar, eu adorei, Khaled Hosseini, é ótimo!!!

Fabio 21/04/2024minha estante
Sandra, eu só estou ouvindo maravilhas sobre, Cidade do Sol, e agora, depois do seu comentário, fico ainda mais ansioso para começar logo a leitura!
Obrigado ,por mais uma dica, minha querida!??

CPF1964 21/04/2024minha estante
Resenha MARAVILHOSA, Fábio. ????? Eu iria dar nota 9,9 para esta resenha. Mas ao ver "indeléveis" resolvi dar nota 10....????

Fabio 21/04/2024minha estante
Cassius meu amigo só você kkkkkkkkkk????????????
Então, muito obrigado pelo 10 ???

NayLyra 22/04/2024minha estante
Esse é pesado. Muito bom !

Fabio 22/04/2024minha estante
Oooo se é Nay, mas é maravilhoso também!?

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 18/08/2021

"Por você, faria isso mil vezes"
Com as tristes notícias do Afeganistão, me recordei deste livro incrível que li no ano passado e não poderia deixar de resenha-lo.

Assim como em "A Cidade do Sol", realizamos uma verdadeira pesquisa ao ler ambos os livros, pois apesar de parecer um pouco confuso no começo, com alguns grupos étnicos e guerras, entendemos ao longo da história tudo o que acontece de uma forma clara. O melhor de se aprender com uma literatura de tal nível, com certeza é não esquecer mais, já que são leituras marcantes, com passagens e personagens fortes.

"O Caçador de Pipas" relata a vida e a amizade de Amir e Hassan, duas crianças criadas juntas desde o nascimento, assim como seus pais, apesar de suas diferenças serem um incômodo para preconceituosos. Hassan é um menino hazara - sendo esta uma etnia do Afeganistão que exerce funções como serviçais, e de religião xiita. Amir, filho do patrão da casa, era um menino sunita. Entretanto, nos emocionamos como duas crianças não fazem ideia das diferenças que o mundo as impõem, mas em especial com o coração de Hassan. Um fato então muda suas vidas e causa uma separação. Desde então muitas coisas acontecem não só em Cabul com a tomada soviética, mas gerando uma segunda chance a Amir.

Durante todo esse processo de crescimento das personagens, nos deparamos com todas as dificuldades reais enfrentadas por aqueles que não queriam perder a liberdade ou a vida para extremistas. Há a presença de relatos e cenas tristes, sendo ainda muito parecidas com as da Segunda Guerra, já que se tratam de momentos cruéis.

Apesar de seus momentos fictícios, Hosseini faz com que pareça parte da realidade contada. Entendemos como se deu a intervenção dos EUA contra o Talibã, trazendo de tal forma mudanças e investimentos para escolas, universidades e hospitais. Mulheres passaram a pertencer a escolas e posições de destaque. Porém, há dificuldades por conta da violência. Infelizmente, como não houve qualquer pretensão de paz entre os grupos étnicos, em foco sobre o Talibã, quem sai mais em danos são as mulheres, e seus direitos. Como é o triste caso de Malala Yousafzai. Esperamos o melhor em prol dos inocentes!

Para conferir esta resenha completa, confira no instagram: @pontoparagrafo23
Ou ainda em nosso site: pontoparagrafo.art.br

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-o-caçador-de-pipas
Juliana 19/08/2021minha estante
Esse livro é lindo demais!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 19/08/2021minha estante
Não é?? Faz um ano que li, até hoje aperta o peito algumas passagens

Juliana 19/08/2021minha estante
Eu li há anos, mas essa frase do final (que vc usou no título da resenha) me deixa a beira das lágrimas só de lembrar. Acho esse livro inesquecível! E acabei de ler Cidade do Sol, amei também ??????

