O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Andre.28 06/10/2020

Intrigas, ingratidão e um amor de pai
Uma tragédia Shakespeareana da mais alta qualidade. Uma peça que une elementos da tragédia, com uma nuance narrativa épica. Eternizada na literatura e na dramaturgia, William Shekeaspeare nos brinda com uma epopeia, um clássico envolvente, instigante, fantástico. Em Rei Lear temos uma clássica tragédia. Originalmente escrita entre 1605 e 1606, baseia-se em um conto popular que se integra à história antiga da Inglaterra desde o século XII.

A peça conta a história do velho rei Lear, que pela sua idade toma a decisão de deixar o trono. Ele convoca as suas três filhas, Goneril, Regan e Cordélia, e os maridos das duas primeiras, os duques de Cornwall e Albany respectivamente, para escolher como sucessora a que mais o amasse ele. Entre louvores e dissimulação, e a mais nova, Cordélia expressa seu amor de forma mais simples, irritando o rei, ela é castigada por ele. Cordélia, a única digna de herdar trono, acaba por se casar com o duque da França. Depois de varias reviravoltas, o rei Lear descobre uma trama para matá-lo, coisa que envolve as suas duas filhas mais velhas. Ele se dá conta do erro que cometeu contra sua filha Cordélia, e entra um estado de uma “quase senilidade”. Entre tragédias e traições, redenções e fatalismos, a peça se encaminha a um desfecho trágico, um amor de um pai ante a cobiça de suas filhas.

Shakespeare confere à história uma visão muito pessoal, e apresenta ao público, cruelmente, uma experiência extrema de sofrimento, loucura e destruição. Rei Lear é uma das obras mais dramáticas de Shakespeare, onde o repertório, tanto de enredo quanto de construção dos diálogos e a estrutura são muito bem trabalhados. Enfatizando a ingratidão diante da ingenuidade, o enredo tem um final trágico. Shakespeare preenche os embates com uma carga dramática excepcional, as relações expostas e uma moralidade dúbia, que coloca a ambição e o amor, uma batalha entre a redenção e a fatalidade que a maldade dos homens imprime aos desejos mais ingênuos e emocionais de um pai. Com um final triste e melancólico, Shakespeare expõe as feridas, faz a crítica, contempla com melancolia as dores de uma história épica e triste. Shakespeare será eterno por eternizar uma análise do homem, trazendo beleza e dor as palavras escreve.

Lista de Livros 25/10/2015

Lista de Livros: O Rei Lear, de William Shakespeare
“– Não devias ter envelhecido antes de ficares sábio.”
“– Louco é quem se fia na mansidão do lobo, na saúde do cavalo, no amor de um rapaz e no juramento de uma prostituta.”
“– O que para os garotos são as moscas, nós somos para os deuses: matam-nos por brinquedo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/10/rei-lear-william-shakespeare.html

@tigloko 21/10/2022

A razão em meio a loucura
Casos de Família, tema: entreguei meu reino para minhas filhas, que se revelaram umas cadelas ingratas, exceto a caçula kkkk. Brincadeiras à parte, foi uma excelente peça. Tem aquela forma de contar a história presente nas peças de Shakespeare, só que aqui potencializada ao máximo na tragédia. Realmente senti que estava lendo uma tragédia. É tanta intriga palaciana, traição, morte que o negócio foi pesado.

Os monólogos do Rei Lear são memoráveis, demonstram toda sua tristeza e loucura posterior com a traição das filhas. O arrependimento por deserdar a caçula, a única que de fato o amava. E mais uma vez, o Bobo tem razão e ninguém escuta.

Aliás, a loucura é tema central dessa peça, são alguns as personagens que demonstram esse aspecto ao longo da história.

Fora isso a narrativa do Conde de Gloucester também foi incrível, com a trama do filho bastardo Edmundo tentando usurpar o lugar do irmão Edgar. Essa história paralela foi tão boa quanto a principal. E acaba se interligando muito bem com as outras partes da peça.

"O amor esfria, a amizade se rompe , os irmãos se dividem. Na cidade, revoltas, nos campos, discórdia; nos palácios , traição ; e se arrebentam os laços entre pais e filhos."

Recomendo.

Luiz Souza 18/07/2023

Rei atrapalhado
A história vai contar a história de um Rei que num ato maluco resolve dividir o reino entre as três filhas mas para isso ela teram que dizer por que devem ganhar as riquezas.
Duas filhas dizem elogios ao pai e diz que ama até acima dos seus maridos.
A terceira filha não diz nada disso o rei fica enfurecido e lhe deserda.
No decorrer da história o rei vera que as duas filhas não passam de interesseiras no fim de sua velhice quem lhe ajuda é a filha que ele deserdou.

Mais uma peça lida desse dramaturgo tão talentoso e que sempre ensina alguma lição de vida através dos seus textos ou não né kkkkk.

