Jonathan Stranger e Mister Norrel

Jonathan Stranger e Mister Norrel Susanna Clarke
Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange e Mister Norrel

Lenas 12/09/2020

Embora eu tenha gostado do enredo, o estilo de escrita da autora não foi nada agradável para mim. Não sei o motivo que levou a demorar tantas páginas pra contar essa história... Já li livros maiores antes que não me cansaram em nada mas esse foi complicado.

A sensação quando terminei Jonathan Strange e Mr. Norrell foi de alívio por ter dedicado tanto tempo para concluir a tarefa (sério, foi mais de um ano e só terminei pq me obriguei).
Ari Phanie 12/09/2020minha estante
Passei pelo mesmo. Parecia uma história tão legal, e era, mas o estilo narrativo foi denso e devagar demais.

Livros e Pão 12/01/2024

Ainda há magia no mundo (e na Inglaterra)
Acabei de ler esse livro de mais de 800 páginas ontem e estou simplesmente apaixonada. Fazia muito tempo que não ficava tão imersa pelo universo de um livro e que não me sentia tão encantada pelos personagens e cenários. Me desesperei com Esperança Perdida, fiquei confusa com os labirintos de Veneza e entendi de perto a monotonia da Inglaterra. O livro é enorme e tem partes que provavelmente poderiam ser cortadas, mas que eu não desejaria de modo algum que fossem. Cada nota de rodapé extra é um deleite e cada capítulo aparentemente inútil ajuda a construir melhor a magia do livro. Se você gosta de um bom livro de fantasia (e de calhamaços), recomendo este imensamente. O início é um pouquinho arrastado, mas depois da passagem com Lady Pole, o livro engrena de um modo inacreditável. Vale a pena ler!

GuisoloGui 04/04/2022

Uma surpresa agradável para quem gosta ficção e história
O livro da escritora Susanna Clarke não tem uma escrita dinâmica, porém surpreende nos minuciosos detalhes técnicos que transportam o leitor para uma espécie de "falsificação histórica", fazendo com o leitor aceita de bom grado uma Inglaterra no qual a magia existe, ou seria melhor dizer existia. Sua escrita tenta emular em algum grau os de livros acadêmicos, tendo presente até mesmo longas notas de rodapé, que versam sobre assuntos técnicos secundários que tornam a obra mais credível.
Um livro surpreendentemente bom para quem gosta de uma ficção com pano de fundo histórico, e de uma boa construção de personagens.
Tenho um certo problema com finais de livros, porém esse orna com a essência literária construída ao longo da obra mesmo que para alguns possa parecer um tanto quanto anticlimax. O livro me surpreendeu positivamente, seu mundo mágico e seus personagens são bem desenvolvidos, rendendo boas horas de leituras aos que procuram um mix entre ficção, história e magia.

Róger 18/01/2018

Você odiará Norrel e amará Strange!
Difícil no começo, meio e quase fim, mas no final a história se torna mais gostosa e a sucessão de acontecimentos te faz se agarrar ao livro. Mas lutei no começo. O final compensa, pois é muito bem bolado (consegue juntar todas as pontas soltas).