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/08/2021minha estante
Essa frase é linda mesmo... Lembro do Hassan, que menino maravilhoso. A Cidade do Sol que eu li há uns 10 anos, mas é tão bom quanto mesmo. Pretend reler assim que possível. Hosseini manda ver

Paulo2144 22/08/2021minha estante
Valeu. Coloquei na minha lista de leitura.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/09/2021minha estante
Vai adorar, com certeza

lia 07/05/2021

Depois de muuuito tempo, consegui sair da ressaca literária com esse livro. E que livro! A emoção e sentimentos que ele passa são muito intensos. Hassan e Amir são dois melhores amigos que se amam, porém têm realidades muito diferentes. E quando uma prova dessa amizade se faz necessária, as coisas desandam e os dois tomam rumos muito diferentes. Chorei, precisei dar um tempo pra me recuperar de algumas cenas e senti demais. Perfeito.
Pitaiazul 07/05/2021minha estante
É realmente um livro fortíssimo!

Lucas L 07/01/2009

Maldita Propaganda
Eu ouvi falar tão bem desse livro, tanto de revistas semanais quanto de pessoas próximas que logo pensei: "deve ser o melhor livro do mundo! Esse livro vai mudar minha vida."
Peguei emprestado com um amigo e o li até com uma certa repidez no início. No meio da história veio uma preguiça fenomenal porém, mesmo assim, eu terminei de ler Caçador de pipas. Quando eu li a última página....
que tristeza, que livro ruim....
história frouxa e cheio de cliches.
Agora estou mais atento com esse execesso de propaganda para não ser tentado a ler outro livro parecido com esse
Carla Floriana 19/05/2011minha estante
Lucas, tive exatamente a mesma sensação, e, para piorar li também a "a menina que roubava livros", fiz o mesmo que vc, li, achei chato, deu preguiça, mas fui até o fim, no final... nada... acho difícil que me peguem novamente nesses marketings de aeroporto, ninguém merece.

Medina 04/06/2011minha estante
Um Livro não se torna bom e famoso apenas pelo seu ritmo! Muito menos pela "propaganda". O que torna o livro bom é o que ele ensina, o que você consegue entender e guardar consigo mesmo. São valores que nos emocionam, mesmo sendo contados lentamente. Não se impressionar com isso seria o mesmo que não se impressionar com a realidade da vida.

Eddie 06/06/2011minha estante
Concordo plenamente com o Lucas e a Nanda. É um livro incrivelmente chato, sem um herói cativante e sem ritmo nenhum.

RPGventura 08/06/2011minha estante
O que eu não gostei no livro foi o personagem principal. Não entendi a reação dele depois que ele vê (aquilo). Achei completamente injusto e inexplicável o que ele fez com o outro garoto. Que personagem mais canalha e ridículo. Personagens principais precisam ter ALGUM atrativo.
De resto, a história é legal.

Franci 30/07/2011minha estante
a verdade é q os rebeldes sem causa tem q sempre ser do contra independente do q for.....

Lucas 11/11/2011minha estante
Um livro não precisa sempre ter um herói cativante. Não é esse o intuito do livro. Ele fala sobre arrependimento, culpa e redenção. Quem não gostou foi porque não esperava essa essência do livro. Para mim o livro merece 5 estrelas, mas respeito quem não gostou!

Bruna 19/12/2011minha estante
Lucas esse livro não é um daqueles livros que nascem pra fazer sucesso ele é um livro de reflexão e de critica. Ele não tem um herói nem um vilão único, e não era pra ter. O tipo do livro é assim. Sobre as indicações de revistas e de amigos antes de ler o livro só porque é muito indicado tente pegar referencias do autor do estilo do livro, como é narrativa e sobre o que é historia isso vai te ajudar a não cair mais em " ciladas" quando te indicarem um livro que literalmente " não faz o seu estilo".

Cath 13/07/2012minha estante
Sério que é isso que você conseguiu concluir com o livro?

Valentim 25/01/2013minha estante
Não entendo como as pessoas chamam esse livro de chato. Como se coisas assim não acontecesse. Mas acreditem, acontecem coisas piores e não tem heróis como nos livros.

Milton 23/03/2013minha estante
Livro fenomenal. Esse livro não é mera propaganda, os leitores que estão lendo isso por favor não desistam de ler, se o fizerem perderão de comtemplar uma das melhores historias já escritas.
O livro não é perfeito, claro, seria muita presunção da minha parte dizer isso, porém a riquesa com que é escrita, a mistura de sentimentos e personagens aliado a cultura afegã faz desse livro uma obra prima do gênero.