Ótima leitura.

Star Blue 20/03/2021

Trágico, mas de probidade!
Enquanto me envolvia no último ato da peça tentei não imaginar as tragédias que ocorriam, só assim pra conseguir conter o choro preso na garganta.

Essa peça é um belo exemplo do único fim que chega o homem ou a mulher quando se tornam vencidos pelas coisas vis da vida, cegos pela luxúria, riqueza e poder.

Achei lindo o amor verdadeiro de uma filha por seu pai - mesmo que amaldiçoada pelo próprio - mas o trágico fim foi desolador... enfim, uma história forte. ?
DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Elton.Oliveira 10/02/2024

Um romance novelesco e medieval
Bem , gostei da experiência de ler algo de Shakespeare ! Nunca havia lido um texto de um dramaturgo, várias vezes me sentia como se estivesse num teatro vislumbrando atores com suas falas e toda arte cênica envolvida !

Não vou ser tão crítico ao início que descambou todo o contexto da obra , que foi a fúria de um rei idoso , que não ponderou nada , só queria ser bajulado para então repartir seu reinado entre suas filhas ... De acordo com o maior grau de bajulação! Atitude tão ingênua para um rei , que deveria ter tanta experiência no traquejo social ! Mas perdoarei , porque sei que foi o apelo teatral ....

Fora isso , as cenas , os atos , as manipulações, o bobo com suas tiradas e às vezes confusas falas ... Tudo foi muito atraente ao leitor ! Tivemos alguns episódios de loucuras dos personagens que ficou difícil entender, mas compreendemos o contexto !

Enfim , pra sua época , publicado em 1608 , Shakespeare retratou muito bem esse episódio de ingratidão das filhas do rei , vislumbrando poder e dinheiro. Passando por cima do amor paterno , episódio também realçado na família de Gloucester, que também evidenciou outra tragédia por poder.

Recomendo a todos ! Um bom clássico! Frases fortes e ótimas reflexões!
mpettrus 10/02/2024minha estante
William Shakespeare é um dramaturgo incrível né?!

Sobre a sua observação sobre o comportamento do rei idoso, acredito que Shakespeare fez uma crítica a essa figura. Uma espécie de galhofa sutil, para demonstrar ali o quão fútil era a autoridade maior do reinado. E o quão ?lascado? estava todo um povo nas mãos desse governante.

Ele era respeitador com as autoridades máximas da sua nação, mas sabia tecer críticas de maneira velada com uma genialidade prodigiosa.

Adorei sua resenha!!!! ????????

Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
@mpettrus , eu não sei de tantos detalhes de Shakespeare para tecer uma opinião melhor , mas isso que você fala , faz total sentido !

Uma genialidade, que sabemos que ele tem, realmente fica implícito esse ataque aos reis e nobres .... Imagino o quanto era difícil para um crítico, nesses tempos medievais, se arriscar numa polêmica e ter sua vida ceifada pelo bel-prazer da realeza!

Gostei muito de ler Shakespeare, vou add outros na estante ??!

mpettrus 11/02/2024minha estante
Sim, Elton, era muito difícil. Ele caminhava no ?fio da navalha? para expor suas ideias e sua arte. Mas ele era muito sagaz e perspicaz. Sabia como ?driblar o sistema?.

Há muitos anos eu li ?Otelo, o Mouro de Veneza? e me surpreendi bastante. E o classicão ?Romeu & Julieta? li recentemente para ajudar minha sobrinha numa pesquisa.

O meu favorito ainda continua sendo ?Hamlet?. Espero que se divirta com a próxima história de Shakespeare ????

Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
Vlw pelas infos @mpettrus , tava em dúvida entre Romeu e Julieta e Hamlet.... Mas acho que vou pra Hamlet ! ????

Regis 12/02/2024minha estante
Gostei muito da resenha Elton e concordo com suas observações, mpettrus.
Espero que possa apreciar mais os próximos livros Elton.
Eu adoro ler Shakespeare e assistir as peças é maravilhoso para dar um contexto melhor para a leitura, já assisti algumas e têm falas que realmente são maravilhosas quando interpretadas. Dos mais conhecidos dele, também está faltando eu ler Hamlet (desse ano não passa). Acabei de ver o filme de 1996, com Kenneth Branagh e o de 1990, com o Mel Gibson, e adorei ambos e indico.

Elton.Oliveira 12/02/2024minha estante
Obrigado Regis !!!

E uma ótima dica essa de assistir uma adaptação (filme ou teatro) , realmente acho que passei despercebido em alguns detalhes!!!

Dando uma busca rápida aqui , vi que tem um filme sobre o Rei Lear , encenado por Anthony Hopkins, de 2018 ! Já vou reservar um tempinho aqui para assistir ???!

