História do Brasil em Quadrinhos

História do Brasil em Quadrinhos Omar Viñole

Resenhas - História do Brasil em Quadrinhos

z..... 15/11/2016

A HQ informa com riqueza de detalhes, tendo humor singelo e cativante. Está mais interessante que o volume anterior dessa pequena série. Não vou entrar na questão da historicidade, mas posso dizer que a leitura foi instigante e divertida, explorando a Proclamação da República em fatos que nem conhecia.

Um deles foi o embate do imperador com o clero, por conta de padres participantes da maçonaria (respondiam aos interesses do império, mas estavam em desagrado com as autoridades da igreja). E assim a monarquia foi perdendo cartaz com os romanos...

Outro aspecto inusitado, foi a perda do glamour da monarquia, transmitindo uma imagem falida com a simplicidade. Isso me remeteu à Revolução Francesa, em que ocorreu o contrário diante da exploração pela nobreza. Quer dizer que os brasileiros se encantavam com a ostentação real... Ah, isso também não é de hoje, pois os israelitas, na história bíblica, quando pediram um rei foi por contemplarem o fato e ostentação em outros povos. Claro que não foi um fator decisivo e dos mais importantes, mas achei curioso esse olhar...

Também não sabia que o país, no início do século XIX, era o único monarquista na América do Sul.

Outro aspecto curioso foi a abordagem do Hino Nacional no que se refere à melodia (era conhecida, tinha carisma popular e servira a outros propósitos anteriormente).

Meros detalhes na minha apreciação pela HQ.

Enfim, a obra tem muitas informações e todas são abordadas de maneira interessante e divertida. Gostei bastante.

Natasha 13/06/2023

Interessante
Muito bom e divertido, leitura fácil e a história é contada de maneira divertida, sempre bom saber mais sobre a nossa história.