Luana 29/08/2013minha estante
As vezes não é a própria história ruim e nem o "estilo" do leitor que não bateu, mas sim a expectativa que nós mesmos criamos! Lemos o livro achando que cada palavra será surreal, escrita diretamente pra você, por um quase Deus... enquanto de fato pode ser ótimo mas você está preso as SUAS impressões estimadas!
Uma dica, além de claro, sempre procurar o assunto, o tipo de narrativa e outros..
É também ler com o coração aberto, livre! Só assim a gente consegue captar a essência, a lição de cada livro!

Gabriel 05/10/2013minha estante
Discordo plenamente de vocês , foi um dos melhores livros da minha vida o autor conduz uma história dramática do Inicio ao fim , não é igual muitas histórias que a partir de um momento começa a ficar boa,é simplesmente perfeito !

Cristina Fontes 07/10/2013minha estante
Não li o livro, mas confesso que a sinopse me chamou atenção. Pelo o que pude perceber uns aprovaram a leitura e outros não. Os gostos literários não são iguais. Discordo da colega Carla que falou mal sobre a obra "A menina que roubava livros". Foi uma das histórias mais lindas que já li, emocionante, cativante, o tipo de livro que você não consegue parar de ler. Nem sempre os bons livros falam de amor entre um casal de enamorados, ou do sobrenatural, ou comédia e, é isso que faz da leitura algo interessante.

Natália 31/10/2013minha estante
Nunca você deve começar a ler um livro achando que é o melhor livro do mundo, porque assim é óbvio que você vai se decepcionar. Temos que aprender a começar um livro com a mente aberta, sabendo que pode ser bom ou ruim, só assim você vai absorver o que realmente o livro tem de bom. Os pontos negativos sempre terão, só que se você esperar demais, você acaba "criando" mais coisas negativas do que realmente existe.(É só um conselho para todos) Beijos :)

Nanda 06/11/2013minha estante
Realmente um livro bastante aclamado pela crítica. Confesso que tentei. Algumas vezes entrei em lojas, peguei-o mas mãos...li a sinopse, abri, remexi. E me deu preguiça. Muita preguiça, da história, do cenário, enfim. Não li e não tenho vontade. E não foi como a Menina que Roubava Livros não. Esse último eu demorei um pouco para pegar no tranco da leitura porque não gostei do estilo da Morte, com aquelas pequenas pausas explicativas, que, no início, me enjoaram. Mas insisti e foi a melhor coisa que fiz, livro fantástico, cenário que chamou minha atenção, etc. Passei a adorar aquele estilo da Morte. E esse outro do Hosseini, A Cidade do Sol: vontade nenhuma também.

Thaynary 30/11/2013minha estante
Bem, devo dizer que também não gosto de propaganda que muitos fazem em relação aos livros quando os mesmos estão em lançamento, porém, gostei muito do livro "O Caçador de Pipas". Talvez o que tenha decepcionado muita gente tenha sido o fato de criar expectativas demais mediante ao livro. Eu não gosto muito de ler um livro quando ele está em lançamento porque é toda aquela mídia nele, e isso é o que faz com que muitas vezes nos decepcione. Por isso, li esse livro a alguns dias atrás, agora que ninguém faz muita propaganda, pode-se ver a essência real do livro, e, eu gostei muito. Para falar a verdade, gosto do estilo de escrita de Khaled Hosseini, e acho os livros dele fantásticos. Como nós seres humanos somos diferentes, uns gostam e outros desgostam... O que faz uma pessoa gostar de algo é exatamente a mesma coisa que faz a outra detestar. Eu por exemplo, adorei o livro "A Cidade do Sol", e, com toda a certeza foi um dos melhores livros que já li. Sei que muitos discordam, porém, quem discute coisas imutáveis é digno de pena.