Assim que ler Hamlet já vou assistir esses que você indicou também! ??

Vi que vc tinha Fábio aqui no Skoob e te Adc por achar legal as suas resenhas e interações ? !!

Regis 12/02/2024minha estante
Sim, Elton, e pode assistir, Anthony Hopkins é um ator que começou no teatro britânico interpretando várias peças de Shakespeare: e ele faz isso com primazia e excelência.

mpettrus 14/02/2024minha estante
Que diálogo virtual formidável que li agora. Dois leitores incríveis.

Elton, eu acompanho os Históricos de Leitura e Resenhas Críticas da Régis, e ela deixa eu te falar: ela é sensacional, escrever super bem. Sou fã dessa leitora.

Melhores resenhistas de literatura que eu sigo aqui nessa rede.

????????

Elton.Oliveira 14/02/2024minha estante
Boa @mpettrus ... O Skoob mais uma vez nos proporcionando um momento de alegria ao juntar pessoas que amam esse mundo dos livros ??!

Regis 14/02/2024minha estante
Meu querido, mpettrus, me deixou com um sorriso no rosto com suas palavras. Agradeço imensamente ter podido conhecer pessoas tão incríveis com quem posso compartilhar leituras e me surpreender com elogios que me deixam sem saber bem o que dizer. Também sou sua fã, mpettrus. ???

Disotelo 18/06/2021minha estante
A qual cineasta vc se referiu?

Maria 19/06/2021minha estante
Woody Allen, no filme "Tudo pode dar certo". A frase é dita pelo físico insuportável (uma espécie de Sheldon da terceira idade :P).

Disotelo 19/06/2021minha estante
Ahh, eu vi, até gostei desse filme, mas não lembrava da frase, eu lembro que esse personagem fez que eu pensasse "Woody Allen cansou de fazer a si mesmo e contratou uma outra pessoa para a função"

Disotelo 19/06/2021minha estante
Falando em Rei Lear e cinema, recomendo Ran, adaptação do Kurosawa, não sou muito fan de cinema japonês, mas esse filme é incrível do ponto de vista estético, considero o melhor do Kurosawa.

Maria 19/06/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação, Diego. Fiquei interessada em assistir ao filme. Na verdade eu conheço pouquíssimo o cinema japonês, mas Kurosawa dispensa apresentações. Balzac inspirou-se em Rei Lear para criar o Pai Goriot, uma das maiores obras da Literatura Francesa e o meu livro favorito do autor.

Maria 19/06/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação, Diego. Fiquei interessada em assistir ao filme. Na verdade, eu conheço pouquíssimo o cinema japonês, mas Kurosawa dispensa apresentações. Balzac inspirou-se em Rei Lear para criar o Pai Goriot, uma das maiores obras da Literatura Francesa e o meu livro favorito do autor.

Disotelo 19/06/2021minha estante
Acho que eu tenho o Pai Goriot separadinho aqui no Kindle ?

Marcia 04/12/2011

Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

Vitor 29/07/2014minha estante
Excelente resenha!

Marcia 29/07/2014minha estante
Obrigada,Vitor. Pela visita aqui e seu comentário. Boas leituras.

Procyon 01/10/2023

Rei Lear ? comentário
?Eis a sublime estupidez do mundo, quando nossa fortuna está abalada - muitas vezes pelos excessos de nossos próprios atos - culpamos o sol, a lua e as estrelas pelos nossos desastres; como se fossemos canalhas por necessidade, idiotas por influência celeste, escroques, ladrões e traidores por comando do zodiaco, bêbados, mentirosos e adúlteros por forçada obediência a determinações dos planetas; como se toda a perversidade que há em nós fosse pura instigação divina.?
?Se concedermos à natureza humana apenas o que lhe é essencial, a vida do homem vale tão pouco quanto a do animal.?
?Desgraçado do tempo em que os loucos guiam os cegos.?

Rei Lear foi minha primeira experiência com William Shakespeare. A tragédia mostra a decadência de um rei ancião que é traído pela sua prole. A peça de tom sombrio demonstra bem as relações de poder e a soberba do rei da Bretanha, demonstrando questões como a adulação, a confiança, os conflitos com o amor, a morte e a loucura; além de ensinamentos a respeito de maturidade e sabedoria, na medida em que expõe a inversão de posições num espaço violento e adoecido (isto é, de país que enterram filhas, ou de ?loucos que guiam cegos?).

Inicialmente, eu planejava iniciar com Romeu e Julieta, mas, na época em que li o livro, assisti ao monumental Ran (1985), obra-prima de Akira Kurosawa, e que se baseia abundantemente nesta peça. A tradução de Millôr Fernandes é, por si, uma obra bastante singular.

yasmin.santtori 28/10/2021

Uma das minhas peças favoritas de Shakespeare. Mesmo que seja uma tragédia, teve vários momentos engraçados e eu realmente gostei de alguns personagens.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Uma de minhas favoritas também

Gabriel1994 28/12/2022

Jurias de amor, precipitadas atitudes, da traição e do fim.
Muito bom esse livro! Segunda Tragédia, peça, livro, obra do fabuloso William Shakespeare que leio e foi uma leitura formidável e satisfatória que finalizei em pouco tempo!

