O Homem que Sabe

O Homem que Sabe Viviane Mosé

Resenhas - O Homem que Sabe

Monara 21/05/2022

Me surpreendi demais com a leitura e por muitas vezes tinha que parar a leitura pq meu cérebro ficava ??? gostei demais, li uma parte pra um trabalho na faculdade mas gostei muito do livro, tanto que li as outras partes também.

Yasmin 05/05/2022

o homem que sabe
"temos necessidade da arte mas só precisamos de uma parte do saber"

eu gostei bastante do livro. mesmo sendo um livro filosófico que eu particularmente tenho tendência a dar uma viajada durante a leitura, é simples e de fácil entendimento

Tama 07/02/2022

Penso, logo existo.
Realmente, a característica que melhor define o homem (de valor) é o pensamento.
Expressão da intelectualidade pura e essencial.
Pena que os jovens se esforcem tanto em refutar esse valor.

Rafael.Gomes 26/12/2021

Filosofia
Um livro de filosofia escrito de forma muito bonita. Recomendo!

Trechos:

Um ganho de saber, de conhecimento, pode não ser um ganho de vida.

(?)

Retomar a potência criativa do pensamento é a saída, resgatar o prazer de ver uma questão a partir de diferentes perspectivas, olhá-la cuidadosamente, perceber o que manifesta e o que oculta, onde se desdobra, antes de emitir um valor. Em vez disso, como franco-atiradores, lançamos juízos rasos e maniqueístas sobre o mundo, o outro, nós mesmos, a vida é nos tornamos as maiores vítimas destas avaliações.

(?)

É sem precedente falar sobre este universo que nasce e tentar imaginar qual será a estrutura gramatical capaz de dar conta destes infinitos discursos, na qual a verdade, a identidade, a causa, tão caras à ciência, se tornaram sinônimo de nada, perderam o valor. Assistimos ao nascimento de um novo modelo de mundo, sem grandes valores fixos e eixos centrais, se compondo como uma imensa rede sem centro, com múltiplas conexões, compostas de uma infinidade de jogos e saberes, que se aglutinam e se afastam, que se estendem.

Pri 15/07/2021

Pqp que livro perfeito!
Apaixonada por Viviane Mose! O livro é curto, porém apresenta um rico conhecimento! Ótima leitura para quem se interessa por filosofia! eu amei, recomendo demais.

Luiza 03/07/2017

Extraordinário
Exatamente como diz o título da resenha, este livro foge ao senso comum da filosofia. A Viviane Mosé é capaz de entregar conceitos de diversos autores da filosofia de maneira simples em que, mesmo pessoas com pouco conhecimento linguístico, são perfeitamente capazes de compreender o texto. Sem perder o conteúdo, ela propõe muito bem essa transição e mescla entre a linguagem usual de livros de filosofia e a linguagem nossa, do dia a dia.
O livro remonta de maneira incrível, com recortes de diversos pensadores, ao longo da história a vontade do ser humano em obter respostas para questões que nem sempre podem ser respondidas, ou seja, a busca infinita da humanidade em encontrar a origem, a verdade, o Ser. Por meio de uma análise histórica, partindo do princípio dos pensadores gregos como Sócrates, Platão, Aristóteles ela vai remontando através do tempo as diferentes formas que o ser humano vem buscando encontrar a verdade, até chegar ao seu final em Nietzsche. Ao longo do desenvolvimento da obra, ela vai abordando diferentes visões de maneiras de se chegar à verdade, seja do panorama da linguagem, seja da visão da educação. E quanto a este último tema, ela pontua brilhantemente a forma como a educação é conduzida atualmente, de forma passiva, sem que o estudante seja estimulado a pensar, mas somente a aceitar as verdades que lhes são impostas, e ela coloca muito bem a posição de Nietzsche com relação a isso, nós não somos ensinados a pensar em nosso próprio tempo. Analisamos o passado, mas não somos estimulados a analisar o presente e a história na qual fazemos parte ativamente.
É um livro muito rico em conteúdos, apesar de ser bem curto, e muito fácil de ser assimilado por quem não está habituado a ler conteúdos filosóficos.

Publio 13/03/2012

De onde a cultura ocidental veio e para onde vai?
Quando essa m**** toda começou mesmo? Pois é, o livro me ajudou bastante a entender sobre o caminho que o homem da caverna percorrer até chegar aqui. Um livro pequeno mas saturado de riquíssimo conhecimento. Acredito ser um ótimo pontapé inicial para aqueles que pensam em se instruir mais sobre filosofia (que envolve história, arte, religião)