Ane 15/12/2013minha estante
Como muitos já disse o problema é que criar expectativas demais sempre atrapalha, fato! Para mim foi e sempre será o melhor livro que já li e olhe que foi muitos, foi uma lição de vida! O certo a se fazer é não ficar ligando apenas para opinião dos outros e seguir a sua própria intuição

Vera 24/01/2014minha estante
quando acontece isso comigo normalmente eu paro de ler guardo o livro, e em outro momento recomeço a leitura e impressão que tinha do livro passa a ser totalmente diferente,acho que tem a ver com o momento que estamos vivendo. Khaled Hosseini é um contador de histórias magnífico, escreve com uma naturalidade tocante,eu daria mais uma chance ao livro e o leria novamente, vale a pena ler livros escritos assim, sem exageros, li recentemente o silêncio das montanhas dele, e amei a forma como ele nos envolve no cotidiano dos personagens, é comovente, não é qualquer livro por mais espetacular que seja, que o autor consegue te fazer se sentir parte dele,como um de seus personagens.É esse o diferencial de Khaled Hosseini

Rosimeire 07/10/2014minha estante
Achei o melhor livro de todos. Como já disseram o que atrapalha é a expectativa que geram antes de ler um livro.

naestantecolorida 07/10/2014minha estante
PERCEBO QUE GOSTO É ALGO INDISCUTÍVEL MESMO, ESTE LIVRO FOI UM DOS MELHORES QUE JÁ LI NA MINHA VIDA, É COMPLETO.

Barbara.Ferreira 13/07/2015minha estante
Lucas, se você ouviu dizer tão bem desse livro, tanto por pessoas conhecidas como na mídia, antes de tudo, deveria ter lido pelo menos UMA resenha para saber o "grosso" do conteúdo da obra. Não é um simples conto, com personagens sem ATRATIVO algum. Conta parte da história de uma nação, de seus costumes, de seus valores, de como a guerra torna a vida tão rara naquela parte do mundo.
Eu já li e reli pelo menos quatro vezes o livro e me emociono TODAS as vezes.
Talvez frouxa sejam as suas escolhas, que são feitas sem nenhum conhecimento e sai criticando uma obra espetacular como essa.

Mih 08/07/2020

Por você faria isso mil vezes
Título: O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini

É um livro sobre amor, amizade, lealdade, coragem, honra... O quanto você é capaz de se entregar pelo que sente e acredita

“Por você faria isso mil vezes”

Khaled Hosseini traça o fio dessa trama, onde nada é em vão, cada conversa e detalhe importa.

Amir é Hassan cresceram juntos, tiveram a mesma “ama de leite” e apesar disso as características de caráter vão se moldando de maneira diferente.

“Eu era pashtun, ele era hazara; Eu era sunita, ele era xiita.”

Dois mundos distintos, de um lado um com opções o outro tem seu destino traçado, o que faz refletir que não importa quanto poder e influência você demanda, sempre vai haver algo intangível que nasce com você, independente dos homens terem criado sistema que te faça duvidar disso.

“Era eu que ia ao colégio. Era eu que sabia escrever. Era eu o inteligente. Hassan não era capaz de ler nem um livro de primeira série, mas podia me ler como a maior facilidade”

Tendo como cenário o Afeganistão, no norte de Cabul, parte da infância decorreu antes do período de guerra, retratando uma infância com brincadeiras na rua, soltando pipas, um duro contraste com o que viria acontecer.

“A guerra não nega a decência. Pelo contrário, exige isso, muito mais que os tempos de paz.”

Ótima narrativa e construção de personagens, inevitável sentir variados sentimentos em relação a eles. Narrativa realista e emocionante.

“A muitas crianças no Afeganistão, mas pouca infância.”

O autor não tenta ser agradável, não realiza passes de mágica e “Voilà “ tudo se ajusta, Khaled não é esse autor carrega a coerência dentro da bagagem de cada personagens.

“Fiquei imaginando se era assim que brotava o perdão, não com as fanfarras da epifania, mas com a dor juntando as suas coisas, fazendo as suas trouxas indo embora, sorrateira, no meio da noite.”