Com um linguajar mais afiado, atrevido, impetulante e mordaz (no bom sentido)... Shakespeare trás uma Tragédia repleta de acontecimentos.

Ganância, Traição, Desprezo, Falsidade, Perdão, Arrependimento, Ódio, Rancor, Sangue... Tudo isso representa muito bem o que é essa obra!

Desde o momento inicial lidamos com um erro, a ansiedade precipitada de Lear ao definir a herança de suas filhas, tomando atitudes movidas pelo orgulho de forma completamente errante, sacando uma das filhas por não sentir "suficiência" no seu declarar e postura em relação ao que iria ser herdado. Dando total crédito as outras duas que no futuro provaram que jurias de amor e lealdade não são a mesma coisa que amor e lealdade.

Assistir o declínio, a ruína e o desprezo que caiu sob os ombros de Lear é realmente trágico e triste! Imagino a solidão e o desespero que lhe acometeu e a ficha que lhe caiu ao perceber o erro ou o equívoco... Tais percepções deram-lhe a alcunha de louco e descabido de razão.

Teriam razão de acusar-lhe de louco? A loucura de fato lhe arrefeceu? Ou dado conta da verdade tudo que restou ao fracassado Rei Lear fora a loucura?

Sua ira, raiva e ódio foi um ponto marcante no final da obra o que resultou o sangue que escorreu e o fim que levou a todos...

Uma leitura muito boa que finaliza o ano de 2022. Shakespeare foi uma surpresa para mim esse ano, não esperava gostar tanto de ler.

Com a licença do comparativo, não chega aos pés de Macbeth, mas ainda assim é uma Tragédia muito confortável de ler.

Recomendo muito!!!

Ayan_lucca 10/07/2021

Acho que de todas as tragédias que li, essa de longe foi a mais perfeita amei toda a narrativa e o tema central e maravilhoso.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Sem falar do Bobo, e aquela conversa louca entre Rei Lear, o Bobo e Edgar

Deysiane 28/12/2023

"quero fazer algo de bom a despeito da minha natureza..."
O início é bem leve e engraçado, mas logo se torna muito triste... Amei! Sem dúvidas, uma das melhores peças que já li.

"Mas ninguém me apóia? Todos me abandonam? Isso é motivo para um homem se converter num rio de lágrimas salgadas, seus olhos podendo servir de regadores para fazer baixar a poeira do outono."

"Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

"Todos os amigos provarão as recompensas de vossas virtudes e todos os inimigos beberão a taça amarga de vossos merecimentos."

Vítor 20/08/2020

A Verdade
Rei Lear é um drama que nos apresenta um rei que deseja passar seus ultimos dias de vida com tranquilidade, longe dos deveres que um rei tem. Então decide dividir suas posses e deveres entre as 3 filhas que tem. Mas acaba sendo enganado por mentiras de duas filhas e cometendo uma injustiça com a filha que mais o ama.

Sentimentos quando são expressos por palavras vazias, por mais belas que sejam, não valem de nada. A não ser para enganar os que já esperam ouvi-las.

alice 22/04/2022

"A razão na loucura."
"Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Rei Lear é uma peça trágica sobre traições, ganância, poder e o que advém dessas ações.

Lear é o rei da Bretanha e por conta da idade decide dividir tudo o que possui com suas três filhas: Goneril, Regana e Cordélia. Enquanto Goneril e Regana adulam o rei com palavras fingidas de amor e lealdade, Cordélia é deserdada por ser sincera e mostrar para o pai que o amor não está apenas nas palavras mas também nas ações.

Lear irá descobrir da pior forma a ganância das filhas e nesse momento a loucura que invade sua mente, tornará clara a visão antes turva e ele verá o emaranhado de intrigas e traições em que foi colocado.

A peça não é apenas sobre o rei Lear e suas filhas, tem outros personagens memoráveis como o Bobo, Kent, Gloucester, Edgar e Edmundo que por ser filho bastardo, decidiu brigar por tudo que lhe foi negado (esse sabe fazer uma intriga).

Gostei muito dessa peça, amo as tragédias de Shakespeare e fiquei torcendo pelo Edgar e a Cordélia. Lear por conta da idade não conseguia mais discernir sobre as situações ao seu redor mas pagou por sua soberba e por enxergar na bajulação fingida de Goneril e Regana, lealdade e amor.

"Seria odiá-lo mantê-lo mais tempo na roda de tortura que é este mundo."