É sobreo o quanto nossas atitudes podem modificar a nossa vida e as pessoas que nos cerca. E o mais importante que não podemos mudar o passado, porem temos como dever refletir, arrepender e nos perdoar.

site: comquallivroeuvou.wixsite.com/website / https://www.instagram.com/comquallivroeuvou/?hl=pt-br

Meneva 26/01/2022

Vida triste
Mesmo tendo um "final feliz" não supriu o sofrimento e tristeza dessa história.
Não bastasse o que aconteceu com Hassam quando criança, o fato era constantemente relembrado na história e, pra quem tem gatilho com isso, ficou bem difícil de ler.
Sei que nem vou conseguir olhar o filme por conta disso.
Adrienne 26/01/2022minha estante
eu assisti ao filme e não consegui ler o livro por motivo de gatilho. Muito pesado.

Joane 27/12/2022

Só tristeza
O que falar desse cenário tão triste, mas para falar a verdade eu amei o livro, só queria que tivesse um pouco de alegria ai.
É um livro que vinha tentado ler antes, mas realmente só esse ano saiu essa leitura e aproveitei bem, só que me quebrou um pouco a história em si kkkk
Muito bom, fora esse porém que eu coloco
Ah, me apeguei a certos personagens e me fez sofrer bastante. E todo o cenário, que receio ser bem realístico, é caótico e de dar aperto no coração.
É um livro especial, entretanto por tudo e ao mesmo tempo por causa de tudo
Ó dor!!! Amei amei kkkk ave

Bruna VJS 20/02/2024

Clássico Contemporâneo
Meu Deus, esse livro é um clássico!

Ele me fez sentir emoções profundas: culpa, raiva, remorso, felicidade, tristeza, saudade... E, mais importante, me fez repensar as minhas escolhas na vida.

Também é uma ótima introdução à História Contemporânea (1975 - 2003) do Afeganistão para aqueles que não conhecem muito do país (como eu).

Vale MUITO a leitura! Imperdível.

Agnaldo 19/06/2021

Um livro criado para viver e ser vivido
Não tenho nem palavras ou condições de falar sobre essa obra prima que me fez viver um turbilhão de emoções, e a única coisa que consigo dizer é que essa história só nós mostra um pedacinho de como é grande a injustiça no mundo e o quanto nossas decisões vão impactar no dia do amanhã. E uma coisa eu digo, esse livro faz a gente passar raiva, faz a gente sorrir ao lembrar da infância, faz a gente questionar nossas atitudes, faz gente chorar muito pelos acontecimentos e por fim faz a gente pensar se estamos fazendo realmente todo possível para ajudar as pessoas que nós salvam, nós ergue ou que pela gente fariam mil vezes o possível e o impossível para ver a gente bem e feliz.

antonio.mms 29/08/2020

Sobre o que é necessário para a redenção
O livro é narrado por Amir, que conta o caos de sua vida sob a perspectiva de suas origens afegãs ? desde uma infância carente de afeto paterno até uma vida adulta cheia de remorsos e fantasmas. A crueza com que Hosseini retrata todos os pontos de tensão da vida dos personagens faz o leitor encontrar uma identificação dolorida, seja ao perceber os grilhões que uma sociedade tradicionalista e em crise impõe, seja com a consciência persistente da culpa. Toda a narrativa é uma aula sobre perdão e empatia, mostrando a todo instante que nunca sabemos que tipo de demônios o outro enfrenta quando toma as próprias atitudes ? perdas familiares, saudades do país de origem, arrependimentos. Violentamente denso, mas igualmente maravilhoso de se ler.

favero.o 29/12/2022

"Mas cedo naquela manhã, quando verifiquei que não havia ninguém observando, fiz o que tinha feito vinte e seis anos atrás: coloquei um maço de cédulas amassadas debaixo de um colchão."

Thay 01/06/2021

Nao queria que acabasse
Um livro repleto de tragédias. Teve momentos que achei que nao conseguiria continuar a leitura, chorei muito e fiquei com raiva de Amir, mas ele era apenas um garoto egoísta e mimado que nao sabia lidar com seus sentimentos, e que acabou se tornando um homem honrado, e de certa forma conseguiu se redimir mais tarde.
O final é fantástico!

"Por você, faria isso mil vezes!"

jucarva_ 28/06/2023

Ciclo de Emoções....
Não concordo em classificar esse livro como romance, talvez como drama, mas são tantos acontecimentos e emoções que não acho justo o definir como um único gênero. Foi a segunda vez que li e fiquei chocada com o tanto de coisa que não lembrava. O tanto de plotwist que tem é inacreditável, quando você acha que sabe o que vai acontecer, o escritor vem e te surpreende totalmente. É uma longa história, não enjoativa, te prende bastante e sempre tem o "só mais um capítulo" porque tá muito interessante, enfim, recomendo muito!!! : )
Kewllyta 28/06/2023minha estante
Quero ler de novo pq não lembro quase nada. A única coisa que lembro é que me desmanchei em lágrimas e tenho medo de acontecer de novo rsrsrs

Lari Bagdad 30/08/2021

"Por você, faria isso mil vezes"
Lembrei desse livro maravilhoso, com tudo o que está acontecendo no Afeganistão.

Uma história daquelas que nos faz refletir por dias. Sou grata por ter podido ler. Além de me envolver com a história, tem a parte real, a da guerra, das opressões. Com esse primeiro livro do autor, comecei a me interessar pela história do Afeganistão, e passei a me despir da ignorância que me fazia olhar só para o meu país, para a minha realidade, quando existe muito mais por aí. Me sensibilizo com os atuais acontecimentos, mas só porque sei, graças ao livro, do que se trata, de quem, principalmente, se trata.

A história traz a relação entre dois meninos, Amir e Hassan, de etnias e vida diferente. Amir é um pashtun, o grupo dominante, podemos dizer. E Hassan, um Hazara, a classe mais submissa de todas. Mas são amigos, se gostam e brincam juntos, apesar das diferenças. Dentre as muitas brincadeiras, a que mais gostam é fazer e soltar pipas. Anualmente, acontece uma competição de pipas entre todos os meninos de Cabul (capital afegã). Juntos, eles anseiam e aguardam o tão esperado dia.

Amir vive em prol de agradar seu pai, rígido que é. E decide que ganhará o torneio para lhe orgulhar, já que ele, quando tinha sua idade, era um invencível cortador de pipas. Por outro lado, temos os caçadores de pipas, que são aqueles que correm atrás das pipas cortadas, era como um troféu para eles.

E é depois desse torneio que tudo acontece na vida desses amigos. É a partir de então que a história muda, e se torna uma luta interna contra traumas, arrependimento e reconstrução. "Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da sua vida inteira."

Khaled Hosseini domina a caneta. Sempre falo que ele tem o poder de fazer com que o tempo em seus livros realmente pareça passar, mesmo em poucas páginas. Leiam, e quem já leu, releia. Esse livro é necessário!
lio 30/08/2021minha estante
tive a oportunidade de ler esse livro quando mais novo, mas não fazia muito meio estilo na época e acabei devolvendo. hoje, eu me arrependo amargamente.

Aninha.Costa 30/08/2021minha estante
Uma das minhas melhores leituras de 2020 ?

Jessie 30/08/2021minha estante
Tive a oportunidade de ler o livro "A Cidade do Sol" desse autor, e foi uma das leituras da minha vida, recomendo ele também se ainda não tiver lido ?

Lari Bagdad 30/08/2021minha estante
Gente, é sensacional!!! Li em 2018, se não me engano e até hoje me emociono ao lembrar

Luisa.Leroy 30/08/2021minha estante
Eu amei tanto esse livro, e chorei horrores também

Lari Bagdad 30/08/2021minha estante
Eu li a cidade do Sol e também foi uma das melhores leituras da minha vida. Recomendo "O silêncio das montanhas" também", do mesmo autor

Chorei horrores também aaaaaa

Jessie 30/08/2021minha estante
Vou procurar, a escrita desse autor com o contexto histórico que ele aborda são ótimos, choro sempre mas também sinto o peso de outra percepção da realidade, faz a gente pensar...

Lari Bagdad 30/08/2021minha estante
Realmente, é um misto de sensações. Os livros dele são meus queridinhos, mas eu gostaria que tudo neles fosse ficção. Infelizmente, não é!